sexta-feira, 24 de abril de 2020

Os carochas da Pink-Kar

 A Pink-Kar é mais um dos fabricantes que infelizmente desapareceram, engrossando a já longa lista de fabricantes que tombaram perante a enorme concorrência, mas também fruto de uma severa austeridades que tem vindo a roubar as possibilidades financeiras dos apaixonados pela modalidade.
 O Volkswagen carocha foi um dos modelos que fez parte de uma interessante lista de modelos que chegaram a abraçar. E entre algumas das edições especiais a que devotaram a sua produção, está o modelo comemorativo do exemplar número 1 milhão, que mereceu da parte da Volkswagen a sua edição em dourado e um interior em côr de rosa, para além de mais alguns pormenores que o caracterizaram. A Pink-Kar acabaria por nos oferecer a réplica desse exemplar, que acabaria por ser editado numa embalagem apropriada.
 Os pisa-pés característicos destes modelos, neste caso eram em branco, ao invés da habitual côr preta. O mini-modelo não falhou nesse pormenor que pode aqui ser observado. A sua edição foi limitada a 1500 unidades.

O Herbie saiu do cinema, para chegar também aos slot car. A Pink-kar reproduzi-lo-ia, mas ao invés do famoso número 53, foi editado com o 58. Mas para os puristas, o modelo faz-se acompanhar nesta versão, de uma folha de decalques para que se possa fazer a devida correcção.

 Existe no entanto um erro imperdoável. Este famoso "actor" já pertencia à série de modelos de óculo traseiro de formato rectangular e aqui, recorreu-se à anterior versão em que este era de formato oval.

A versão mais convencional também nos chegou e numa côr que caracterizou os carochas em início de vida, a muito comum côr preta.
 E por corresponder à linhagem da sua primeira existência, um dos pormenores que o caracteriza é o óculo traseiro ser dividido em dois, ou "split Windows" o termo inglês que caracteriza estes modelos. Uma folha com matriculas de várias origens, faz parte deste modelo.

 Mais complicada foi a chegada deste cabriolet por arrastar consigo significados menos nobres. Claramente identificado com a repugnante politica nazi, a Pink-Kar terá tido o cuidado de recorrer à deformação do original símbolo sem que lhe retirasse o significado histórico e que  representou a Alemanha da Segunda Guerra Mundial. Editou então esta versão que quer queiramos quer não, não deixa de ter marcado um dos mais históricos momentos da humanidade, representando ao mesmo tempo parte do seu incontornável trajecto, representando um dos maiores símbolos da indústria automóvel mundial. Portanto, a meu vêr, apesar do simbolismo negativo que lhe possamos devotar, parece-me até fundamental a sua existência, por estar em causa o automóvel e não todo o simbolismo político que possa ter estado por trás de si.

 Em contraponto, surgiria também o carocha associado à "paz e amor". Sim, os Hippies serviram-se em massa deste polivalente modelo que serviu de "pau para toda a colher".
 Os símbolos de "Peace and Love" estão espalhados por toda a carroçaria que se encontra decorada com côres vivas, próprias daquelas comunidades que proliferaram sobretudo pelas terras de América do Norte.

 Mais uma vez se recorreria à carroçaria de óculo oval
 Com uma jante de cada côr, tudo confere com o espírito de liberdade que emanava dos fomentadores do amor livre.
Mais um ciclo de sequências se fechou com o desaparecimento deste fabricante, mas ficou uma magnífica obra que com os seus modelos se eterniza. 

Sem comentários:

Enviar um comentário