sexta-feira, 8 de julho de 2022

Revoslot, também aposta no Alfa Romeo

A Revoslot apresenta-se como uma espécie de BRM/TTS, mas à escala 1/32. Igualmente dotados com chassis metálicos, o que lhes conferem assegurada estabilidade, proporcionam agradabilidade na condução, ao mesmo tempo que permitem uma condução mais realista, pela perda de alguma brusquidão que os modelos de chassis de plástico, assumem.
Depois de várias apostas, sobretudo na gama de modelos GT, parece terem-se apercebido do enorme êxito que os grupo 2 assumiram na escala 1/24.
E que melhor aposta poderiam ter tido, do que começar com o Alfa Romeo 1300 GTA Júnior?
Inspirados talvez no facto deste modelo se ter mostrado já na escala 1/24 como "quase" imbatível, melhor começo não poderiam ter tido.
Mas se ao nível dos acabamentos, a reprodução dos faróis acaba por desiludir, a versão amarela adopta ainda jantes que porventura pretenderiam representar as colossais "Minilite", mas cujo resultado peca por transportar uma imagem bastante fraca, o que o penaliza bastante.
Mas tanto o modelo amarelo como o azul, para além da adopção do pequeno spoiler frontal, contam também com a montagem de pára-choques, algo bastante incomum nas versões de velocidade.
Esperemos agora que sigam à imagem das apostas da BRM/TTS, com a criação da restante gama que tanto enriquece a categoria dos modelos do grupo 2.

sábado, 25 de junho de 2022

BMW, os erros - BRM

É verdade que qualquer das edições do fabricante BRM se mostram um encanto, mas quando olhados ao pormenor, erros graves acabam por ser encontrados, apesar de abafados pelo resultado final bastante positivo. Os BMW 2002 não se mostram detentores de erros que saltem à vista, mas apesar disso, eles existem.
Comecemos então pela análise das características grelhas da marca. Ambas as versões agora editadas, contemplam na realidade apenas aros cromados, nas duas verticais. Tudo o resto deveria encontrar-se em preto baço, o que não se verifica em nenhum deles, já que ambas as grelhas horizontais que integram os faróis, se apresentam com o aro mais exterior, igualmente cromado, registando estas ainda, outra incorrecção, já que se deveriam encontrar desligadas das duas centrais, mas no caso, perderam o aro cromado nessa zona e encontrando-se a fazer fronteira directa com aquelas.
Quanto ao spoiler, integra duas tomadas de ar para arrefecimento dos travões, mas estas na miniatura, encontram-se ridiculamente reduzidas.


 Mais grave parece ser a dimensão das rodas. Quando comparadas com a realidade, percebe-se o quanto nada têm a vêr. Disfarçadas em desenho mas com exagerada dimensão e pouca profundidade, descaracterizam em absoluto a imagem do que se pretende reproduzir. Também os piscas surgem com uma pequena parte em côr-de-laranja e o resto a branco, quando deveriam apresentar-se totalmente laranja.
E se os números das portas deveriam ser um tudo nada mais cheínhos, algo que se desculpa, poderiam ter inserido os iluminadores dos mesmo existentes nas portas. E se do lado esquerdo o carro se serve do retrovisor cromados de série, no lado direito este é em preto e do tipo "Califórnia", o que não foi contemplado, tendo-se antes optado por um igual ao do lado esquerdo.
O suporte fornecido com o modelo, para que este receba os faróis suplementares que equiparam o modelo em Le Mans, são em formato de tubo, o que choca um pouco, uma vez que eram montados numa barra achatada. Mas para que este conjunto possa ser montado, será necessário que se façam as furações na carroçaria, algo que poderá correr mal aos menos aptos às bricolages.
Também o remate inferior mais recuado dos alargamentos dos guarda-lama, apresentam uma forma que não corresponde a uma reprodução correcta.
Também a versão de Hocknemheim apresenta básicamente os mesmos erros na grelha, mas com a reprodução dos alargamentos dos guarda-lama, dimensão das rodas e a opção dos retrovisores, correctas. Por outro lado, o painel traseiro onde se encontram os stop's foi corrigido, uma vez que este recebeu os mais primitivos stop's redondos, em contraponto com os mais recentes de formato rectangular e que fazem parte da restante gama de BMW's deste fabricante.

A imagem de cima mostra a diferença entre os stop's que equipam os dois modelos, o que obrigou à modificação do painel que os integra.
Mas nós, apreciadores de coisas boas e interessantes, encontramo-nos gratos pelo empenho da BRM na reprodução destas máquinas que um pouco por todo o mundo, foram encantando gerações.

O BMW e seus rivais - BRM

A BRM produziu já modelos de elevada qualidade dinâmica. Se temos por um lado na série dedicada aos populares europeus os Simca 1000, Mini, NSU e Fiat Abarth 1000 TC, dotados de interessante dinamismo, por outro, estamos perante máquinas dotados de um ligeiro incremento de performance que marcam a diferença sobre os primeiros. Neste segundo patamar, podemos contar com os Ford Escort, Opel Kadett, Alfa Romeo e BMW 2002, podendo vir a entrar para esta preciosa lista dentro em breve, o Volkswagen Scirocco.
Mas será para já interessante perceber qual o patamar em que se inserirá o BMW, perante os seus directos rivais. Entre si, existirá um natural equilíbrio, visto repartirem uma comum mecânica a par cotas rigorosamente iguais. As novas carroçarias aparentam tratar-se de modelos mais largos, mas medidas as cotas de cada um, percebemos que a desigualdade se encontra apenas no desenho das carroçarias, pelo que poderá ser determinante entre eles, o peso final que cada um apresentará.
1,6gr, é a diferença registada entre as mais recentes versões, a favôr da versão de Le Mans, mas que não será determinante para que se defina por essa razão, que uma será melhor que a outra.
Aliás, registam todas elas pesos muito similares, pelo que se percebe que em termos competitivos, o que determinará a escolha da carroçaria para os pilotos, se prenderá sobretudo pela estética que melhor nos cairá no goto.

Mas quase 10gr já definem alguma vantagem e será determinante na hora de se optar pela melhor máquina de competição. E aqui, o Opel marca pontos a seu favôr.
Mas quase 14gr, representará uma vantagem ainda melhor e que é conseguida pelo Alfa Romeo.
O mesmo chassis para os BMW.
O Opel também leva vantagem na distância entre eixo traseiro/patilhão, já que maior.
Essa mesma medida, embora mais curta no Alfa Romeo, acontece pela diferença mínima, pelo que se torna desprezível.

As cotas e distribuição de massa da carroçaria do BMW também não o ajudam, já que dotado de uma carroçaria mais elevada do que qualquer uma das outras, incluindo o Ford Escort aqui não presente e a par de larguras máximas dos eixos similares em todos eles, tornam este interessante modelo não tão eficaz quanto os seus rivais, patamar esse onde o Alfa Romeo leva claramente de vencida os seus irmãos de catálogo, muito graças a uma carroçaria com um centro de gravidade altamente favorável e o seu mais reduzido peso final.
Apesar de tudo, trata-se de um modelo que pelo histórico que conseguiu amealhar nas competições por todo o mundo, jamais poderia faltar. Receamos que o mesmo venha a acontecer com os Ford Capri, onde o desenho da sua carroçaria o empurrará para a cauda dos menos competitivos. Já o mesmo não poderemos vir a dizer, caso se dignem trazer até nós o interessantíssimo BMW 2800 CS.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

BRM - Hei-los, os novos BMW 2002

Chegaram ao mercado as mais recentes evoluções dos BMW 2002, do fabricante BRM.Se nos dois primeiros que nos chegaram, as carroçarias se mostraram rigorosamente iguais, esta segunda série traz-nos substanciais diferenças entre eles, mas sobretudo entre estes e os primeiros.Dotados de spoiler frontal de distinto desenho, é na traseira que se mostra pela primeira vez a fuga aos stop's de formato rectangular, na versão participante no campeonato DRM, em Hockenheim, no ano de 1974, correspondendo a este, os originais stop's de formato redondo.Mas os alargamentos da carroçaria para cobrirem as rodas, assumem também elas distintas formas, sobretudo nos seus remates posteriores. Enquanto a versão de Le Mans apresenta um aconchegar à carroçaria suave, o modelo branco e azul apresenta remates mais quadrangulares, tipo caixote.

Estas imagens mostram a disparidade do remate dos guarda-lama, em cada um deles.
Se as secções frontais de cada um dos alargamentos se mostram próximos nas suas formas em ambos, o remate posterior é claramente mais distinto.

Também existe diferença na parte inferior do início dos alargamentos traseiros, mostrando um formato descendente na versão de Hockenheim.
Enquanto isso, o modelo representante da clássica francesa, recebe dois bocais de enchimento de gasolina, na tampa da mala, sendo inexistentes na demais gama.


Os distintos formatos dos spoilers, serão os grandes responsáveis pela imagem que acaba por caracterizar cada um deles. Se os alargamentos criam uma ar mais quadrado ao carro, o spoiler avançado dá um enchimento mais abrutalhado.

Relativamente às duas primeiras versões, os alargamentos que cobrem as rodas de conceitos díspares, associados também a spoilers de desenhos diferentes, criam imagens bem distintas entre cada uma das versões.

Referir ainda que a versão de Le Mans vem complementada com o conjunto de faróis extra que o equipavam na realidade, mas que para que possam ser montados no minimodelo, há necessidade de se proceder à furação da carroçaria para a montagem do respectivo suporte dos mesmos. Notar ainda que como acessório também, surgem os retrovisores exteriores, no caso iguais. Mas na realidade, se o do lado esquerdo aqui fornecido corresponde à verdade, o do lado direito deveria ser de outro tipo e desenho, o que falhou por parte da BRM.

Curiosos são os retrovisores da versão branca e azul, que sendo montados na parte superior do capô-motor e entre os pilares A da capota, correspondem em absoluto à realidade.