terça-feira, 6 de junho de 2023

Ainda a primeira versão-Slot.It

A Slot.It consegue provar-nos o valioso filão em que acertou, quando apostou na temática dos modelos oriundos do Grupo C.
Apesar de ter já extrapolado a sua série dos modelos 956/962 da Porsche para a sua sétima geração,  com a recente introdução dos modelos dotados de aileron independente do capô traseiro, eis que nos continua ainda a surpreender com edições referentes à primeira versão destes fantásticos bólides.
Bonito quanto baste, este 956 KH com as cores da "New Man", trás ainda a mais valia de satisfazer os infindáveis fãs de Ayrton Senna da Silva.
Penso que poucos ficarão indiferentes a este binómio constituido por "decoração/piloto", que representa a esporádica participação deste Campeão do Mundo de Fórmula 1, pelo inigualável mundo dos Protótipos de Grupo C.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Eis que chegou a última versão do Porsche de Grupo C - Slot.It


Hei-lo!
Chegou a esperada última evolução proporcionada pela Slot.It, sobre o glorioso modelo de Grupo C criado pela Porsche. Trata-se da fantástica série de modelos 956/962 em cujo fabricante italiano investiu inúmeras evoluções também para os slot cars, baseadas sempre nas evoluções reais, ao que foi sempre acrescentando umas pitadinhas evolutivas dinâmicas que foi conseguindo invariavelmente, acrescentar!
A nova representação do capô traseiro permite que se ofereçam duas possibilidades para o aileron que o equipa. Sendo este agora independente do capô, a Slot.It oferece-nos a possibilidade de podermos abrilhantar o mini-modelo com o correspondente aileron de que se serviu na realidade, apresentando um aileron cuja pála principal assenta numa estrutura em foto incisão e outra que aperta na carrocaria e que incorpora o conjunto dos stop's, ou como opção, uma segunda versão pensada para a competição num bloco totalmente em plástico, registando por isso, um menor peso.

O,8gr é o que a balança regista entre ambas as opções, o que em termos de competição significa sempre uma mais valia, a par também de uma maior resistência que o bloco totalmente plástico,  representa.

Mecânicamente nada haverá de significativo, a apontar. Contudo, o novo desenho da traseira obriga a que a extensão do chassis para a retaguarda, acabe por ser mais reduzida relativamente a todas as anteriores versões, o que reduzindo a sua extensão para além do eixo traseiro, significa que haverá também menor perda de balanceamento da traseira, já que o efeito de pêndulo tende a diminuir.

Vai então já na sétima evolução,  este que se terá constituído como o "ponta de lança" do fabricante.




Mas a versão agora chegada não conseguiu bater o registo da versão acima mostrada, mas parece não faltarem argumentos para o bater no terreno de eleição para o efeito, já que a diminuição das dimensões da traseira, constituem um grande argumento. 

Porsche 956 nas versões LH e KH.
Porsche 962 nas versões LH e KH.
Porsche 962 IMSA e 962C
Agora, um novo Porsche 962C dotado de nova configuração traseira, com potencial para se poder tornar o melhor de todos os Grupo C.
Agora, venham as próximas versões,  das quais a segunda foi já anunciada para o terceiro trimestre do corrente ano.
Para já, o FATurbo está excepcional!

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Lotus 72, mais um - Policar

Embora mais virada para novas realizações, a Policar retoma o fio condudor que deu origem ao ressurgimento da marca.
Assim, chegar-nos-á um belo Lotus 72 igual ao da primeiríssima edição. Ainda que as côres nao correspondam, o esquema decorativo foi quase  decalcada da da "Gold Leaf Team Lotus". 
De combinação cromática agradável, acaba por se tornar num belo complemento relativamente à série já anteriormente até nós chegada.
O piloto que o conduziu dispensa apresentações, muito embora a sua ligação ao desporto motorizado não tivesse ficado marcada pela sua passagem pela Formula 1, mas sim pelos Sport Protótipos. Quem nao se lembrará de Herbert Müller e a sua estreita ligação àPorsche?


A Policar mantém-se fiel ao principio mecânico desenvolvido para estes modelos, já que a sua eficiência se tem mostrado uma mais valia.

terça-feira, 4 de abril de 2023

O mesmo 962C KH - Slot.It

O recém chegado pelas produções Slot.It Porsche de Grupo C e o já nosso conhecido de algum tempo com a decoração da "Tic Tac", são afinal o mesmo carro.
São ambos participantes no circuito de Nurburgring no ano de 1989 e inscritos pelo preparador Jochen Dauer, tendo também sido este, piloto de ambos. Apenas se trataram de provas diferentes e em que a variante do patrocínio obrigou a que se tivesse mudado de roupagem.
Ambos detentores de um visual fora da corrente linha decorativa da época, não deixam por isso de se mostrarem apelativos, cada um à sua maneira.
Mais exuberante a versão "Tic Tac" e mais sóbria a da "Hexcel", não deixam contudo de se mostrarem ambos interessantes.
E valeu a aposta "Slot.It", gostei que nos tivessem trazido uma vez mais verdadeiros representantes de uma era de "ouro" do automobilismo mundial, enriquecendo assim os representantes desse mundo à escala 1/32.

domingo, 2 de abril de 2023

Será para fechar a linha? Porsche 962C KH Slot.It

Uma das últimas criações nascidas das produções Slot.It, é este bonito Porsche 962C KH, que pelas mãos do piloto preparador Jochen Dauer cumpriu a Supercup Nürburgring no ano de 1989.

Trata-se do sexto elemento desta especificação editado por este fabricante italiano e deverá ser dos últimos a ser produzido, já que a aposta seguinte se prenderá com a nova versão cujo aileron se coloca de forma independente relativamente à carroçaria.
Mas conhecendo a irrequietude da Slot.It relativamente à evolução das suas produções, não há nada como o poder comparar com alguma anterior edição, por forma a perceber-mos se terão existido mexidas.
Se a "capota" não nos leva a suspeitar de evoluções, ambos volvidos, percebe-se no imediato que os seus chassis não são exactamente iguais. Percebe-se o porquê, já que este fabricante tem forçado a sua aposta na introdução da digitalização, o que implica alguns acertos de forma a que os elementos extra a poderem ser montados, possam dispôr de espaço para uma correcta colocação. Alguns furos a mais bem como o deslocar do símbolo e designação do modelo, foram reestruturados. A opção do novo berço para motor de caixa pequena posicionado longitudinalmente, obrigou à utilização de novo triângulo no chassis, a ser retirado no caso da opção de berço para motor colocado obliquamente.
Interiormente, os mesmos aspectos são reflectidos, para além da também opção dos fios com ligação rápida. Além disso, o patilhão passou agora a ser de aperto, por troca com os de encaixe por clipe.
A parte central mais recuada do chassis, recebia anteriormente um piloto vermelho de formato pequeno e redondo. Recebeu agora um em plástico vermelho transparente, de maior dimensão e de formato quadrangular.

O seu peso ascendeu às 57,5 gramas enquanto anteriormente se cifrava nas 55,4gramas, um acréscimo de 2,1 gramas.

Numa primeira observação pelo interior das carroçarias, tudo nos parecia corresponder às anteriores versões. Mas não, já que um olhar atento percebeu que afinal, a placa porta pilotos que engloba o cockpit e os radiadores laterais, terá sido significativamente transformada.
Enquanto o piloto perdeu as pernas, o local onde este se encontra representado acabou por perder altura, o que será o mesmo que dizer que proporciona maior espaço entre ele e os órgãos mecânicos. Daqui pouco se terá colhido em termos de peso, mas ganhou-se imenso na hora de preparar os modelos, sobretudo quando se aposta na nova era digital.

Também aqui o registo de pesos entre as duas máquinas demonstra que existiu uma perda de  0,2 gramas, o que para uma evolução, não representa bom augúrio, mas o propósito terá sido certamente outro.

2,3 gramas acaba por ser o diferencial final entre as duas versões, com a vantagem a não recair no modelo novidade, contrariando desta forma, as expectativas.
Mas não há dúvida de que a Slot.It fez uma vez mais um bom trabalho de casa, não só no trabalho a que se viu obrigada, como na opção do modelo eleito, pela questão estética.