segunda-feira, 13 de novembro de 2023

6 Horas Grupo 5 - GT Team

Decorrerá a 16 de Dezembro mais uma prova de resistência levada a cabo pelo clube bracarense GT Team ART Slot Cars. Desta feita, a categoria eleita recai nos sempre interessantes modelos de Grupo 5, de onde não faltarão opções de escolha, dada a tremenda variedade de versões e modelos a que vários fabricantes devotaram as suas recriações. 

Para além da sempre aliciante disputa por cada um dos lugares em discussão, no final o interesse recairá também sobre os prémios surpresa que a organização destes eventos maratona nos tem vindo a habituar e que serão entregues através de sorteio por cada um dos participantes. Mas acima de tudo, estará o fraterno e salutar convivio entre os elementos de todas as equipas.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

NSR alinha nos Brushless

A NSR adere à nova tecnologia de motores eléctricos do tipo BRUSHLEE, esperando o fabricante vir a poder disponibilizá-los no mercado através dos seus revendedores ou directamente, em Janeiro de 2024.

Este tipo de motores são aplicados em modelos da escala 1/24 e anuncia o fabricante, performances elevadas, fáceis de pilotar, grande durabilidade dos mesmos e prontos para correr. Os preços anunciados, é que se tornam desanimadores, já que 300€ parece um absurdo.

Chegou a vez do Toblerone - NSR

O Porsche 908/3, é um dos elementos da familia germânica com imensa história e em 1973, a "Escuderia Montjuich", um team privado espanhol, apostava neste modelo já algo modificado, para atacar duas clássicas de grande importancia europeia. Foram elas as 24 Horas de Le Mans e o Targa Flório. Encontrando-se esta máquina em produção na NSR, chegou então a vez de trazer ao mundo estas duas participações de cariz mundial.
De uma assentada chegam-nos então estas duas versões, já que recorrem ambas ao mesmo esquema de pintura, divergindo depois na variedade e quantidade de lógos que preenchem as carroçarias. 
Conhecendo a filosofia da NSR, adivinhava-se que não acompanhassem as reais modificações que esta versão contemplou, como a inclusão de faróis, que passaram a estar representados por uma ficcionada pintura, que o habitaculo mantivesse a sua original forma que acomoda a possibilidade de uma só pessoa, ao invés do mais aberto, que não tivessem incluído o segundo retrovisor sobre o guarda-lama direito e muito menos, que surgisse com a secção traseira absolutamente redesenhada. Alguns destes aspectos, podem ser observados por comparação com a imagem que abaixo se mostra.
No entanto, o aspecto geral encontra-se presente, sobretudo pela existência dessa ímpar combinação cromática. Pena é no entanto, que a separação das duas côres se faça na realidade pela interposição de um fino friso preto, que acabou por não ser contemplado.
Como se percebe por comparação com a imagem inferior, as duas asas verticais são na sua totalidade em bége e não bége por fora e vermelho por dentro, resultando ainda a ausência do logótipo da "Toblerone" pela parte interior das mesmas. Mas percebe-se também através da mesma imagem, a disparidade da representação da sua traseira, em que especificamente neste modelo, deixou de ser uma traseira inexistente, totalmente aberta, para ter sido completada à volta das rodas e tendo recebido na parte mais recuada, grelhas de escoamento de ar, muito mais fechada portanto. Apenas a parte central deveria ter sido mantida totalmente despida de carroçaria. 
Mas ao bom estilo da NSR, o molde inicial é para ser mantido, enganando-nos depois os olhos com pinturas. O seu espirito não se fixa na produção de "réplicas", mas pelo contrário, na criação de máquinas para a "curtição" e competição. É o espírito que os tem guiado desde a sua origem e portanto, também aqui, para ser mantido.

As mesmas críticas se apontam à versão do "Targa Flório ", pelo que o que passa a importar será a simulação da sua representação e que este, à imagem da restante gama, seja dinãmicamente algo que satisfaça o praticante.
E assim sendo, temos o nosso panorama de Porsche's 908/3 mais enriquecido com duas novas referências, pois o seu desempenho em pista já provou ser interessante.

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Os últimos Acura NSX GT3 - Scaleauto

Chegam também duas novas decorações sobre os Acura NSX GT3 do fabricante Scaleauto.
Tratam-se das duas versões oficiais inscritas e participantes nas 24 Horas de Daytona no ano de 2017, à escala 1/32.
As novas referências destas novas decorações são SC-6257R e SC-6256R para os números 86 e 93 respectivamente.

GT-Pro e GT-Am - Clube de Slot Invictus

Será esta sexta-feira que regressam ao circuito Stop & Go os modelos GT-Pro e GT-Am da escala 1/24 no Clube de Slot Invictus, no que será a segunda prova deste campeonato.

Aos interessados, aqui fica o link com os regulamentos técnicos dos mesmos.

https://bit.ly/reg-csi-2023-124-gt

O segundo Ford Puma - Scalextric/SCX

A Scalextric/SCX disponibilizou já para o mercado, a segunda decoração sobre o bonito Ford Puma WRC.
Trata-se agora da versão correspondente ao modelo do corrente ano de 2023, ficando-se por saber a que rali corresponderá exactamente, embora pertença de Ott Tanak. Quando comparado com a primeira versão editada, deveremos referir que apenas se distinguem pelas decorações. Mecânicamente, mantém-se o conceito da tracção integral por correias para cada uma das rodas dianteiras.
Mas tanto o primeiro, como este que agora nos chega, são detentores de um visual perfeitamente encantador.
Parabéns Scalextric/SCX.

GT3 Resispain - Mais um português campeão em Espanha


Nuno Abreu e Álvaro Rodriguez sagraram-se Campeões de Espanha da categoria GT3 na Resispain, numa prova que decorreu em Igualada entre os dias 3, 4 e 5 de Novembro.
Nuno Abreu, português do Porto que tem feito parte da sua carreira no clube GT Team ART Slot Cars em Braga e Álvaro Rodriguez da Galiza e mais própriamente da cidade de Vigo, formaram equipa para numa deslocação ao sul de Espanha, terem arrecadado o título Nacional de Espanha daquela categoria. Demonstra isto, o real valôr dos praticantes a norte da Peninsula Ibéria, muito se honrando em especial este Clube bracarense onde tem militado este nosso campeão.
Referir que não é a primeira vez que elementos deste clube conseguem consagrações de elevado nível naquele país, de entre os quais alguns titulos nacionais de Espanha.
Parabéns a estes dois heróis, pelo troféu que bem souberam arrecadar.

GT Team ART Slot Cars - Actividades

A pista permanente do GT Team ART Slot Cars cumprirá esta quinta-feira o seu calendário de provas, com a agenda a apontar ao campeonato destinado aos modelos de GT à escala 1/32.
Já no sábado, o dia encontra-se destinado aos modelos de Grupo C na escala 1/32, numa prova de resistência com a duração de 6 horas, com equipas formadas por 2 a 4 elementos, disponibilizando a organização os motores e os pneus. Como habitualmente, conta-se com a presença de equipas forasteiras, que poderão contar com prémios a eles destinados.

domingo, 5 de novembro de 2023

Parte mais um companheiro

Cumpre-nos o doloroso dever de anunciar o desaparecimento de mais um companheiro de brincadeiras. Pedro Marnoto deixa-nos, mas não se apagam as memórias do seu companheirismo, homem de seriedade exemplar e sempre pronto a uma bela laracha. Marcou o panorama do slot car nacional com a sua sempre espectacular boa disposição. 

Até sempre KDC!

4 Horas Felgueiras Footwear Grand Prix - A pista

Dadas por preenchidas a totalidade das vagas para a que promete ficar para a história, "Felgueiras Footwear Grand Prix", chegou a hora da organização desvendar a pista e traçado sobre o qual os fantásticos modelos do Grupo C à escala 1/24 irão desfilar durante um periodo de 4 horas.

Trata-se então de um histórico traçado que recebeu o Campeonato do Mundo IMCA de 2007 a 2010 e que terá sido pertença de Jean-Pierre van Rossem. Trata-se de uma MTT Steve Ogilvie capaz de receber 8 carros em simultâneo, contando com um perímetro total de 44 metros.

Encontrando-se em excelente estado de conservação, necessitará de mimos nalguns pormenores de pintura, bem como alguns retoques nas tranças da mesma. Findo o trabalho de restauro, receberá o nome de "Circuito Jorge Cruz", numa justa homenagem a este amigo e apaixonado pelo mundo dos "carrinhos de pista" recentemente falecido e que foi um dos impulsionadores da compra e vinda deste circuito para Portugal.

E assim, tudo se vai aprontando para que em 15 e 16 de Março de 2024 a festa maior aconteça em Felgueiras.