segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mr Slotcar - Novidades


O fabricante canadiano Mr Slotcar, depois da agradável surpresa do lançamento do Mazda 787B, faz finalmente chegar referências de novos produtos da sua linha de catálogo.
 A primeira surpresa é feita pela edição do saca-pinhões, de aparente facilidade de manuseio e da sua reduzida dimensão. O que parece é não funcionar para pôr os pinhões, o que seria uma real mais valia.
 O que parece estar também na forja, são os modelos já pensados para a competição, onde para além da exclusão da decoração e atribuição de várias cores às carroçarias, estamos em crer que repensaram também nas questões de peso. E para isso, é muito provável a fuga ao convencional interior, onde o conjunto do habitáculo e piloto somavam umas indesejáveis gramas. A solução talvez passe pela adopção do lexan no seu lugar.

Mecanicamente será onde surgem as melhores novidades.
Estes modelos, dotados originalmente de berço com motor de caixa pequena em posição inline, encontravam-se já preparados para receber novos berços para motor noutras posições.
Embora anunciados em simultâneo com a sua chegada aos mercados, só agora o fabricante nos faz chegar esses produtos.
E uma das opções anunciadas, dizia respeito à posição do motor paralelo ao eixo, isto é, em posição sidewinder. Já que a aposta do motor não se faz no de caixa pequena, isto só se torna possível pela introdução de um motor de caixa comprida mas de menores dimensões que o habitual e há já muito introduzido em modelos de série do fabricante inglês Scalextric/Superslot. Embora os modelos ingleses o tenham adoptado, este vem em posição inline e encaixado directamente no chassis. Agora, além do posição ser oposta, também vem num berço independente com as naturais vantagens que daí se poderão usufruir.


Mas o mais esperado mesmo era o berço para motor em posição anglewinder. E este faz também agora a sua estreia neste fabricante. Espera-se então que estes conjuntos possam trazer os modelos canadianos para o mundo da verdadeira competição, onde estou certo, os grandes rivais virão da parte dos modelos italianos da Slot.It.
 Em teste comparativo já aqui neste Blog mostrado, entre justamente este modelo mas de produção destes dois fabricantes, ficou demonstrado que em carros estritamente de série, foi surpreendente a vantagem deste carrito da Mr Slotcar. Como será depois de devidamente preparado este Mazda? A vantagem continuará a ser sua? A expectativa é naturalmente grande, mas será um teste adiado até podermos ter acesso a estes recentes produtos.

 A chegada do restante material para as afinações de relações, é também outra boa notícia. E boa novidade é verificarmos que a distinção do número de dentes nas cremalheiras não se faz através da aposta na variação de cores, mas sim pela gravação numérica em cada uma delas. É de facto muito mais prático, pois a variedade de fabricantes já existentes que optaram por essa solução, torna bastante complicado decorar a correspondência número/cor. Assim, torna-se uma solução muito mais racional. E a cor dourada é específica para um diâmetro de 14.5 mm e para pinhões de 7.5 mm.
Em cima cremalheiras específicas para berços com motor em posição anglewinder e em baixo inline.
A aposta das cores serve para diferenciar os diâmetros das cremalheiras. E assim, enquanto as douradas são de 14.5 mm, as pretas são maiores e correspondem a um diâmetro de 15.5 mm para pinhões de 6.5 mm. Tanto uma como outra medidas, acabam por ser específicas para os modelos deste fabricante, já que mais nenhum optou por estes diâmetros, o que os incapatibiliza com os restantes modelos existentes no mercado.

Boas notícias .......

1 comentário:

  1. Boas

    Só uma pequena correcção. Tanto as cremalheiras douradas como pretas são feitas do mesmo material, Ergal.
    As cores diferenciam o diâmetro das mesmas, sendo as douradas de 14.5mm (para acoplar a pinhões de 7.5mm) e as pretas de 15.5mm (para acoplar a pinhões de 6.5mm).
    Dimensões diferentes das restantes marcas, que inviabilizarão o uso de cremalheiras de outras marcas, até porque, como a cremalheira trabalha num espaço entre o berço e o chassis, impossibilita "jogar" com a posição da cremalheira para ajustar a engrenagem.

    Boas corridas

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