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sábado, 29 de outubro de 2011

Resistência - 3Horas Porsche 911 / Chevrolet Corvette - NSR

Foi este sábado último, dia 29, que se realizou mais uma resistência de 3Horas, desta feita para os modelos Porsche 911/997 e Chevrolet Corvette C6R do fabricante italiano NSR.
Embora integrada no Campeonato Regional de Braga de resistências e de se tratar de uma organização conjunta entre o GT Team Slot Cars e o Clube Slot de Braga, a adesão de participantes foi reduzida.

Com apenas 3 equipas inscritas, os Gentleman Drivers (Hugo Figueiredo/Pedro Correia/Carlos Alvi), os Os Fininhos (António Maia / Luís Azevedo) e o GT Team / ART Slot Cars (Augusto Amorim/Rui Mota/Paulo Mendes), encontravam-se reunidas as condições mínimas para a sua realização.
Rui Mota fez a qualificação pelo GT Team / ART Slot Cars, tendo registado o terceiro e último tempo.

Luís Azevedo pelos Os Fininhos, tirou partido do excelente Corvette e arrebatou o melhor registo da qualificação.

Hugo Figueiredo com o seu Porsche consegue também um bom registo o que lhe vale a segunda posição para a partida.

Os modelos na grelha de partida e os pilotos que deram início à contenda foram, Carlos Alvim (Gentleman Drivers), Luís Azevedo (Os Fininhos) e Augusto Amorim (GT Team / ART Slot Cars).

E ao fim da primeira calha, Luís Azevedo prova a excelente preparação do seu modelo, com o melhor registo até então. A uma diferença entre si de duas voltas, encontravam-se as outras duas equipas, com vantagem para os Gentleman Drivers.
Na segunda calha a confirmação, já que Os Fininhos continuam a escalada para a vitória. Mais atrás, os Gentleman Drivers conseguem também alguma vantagem, beneficiando das dificuldades que o GT Team / ART Slot Cars começou a sentir num Corvette a denotar algumas falhas de preparação.
A terceira calha regista algum equilíbrio entre as três equipas, deixando tudo na mesma, embora tenha havido alguma recuperação por parte dos Gentleman Drivers sobre os comandantes da prova.
Na quarta calha, os Gentleman Drivers têm um desempenho menos conseguido e são os homens do GT Team / ART Slot Cars que tiram partido e pela primeira vez conseguem chegar à segunda posição. Os Fininhos uma vez mais ganham terreno sobre as duas restantes equipas.


A quinta calha regista o primeiro percalço à equipa comandante. Um parafuso do berço do motor que se desapertou, obrigou-os a uma breve passagem pelas boxes e acabou por pregar o primeiro susto aos Os Fininhos, parecendo o sintoma deixado em pista a entender que tivesse sido um pneu a descolar da jante. Felizmente tratou-se de um problema de muito mais fácil resolução.
Entretanto, o GT Team / ART Slot Cars ganha 10 voltas aos Gentleman Drivers, mantendo-se a classificação inalterada.
A sexta e última calha foi madrasta para os comandantes. O problema surgido na calha anterior repete-se, mas desta vez o modelo teve mesmo que ser aberto, já que o ponto de aperto do parafuso se havia mesmo solto. Este facto provoca a reviravolta na tabela de classificação, pois quem disto tira partido para ascender à primeira posição, é o GT Team / ART Slot Cars. Contudo, a perda de terreno por parte de Os Fininhos, não foi suficiente para que os Gentleman Driver ascendessem à segunda posição.
A tabela com a totalidade dos registos desta prova de resistência.
Os modelos no final da prova, onde os Corvette se impuseram ao bonito Porsche 911/997 apresentado por Hugo Figueiredo.
No final, a fotografia da praxe. Da esquerda para a direita, Os fininhos (António Maia e Luís Azevedo), o GT Team /ART Slot Cars (Rui Mota/Augusto Amorim/ Paulo Mendes) e os Gentleman DRivers (Hugo Figueiredo/Pedro Correia/Carlos Alvim).

4 comentários:

  1. Impressão minha ou os NSR são mais lentos que os Scaleauto? Porquê?

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  2. Três razões importantes:

    Usaram-se jantes de 17.3mm de diâmetro ao contráriodas 15.9mm dos Scaleauto, ficando o carro muito mais alto e com muito pouco efeito magnético.
    O motor NSR é bastante mais fraco que o Scaleauto ao nível da travagem e do binário a baixas rotações.
    E a mais importante, os NSR não são mais lentos que os Scaleauto, os Corvette e Porsche 997 são mais lentos, porque o Mosler é bem mais rápido.

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  3. O que me leva a outra questão que não é de agora: o Corvette (ou o 997) destronaram o Mosler? Parece que não...

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  4. Mecanicamente, estes Corvette, Porsche e o novo Audi R8 são muito diferente do Mosler, pelo que a comparação não é facil. Aliás, na lista mais restrita desta prova, o Porsche e o Corvette partilham geometria do berço motor e patilhão basculante, mas de resto, são modelos muito diferentes entre si.

    Em pista Carrera não parecem dar luta ao Mosler, em Ninco, parece que o Corvette consegue ser mais rápido.

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