segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Resistência Mercedes-Benz SLS - Scaleauto


Numa organização conjunta entre o GT Team Slot Cars e o Clube Slot de Braga e ainda com o apoio da IBB Auto Racing, cumpriu-se a agendada prova de resistência com a duração de 4Horas, destinada aos modelos Mercedes-Benz SLS do fabricante Scaleauto.
Os prémios encontrava-se expostos no local e contemplavam os participantes desde o vencedor até ao 7º lugar, tantos quantos as equipas presentes.
Os modelos em parque fechado, onde a equipa "Smoke Off" se apresentou com um bonito modelo com as cores da Gulf e o "GT Team/ART Slot Cars" apresentou oficialmente a decoração com que os seus elementos participarão em Igualada, Espanha, no fim-de-semana de 4 a 6 de Novembro.
A organização congratulou-se ainda com a presença de duas equipas outsiders, já que de Viana do Castelo se apresentaram os "Viana Motor Clube" com os pilotos Nuno Mendo, Sá Júnior e Luís Pinto, sendo que este último tenha já militado por cá à anos idos, mas que nenhum deles tivesse antecipadamente rodado neste traçado. De Guimarães, alguns dos elementos do "Calha a Todos", inscreviam-se com o nome de "Quase Calha a Todos", que como sempre, bem demonstra o elevado espírito com que esta gente aborda sempre as suas participações.
A lista das equipas

Para a qualificação, pelos "Ideias Aritméticas / ART", era Paulo Oliveira quem dava o pontapé de saída.

Pelos "Gentleman Drivers", a aposta recaiu em Hugo Figueiredo.

Nuno Mendo era o corajoso que se atrevia pelos "Viana Motor Clube".

Os "Quase Calha a Todos", apostaram no 200.

Pelos "Smoke Off", era Emídio Peixoto que assumia a responsabilidade.

Luís Azevedo era quem defendia as cores da casa, as do "GT Team/ART Slot Cars".

E a qualificação registou como melhor tempo 7,877 segundos, estabelecido pela equipa do "CSB Smoke Off", seguindo-se-lhes o GT Team/ART Slot Cars, o CSB/Smoke On, Gentleman Drivers, Ideias Aritméticas/ART, os "Quase Calha a Todos" e finalmente, o "Viana Car Clube", estes dois últimos a sofrerem o desconhecimento do traçado.

Os seis modelos alinhados na grelha de partida e o da calha virtual, teve que esperar fora da pista 30 minutos até à sua entrada.

O Warm-up decorreu em duas fases, uma vez que as seis calhas não comportavam as sete equipas. Mais tarde, foi a vez de Sá Júnior (imagem de baixo) e Nuno Mendo, ambos do Viana Motor Clube fazerem o seu Warm-up.

E deu-se às 14 horas o início da contenda, com Paulo Oliveira, Luís Azevedo, Daniel Costa, Emídio Peixoto, José Pedro Marques e o 200. Da cava virtual, partia o Clube de Viana do Castelo, o que servia também para se ambientarem a estas competições, já que a sua experiência nestas andanças, é ainda pouca.
Aio fim da primeira manga, registava-se um avanço por parte do team da casa, seguido dos dois team's do Clube Slot de Braga, encontrando-se por perto os Gentleman Drivers. Um pouco mais para trás, encontravam-se os Quase Calha a Todos e o Ideias Aritméticas/ART.

A segunda manga, dita a reviravolta na tabela classificativa, com Eduardo Carvalho a impor-se a Augusto Amorim que numa calha menos favorável, não aguentava os ímpetos do seu directo adversário. Entretanto, mais abaixo na tabela, também os Ideias Aritméticas ultrapassam os Calha a Todos, enquanto a passagem pela calha virtual, faz cair os Gentleman Drivers para a 6ª posição.

A terceira manga torna a inverter as posições no comando da prova, ficando entre os comandantes e os seus perseguidores uma diferença de apenas 3 voltas. Com a passagem do Clube Slot de Braga/Smoke On pela calha virtual e um bom registo por parte dos Quase Calha a Todos, a classificação fica um pouco alterada, mantendo-se os Gentleman Drivers na penúltima posição. Na cauda, mantinha-se o Viana Motor Clube, debatendo-se os seus pilotos com algumas dificuldades, tanto com o traçado como com os próprios punhos.

A quarta manga regista nova alteração no comando, ficando o Clube Slot de Braga/Smoke Off com uma vantagem de 2 voltas sobre a equipa da casa. Entretando, com um bom turno de pilotagem  por parte do Alfredo, os Quase Calha a Todos mantêm a sua terceira posição. Tendo ficado na calha virtual, foi a vez de cair na classificação a Ideias Aritméticas/ART.

A quinta manga ditou que fosse a vez do GT Team/ART Slot Cars a cumprir a paragem da calha virtual, o que cimentou a primeira posição do Clube Slot de Braga/Smoke Off e a subida do Quase Calha a Todos à segunda posição da geral. As restantes equipas mantêm as posições, apesar da aproximação dos Gentleman Drivers à 4ª posição.

Com a passagem do Clube Slot de Braga/Smoke Off pela calha virtual na 6ª manga, regista-se a surpreendente passagem dos Quase Calha a Todos pelo comando da prova. Entretanto, entre os dois principais protagonistas da prova, a equipa visitante leva vantagem sobre a equipa da casa, registando-se agora uma vantagem de 15 voltas, encontrando-se ambas respectivamente nas 2ª e 3ª posições. Com um grande desempenho de António Maia que ganhou a manga, o Clube Slot de Braga destaca-se do Gentleman Drivers e faz uma valente aproximação do 3º lugar da geral.

A 7ª manga regista a confirmação da vitória para o Clube Slot de Braga/Smoke Off, tendo Paulo Mendes tido excelente desempenho na calha preta, acabando mesmo por ganhar a manga. O GT Team/ART Slot Cars defende-se bem do Clube Slot de Braga/Smoke On, enquanto os Gentleman Drivers não conseguem arrebatar o último degrau do pódio aos seus adversários. A paragem dos Quase Calha a Todos, permite que o Ideias Aritméticas/ART os ultrapassem, enquanto na última posição se quedou a simpática equipa estreante, vinda de Viana do Castelo.

No final da prova, a habitual verificação aos modelos, regista forte suspeita quanto há legalidade do modelo vencedor, já que a posição do motor não se encontrava conforme as especificação conseguidas com o berço original e que os restantes modelos apresentaram, retirando o brilhantismo da vitória que estes elementos teriam merecido. Contudo, a classificação foi considerada, em nome do bom entendimento entre praticantes e salutar convívio
Os modelos alinhados de acordo com a classificação final.

De Viana do Castelo, Sá Júnior, Luís Pinto e Nuno Mendo, sétimos classificados e representantes do Viana Motor Clube.
Na 6ª posição, Alfredo e o 200 do Quase Calha a Todos.
Na 5ª posição, pelo Ideias aritméticas/ART, Luís Pedro, Francisco Matos Sénior e Paulo Oliveira.

Em 4º, Carlos Alvim, Hugo Figueiredo, José Pedro Marques e Pedro Correia, representantes dos Gentleman Drivers.

O Clube Slot de Braga/Smoke On, através de Daniel Costa, José Eduardo e António Maia, conquistam o degrau mais baixo do pódio.

Na segunda posição a equipa da casa, o GT Team/ART Slot Cars, com os pilotos Rui Mota, Augusto Amorim e Luís Azevedo. A entrega do prémio foi feito por Ana Amorim.
E a vitória coube ao Clube Slot de Braga/Smoke Off, através dos pilotos Emídio Peixoto, Paulo Mendes e Eduardo Carvalho.

Mais uma jornada em grande, onde pilotos e máquinas serviram para mais um sábado de agrado dos praticantes e que serviu para aquilatar as potencialidades deste novo modelo do fabricante Scaleauto. As expectativas eram grandes, pois tratando-se de um fabricante com reais provas dadas, esperava-se deste, outro extraordinário modelo. Contudo, tratando-se de uma pista Carrera e estando equipado com pneus de alguma dureza, os pilotos experiementaram algumas dificuldades de pilotagem, o que só vem destacar os dotes de pilotagem de cada um.

Obrigado a todos quantos colaboraram com a sua participação e presença, o que só vem engrandecer a modalidade.

6 comentários:

  1. Parabéns a todos. Repito o pedido a este blog, uma análise a vista desta prova, das capacidades e potencialidades deste modelo, bem como as diversas nuances de preparação do modelo.
    Creio que o profissionalismo de nosso blogueiro lhe permite o nível adequado de informação sem entregar os "segredinhos" de cada equipa.
    Obrigado como sempre por tudo, dFirenze hoje, Mário

    ResponderEliminar
  2. Parabéns. Bela prova, bom carro e um belo ambiente. Fantástico. A repetir caso não haja entraves na obtenção de vistoss e desta vez alargados para podermos treinar e afinar o bólide!

    ResponderEliminar
  3. Viva Alfredo,

    Para os participantes das provas que se realizam ao fim de semana, O GTTeam permite a utilização gratuita ás quinta-feiras para treinos e afinação.

    Um abraço,
    Augusto

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, saudar a nostalgia que se viveu na prova de sábado, uma espécie de regresso a outros tempos com resistências de grelhas cheias (até sobravam) e equipas de "fora" a participar no convívio. Um abraço aos "novatos" (ou nao) de Viana e aos inimitáveis "Calha a Todos".

    A prova dos Gentleman foi discreta, não participamos em disputas directas por nenhum outro lugar que não o 4º.


    Venham mais provas assim. Um abraço,

    Hugo

    ResponderEliminar
  5. Foi sem dúvida uma tarde bem passada, com uns carros que se mostraram muito performantes e agradáveis de levar pela pista. Aliado a isso tivemos a honra de contar com a presença de duas equipas de fora. Os Calha a todos e o seu humor contagiante e os amigos do Viana Motor Clube (estou ansioso para experimentar a recta de 19 metros!!!). Espero que possamos contar mais vezes com a presença destas duas equipas em provas futuras.
    Obrigado a ambas as equipas pelo colorido diferente que vieram dar a esta prova.
    A. Maia

    ResponderEliminar
  6. Chovendo mais uma vez no molhado, acho que as tuas dúvidas relativamente à boa preparação do carro dos Smoke Off só vai ser desfeita em Espanha!! Isto se for o Mendes a montar o motor no respectivo berço. NADA NESSE BERÇO FOI ALTERADO (além da colagem dos bronzes permitida no regulamento). Tínhamos uma afinação única, ninguém a explorou!Não descurando a preparação dos carros, ainda gostava de saber onde o Luís tinha a cabeça para levar aquela relação e sem bronzes colados... (depois não queres que o carro ande aos saltos, ora...) Já agora ainda gostava de saber para que são as verificações antes da prova... É que por acaso parece que existiam mais carros com o motor em posição idêntica porque é legal e não é preciso qualquer alteração do berço para a conseguir. Foi uma corrida bem disputada e pena foi não ter estado a um nível competitivo minimamente decente, em termos de andamento foi das piores que já fiz! Quem não corre, nem treina não pode esperar fazer melhor! Dou graças aos meus companheiros de equipa que estiveram muito bem!
    Obrigado Emídio, Obrigado Mendes!
    Parabéns à organização por uma tarde bem passada!
    Eduardo Carvalho

    ResponderEliminar