sábado, 10 de março de 2012

Grupo 2 - 5ª Prova

Foi na pista do GT Team, que se realizou a 5ª jornada do Campeonato de Grupo 2, integrado nos campeonatos regionais de Braga, em conjunto com o Clube Slot de Braga.
Uma vez que há hora da realização das qualificações se encontravam apenas presentes Augusto Amorim, Bruno Martins, Paulo Mendes, Rui Costa, Luís Azevedo e Rui Mota, foram apenas estes os pilotos que acabaram por determinar os tempos para a formação das grelhas, escolhendo depois os restantes participantes as calhas, de acordo com a classificação no campeonato.
E nesta primeira guerra, foi uma vez mais Paulo Mendes e o seu Porsche a ditar a bitola, apesar dos esforços tanto de Augusto Amorim como de Luís Azevedo e até do próprio Rui Costa e o seu carochinha, ambos cada vez mais aptos a um grande resultado.
 E para a primeira das calhas, encontravam-se Bruno Martins, Rui Mota, o líder do campeonato Emídio Peixoto e António Maia.
Emídio Peixoto a experimentar um novo punho, acabou muito cedo por começar a pagar o atrevimento, o que o obrigou mesmo à sua troca durante a prova, relegando-o para uma posição pouco habitual. Quem viu a sua prova marcada por um andamento também aquém do seu potencial, foi Bruno Martins que se viu às avessas com um BMW pouco cooperante. E na guerra do melhor resultado na manga, ficaram António Maia e Rui Mota, que se degladiaram galhardamente até ao fim, acabando por definir as posições apenas na última calha, com a vitória a pertencer a António Maia por uma volta apenas.
 Como se pode observar pela imagem de cima, a boa disposição reinava.

Para a segunda manga, encontravam-se Paulo Mendes, Augusto Amorim, Luís Azevedo, Carlos Alvim e o fantástico carochinha de Rui Costa.
E foi mais uma prova em que os andamentos foram muito sérios e em que o ritmo eram imposto pelo Porsche de Paulo Mendes e em que a segunda posição fazia parte de uma disputa a dois, entre Augusto Amorim e Luís Azevedo. Enquanto Augusto Amorim se ia assustando com uma cremalheira a dar sinais de se querer desapertar, Luís Azevedo acabou mesmo por ver um bom resultado absolutamente hipotecado, quando não arrancou sequer para a última calha e depois de resolvido o problema, viu um dos pneus descolar-se, acabando mesmo por desistir. Atrás destes, Rui Costa somava alguns despistes enquanto Carlos Alvim impunha um andamento muito sereno apesar de alguns despistes também.
 Paulo Mendes viria a ganhar a manga descansadamente, ao mesmo tempo que Augusto Amorim impunha na segunda posição o seu Ford Escort. Em terceiro posicionava-se Carlos Alvim seguido de Rui Costa e de Luís Azevedo que se vira obrigado a recorrer à desistência.
 A boa disposição pairava também sobre a parelha composta pelos pilotos da segunda manga.

E contas feitas, Paulo Mendes e Augusto Amorim ocupavam as duas primeiras posições, enquanto António Maia e Rui Mota lhes seguiam, relegando este último Carlos Alvim para a quinta posição, por um metro apenas. Em sexto, viria classificar-se o até então líder deste campeonato Emídio Peixoto, seguindo-se-lhe Bruno Martins, Rui Costa e Luís Azevedo.
 O pódio dos modelos participantes, com os dois Ford Escort classificados nos três primeiros lugares.

No pódio por pilotos, Paulo Mendes o vencedor, ladeado por Augusto Amorim e António Maia.

A classificação final desta prova, posiciona os pilotos para a última prova a realizar-se no próximo sábado na pista do Clube Slot de Braga, conforme a classificação pontual que abaixo se expõe:

1º - Paulo Mendes - 54 Pontos
2º  - Emídio Peixoto - 50 Pontos
3º - Rui Mota - 38 Pontos
4º - Bruno Martins - 32 Pontos
4º - Carlos Alvim - 32 Pontos
6º - José Eduardo - 27 Pontos
7º - Augusto Amorim - 26 Pontos
8º - Hugo Figueiredo - 22 Pontos
9º - Rui Costa - 13 Pontos
10º - António Maia - 12 Pontos
11º - Luís Azevedo - 10 Pontos
12º - Luís Pedro - 5 Pontos

Surgindo os 4º classificados com o mesmo número de pontos, será talvez o lugar mais disputado na próxima jornada, já que a pontuação dos dois primeiros estará mais ou menos segura, ao mesmo tempo que a terceira posição poderá não levantar grandes alarmes.. Entre o sexto e o oitavo lugares, também as pontuações deixarão alguma abertura para possíveis alterações.

Força gente, que a disputa de alguns dos lugares está bem acesa....