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sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Chegaram os Policar - Ferrari 312 PB

 Entraram já no mercado os modelos da Policar, uma marca renascida pela parceria entre a Slot.It e uma empresa alemã, a proprietária legal da marca. Foi possível através do parceiro alemão, fazerem-nos chegar novamente os modelos Ferrari ao mundo dos slot car.
 Fornecido num blister de cartão, este novo Ferrari não passa do velho 312 PB da Slot.It, sujeito a alterações de pequena monta, mas que em termos competitivos farão certamente diferença.

 Tal como o seu antecessor italiano, este mostra-se igualmente detentor de uma belíssima silhueta, apanágio da generalidade das linhas da Ferrari da década de 70.

Mas afinal, o que o distingue do já nosso conhecido 312 PB da italiana Slot.It?
A embalagem será a menos importante, mas também por aqui se torna possível a distinção, pois passou-se de uma embalagem resistente em acrílico, para uma de consistência duvidosa em cartão, mas a lembrar a essência dos primórdios da Policar e ao mesmo tempo, fazendo-se beneficiar através de um custo final mais apelativo e que rondará os 40€uros.

 Em termos de modelo em si e exteriormente, a única distinção passível de observação, prende-se com a altura a que os ailerons se encontram. Mas isto apenas, quando comparado com a série corrente que a Slot.It disponibilizou, já que as suas versões em Kit correspondiam rigorosamente à versão agora trazida pela Policar. O que corresponde a uma melhoria ainda que ténue, prende-se com a qualidade da pintura, visto o agora chegado se apresentar dotado de maior brilho.
 Em cima, pode observar-se a diferença de alturas entre os dois ailerons.

 Mas quando levados à balança, depreende-se que algo mais estará a fazer a diferença. O significativo diferencial de 4 gr estará certamente escondida entre a carroçaria e o chassis.


 Mecânicamente, observa-se de imediato que o chassis do novo Ferrari permite já a montagem de motor em berço dotado de suspensões laterais, algo impossível na original versão. Mas se teve esse ganho, por outro lado perdeu a possibilidade de montagem do motor em posição anglewinder, algo possível anteriormente.

 Mas houve mais aspectos a sofrerem correcções, e mesmo ao nível dos complementos da carroçaria. O tablier sofreu uma redução na dimensão dos seus elementos tendo sido completamente remodelado (em cima) e o radiador existente na larga tomada de ar posicionada atrás do habitáculo, simplesmente desapareceu. Os radiadores inseridos nas tomadas de ar que ladeiam o habitáculo, sofreram também nova interpretação (em baixo)
Em baixo pode ver-se como desapareceu a simulação do radiador central.
Mas a parte do habitáculo terá sido a mais sujeita a um aprimoramento no sentido de um aligeiramento profundo e onde as pernas do piloto passaram a ficar delineadas no próprio assento, passando toda a estrutura a ser mais fina e ganhando-se espaço entre este órgão e a parte mecânica integrada no chassis.

Um novo berço de motor faz parte do conjunto, onde se permite agora a montagem de suspensões laterais.
A cremalheira passou também a ser de plástico por substituição da de ergal.
No chassis e junto ao pilar frontal, surge também um furo do qual se desconhece a função, a não ser que tenha sido também com o propósito de aligeiramento. Poderá ser talvez também, para permitir a sua digitalização.
A largura dos pneus traseiro passou a ser mais estreita, mas esta opção não deverá influenciar negativamente o bom desempenho dinâmico desta nova versão do bem nascido Ferrari 312 PB.
Pois parece que nos chegou mais uma versão  capaz de engrandecer as disputas nos campeonatos de Clássicos, o que será sempre uma mais valia.
Bem haja Policar.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Resistência de duplas - BMW LMRV12

O GT Team Slot Clube levou a efeito uma mini resistência que permitiu aos pilotos deste clube reunirem-se em duplas de pilotos e aproveitando os modelos que participaram no último campeonato ali decorrido.

 Como sempre, os nossos jovens fizeram-se representar juntando-se a pilotos mais experientes.

 Mika Monteiro fez parte da lista de participantes e Luís Azevedo preparou um modelo especificamente para esta participação.






 As equipas estavam assim formadas:
GT Team - Augusto Amorim / César Amorim
ART Team - Rui Mota / David Fernandes
Clean Division - Ricardo Ferreira / Luís Azevedo
Quarto Classificado - David Azevedo / Mika Monteiro

E a prova teve início com um inesperado percalço para a equipa GT Team, já que o seu modelo ficou parado junto à linha de partida. Perdido algum tempo nas boxes, lá retomaram a corrida, com a obrigação de se encontrarem ao ataque, na tentativa de se aproximarem sdas equipas da liderança.
Mas houve luta intensa até final entre a Clean Division e a ART Team, já que para a partida para a última calha, eram os segundos que lideravam, mas apenas com uma volta de vantagem. Enquanto isso, já o GT Team tinha recuperado a terceira posição e tudo fazia para se chegar aos dois primeiros. No final e com uma vantagem de duas voltas, Luís Azevedo e Ricardo Ferreira sagravam-se vencedores, seguidos de Rui Mota / David Fernandes, Augusto Amorim / César Amorim e a fechar a classificação, David Azevedo / Mika Monteiro.

 Mais uma festa do slot, onde o importante foi o convívio e as salutares disputas.



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mc'Laren F1 GTR - Mr.SlotCar

 Depois de longo tempo sem qualquer notícia relativamente a este fabricante e depois da Mr.Slotcar nos ter anunciado vários modelos de Grupo C, como os Porsche 962 IMSA e Nissan, sem que nunca os tivessemos visto, eis que afinal antecipam a chegada de um inesperado modelo. Será sempre bem vindo, até porque é uma história de sucesso aquela que se associa a este extraordinário modelo da categoria GTR e de onde sobressai a estrondosa vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans, para além de inúmeras outras versões relativas a esta mesma prova. É-nos já mostrado um protótipo em estado bastante avançado, onde se observa também a aposta no conceito mecânico pelo qual se optou. Dotado de um berço de motor  independente de quatro apoios e capaz de permitir a montagem do motor em posição anglewinder, não se exclui pois a possibilidade deste vir a admitir a montagem de suspensões, o que será uma mais valia. No entanto, esta possibilidade parece ser possível apenas, nos dois apoios laterais do mesmo. Pode observar-se também um novo motor, mas aqui as incógnitas só serão dissipadas, uma vez experimentado. Um chassis de peça única e compacto, parece poder vir a comprovar-se, à semelhança do Mazda 787B, numa bela solução, pelo menos para competições em pistas lisas do tipo Carrera.
Mas este fabricante está a desenvolver um sistema de suspensões frontal, onde se pode contar igualmente com a utilização de semi-eixos. Parece-me no entanto que arrastará um custo. De alguma complexidade,  parece esta solução agravar substancialmente a primordial questão a esta escala e que é o peso final do modelo. Talvez este conceito viesse a ter resultados bem conseguidos no campo dos ralis, mas para velocidade, parece vir a pagar-se cara a sua utilização.


À cabeça dos modelos a serem reproduzidos, encontram-se as mais icónicas versões, a vencedora em Le Mans em 1995 e o 4º classificado no mesmo ano com a sempre atraente versão "Gulf".

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Preparação Peugeot 205 Turbo 16 da OSC - Artrigo da autoria de Luis Carlos Alvarado Martin

Este artigo é da autoria do espanhol Luis Carlos Alvarado Martin, sobre a preparação de um dos mais interessantes modelos de Grupo B, que surgiram até à data no seio dos modelos de slot cars.
Antes de começar a desmontar este carro, recomenda-se que se recolham tempos de referência num traçado para que melhor se aperceba das melhoras na pista após a preparação e que uma vez cumprida, se proceda aos pequenos ajustes.

Desmontamos e separamos ordenadamente os componentes do chassis, com as molas e amortecedores pela ordem em que se encontram no modelo, já que têm uma ordem e poderiam ser misturados.
Solte o parafuso do patilhão para soltar o eixo da frente sem que haja necessidade de retirar o motor do chassis, posicionando-se assim na melhor posição para se proceder à sua rodagem (vêr no facebook da Original Slot Cars o tutorial da rodagem do motor).

 Pegamos na haste do amortecedor e passamos uma lixa muito fina para poder limpar qualquer imperfeição da injecção do plástico, para que o amortecedor possa funcionar de maneira perfeita.
Já que se encontra desmontado, aproveitamos para vêr se existe mais alguma rebarba no resto do plástico e existindo, deverá ser retirado através de uma lixa fina.

 Assim fica, após a passagem da lixa fina.

 Procede-se à montagem dos elementos pela ordem inversa da desmontagem para que tudo retome o local certo. As torres dos amortecedores serão mantidas paralelas entre si e com o chassis, pois se ficarem torcidas, os amortecedores não trabalharão bem o que nos levará aos despistes, sobretudo nas curvas mais interiores e que tenham alteração de desnível.

 Observamos e confirmamos através da traseira que os amortecedores não estejam torcidos. Têm que se encontrar à mesma altura, algo possível de se observar através de uma simples vista traseira.

 O chassis "Revolution" e o "Universal" têm um jogo que deixa que tenha uma pequena diferença entre a frente e a traseira que ajuda a absorver inercias da carroçaria, evitando assim saídas inesperadas, aproveitando também a trajectória da curva que é espectacular.
De acordo com os seus testes com este chassis, ganharam-se entre 2 e 3 segundos por passagem.
Esta ficha de preparação poderá ser usada para todos os chassis da OSC.

 Comprovamos o bom trabalho proporcionado pelo patilhão, bem como dos seus cabos, deixando que este trabalhalhe perfeitamente sobre as calhas da pista. Estes terão que estar alinhados como se vê nas imagens. Isto faz-se observando o chassis lateralmente, de modo a que o cabo pareça apenas um. Este trabalhop é muito importante.
Fixa-mo-los também nas ranhuras apropriadas existentes no chassis, com umas gotas de cola de contacto, para fácilmente os podermos retirar em caso de necessidade.
Espero com isto, ajudado-vos a preparar os vossos carros.
Cumprimentos.


Vai começar a guerra - Porsche 935 - Scaleauto

 Em abono da verdade, a guerra terá já começado mesmo. Mas que guerra?
Na verdade trata-se de uma guerra saudável, mas perspectiva-se alguma crispação no que respeita à antecipação da chegada dos modelos de Grupo 5 entre este fabricante, a Scaleauto e a Sideways.
 Esta foi ganha pela Scaleauto, uma vez que antecipou a chegada do seu primeiro Porsche 935, relativamente aos que se encontram agendados e que sabemos adiantados, da Sideways. Mas havíamos já constactado o mesmo, relativamente ao modelo M1 da BMW e dentro desta mesma categoria de modelos do Grupo 5. E nesse caso, terá sido talvez melhor sucedida também a Scaleauto no capítulo da competição, já que se mostrou altamente performante.
 Mas que dizer desta máquina que agora nos chega?
Como réplica, mostra-se muito bem conseguida, não fugindo da bela silhueta que estes modelos ostentavam. Correcto e não aparentando defeitos que realcem à vista, parece estarmos perante uma excelente reprodução.
Surge no entanto com uma nova versão de chassis, com a designação RT-3 SWB (Small Wheel Base), para motores de caixa pequena e em posição sidewinder. Se não for possível a adopção de motores em posição anglewinder, mostrar-se-à limitado relativamente á concorrência no campo dos fantásticos Grupo 5.