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sábado, 29 de setembro de 2018

E agora, em que ficamos? Alfa Romeo 155V6 Ti - Slot.It

 Este Blog trouxe até vós recentemente, um teste comparativo entre a versão original do Alfa Romeo 155V6 Ti de edição Slot.It, e uma mais recente versão cujo modelo do mesmo fabricante se decorava com as nobres côres da "Martini".
Mas porque deste mesmo fabricante surge uma terceira versão, ou simplesmente outra evolução sobre este mesmo modelo, aqui vamos então desmontar um pouco dos segredos que cada um esconde, excluindo-se agora a primeira das versões, uma vez que no anterior teste acabaram por ficar provados os seus pontos desfavoráveis relativamente ao seu directo rival. É então com base na evolução sob as côres da "Martini" e o mais recente sob as côres da "Bosh", que abordaremos as diferenças tentando mostrar as vantagens ou desvantagens de cada um deles.
E como ficou dito anteriormente, a evolução deste Alfa Romeo levou a que a Slot.It tivesse elaborado uma nova carroçaria, onde a parte correspondente ao pára-choques/spoiler fosse agora independente, o que permite a elaboração de modelos que pareçam muito diferentes.
 Mas essa permissividade levou a que a nova frente proporcionada por esse novo elemento neste novo Alfa, obrigasse a chegar-se ao extremo de terem de elaborar também um novo chassis, tal como se pode observar nestas duas imagens, onde se percebe uma frente do chassis substancialmente modificada, mas acontecendo o mesmo na secção traseira, onde os apêndices aerodinâmicos existentes nas extremidades laterais e a modificação dos escapes, acabou por obrigar também a que se modificasse essa secção.



 A nova secção frontal da carroçaria passou a ser muito diferente e bastante aberta lateralmente, tendo também recebido novos apêndices aerodinâmicos nas suas extremidades. Estes apêndices, fazem parte integrante da totalidade do spoiler, não se tratando de acessórios retiráveis. A sua inexistência, significará que pura e simplesmente se partiram.
 Em baixo vê-se bem a diferença entre ambas as frentes.
 Na traseira, embora diferentes ao nível do chassis, torna-se mais imperceptível.
 E o que nos diz a balança?
 Aqui existe uma diferença de 0,1gr, algo absolutamente desprezível e que nos levará a tentar perceber melhor as vantagens ou desvantagens das diferenças existentes entre ambos.
Mas a diferença determinada na balança será causada pela carroçaria ou chassis, Verifiquemos então.
 A nova versão apresenta um chassis mais pesado cerca de 0,3gr, o que leva no imediato a perceber que em termos dinâmicos, existirá vantagem na nova montada, já que a diminuição de peso em altura, melhora o centro de gravidade e consequentemente, contribui para um melhor desempenho no equilíbrio, sobretudo aquando das curvas feitas no limite. E se no total a diferença já era de 0,1gr favorável ao novo Alfa Romeo, então já temos uma grande referência relativamente às suas possibilidades dinâmicas.

 Relativamente às cotas, larguras e comprimentos, no caso agora analisado não se registam quaisquer diferenças, portanto, a provável vantagem do novo recruta parece querer manter-se.

 A imagem debaixo mostra-nos o excesso de plástico na secção frontal, a que se deverá atribuir a responsabilidade de aumento de peso nesta nova unidade. E este a estar centralizado sobre a frente, poderá minimizar os estragos, já que não contribuirá para um aumento do deslizar da traseira, como seria o caso se esse se centrasse atrás.
 Onde poderá então este novo elemento da família saír prejudicado?
O único pormenor que poderei aventar poder-se-à relacionar ainda, com a sua frente. Isto porque, a existência de um chassis em cunha nas extremidades, poderá eventualmente a vir a criar algum défice de apoio nas curvas quando feitas em apoio, ou do chassis, ou da carroçaria.
Parte da preparação destes pequenos bólides prende-se com o rebaixamento da frente, de modo a que quando necessário, a carroçaria ou o próprio chessis façam as vezes das rodas da frente ao apoiarem sobre a pista. Mas como este se mostra algo elevado também, não estou certo de que o trabalho de preparação lhe venha a permitir um tão bom apoio como acontece em ambos os seus antecessores. Se não fôr o caso, então estou certo de estar-mos perante o melhor dos três Alfa.

 Mas atenção meus amigos, a uma pequena trafulhice que poderá vir a ser tentada pelos mais afoitos preparadores. O novo chassis não é intercambiável com a versão da "Martini", o mesmo não se podendo afirmar no sentido inverso. Isto é, conseguimos aproveitar o chassis mais leve na carroçaria mais leve. Bem, a coisa até se nota, mas o certo é que este conjunto funciona melhor do que qualquer outro, porque chassis e carroçaria não encontram obstáculo algum para que funcionem na perfeição. Portanto, atenção à feitura dos regulamentos, ou se permite intercambiar, ou não, dependendo dos objectivos.
 O chassis de segunda geração, adapta-se a estas duas carroçarias.
 Mais um membro a enriquecer esta família italiana, enquanto o Mercedes 190E não surge.
E um agradecimento especial à Slot.It, pelo notável trabalho de modificação de elementos e moldes que estou certo, não seria de igual  forma visto por outros fabricantes.

 A fotografia mostrada no plano inferior bem demonstra o quanto mais elevada se encontra a frente do novo Alfa Romeo. Além disso, a versão Martini pode ainda contar com o apoio do lábio da sua carroçaria, que se encontra alongado e bastante baixo.

Lola B12/80 - Slot.It

A Slot.It vai editar a versão "Gulf" do Lola B12/80, naquele que é o segundo destes modelos, depois de o ter feito com a bonita versão "Lotus" decorado a preto e dourado, a fazer lembrar as versões da Lotus na Formula 1, sob a decoração da "John Player Special".

 Embora se tratem de modelos rigorosamente iguais, se pensar-mos em termos de competição slot, será mais aconselhavel optar-se pela versão que agora vem, porque modelo s negros sobre pistas negras, levantam sempre a questão de se tornarem carros cansativos para quem os pilota.
 Como modelo podemos atestar a sua elevada correcção de linhas e enquanto modelo dinâmico, será talvez o melhor de todos os LMP de origem Slot.It, usufruindo de uma carroçaria que lhe permite extrema flexibilidade, dados os seus dois pontos de ligação entre as secções frontal e traseira.
 A extrema leveza da sua carroçaria é outro dos notáveis pontos a considerar para o elevado desempenho deste modelo. O único reparo a fazer e que se dirige à totalidade dos modelos da categoria LMP deste fabricante, prende-se com o conceito desenvolvido para o seu ímpar patilhão. Entende-se o seu surgimento, dado o novo designe das frentes destes modelos, qacabaram por condicionar a utilização dos mais convencionais patilhões. Contudo, o desagrado dos praticantes, é geral.

 Mas em pista não há dúvida, não encontra opositor à sua altura, a menos que se virem para outros fabricantes, mas ainda assim não será fácil.

 Bonito e bela máquina.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O último dos vencedores de Le Mans - Slot.It

Faz já algum tempo que a Slot.It não nos presenteava com um vencedor de Le Mans e que se integram estes numa específica temática por si levada a cabo há já uns anos, correspondendo ao Audi R8 vencedor de Le Mans no ano 2000, a sua última realização chegada até nós.

Mas chegou agora a vez da edição do vencedor de 1987 dessa prova, no que será talvez o mais bonito de todos os Porsche 956/962 com a familiar decoração da "Rothmans".
 E se inicialmente as embalagens em cartão eram representadas invariavelmente com a mesma coloração laranja, a partir de determinada altura, estas começaram a ser decoradas de acordo com a coloração do correspondente modelo. E no caso que brevemente nos chegará, estaremos também perante uma das mais originais e melhor conseguidas embalagens.

 E este Porsche é sem dúvida um dos mais bonitos exemplares até nós chegados, relativos a esta clássica francesa.




Outros exemplares desta mesma série.















Será que o próximo vai ser o Toyota?

Nem só de Formula 1 vive a Policar

 Enquanto não nos chega o há muito esperado Ferrari de Formula 1 por parte da Policar, é-nos aventada outra boa notícia, com a disponibilização das imagens de um avançado protótipo do Ferrari 330 P4, ou vulgarmente apelidado de apenas, Ferrari P4.
 De magnífico aspecto, ficará um pouco aquém do desejado a reprodução das jantes, algo que entre a Slot.It muito raramente se acerta.
 E percebe-se desde já que que serão várias as reproduções a trazer para o mercado, dada a existência de dois distintos tipos de jantes mostradas.
Será este talvez, um dos mais esperados modelos de slot de última geração de slot cars, pois temos desde já a certeza de que dele poderemos contar enquanto modelo de competição. Dos P4 já existentes no mercado, pouco mais do que modelos de estante se poderia extrair deles, mas agora, bem, agora a conversa irá ser outra...

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Uma família de luxo. - Ferrari 512 BB - Sideways

Ainda inserido no mesmo espírito dos modelos de Grupo 5, a Sideways editou já alguns Ferrari 512 BB, uma máquina de linhas extraordinárias, mas que nunca terá chegado a expressar em resultados a boa imagem que transmite.
O seu terreno de eleição terá sido Le Mans, ajudado por uma carroçaria que aproveitava em velocidade as grandes rectas ali existentes.

 Mas por várias razões, nunca estes monstros chegaram a conseguir impôr-se, também por culpa de ser um dos terrenos mais cobiçados pela maioria dos fabricantes, onde a concorrência era sempre de enorme respeito.
 Mas a sua silhueta perpetuar-se-à, dada a extrema beleza e imponência que este 512 impôe.