Translate
sexta-feira, 16 de abril de 2021
Catálogo de novidades - Slot.It 2021
Se o Alfa 33/3 de 2011 e o Porsche 962C de Le Mans de 1988 não são propriamente novidades, completam pelo menos alguns ciclos.
Lola B12/80 e Ford GT40, dão também continuidade a linhas cujo fabricante tem tido como temas a explorar.
Mas se o Toyota 86C não se trata propriamente de uma novidade, não deixa de ter a sua importância, por ser apenas o quarto destes modelos a ser editado. Mas temos como verdadeira novidade, a chegada do Jaguar XJR10. Um excepcional exemplar a enriquecer a já vasta gama de Jaguar's nossos conhecidos.
Mas o terceiro Mercedes do DTM que foi tripulado por Ellen Lohr já chegou até nós, bem como Maserati MC GT3.
Mais um Chaparral chamou a atenção deste fabricante e fará agora chegar até nós o modelo 2F, na versão que militou em Daytona no ano de 1967 e que há semelhança do 2E anteriormente editado, é possuidor de um aerofólio de consideráveis dimensões. E se conhecíamos já o bonito Alfa Romeo 155 V6 Ti do DTM com as côres da "Martini", desta vez iremos ser brindados com a versão deste mesmo patrocinador, mas sobre base vermelha e não branca como é mais usual.
Quanto ao Nissan Skyline GT-R R32, iremos contar com a versão "Calsonic", mas sobretudo com a mais apetitosa versão vencedora de Bathurst, sob o patrocinador "Winfield".
Mas será talvez o Nissan GT-R Nismo GT3, um dos mais esperados modelos deste fabricante, a par do anunciado Ferrari 512 M, um dos verdadeiros ícones da Ferrari e que nos é já mostrado em forma de protótipo, mas que muito provavelmente virá a ocupar o seu lugar no catálogo da Policar, a marca paralela deste fabricante.
E se a saga 956/962 da Porsche nos traz mais um vencedor de Le Mans, traz-nos também uma nova serie designada por 962C 90, cuja principal diferença se centra na totalidade da modificação do capô traseiro, cujo aileron surge pela primeira vez como um apêndice independente da carroçaria. Já o Opel Calibra do DTM receberá uma nova decoração apenas, já que não se apresenta com quaisquer novidades mais.
Mas veremos também chegar a primeira evolução de carroçaria, sobre o Mercedes Classe C, igualmente do Campeonato DTM e que contempla tanto um novo pára-choques, como recebe também alargamentos a cobrir as rodas, redesenhados.
E como sempre, a Slot.It no seu melhor.
quinta-feira, 1 de abril de 2021
BRM - Chegaram os BMW 2002
A verdade é que tanto um como o outro serão bem vindos às mãos dos apaixonados da marca e haja €uros e estamos certos que a vontade será a de frenėticamente, possuir ambos.
Mecânicamente nada encontraremos de novo, pelo que em termos dinâmicos, não possamos pedir muito mais do que uma equivalência ao Opel Kadett, já que nos parece em clara vantagem pela baixa altura da sua carroçaria, o Alfa Romeo.
Semi-eixos à frente e eixo completo à retaguarda, parece ser a fórmula que a BRM abraçou para esta nova série de modelos de Gr.2, por abandono do uso de cardan no eixo de tracção, aposta essa inserida nos primeiros pequenos 1300.Brindaram desta vez os compradores, com a oferta de um pequeno porta-chaves, como a imagem inferior demonstra.
De interior igualmente aprimorado, surge a sigla "Fiat Abarth" inscrito no tablier e o escorpião 🦂 no seu interior, em grande dimensão.
Mas o principal brilhantismo, encontra-se mesmo na complementaridade do berço do motor, onde não falta a representação da cablagem da tampa da bobine e onde até a correia do dínamo foi contemplada. O seu escape foi também revisto e agora, ao invés de um só a sobressair para o exterior, surgem dois numa posição muito mais convencional.
A tampa do motor recebe um novo desenho de posição fixa e sem os habituais suportes que a sustentam na posição aberta.
terça-feira, 30 de março de 2021
O gigante acordou - Fly
O gigante, acordou.
Recuperando o espírito que chegou a ter, a Fly prepara-se para retomar o espírito competitivo, através de uma nova linha de modelos especificamente desenvolvidos com o fim competitivo.
Para tal, divulga uma nota nesse sentido e que passamos a transcrever.
"Trabalhando na gama Sport. Iniciaremos em breve campeonatos FLY PROCAR SPORT em diversos países e apoiaremos quaisquer iniciativas que queiram realizar relativamente a campeonatos mono-marca com material sport e igualdade mecânica. Procuramos que a diversão seja o principal motivo para a competição, com custos contidos e sem regulamentos complexos. Continuaremos a dar informações"
E cria-se assim uma luz ao fundo do túnel, apesar de se encontrar em clara perda a aposta dos praticantes, nesta escala 1/32.
terça-feira, 23 de março de 2021
Honra ao Mestre - Garagem Aurora
domingo, 14 de março de 2021
Sideways e o Escort de Grupo 5

Mas enquanto isso não leva à total extinção dessa extraordinária categoria, lá vamos recebendo, apesar da cada vez com menor periodicidade, belas notícias.
Cabe desta vez ao Ford Escort MK 2 fazer a sua aparição nos terrenos de plástico, apesar de não se poder ainda, contar com ele no imediato. No entanto, não será para muito tempo a espera de mais uma preciosidade oferecida por este fabricante.
E a surpresa é maior, quando verificamos que serão duas evoluções deste modelo que a Sidewyas nos oferecerá, para além de algumas variantes possíveis em cada um dos desenvolvimentos da carroçaria.
O mais comum Zakspeed que mais conhecido ficou sob as côres da "Mampe", será talvez o primeiro a chegar-nos e também o mais conhecido e mais esperado, mas outras variações cromáticas e de linhas da carroçaria nos surgirão, como um nobre enriquecimento duma página que a Sidewyas tão bem tem sabido reescrever.
Menos conhecida a carroçaria com as formas acima e abaixo mostradas, virá também fazer parte do esperado lote que em breve nos chegará.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
A mesma fórmula, para duas Formulas...
Mas se a ideia foi a mesma, a filosofia pela qual cada um dos fabricantes optou, diverge substancialmente. Apoiada a NSR numa mecânica convencional e com motorização de caixa grande em posição "Inline", a Policar aposta nos mesmos micromotores igualmente em linha e que equipam os Formula 1 clássicos da Slot.It, ao mesmo tempo que se apoia também na desmultiplicada transmissão dos modelos Slot.It.
E a questão que se levanta é, em qual dos dois conceitos recairá mais a aposta dos praticantes da modalidade? Os dois modelos apresentam-se com cotas deveras díspares, com a versão da Policar a mostrar-se mais estreita e bastante mais comprida, enquanto a criação NSR se mostra muito mais compacta.
Parece que temos uma NSR muito mais cativante, pela aposta na mais convencional mecânica em que cada um de nós se sentirá muito mais à vontade. No entanto, se a mais estranha mecânica da Policar poderá criar alguns entraves entre os menos atrevidos preparadores, a Slot.It através dos seus Formula clássicos, já nos deu provas da verdadeira eficácia daquelas transmissões. Menos atractiva, parece mesmo ser a oferecida pelas suas motorizações, não capazes das mesmas elevadas performances.
E se há já quem tenha experimentado com bons resultados os Formula 1 da NSR, pode ser que a criação da Policar muito tenha para surpreender, dadas as suas ímpares cotas e distribuição de peso. A longa distâncias apresentada entre eixo traseiro e patilhão, poderá ter muito a surpreender numa inesperada dinâmica. E houvesse um motor que nos surpreendesse e certamente muito haveria a esperar.
O que valerá o Nissan Skyline da Slot.It?
Mas para que melhor o percebesse e conseguisse aquilatar as suas potencialidades e sem que tivesse havido ainda a possibilidade de o levar à pista, nada como um comparativo com algum modelo potencialmente equivalente e já com provas dadas. Peguei então no Alfa Romeo 155 V6 Ti, dada a mesma origem de fabricante e com os quais tivemos já muitos de nós, oportunidade de perceber o seu potencial valôr à escala reduzida. É verdade que estes dois exemplares se encontram munidos de origem da mesma motorização, mas na competição e para que se aumentasse o potencial deste Alfa apresentado neste artigo, este órgão acabaria por ser potenciado e substituído por um outro de outra origem, o que obrigou também à alteração do seu berço. Para este contacto comparativo, não houve necessidade de se proceder a esta troca no Nissan, visto este teste se restringir meramente a uma análise comparativa de cotas entre ambos.
Com uma carroçaria detentora de uma traseira mais curta e um pequeno aileron de pouquíssima altura, proporcionam clara vantagem ao modelo nipónico. A sua carroçaria permite também que a largura do eixo se torne ligeiramente favorável, enquanto a substancial menor altura da carroçaria, lhe proporcionarão pela certa um comportamento que lhe será favorável.
Um dos factores de primordial importância, costuma ser o peso dos mesmos e aqui, o Nissan com as suas 72,6 gr. ver-se-à largamente batido pelas 69,2 gr do modelo transalpino. E aqui, a medição foi feita a partir de modelos totalmente de origem.
Perante estes factores, poderemos considerar que possa existir algum equilíbrio entre eles, mas o Nissan leva ainda outra vantagem. A distância entre eixo traseiro e patilhão, sendo maior no Skyline, favorecerá também este novato, pelo que acabará por me convencer e me leva a poder integrá-lo no mesmo rol dos fantásticos DTM editados por este fabricante italiano, no que respeita a performances. Como nota negativa, a maior altura da frente deste Nissan relativamente à pista, o que lhe causará algum desconfortável desequilíbrio que lhe proporcionará a desinteressante tendência para a cambalhota, por falta de apoio em curva. Mas a Slot.It não se desapercebeu deste pormenor e para anular essa tendência, faculta com estas máquinas uma espécie de calço/patim a ser montado nas extremidades laterais da frente, que tenderão a anular este desconforto a quem os pilotará.