domingo, 15 de maio de 2011

Rali Caldas das Taipas - 1

Numa iniciativa levada a cabo por Abel Marques a quem devemos um agradecimento especial pela montagem de tão grandioso evento e com a colaboração da organização do Clube Slot de Braga e do GT Team Slot Clube, realizou-se o primeiro Rali Caladas das Taipas nas instalações do Centro Comercial Passerelle das Caldas das Taipas, em mais uma prova a contar para o Campeonato Reginal de Braga de Ralis.
Abel Marques não se escusou a esforços para a montagem deste evento, cuja organização para além da excelencia demonstrada ao nível organizativo, ainda brindou os participantes com um jantar que finalizou com a entrega de prémios.
Não perdeu o ensejo para umas gatilhadas, dentro da categoria iniciados.
As instalações foram excelentes, onse se tornou possível a montagem de três troços, um dos quais exclusivo para aqueles que davam os primeiros passos.
Os troféus de belíssimo aspecto foram entregues até ao quinto classificado de cada classe, sendo oferecidos à totalidade dos concorrentes, uma pequena salva.

A Hermotor, representante Ford, expunha os novos Ford Focus.

Os troços foram decorados com réplicas de edifícios da terra, reproduzidas por um artista local.

Também a decorar, um modelo feito totalmente à mão, réplica do primeiro carro dos Bombeiros das Caldas das Taipas.

Uma pequena exposição com modelos clàssicos, ajudava a criar clima ao mesmo tempo que eram admirados pelos mais curiosos.








Encontrava-se exposta uma rara peça de um piloto portugês. O Peugeot com que Adruzilo Lopes participou no Rali de Portugal....
.... e o próprio Adruzilo Lopes também compareceu e aproveitou para dar umas gatilhadas, mas agora de Subaru......

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Scaleauto - Radical

 A Scaleauto editou o negativo do modelo do Radical com que o piloto português João Barbosa participou em Le Mans.
 O número passou para metade, passando de 22 para 11 e perdeu alguns pormenores da decoração.
 O resultado não deixa de ser agradável e foi uma edição comemorativa das 24 Horas Radical SR9 WES Barcelona realizadas em 2011. A referência é SC-6013.

A genealidade da Sloting Plus

Uma vez ais a Sloting Plus mostra como se trabalha ao mais alto nível.
Desta vez propôem-nos dois artigos de excelência.
Os novos pinhões, tanto de latão como de aço em que a base que sendo de aperto, através de cores nos permite ainda saber o número de dentes, contornado assim a sempre desagradável questão de saber ou ter que contar o número de dentes.
E os novos bronzes cuja parte externa e que serve de encaixe aos chassis se apresenta como uma verdadeira obra de engenharia.
 O rasgo de que se encontram munidos exteriormente, permite que mesmo mal montados não estrangula a parte interior pressionando os eixos, já que funcionando internamente como esferas, resultando sempre em pleno funcionamento.
Aqui está uma marca que prima pela elevada qualidade dos artigos que produz.

Parabéns Sloting Plus.

MGB by Pioneer

Preparem-se apaixonados dos Clássicos.

 A Pioneer vai editar este modelo, também já anunciado pela Superslot.
Comparemos depois as qualidades e defeitos.

911 MRRC

 O fabricante MRRC de quando em vez faz-nos chegar alguns modelos que poderemos considerar autênticas preciosidades.
 E foi um Porsche 911 sem mais nenhuma numenclatura mas que se tratará supostamente de um 911S, a avaliar pelas jantes Fuchs, que desta vez fez a minha alegria.
 Sem o brilhantismo de alguns outros construtores, onde poderemos apontar a falta de cromados a delinear a linha das janelas e óculos frontal e traseiro e uma grelha de motor que mereceria sem dúvida alguma mais vivacidade proporcionada pelos cromados, não deixamos contudo de estar perante uma extraordinária reprodução de um dos mais carismáticos modelos do construtor alemão.
 
 Linha geral muito bem conseguida e uma reprodução das jantes muito boa, conferem a este modelo uma imagem geral de excelente aspecto.
 
 Nos pára-choques, não faltam os castelos com o respectivo friso cromado e o efeito das borrachas amortecedoras dos encostos. Não faltam ainda os faróis de nevoeiro e uma ponteira de escape bem reproduzida.
Os vidros escurecidos, não foram esquecidos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Porsche Can-Am

A Porsche, no saudoso campeonato que se celebrizou pelas deslocações entre o Canadá e os Estados Unidos da América do Norte e que por essa razão ficou conhecido por Campeonato Can-Am,  utilizou uma notável estrutura competitiva americana por intermédio do Team Penske Racing, a quem entregou os seus fantásticos modelos 917 para os desenvolver com a única finalidade de dominar o citado campeonato.
 E assim aconteceu com o primeiro desenvolvimento da marca que recebeu a designação de 917/10, uma poderosa máquina que arrasou por completo a concorrência, sobretudo a Mc'Laren que vinha dominando durante 5 anos consecutivos este campeonato.
1972 foi então o ano do domínio Porsche que justamente através da primeira versão deste modelo e do piloto George Follmer, haveriam de impor a categoria deste verdadeiro combatente do asfalto. Poderoso mecânicamente e suficientemente desenvolvido ao nível de chassis e aerodinâmica, impôs-se com facilidade aos anteriormente dominadores deste campeonato.
Através da Fly há já alguns anos, esta fantástica máquina foi-nos trazida para o mundo do Slot, onde para além do seu grande valor como maqueta, nunca conseguiu à semelhança do modelo verdadeiro, atingir o estrelato.

Mas o domínio deste modelo foi conseguido ainda no ano seguinte através da aposta numa evolução que o transformou no carro de corridas mais potente de sempre, onde pelo que rezam os anais, chegou a atingir os 1300 cv de potência.
Chamou-se agora, Porsche 917/30KL.
 Mais rebuscapo aerodinâmicamente, apresentava-se com linhas mais arredondadas e fluídas, onde sobretudo na secção traseira se viu prolongado até ao limite extremo do aileron.
Equipado com um super propulsor dotado de duplo Turbo, viu o ano de 1973 completamente dominado por esta imbatível máquina, de onde sairia vencedor desta vez Mark Donohue.
Porém, tal domínio tornou-se até escandaloso pela falta de oposição por parte da concorrência, o que levou a que os promotores deste campeopnato tivessem revisto os regulamentos, de forma a deixarem de fora esta portentosa máquina de corridas.
Mas para o Slot, havia de ser desta vez a Carrera a debruçar o seu interesse por este histórico campeão. Mas à semelhança da Fly, também este modelo vale mais sobretudo pela maqueta e significado que ostenta, do que própriamente por se tratar de um campeão do plástico.

Tratam-se no entanto para os apaixonados da marca e do Slot, de duas máquinas imperdíveis.
A Fly impôe todo um invejável requinte, numa peça de excelência quanto à totalidade da maqueta, enquanto a Carrera consegue no seu modelo, a ostentação de todo um brutal carro de competição.
 Tanto um como o outro apresentam silhuetas de grande agradabilidade e muita correcção de linhas.
 Substancialmente diferentes ao nível das suas linhas, não conseguem no entanto disfarçar as naturais semelhanças e a originalidade das suas linhas.
Na secção traseira a grande distinção surge no prolongamento da parte inferior do capôt-motor até ao alinhamento com a extremidade mais recuada do aileron, o que altera substancialmente o visual do modelo, mas sobretudo, melhora o fluxo aerodinâmico daquela secção do carro.
 O modelo Fly denota muito mais cuidados de reprodução e fidelidade relativamente o modelo que lhes deu origem.
 Os conceitos mecânicos são diversos, sendo o Carrera mais pesado também e muito mais munido de ímanes numa totalidade de três, ao invés da unidade da aposta da Fly.
Duas excelentes reproduções, embora interiramente vocacionadas para serem apreciadas em estantes....

quinta-feira, 21 de abril de 2011

As relíquias da Citoën

 De produção SCX, duas peças que dignificam a passagem da Citroën pelo mundo automóvel mundial.
E também agora, pelo mundo dos Slot.
Se o modelo DS se associa ao polo tecnológico pela evolução que representou durante longos anos, o 2CV mostrou-se como um verdadeiro combatente de baixo custo, capaz de todas as barreiras vencer.
 E no caso do Slot, este pequeno, alto e desajeitado 2CV, oferece-nos a agradabilidade de um poderoso tracção às 4 rodas, onde o conceito utilizado para cumprir a sua tarefa, está baseada nos conhecimentos aplicados pelo fabricante na sua série TT.
 Muita força e um centro de gravidade elevado, posso garantir que dificulta em muito os dotes de condução de qualquer um.
Muito cuidado nas curvas, é uma necessidade, mas ao mesmo tempo surpreende pela grande facilidade na transposição de saltos, para o qual muito colabora o trabalho do patilhão basculante.
 O pequeno braço onde na extremidade se fixa o patilhão é uma das mais valias do modelo, que conta ainda com o benefício da basculação tanto do eixo da frente como do de trás, apesar da ausência de suspensões.

O motor, o RX-11.1, é de nova concepção e acaba por ser uma das agradáveis surpresa, pela potência que consegue entregar às rodas. Rápido em aceleração, não permite no entanto grandes velocidades.
Bem vindo 2Cavalinhos......

F1 nas Escolas - F1 in Schools

 Em cima, ao centro da imagem surge o primeiro dos modelos por esta equipa desenvolvido, surgindo já as respectivas evoluções para a competição que se apróxima na cidade de Famalicão.


Estava eu dedicado ao meu Hobby, quando surpreendentemente sou confrontado com uma desconhecida realidade.
Para outro fim, encontravam-se três jovens rapazotes, que em mente transportavam outras interessantes loucuras e desafios.
Confrontados, foram transmitindo o envolvimento que abraçaram de cariz regional, com proporções que os podem levar até desafios de índole mundial. E as ambições pareceram-me mesmo muitas, dada a determinação demonstrada.

Afinal trata-se de um desafio que a partir das escolas, os extrapola para inovadores projectos que abraçam directamente motivos dinâmicos e aerodinâmicos. De nome "F1 nas Escolas" ou "F1 in Schools" quando levado ao limite das nossas fronteiras e num projecto denominado "Pense Indústria", promovido pela RECET (Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal) é um projecto de interacção de meios humanos dispostos a batalhar com a finalidade de se conseguir percorrer no menor espaço de tempo, um percurso em linha recta, com um modelo fabricado em madeira de balsa num bloco só e movido com um mini propulsor de CO2 situado à retaguarda.
Passando por várias etapas, os 3 primeiros classificados das finais regionais apuram-se para uma final nacional, de onde sairá para uma final mundial, a melhor representante.
De entre as matérias apuradas, avaliam-se a Engenharia, a Inovação e a Melhor Identidade.
Trata-se afinal, do principal projecto desenvolvido em Portugal, na mobilização dos jovens para uma sensibilização nas áreas da engenharia, tecnologia, empreendedorismo e inovação.


Revisto o modelo em design e aerodinâmica estes jovens surgem movidos de naturais ambições.
Mas o nosso cruzamento aconteceu, justamente por não só se tentar a diminuição da resistência ao ar, mas também porque outros factores tomam importância preponderante na luta contra o tempo. E assim, pesquisavam a adopção de eixo e micro-rolamentos, justamente o que no nosso mundo se vai utilizando. Daí a coincidência, pois não perdi o ensejo para lhes poder proporcionar a maior entrega de conhecimentos que lhes podesse ser útil para o fim desejado, pois parece-me do maior reconhecimento, o louvável projecto a que estes jovens se dedicam.


Aqui fica também um pequeno resumo dos membros da equipa e as suas principais funções dentro do projecto:

Pedro Ferreira - Resources Manager
O marketing é também uma das mais fortes apostas de qualquer equipa inserida neste projecto, e o director de recursos da nossa equipa ficou encarregue de planear financeiramente este projecto, mas também de ser a cara da equipa nos meios de comunicação.


João Melo - Manufacturing Engeneer
Em conjunto com Marvin Tortas, João Melo irá ser o responsável por toda a concepç~
ao final do carro (lixagem, pintura e acabamentos).



Luís Fernandes - Team Manager
Desde o início do projecto que a equipa tem sido orientada pelo director que delineou com o máximo cuidado todos os passos que toda a equipa deveria seguir, de modo a obter o máximo rendimento com vista aos melhores resultados.

Marvin Tortas - Manufacturing Engeneer
O carro, a parte mais importante do projecto está a cargo do engenheiro de produção cuja tarefa é preparar o carro da melhor forma, estando ao seu critério o tipo de tintas, lixas e tipo de pintura a ser utilizada.



Ricardo Costa - Design Engeneer
O objectivo desta competição é a criação de carro rápido e capaz duma boa aerodinâmica e engenharia. Ricardo Costa foi o elemento escolhido para o efeito, devido aos conhecimentos efectivos de software a utilizar e também pelos vários conhecimentos acumulados de engenharia e física que possui.
Foi-lhe também atribuída a missão de piloto da equipa pois é piloto de Karting, o que lhe deu to traquejo necessário para lidar com as reais pressões exigidas numa corrida (Knock-out).


Tiago Sousa - Graphic Designer
Com vastos conhecimentos de informática, Tiago Sousa ficou com a tarefa de criar toda a identidade visual da equipa, de modo a proporcionar a melhor impressão estética da equipa.O carro, uma das parters mais importantes deste projecto, está a cargo do engenheiro de produção cuja tarefa é preparar o carro da melhor forma, estando ao seu critério as tintas, as lixas e o tipo de pintura a ser utilizada neste projecto.


A equipa Light-Year é uma fusão da equipa GroundForce com a equipa 86 Overweels da época de 2010.
O nome Light-Year foi escolhido durante uma aula de Física e Química enquanto abordavam distâncias no espaço. Abordada a matéria, surgia a expressão "ano-luz", aproveitada desde logo por aqueles elementos por se enquadrar exactamente no conceito procurado com este projecto.
O slogan "A Light-Year ahead of you" pretende mostrar que por mais que os outros carros sejam rápidos, "a nossa equipa irá estar sempre um ano-luz à sua frente!", ironizam estes elementos ....


 Esta simpática equipa gostaria de contar com a vossa presença e apoio, no espaço circundante da Casa das Artes em Famalicão no dia 2 de Maio.

Qualquer apoio monetário seria também bem recebido, pois tratam-se sempre de projectos que envolvem alguns custos dificilmente cobertos pelos próprios.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Experiência notável ....

 Notável desenvolvimento.
Lorenzo Fallini, um tetraplégico pôde já dar-se ao gozo de desfrutar dos prazeres do Slot.
Isto porque, o engenheiro de Maurizio Ferrari desenvolveu um sistema adaptado para a boca, que transmite ao punho as respectivas entregas de corrente eléctrica. Esta experiência positiva, resultou em pleno.
Integrando o Team Terzo Tempo con Lorenzo, esta experiência permitiu a este inafortunado partilhar os comandos do Porsche 917 na NSR com o próprio Maurizio Ferrari e também com o próprio proprietário da NSR, tendo cumprido 2 turnos de 45 minutos duma prova de 24h, onde evoluíu muito ao longo da mesma e vindo a conseguir a 20ª posição final de entre as 32 equipas presentes.
Sem dúvida, uma experiência de louvar......