quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Subaru, no Slot

 Os modelos da Subaru têm feito carreira no Mundial de Ralis. E porque têm conseguido deixar uma forte marca nesse campo, por arrasto, os fabricantes de modelos à escala de coleccionadores não deixaram que tão importante matéria lhes passasse despercebida, pois a passagem da realidade para os modelos à escala reduzida, são sempre um aliciante para os apaixonados das colecçõe e do Slot em particular.
E no que respeita ao Slot, a SCX deu o pontapé de saída, coincidindo com a passagem de Carlos Sainz em 1994 pela marca japonesa no Mundial de ralis, o que é sempre uma mais valia para "nuestros hermanos". O modelo tornou-se ainda tanto mais aliciante, quanto constituía ainda a tracção às quatro rodas, matéria muito recente à escala 1/32.
 A Ninco não perdeu também a oportunidade para disponibilizar aos amantes do Slot, modelos desta marca. Alguns fizeram até, parte das séries coleccionáveis e limitadas, como é o caso da edição em 2002 do Subaru integrado na sua série "RACC".
 E quem optou como modelo de estreia por um carro desta marca, foi a Auto Art. E logo, pelo modelo participante no Rali de Portugal em 2001. Muito bonito, muito perfeito, mas pouco eficaz nos seus terrenos.
 O piloto, Richard Burns.....

 A Ninco editou várias versões de seu primeiro modelo da Subaru, dotados de tracção às quatro rodas através de polias.

 Num segundo modelo da Subaru, a Ninco aproveitou novamente em 2007 para integrar uma das suas produções na série "RACC".

 Mas a série corrente, viu chegar esse mesmo modelo no que é ainda considerado um dos melhores modelos de ralis de sempre, deste fabricante. A versão representa o modelo participante no Rali da Argentina em 2006.

 A SCX, anos mais tarde volta à carga, editando também várias versões e decorações. Aqui numa versão do Rali da Austrália.

 Uma nova versão, aqui com aspecto mais agressivo através da inclusão da bateria de faróis extra, que preenchem quase a totalidade da frente do modelo. Uma representação da versão de Monte Carlo, em 2005.

 O modelo com que "Rossi" participou no rali dos Antípodas não foi esquecido. À moda da Nova Zelândia, um modelo negro. O ano foi 2006.

 Recentemente foi a MSC que fez uma incursão pela marca editando a versão de 2007 do Rali de Monte Carlo, ano esse de rara aparição de um Subaru de 2 portas, o que lhe confere uma imagem de modelo compacto.
Dinâmicamente, talvez se trate da melhor reprodução de um Subaru para o mundo do Slot. Na sua série corrente, a opção do fabricante recaiu num chassis de motor em linha e com um patilhão fixo. No entanto, encontra-se já comercializada a opção de chassis para motor em ângulo e patilhão basculante.

 A Avant Slot centrou atenções no modelo mais recente e que talvez tenha constituído um dos maiores falhanços da marca no Mundial de Ralis. No entanto, no Slot tem-se safo. Aqui a versão de 2008 que teve como piloto, Peter Solberg.

 Em várias versões e decorações, aqui mostra-se o modelo de Grupo N de Ojeda em 2009, onde se nota a ausência do aileron de grande dimensão do modelo WRC.

 E esta era imperdível. Block é já um nome que não pode faltar nas nossas colecções. Além do show que este piloto representa, o look do modelo é extraordinário.

Encontro de Clássicos

Para quem gostar, vai haver carros e carrinhos......

Novo Chassis Avant Slot - Mitsubishi Racing Lancer

Depois das críticas feitas a um sistema de suspensão pouco colaborante na transposição de obstáculos e de um braço do patilhão de duvidosa eficácia, consciente do fracasso da sua produção, a Avant Slot apostou no desenvolvimento de um chassis modificado para o Mitsubishi que ainda mantém em linha de produção.
O braço basculante que nascia sensivelmente a meio do motor, passou a ser mais curto e a fazer o seu trabalho de charneira à frente do motor. Revistas foram igualmente as torres de ancoragem dos amortecedores que passaram a ser mais altas, permitindo assim um maior curso das molas e consequente amaciar das mesmas.

 Espera-se agora que com este trabalho de desenvolvimento, os modelos deste fabricante passem a figurar nas listas de inscrições das provas de TT.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Carros velhos - No real e no Slot...

 A imagem de cima não faz lembrar nada?



Porsche 910 - Revell

 Para os modelos clássicos, dois Porsche 910 da mesma participação nos 1000 Km de Nurburgring, trazidos numa excelente reprodução da Revell.
 Este fabricante que teima em manter a sua própria filosofia de fabrico, apresenta-nos estes dois modelos de invejável qualidade.



Carroçarias muito cuidadas, poderão encontrar resistência por parte dos aficionados mais exigentes, no que se refere às mais puras performances.
 Fica no entanto, para aqueles mais fundamentalistas quanto à qualidade de linhas e acabamentos dos modelos.

Ford RS 200 - Escala 1/24 - Avant Slot

 Para o mundo dos ralis e também à escala 1/24, a Avant Slot editou a carroçaria do Ford RS200, adaptável ao seu chassis já conhecido.
 A reprodução parece encontrar-se em bom nível e muito bem decorada.
O interior tipo lexan, integra piloto e copiloto com boa reprodução.

Jaguar XKR-RSR GT2 - MSC

A MSC editou já à escala 1/24, o Jaguar XKR - RSR GT2. Ainda em versão em Kit tal como aconteceu com o BMW M3, ficará para os mais arrojados montadores, ficando para segundas núpcias a versão decorada.

Audi R15 Plus TDI - Le Mans Miniatures

A Le Mans Miniatures parece não perder tempo nem terreno.
A partir de bases em resina de ímpar qualidade aliada à excelência das suas reproduções, faz-nos agora chegar os modelos da Audi participantes na edição de Le Mans em 2010 e dos quais o modelo com o Nº9 se sagrou vencedor.
Ao que nos é dado observar, a habitual bitola da qualidade das suas reproduções continua no patamar maior. Ainda bem que assim é e qualquer dia estaremos muito provavelmente a ver este fabricante a entrar pelos plásticos, onde para além da excelência qualitativa entrarão também na excelência competitiva.
Oxalá assim venha a ser!.......


CSD 2011 - Ninco Digital

Será que já se deu o pontapé de saída para a nova era dos "carrinhos de pista"?
Em Espanha decorreu uma prova em pista Ninco Digital, que ao que parece terá tido os seus encantos, a avaliar pelos elogios de quem participou. A organização parece ter estado ao melhor nível e a animação dentro do terreno de batalha parece ter sido também da melhor.
Uma pista de duas calhas com 35 metros de perímetro onde não faltou o Pit Lane, foi o palco para a acesa disputa.

Será que teremos que pensar nesta opção com mais seriedade?


terça-feira, 26 de julho de 2011

Toyota 88C

O primeiro lançamento da Slot.It referente ao modelo Toyota 88C, diz respeito á participação deste modelo em Daytona em 1989.
Espera-se que num futuro próximo e uma vez que esta primeira edição já se encontra esgotada, que diga respeito à sua participação em Le Mans em 1988, sob as cores da Minolta.
O modelo que aqui se mostra foi decorado por alguém que já se antecipou a este lançamento do fabricante italiano, mas que mostra o quanto interessante será vê-lo em pista.
 A sua participação na clássica francesa culminou com uma 12ª posição à geral.