quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Fly Slot

Acaba de nos hegar a notícia de que a Fly retomará o conceito antigo dos Fly Racing, ou seja, uma edição de modelos pensados e destinados à competição.
Depois do verdadeiro marasmmo como postura que este fabricante assumiu, parece ter acordado e despertado para uma nova realidade. Ou seja, se não vendes para coleccionadores, ou trabalhas para a competição, ou vais mesmo ao fundo!
Pena este projecto parecer muito mais manso do que o desejável, já que ao que nos é dado perceber, a intenção pára numa mera redução de pesos, através da aposta num novo e leve interior. Como vantagem, um preço mais acessível, mas parece-me ficar aquém das exigências do praticante actual da modalidade.
 O chassis que nos é mostrado, tratando-se ser do modelo Porsche 917, parecer ter como nota relevante, a aposta num interior ultra-leve e um motor em posição inline. Ora, isto não chega. Hoje seria fundamental recorrer-se a chassis dotados de berços de motor independentes.
 E lembrando-nos dos extintos Fly Racing que tão bons resultados trouxeram para as pistas, de que estará este fabricante à espera?
Esta nova série recebeu o apelido de série "Alpha", que parece não vir a durar muito tempo, dada a extrema limitação do que nos trará de novo.
Mais interessante parece vir a ser o modelo apresentado no folheto que acima se mostra. Um belo GT2 da Porsche.
Esperemos......

Igualada - As provas Mercedes-Benz SLS Scaleauto

A equipa do GT Team/ART Slot Cars que se deslocou a Igualada para participar no Campeonato Nacional Espanhol de Slot, viu-se tal como descrito em crónica anterior, desprovido de um dos seus mais importantes elementos no primeiro dia de competições.
Como o desconhecimento das pistas por parte de alguns de nós era total, apostara-mos em nos inscrevermos em algumas provas mais, para dessa forma irmos treinando este difícil traçado, para aquela que considerávamos ser a prova rainha, a Endurance Classics Series, cujos modelos eram os Ford GT40 do fabricante Slot.It. e que merecera da nossa parte os respectivos minuciosos cuidados na preparação do modelo.
Em cima e da esquerda para a direita, Rui Mota, Paulo Mendes, Luís Azevedo e Nuno Aguilar.

E pela ausência de Augusto Amorim e porque foi necessário manter Luís Azevedo a acompanhar a montagem do Ford GT40 para as verificações da prova que se seguia, partimos os restantes três pilotos para a prova de abertura, a estipulada para os recentemente chegados ao mercado Mercedes-Benz SLS do fabricante Scaleauto. Foi necessário recrutar um elemento extra, para que assim se conseguissem as duas equipas de duplas de pilotos obrigatórios para esta prova. Ana Veloso, a única representante feminina ali presente, acabou por se juntar a Rui Mota, o que lhe servia também de treino, já que se encontrava igualmente escalada para participar na prova dos Ford GT40 pelo Clube Slot da Trofa.
Ana Veloso aqui acompanhada por Luís Veloso, o seu pai, veio a fazer equipa com Rui Mota.
As pistas, essas, mostraram de imediato ser um dos piores adversários a contornar. Nada habituados que estamos às pistas Ninco e às suas armadilhas de altos e baixos, mantinham ainda as desagradáveis trajectórias com mini rectas entre pedaços de curvas, situação que dificulta exponencialmente a condução de quem aqui se aventura poucas vezes.


Os Mercedes da equipa, apresentavam-se com a decoração amplamente divulgada neste Blog. Inicialmente previsto para participarmos com 3 equipas, o carro de Augusto Amorim (modelo verde) acabou por não participar por razões já divulgadas.
Dada a partida, começamo-nos de imediato a confrontar com as dificuldades duma pista de traçado difícil, onde as saídas acabaram por se transformar numa desagradável constante.  Entretanto, Nuno Aguilar e Paulo Mendes, debatiam-se ainda com um nada cooperante modelo, que parecia ir-se degradando em termos de comportamento, à medida que a prova ia evoluindo.
Rui Mota e Ana Veloso, esta carinhosamente tratada por todos os elementos por Aninha, lá iam fazendo das tripas coração, conseguindo ainda dar alguma luta a uns quantos concorrentes que se transformavam em adversários directos na pista.
Embora longe do desejável, os resultados conseguidos acabaram por não ser a verdadeira essência do pretendido, pois essa, passava mesmo pelo ganho de tempo em termos de treino e assim, serviu plenamente os interesses desta equipa.
Em termos de resultado, esta primeira experiência culminou com uma 11ª posição para Rui Mota/Ana Veloso (GT Team/ART 1) e 13ª para Nuno Aguilar/Paulo Mendes (GT Team/ART 2), estes verdadeiramente agastados com o fraco rendimento que o seu modelo lhes proporcionou.
Mas valeu, já que a experiência com que lá chegámos, era francamente nenhuma.
Gostaria de aqui, agradecer a pronta disponibilidade com que a Aninhas encarou este desafio para participar comigo nesta prova e com um modelo que nunca havia pilotado.

Novidades Ninco

A Ninco anuncia as suas novidades, que aliás foram vistas no decorrer dos campeonatos de Espanha em Igualada.

 O Mercedes-Benz SLS será aquele que mais expectativas levantará, muito embora se tenham atrasado relativamente à concorrência.
Como vantagem, parece estar a edição deste mesmo modelo em Kit e pensado especificamente para a competição.

O Jaguar E Type, será mesmo um clássico para colecção, já que a posição frontal do motor, não lhe reservará certamente grandes sucessos. O que parece estar na forja também, é a versão Hardtop, além do Coupé comemorativo do 50º aniversário do modelo.

O Renault Megane verá chegar mais uma decoração, bem como o Ford Mustang.

Também o Chevrolet Corvette e o Lamborghini Diablo mereceram a mesma atenção.

Modelo comemorativo - Endurance Classics Series - Slot.It

A concentração de Slotistas que se registam todos os anos em Igualada, têm por fim mostrar as prestações numa panóplia de competições consideradas Campeonato de Espanha.
De entre as inúmeras vertentes que ali decorrem, existe uma que talvez seja considerada a rainha das competições. Refiro-me às Endurance Classics Series, competição mono-marca que reúne uma infindável lista de equipas e que este ano registou um total de 36. Apoiada no fabricante Slot.It, a escolha do carro varia todos os anos, mas com a garantia de um modelo clássico se tratar.
No final, todos os team's são presenteadas com um modelo comemorativo do evento, um modelo especial com inscrições alusivas à prova.
Assim aconteceu em 2009, o ano da iniciativa desta "Endurance Classics Series", em que o modelo comemorativo foi um Ferrari F40 em que a cor base foram o laranja (cor oficial do fabricante) e o preto.


Para 2010, manteve-se o modelo bem como o esquema da pintura, aliás apoiada na decoração de modelo real que participou em Le Mans em 1995, com as cores da "Brummel", em vermelho e verde. Mas desta vez a cor preta é trocada pelo branco.


Este ano, o modelo acabou por ser substituído, talvez pelo facto da Carrera deter os direitos de fabricação de todos os modelos Ferrari para o Slot. A aposta recaíu então sobre o carro que serviu de base para a finalíssima deste ano, o Ford GT40. No caso específico, trata-se da versão MKII, o mesmo que venceu em Le mans em 1966, apoiando-se o esquema de pintura exactamente nesse mesmo modelo. Optou-se apenas pela troca da cor prateada das faixas, pela cor oficial do fabricante, o laranja.
 Na parte lateral inferior, surge um pequena barra com os dizeres alusivos ao acontecimento. Pena não surgir, à imagem das anteriores edições, nenhum símbolo da própria Slot.It. Os logótipos da "IBB Auto Racing" são também outra referência que não surge registada neste modelo, mas constava nos dois anteriores. Tratou-se da 16ª edição do Campeonato de Espanha e 3ª da Endurance Classics Series.

 E o que não faltou mesmo, foi a oportunidade para que Maurizio Ferrari uma vez mais assinasse este modelito.
 Referir que este carro não se encontrou disponível para além dos que foram presenteados aos participantes, na quantidade de 1 por equipa.
No entanto, ficou a ideia de poderem vir a ser disponibilizados para o mercado, mais tarde.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Igualada - Imagens

 Os elementos do GT Team/ART Slot Cars, ainda sem a presença de Augusto Amorim.

 Lino Marão a replicar a imagem...

 A azáfama nas boxes. Tudo a monte e fé em Deus.....

 A Ana Veloso que foi a única representante feminina, aqui à espera das primeiras voltas de treinos.

 Uma das grelhas de partida dos Ford GT 40 e Rui Mota orgulhosamente apontando para o carro da sua equipa, é este!!
 Em baixo, Rui Mota e Rúben Almeida de pé e Augusto Amorim no local de pistagem, momentos antes da grande prova.

 Maurizio Ferrari em sessão de rubricas nos modelos do GT Team/ART Slot Cars e uma imagem para a posteridade.

Aqui sim, Augusto Amorim já se fez presente....

.....e a equipa toda, bem compostinha .....

A equipa mista, entre trofenses e um espanhol que conquistou a 9ª posição nas 12 Horas Slot.It.

O Clube Slot da Trofa conseguiu a 11ª posição .....

.... e o GT Team/ART Slot Cars a 12ª posição final.

O Luís Veloso e a  Ana Veloso, pai e filha, tiveram a colaboração de Filipe Pires da Madeira, numa das calhas. Ou seja, ambos cumpriram cerca de 11.30 horas sozinhos....
 Foi com a Aninhas que dividi os comandos do Mercedes-Benz SLS na prova da Scaleauto, onde conseguimos a 11ª posição.

Os impagáveis homens do Clube Slot do Porto com quem nos divertimos forte e feio......

Igualada - As novidades mostradas - Top Slot

 A vitrina da Top Slot, encontrava-se recheada de modelos Pegaso e Mercedes-Benz. Em abono da verdade e sobretudo os Pegaso, nunca foram modelos merecedores dos meus privilégios estéticos. Mas confesso que de pois de pela primeira vez os ter visto ao vivo, me pareceram de uma invejável qualidade e até requinte. Passaram a merecer de mim, outra atenção.
Os Mercedes lá estavam também, mas estes já me havia apercebido bem da sua existência. Grande qualidade, significado histórico e bonitos.
 Mas a novidade consistia na sua entrada na escala 1/24. Tal como pode ser observado na imagem de baixo, o Lola T70 parece prometer.

 Na escala 1/32, os Mercedes-Benz merecem indubitavelmente, o meu destaque.

Igualada - As novidades mostradas - MSC

 A MSC não nos presenteou também com qualquer novidade de vulto. O MG Metro foi visto com a esperada decoração da "Clarion", enquanto uma versão oficial surgia sem o pequeno aerofólio frontal. Infelizmente, esse modelo acabou por não ficar nos registos fotográficos por mim recolhidos. Na imagem de cima, só é possível ver-se a parte traseira desse modelo.
 Por parte dos Ford RS200, também tudo na mesma, onde se registou a ausência do modelo da "Diabolique" que francamente me encontrava à espera de o ver.
Nos modelos Subaru, a mesma realidade, ou seja, nada de novo......