quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Modelo comemorativo - Endurance Classics Series - Slot.It

A concentração de Slotistas que se registam todos os anos em Igualada, têm por fim mostrar as prestações numa panóplia de competições consideradas Campeonato de Espanha.
De entre as inúmeras vertentes que ali decorrem, existe uma que talvez seja considerada a rainha das competições. Refiro-me às Endurance Classics Series, competição mono-marca que reúne uma infindável lista de equipas e que este ano registou um total de 36. Apoiada no fabricante Slot.It, a escolha do carro varia todos os anos, mas com a garantia de um modelo clássico se tratar.
No final, todos os team's são presenteadas com um modelo comemorativo do evento, um modelo especial com inscrições alusivas à prova.
Assim aconteceu em 2009, o ano da iniciativa desta "Endurance Classics Series", em que o modelo comemorativo foi um Ferrari F40 em que a cor base foram o laranja (cor oficial do fabricante) e o preto.


Para 2010, manteve-se o modelo bem como o esquema da pintura, aliás apoiada na decoração de modelo real que participou em Le Mans em 1995, com as cores da "Brummel", em vermelho e verde. Mas desta vez a cor preta é trocada pelo branco.


Este ano, o modelo acabou por ser substituído, talvez pelo facto da Carrera deter os direitos de fabricação de todos os modelos Ferrari para o Slot. A aposta recaíu então sobre o carro que serviu de base para a finalíssima deste ano, o Ford GT40. No caso específico, trata-se da versão MKII, o mesmo que venceu em Le mans em 1966, apoiando-se o esquema de pintura exactamente nesse mesmo modelo. Optou-se apenas pela troca da cor prateada das faixas, pela cor oficial do fabricante, o laranja.
 Na parte lateral inferior, surge um pequena barra com os dizeres alusivos ao acontecimento. Pena não surgir, à imagem das anteriores edições, nenhum símbolo da própria Slot.It. Os logótipos da "IBB Auto Racing" são também outra referência que não surge registada neste modelo, mas constava nos dois anteriores. Tratou-se da 16ª edição do Campeonato de Espanha e 3ª da Endurance Classics Series.

 E o que não faltou mesmo, foi a oportunidade para que Maurizio Ferrari uma vez mais assinasse este modelito.
 Referir que este carro não se encontrou disponível para além dos que foram presenteados aos participantes, na quantidade de 1 por equipa.
No entanto, ficou a ideia de poderem vir a ser disponibilizados para o mercado, mais tarde.