quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Chaparral 2E - Comparativo


Phil Hill, o vencedor em Laguna Seca em Outubro de 1966, numa prova que integrava o campeonato Can-Am. A seu lado encontra-se Parnelli Jones, a verdadeira estrela da prova, ambos no degrau mais alto do pódio. Jim Hall que terminou em segundo, encontra-se à esquerda, enquanto o terceiro classificado, Bruce McLaren, se encontra à direita. Esta foi a única vitória da Chaparral neste campeonato.
Phil Hill - 1º Classificado

Jim Hall - 2º Classificado

Já não é a primeira vez que manifesto a minha admiração pelos modelos da marca Chaparral, os famosos modelos sem cor, ou melhor, na inusual cor branca muito pouco comum em modelos de competição.
O modelo 2E deste fabricante americano de modelos de competição, foi-nos trazido à algumas décadas atrás pela extinta Cox, marca de modelos e Slot que marcou a modalidade na década de 60 e até 70.


 Este modelo que obteve vários êxitos e saíu vencedor em 1966 da prova de Laguna Seca, surgiu com um aileron ligeiramente mais largo, proporcionado por uns acrescentos laterais e ainda um novo lábio frontal que lhe proporcionava um maior "down force" nessa secção do modelo.
 Nos nossos dias, surgiram deste 2E reproduções tanto da Racer como da Slot.It, sendo qualquer deles de um elevadíssimo nível.
É do conhecimento dos praticantes da modalidade, que a produção da Slot.It constitui em pista uma verdadeira máquina de corridas, enquanto a do primeiro, serve mais para as colecções estáticas, já que sendo de construção em resina ao invés do plástico, o seu peso acaba por penalizá-lo, não lhe permitindo veleidades dinâmicas de ponta.
 O modelo da Slot.It, é-nos disponibilizado apenas numa caixa, constituido por um conjunto de dois modelos, o pilotado por Phil Hill, justamente o vencedor dessa edição da prova e o do patrão e dono da equipa, Jim Hall o segundo classificado nessa mesma prova. Já a Racer permite a sua aquisição individualmente.
Mas pensado para que possa competir, a produção da Slot.It é fornecida com dois ailerons, um específico do modelo que reproduz e outro todo azul e mais leve, para equipar o modelo nas competições.
 Os Chaparral da Racer vêm já equipados de série com os correctos ailerons.
Como nota, deverei chamar a atenção da correcção deste acessório no fabricante Racer, já que o seu rival surge sem os apêndices verticais nos limites das extremidades dos mesmos.
 Em baixo, os "2E" equipados com os ailerons de que se fazem acompanhar na caixa, onde se nota a ausência das derivas verticais nas extremidades.

 Quanto aos cuidados apresentados por cada um dos fabricantes, poderemos afirmar que nos encontramos perante duas obras de arte, onde a existência de pormenores de grande nível são uma realidade.
A existência de inúmeras redes parece não ter afectado o peso total do modelo da Slot.It, já que qualquer delas, mesmo tratando-se de acessórios produzidos em metal, são de extrema finura.
 Onde o modelo da Racer ganha por larga margem é na reprodução das jantes, onde estas surgem com uma profundidade muito mais próxima da realidade. Já a Slot.It, envereda por uma reprodução feita através de insert's independentes da jante, surgindo muito mais à face destas. Daí um resultado menos realista, mas de muito maior eficácia no seu desempenho em pista.
O conjunto da Slot.It é absolutamente imperdível para quem não é indiferente a esta marca.