sábado, 10 de março de 2012

Grupo 2 - 5ª Prova

Foi na pista do GT Team, que se realizou a 5ª jornada do Campeonato de Grupo 2, integrado nos campeonatos regionais de Braga, em conjunto com o Clube Slot de Braga.
Uma vez que há hora da realização das qualificações se encontravam apenas presentes Augusto Amorim, Bruno Martins, Paulo Mendes, Rui Costa, Luís Azevedo e Rui Mota, foram apenas estes os pilotos que acabaram por determinar os tempos para a formação das grelhas, escolhendo depois os restantes participantes as calhas, de acordo com a classificação no campeonato.
E nesta primeira guerra, foi uma vez mais Paulo Mendes e o seu Porsche a ditar a bitola, apesar dos esforços tanto de Augusto Amorim como de Luís Azevedo e até do próprio Rui Costa e o seu carochinha, ambos cada vez mais aptos a um grande resultado.
 E para a primeira das calhas, encontravam-se Bruno Martins, Rui Mota, o líder do campeonato Emídio Peixoto e António Maia.
Emídio Peixoto a experimentar um novo punho, acabou muito cedo por começar a pagar o atrevimento, o que o obrigou mesmo à sua troca durante a prova, relegando-o para uma posição pouco habitual. Quem viu a sua prova marcada por um andamento também aquém do seu potencial, foi Bruno Martins que se viu às avessas com um BMW pouco cooperante. E na guerra do melhor resultado na manga, ficaram António Maia e Rui Mota, que se degladiaram galhardamente até ao fim, acabando por definir as posições apenas na última calha, com a vitória a pertencer a António Maia por uma volta apenas.
 Como se pode observar pela imagem de cima, a boa disposição reinava.

Para a segunda manga, encontravam-se Paulo Mendes, Augusto Amorim, Luís Azevedo, Carlos Alvim e o fantástico carochinha de Rui Costa.
E foi mais uma prova em que os andamentos foram muito sérios e em que o ritmo eram imposto pelo Porsche de Paulo Mendes e em que a segunda posição fazia parte de uma disputa a dois, entre Augusto Amorim e Luís Azevedo. Enquanto Augusto Amorim se ia assustando com uma cremalheira a dar sinais de se querer desapertar, Luís Azevedo acabou mesmo por ver um bom resultado absolutamente hipotecado, quando não arrancou sequer para a última calha e depois de resolvido o problema, viu um dos pneus descolar-se, acabando mesmo por desistir. Atrás destes, Rui Costa somava alguns despistes enquanto Carlos Alvim impunha um andamento muito sereno apesar de alguns despistes também.
 Paulo Mendes viria a ganhar a manga descansadamente, ao mesmo tempo que Augusto Amorim impunha na segunda posição o seu Ford Escort. Em terceiro posicionava-se Carlos Alvim seguido de Rui Costa e de Luís Azevedo que se vira obrigado a recorrer à desistência.
 A boa disposição pairava também sobre a parelha composta pelos pilotos da segunda manga.

E contas feitas, Paulo Mendes e Augusto Amorim ocupavam as duas primeiras posições, enquanto António Maia e Rui Mota lhes seguiam, relegando este último Carlos Alvim para a quinta posição, por um metro apenas. Em sexto, viria classificar-se o até então líder deste campeonato Emídio Peixoto, seguindo-se-lhe Bruno Martins, Rui Costa e Luís Azevedo.
 O pódio dos modelos participantes, com os dois Ford Escort classificados nos três primeiros lugares.

No pódio por pilotos, Paulo Mendes o vencedor, ladeado por Augusto Amorim e António Maia.

A classificação final desta prova, posiciona os pilotos para a última prova a realizar-se no próximo sábado na pista do Clube Slot de Braga, conforme a classificação pontual que abaixo se expõe:

1º - Paulo Mendes - 54 Pontos
2º  - Emídio Peixoto - 50 Pontos
3º - Rui Mota - 38 Pontos
4º - Bruno Martins - 32 Pontos
4º - Carlos Alvim - 32 Pontos
6º - José Eduardo - 27 Pontos
7º - Augusto Amorim - 26 Pontos
8º - Hugo Figueiredo - 22 Pontos
9º - Rui Costa - 13 Pontos
10º - António Maia - 12 Pontos
11º - Luís Azevedo - 10 Pontos
12º - Luís Pedro - 5 Pontos

Surgindo os 4º classificados com o mesmo número de pontos, será talvez o lugar mais disputado na próxima jornada, já que a pontuação dos dois primeiros estará mais ou menos segura, ao mesmo tempo que a terceira posição poderá não levantar grandes alarmes.. Entre o sexto e o oitavo lugares, também as pontuações deixarão alguma abertura para possíveis alterações.

Força gente, que a disputa de alguns dos lugares está bem acesa....

quinta-feira, 8 de março de 2012

Iguais, mas desiguais

 Ainda de volta à carga com os Cheetah, modelo de minha paixão, verifiquemos as duas edições até agora feitas chegar ao mercado do consumidor, pela produção da MRRC.

 De aparência similar, mais ao detalhe, comprovaremos que existem algumas ténues diferenças.

 A frente do modelo será talvez a secção em que menos se notem as diferenças, mas à medida que caminhamos na direção do habitáculo, vão se constatando algumas dessas diferenças.
 A representação do motor, é a primeira das que se faz notar, já que na versão negra, as trombetas de respiro dos carburadores, foram substituídas pela representação dos próprios carburadores.
 E se no modelo vermelho constatamos a existência de retrovisores exteriores, na versão preta, são os tampões de combustível que tomam o seu lugar.
No habitáculo, o modelo da direita mostra-nos a representação do pneu suplente, inexistente no rival.
Na traseira, a quantidade de pilotos luminosos demarca também a distinção entre ambos. E na minha opinião, o Cheetah da direita, é bem mais interessante, para além de somar também uma decoração bem mais discreta.

terça-feira, 6 de março de 2012

Sideways - Capri Grupo 5

 Parece para breve, a chegada do fantástico Capri de Grupo 5, na paralela produção da Racer, a Sideways.
 E os meus maiores receios, parece não terem tido fundamento, ao anunciar um modelo perfeito, mas de rodas algo desproporcionadas, relativamente à realidade. Afinal, mostra-se pleno de perfeição neste particular, já que o eixo traseiro surge provido de rodas de maior dimensão que à frente.
 Apesar disso, pelo que é dado observar pelas imagens, consegue-se que o modelo nesta secção quase se cole ao plano da pista. Uma boa constatação, já que quanto mais baixo conseguirmos que os modelos fiquem, mais garantia de pleno resultado dinâmico teremos.
 Sem dúvida alguma, estaremos perante um modelo de eleição que verá no seu horizonte apenas um objetivo, . VITÓRIA.....
 Porventura seguirá os mesmos preceitos de leveza que pauta os carros de última geração, o que contabilizado em décimos de segundo, quererá orienta-lo para a prateleira do verdadeiro estrelato.
 De mecânica que poucas dúvidas suscitará, convencerá de imediato o mais céptico dos praticantes da modalidade.
 Com um berço de motor capaz de receber ainda um conjunto de molas, permitirá que em plásticos Ninco o seu bom desempenho seja também garantido.

 À partida nada a pontar, para além duma altíssima nota positiva.

Ford Transit - As preparações

Que maior honra poderia querer a etnia cigana, do que esta que nos é oferecida por uma bela interpretação feita por Hugo Figueiredo, para aquele que se avizinha Troféu Ford Transit?
 Enquanto continua o trabalho sobre o kit de montagem dos chassis às carroçarias para este curioso troféu por parte do organizador, o trabalho de casa sobre as decorações destes protagonistas, está já a ser levado a sério pelos potenciais interessados nesta participação.
 É o caso de Hugo Figueiredo que com base neste modelo e baseado na marca de tabacos "Gitanes", concebeu esta bonita decoração que todos deixou espantados.
 Embora esteja ainda esta carroçaria em atrasada fase de desenvolvimento, onde se observam as rodas originais e as portas de abrir, este modelo encontra-se no entanto à espera da ultimação do esperado regulamento, para dar o passo seguinte.
 Ao lado de um modelo de série, é possível perceber-se o quanto diferente já se encontra a Transit dos ciganitos....
 Belo efeito conseguido por este nosso praticante que ao que se sabe, se encontra com o sangue na guelra à espera das primeiras voltitas a sério.....
Belo trabalho Hugo, parabéns.....

Estranho acontecimento

Este Blog registou ontem, dia 5 de Março de 2012, alguns dados de clara estranheza.
Sabendo do número médio mais ou menos habitual de frequência que ocorre neste Blog e que ronda entre os 2 e muito raramente os 6, 7 ou mais raro ainda, 8, fomos surpreendidos com 28 visitas às 22 horas, para descer às 23 para as 19 e surpreendentemente às 24 horas, subir para umas incríveis 56 visitas.
De facto, números verdadeiramente improváveis e sem qualquer justificação, o que acaba por me deixar verdadeiramente perplexo.
Se alguém souber de alguma razão válida para esta ocorrência, gostaria de ser esclarecido, visto da minha parte me parecer mais um problema de ordem informática a ditar esta disparidade e provável conflito a ditar esta grandeza de visitas.

Um abraço a todos quantos vão justificando a existência deste Blog.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cheetah - Venham mais dois...

Depois da duas primeiras versões do Cheetah, uma vermelha e outra preta, a MRRC vai fazer-nos chegar outras duas versões, e com algumas diferenças de carroçaria. Enquanto na primeira série surgiam sobre o capôt-motor algumas aberturas de onde era possível em duas delas ver-se parte do sistema dos escapes e também uma pequena lâmina avançada e em posição transversal, agora, na nova edição, este mesmo capôt tem mesmo como únicas aberturas, a parte de onde saem as trombetas dos carburadores e duas que se lhe situam lateralmente. Todo o resto é liso.

O modelo azul e com o dorsal 46, faz parte de uma das reproduções, embora na mesma equipa surgisse ainda o modelo Nº25. Mas se reparar-mos no formato do capôt junto aos carburadores, existe uma protuberância que o minimodelo não contempla, ao mesmo tempo que os faróis deveriam ser brancos e não transparentes. Na parte mais recuada da capota mas lateralmente, deveria surgir uma abertura sem grelhas, mas a MRRC assim não interpretou.
 Em baixo, o segundo modelo da mesma equipa.

Em paralelo será editada uma segunda versão deste mesmo modelo, mas na cor amarela. E aqui, ainda que o capôt seja liso até às trombetas de respiro dos carburadores, a abertura existente para estas sobressaírem, encontra-se incorretamente representada.
 Deveria apresentar-se num formato toda ela pautada pelo retangular, mas não, surgindo muito arredondada na parte mais frontal, confere-lhe uma verdadeira incorreção. Ao seu lado, as duas janelas existentes para arrefecimento são absolutamente abertas, apesar de no minimodelo, surgirem umas grelhas absolutamente inventadas. Também as trombetas poderiam surgir melhor desenhadas, ao invés dos simples cilindros com que fizeram equipar a reprodução. Ao que parece, isenta-se ainda de número na parte traseira, quando na realidade deveriam até surgir dois, um de cada lado. Também os faróis deveriam ter sido pintados de preto, mas também neste foram mantidos os cristais transparentes. Agora, a parte lateral traseira da capota, deveria surgir completamente fechada, mas não, lá estão as incorretas grelhas de arejamento do habitáculo.



Não deixam de ser muito bem vindos...

Novidades MRRC

A MRRC, prepara-se para nos diosponibilizar, duas novas versões do conhecido e já por si editado, AC Cobra. As primeiras versões representavam modelos abertos, surgindoi agora duas novas versões Hard-Top.
 Distintas entre ambas por terem capotas de formato diferente na retaguarda, mostrando-se uma, muito mais coupé, surgem ambos ainda, com jantes diferentes das primeiras versões editadas. A inexistência de escapes laterais, é outra realidade.

 Novidades serão também os Corvette anunciados, mas para já apenas em desenhos.

Citroën 2CV - O verdadeiro histórico

 O interessante Citoën 2CV produzido pela Scalextric/SCX, vê chegar a sua segunda versão deste verdadeiro bi-motor. Verdadeiro, à escala real diga-se, já que a reprodução de Slot, apenas contempla um, cuja referência é dada como o do novo conceito, o RK 11.1. Depois da versão "Club-Graz", surge a vais discreta versão cliente, numa bonita e carateristica cor cinzenta.
 O seu interessante conceito de tração integral foi na miniatura conseguido, com o acréscimo de se poder contar também com a ajuda de um patilhão basculante, num trabalho de grande mérito por parte deste fabricante.
 No entanto, depois de testado, confirma-se o grande potencial da sua motorização, mas constata-se a inoperância de todo o sistema de tração e basculação, em pistas onde seria suposto todo o mecanismo funcionar. Nas pistas de TT, torna-se um modelo altamente delicado de conduzir, pelo qual não se aconselha a sua prática com estes modelos.
 Não se percebe a razão pela qual foram contemplados piloto e pendura, já que se trata de um modelo civil. Não fará grande sentido o uso de capacete e caderno de notas, quando ficaria muito mais engraçado o seu recheio fazer-se com um belo casalinho.

 Mecânicamente, tudo igual relativamente à primeira versão.