sábado, 1 de setembro de 2012

Ford Fiesta RS WRC VS Citroën DS3 WRC


Rivais no Mundial de Ralis, poderão vir a tornar-se também no território dos Slo Car.
Se a Superslot promoveu a edição do BMW Mini e do Ford Fiesta, a SCX apostou antes do Ford Fiesta e Citroën DS3.


Ambos se encontram excepcionalmente bem reproduzidos, apesar das suas algo limitadas aptidões dinâmicas.


Mas enquanto as reproduções britânicas nos permitem apenas algumas brincadeiras bem caseiras e sempre bem apoiadas na questão magnética, os modelos espanhóis permitem-nos algo bem mais movimentado e capaz de performances mais interessantes.

Mesmo desprovidos do íman que equipa a totalidade dos modelos deste fabricante, conseguem um comportamento muito satisfatório, se bem que longe das performances dos mais recentes e evoluídos carrinhos pensados exclusivamente no melhor dos resultados quando dotados à competição pura.

Equipados com vários sistemas desenvolvidos pela própria SCX/Scalextric, estas pequenas máquinas proporcionam uma inigualável agradabilidade. De performances limitadas, comportam-se no entanto com uma eficácia comprovada, ao mesmo tempo que transmitem a quem os pilota, uma real sensação de eficácia e honestidade.

Quanto às carroçarias, o primeiro impacto é de verdadeiro prazer proporcionado por uma fidelidade de linhas e cotas. Acrescente-se ainda o elevado nível de acabamento apresentado.

De cotas similares, o Fiesta apresenta-se no entanto ligeiramente mais baixo.


Enquanto o Fiesta mostra uma frente mais mergulhante, o DS3 apresenta menos massa plástica para além do eixo traseiro.

Curiosamente, o Ford Fiesta apresenta um maior ângulo de viragem, o que seria de supor, igual em ambos os modelos. Também o patilhão se encontra mais alongado no modelo da oval azul, apesar das cotas entre eixos se apresentarem iguais.

Os chassis mostram-se de engenharia similar relativamente a todos os conceitos aplicados, exceptuando-se o aperto do chassis à carroçaria que embora igual em número de parafusos, os dois frontais encontram-se muito mais próximos do patilhão, no modelo da Citroën.

Dada a igualdade de distância entre eixos, a tracção às quatro rodas permite-se fazer-se através da mesma referência de motor, o novo RK 91.
O sistema de luzes tanto à frente como atrás continua a ser uma realidade na SCX, mantendo-se também o sistema de mola no patilhão, de forma a manter o mesmo sempre alinhado no sentido longitudinal. Por outro lado, as lâminas que transportam a corrente das palhetas até ao motor, funcionam ainda como molas do patilhão, o que permite o mesmo acompanhar as chapas das calhas, em pequenos desníveis.
As palhetas de efeito duplo, permanecem também como fazendo parte dos modelos de série.

O motor RK91 é algo que ainda nos falta descobrir, apesar das boas indicações do mesmo já recebidas por parte de alguns leitores deste Blog.

As molas dos carvões, foram substituídas por pequenas lâminas de chapa que mantêm os carvões encastrados.
Duas interessantes máquinas, que por certo não faltarão nas estantes dos grandes coleccionadores.

sábado, 25 de agosto de 2012

Filipe Albuquerque, 3º tempo no DTM - Zandvort - Holanda

 O piloto conimbricense Filipe Albuquerque, conseguiu um fantástico terceiro tempo para a prova de Zandvort a decorrer amanhã e a contar para um dos campeonatos mais competitivos do mundo, o DTM

 A prova de qualificação ditou uma formação de grelha inédita, tendo sido as cinco primeiras posições ocupadas por modelos da marca Audi.

Scalextric / Superslot





 


 










Super Scalextric

Campeão de vendas em Espanha


A chegada ao mercado espenhol do Mini de produção inglesa Scalextric/Superslot, superou as expectativas, ao ponto de ter mesmo esgotado naquele mercado.
Este BMW Mini WRC com que Dani Sordo militou no Campeonato do Mundo de Ralis durante esta época, começou a sua comercialização, por Espanha. Boa política esta por parte do fabricante britânico, que só agora estenderá ao resto do mundo a sua comercialização.
Estranho, é a Scalextric/SCX e depois de nos ter feito chegar o Ford Fiesta WRC e o Citroën DS3 WRC, não se ter ainda aprontado nesta guerra....

Pagani, nasceu para vencer?



O resnascido Pagani, após a fabricação por parte da Scaleauto com base no modelo da MB Slot, parece ter argumentos para tornar-se num modelo de sucesso.
Após a sua comercialização, a primeira prova de vulto em que participa, sagra-se vencedor. Aconteceu perante uma lista de concorrentes de peso, durante a realização  das 24 Horas de Madrid, frente a uma verdadeira legião de Mosler's da NSR. Registe-se também a obtenção do terceiro lugar por parte deste fabricante, através do modelo Radical SR-9.

Um bom começo que o caracteriza desde já como um dos mais promissores modelos da actualidade.

Stark Slot




Em breve, o Renault Clio Maxi.

Trata-se de uma nova marca, cuja SlotCar Today conseguiu desvendar alguns dos seus segredos, através de uma longa conversa com os seus responsáveis.
Por trás desta marca, estão sócios à muito ligados ao mundo do modelismo, através de empresas ligadas à produção de modelos e peças em resina e compósitos e de outra ordem e capital social de diversas procedências. Embora 100% espanhola, o processo produtivo desta empresa encontra-se radicado em Portugal.
A Stark manifestava já num primeiro comunicado de imprensa, a intensão de realização de modelos em resina à escala 1/32 e produções limitadas a 300 exemplares, sem que que viessem a realizar reedições ou outras versões sobre essas mesmas bases.
Para primeiro modelo e a surgir dentro de 15 dias, teremos o Renaul Clio Maxi com que Jean Ragnotti paricipou no rali Monte carlo em 1995, e será produzido tal como anunciado, numa quantidade de 300 exemplares. Será fabricado em resina não artesanal, mediante processos de câmara de vácuo e grande controlo de qualidade e serão posteriormente pintados e decorados industrialmente. O seu chassis será metálico e representará uma gama universal do tipo clubman que receberá um motor Mabuchi de caixa pequena. As jantes serão de alumínio e receberá ainda um íman de neodímio. Os interiores serão pormenorizados e detalhados à mão, os decalques serão da Cartograf e receberá ainda zincogravuras para pequenos detalhes como os limpa-pára-brisas e a marca do modelo.
Trata-se de um modelo RTR (Ready to Run - pronto a correr) apresentado numa embalagem plástica clássica dos fabricantes de Slot. Tudo isto para facilitar a contenção de custos e proporcionar um preço final interessante e que se desvendará apenas na altura em que se disponibilzarem as primeiras imagens reais desta produção.
Esta será uma das políticas comerciais da Stark, não dando a conhecer as suas novidades antes de se poderem mostrar imagens definitivas dos mesmos, já à escala. Sabe-se no entanto já, que a próxima produção recairá no Ford Escort RS 1800 de Richard Burns, desvendou a própria Stark numa nota de imprensa, onde se dão a conhecer ainda os prováveis modelos que se lhe seguirão, o Citroën BX 4TC de Jean Claude Andruet no Montecarlo de 1986 e o Subaru Legacy RS de Colin McRae na mesma prova em 1992. Tratam-se de modelos de similar popularidade enquanto associados a uma temática, o Rali de Montecarlo.
Desenho próprio, produção própria e gestão comercial própria, tudo para dessa forma poderem controlar ao máximo o preço final. Para nós portugueses, é sempre bom saber que tanta exigência a passar por Portugal, certifica que o que por cá se vai fazendo, corresponde a elevados padrões de qualidade e se calhar, também de preço.
Fiquemos então a aguardar pelas primeiras imagens a disponibilizar, para podermos verdadeiramente apreciar o que se espera venha a ser, uma obra-prima.
Força Stark.
Agradecimento a António Morgado, que nos trouxe esta notícia.