quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cole3ccionismo, sem escala .... Imagens
















Já partiu para testes...

Já se encontra a dar as primeiras voltas, no que são os primeiros testes dinâmicos, o BMW M1 da Sideways.
Características:
Peso total do modelo: 77,2 gr
Peso Carroçaria: 18,7 gr
Peso Chassis: 58,1 gr
Motor: 20.500 rpm / 200 gr/cm
Pinhão: 11 dentes
Cremalheira: 29 dentes
Largura Eixo Frente: 50,02 mm
Largura Eixo Trás: 61,53 mm
Jantes Frente: Plástico
Jantes Trás: Alumínio
 O modelo foi testado numa pista em que o recorde foi estabelecido pelo Saleen S7R da Arrow Slot, com o registo de  10,219 s. Este modelo ao fim de 200 voltas, conseguiu como melhor tempo e neste estágio de desenvolvimento, o tempo de 10,657 s.
 Bons indicadores, para um esperado modelo que preencherá o universo de modelos de Grupo 5, que cada vez se mostra mais preenchido.
 Os conceitos adoptados, foram mantidos a partir da restante linha dos Grupo 5 da Sideways, do qual fazem já parte o Ford Capri e o Lancia Beta Montecarlo.
Quanto ao Porsche 935 Moby Dick, algo parece estar a passar-se, uma vez que era suposto poder já dele desfrutar-se, mas o certo é que continua ainda dentro de portas, sem quase nada dele se saber.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Avant Slot - Um ar da sua graça......Estão vivos!


 Depois de largos meses sem notícias, parece que a Avant Slot deseja ressuscitar. Para tal, começam por editar os interessantes camiões em Kit. Três tipos de Kit irão ser vendidos, com um completamente básico e sem mecânica, outro com o conjunto completo e um terceiro cujo argumento válido, recai na aposta de materiais mais nobres, como outro tipo de jantes e pneus PKS.
 Os preços variam entre os 39.95€, os 64.95€ e os 89.95€ respectivamente. Registe-se que na opção mais dispendiosa, surgem novas suspensões e um chassis. O modelo base é o Man da sua habitual linha de modelos.
Para além disto, anuncia-se ainda, o surgimento do Opel Manta de Carlos Sainz e o Mirage vencedor de Le Mans. Anunciam-se também decorações surpresa e novos tipos de palhetas de reduzida espessura.
Vamos lá a levantar a cabeça...

Novo Chassis Black Arrow


 Se recentemente a Black Arrow nos encantou com o seu Aston Martin, chegou agora a vez do fabricante editar a primeira evolução para o seu DBR9.
 Trata-se de um chassis que permite a montagem do motor em posição anglewinder, acompanhando assim as modernas tendências para este tipo de modelos. Mantendo-se a filosofia in-flex, adianta-se que possivelmente surgirá também um outro chassis destinado aos ralis. E não se pense que um Aston destes será pura invenção nos ralis, pois em Portugal isso aconteceu, tendo-se estreado no rali de Vila verde, nos arredores de Braga, no que terá sido uma estreia mundial.
O chassis que brevemente se disponibilizará, trará inovações técnicas, como os sete pontos de ancoragem e sobre os quais será possível a montagem de suspensões. Deste modo, irão possibilitar-se configurações de afinação, variadas. Parece ser de alguma complexidade o sistema desenvolvido, mas pelo que já observamos no modelo básico, não teremos muitas dúvidas quanto aos resultados positivos que este chassis nos permitirá.
 Em baixo, o chassis básico que equipa o modelo de série.

Uma família simpática, a família BM

Achegada ao mercado através da Scaleauto do BMW Z4 da categoria GT, veio alargar a família BMW no que respeita aos modelos de competição que se celebrizaram no muno automóvel de competição.
 E esta começa a assumir contornos de relevo no mundo dos Slot Car, já que se disponibilizaram modelos de elevadíssimo interesse, para além dos êxitos por eles acumulados no campo competitivo.
Desde a época dos 1800 até aos nossos dias, esta marca tem-se sabido impor nesse capítulo, onde inclusive chegou a sagrar-se vencedor da mais importante prova mundial, as 24 horas de Le Mans. Desde corridas de sprint, ralis e resistências e até à formula 1 onde abrilhantou esse mundo com os seus motores, esta marca tem deixado rasto de sucesso.
 O modelo 3.500 CSL foi outro dos revolucionárias da marca de Munique, onde conseguiu outro importante palmarés, ao conseguir a vitória absoluta nas 24 Horas de Daytona. Tratou-se dum modelo que evoluiu do 2800 CS, modelo este que não tivemos ainda o prazer de o ver chegar aos gloriosos do Slot. No entanto, ou através da Spirit ou da Slot Racing Company, existem algumas esperanças que venha a acontecer.
 Várias foram as evoluções da carroçaria e através da Fly, fomos tendo a possibilidade de juntar às colecções, algumas dessas etapas, bem como das reproduções daqueles que conhecidos ficaram por "Art Car".
 O M1, terá sido uma das melhores criações bávaras. Espantaram o mundo com a sua chegada, ao ponto de ainda hoje os pilotos ficarem espantados com a dinâmica deste modelo nascido em 1978 e produzido até 1981. Trata-se ainda hoje, do único modelo da BMW a ser produzido com motor central de 3.5 de cilindrada, debitando 277 cv e produzido artesanalmente pela BMW Motorsport.
 Excepcionalmente utilizado na competição, chegou mesmo a servir de troféu de animação dos programas de Formula 1, onde alguns dos participantes eram os próprios pilotos desse Campeonato do Mundo.
 A Fly não perdeu o ensejo para a sua reprodução, no que passou a ser um dos melhor conseguidos modelos deste fabricante de Slot Car.
 Não faltou também o "Art Car" correspondente ao M1 que participou em Le Mans.
Aguarda-se agora que através dos fabricantes Scaleauto e Sideways, nos cheguem os mais extraordinários M1 de Gr.5, no que se espera também venham a ser, máquinas de verdadeira animação das competições Slot car.
 Mas a série 3, será porventura uma das mais resistentes dentro do capítulo competitivo. São várias as evoluções ligadas à série 3, correspondentes a vários tipos de carroçarias, desde a série E30 até à dos nossos dias.
 O modelo E30, terá sido o que mais espantou, pela novidade e pelos êxitos a nível mundial que conseguiu abarcar, onde o campeonato DTM terá sido o mais representativo, dada a complexa concorrência com que teve que se confrontar. Os que se seguiram, foram naturais evoluções a que o tempo obriga.
 A série E46 foi muito aproveitada para os campeonatos Norte-Americanos, mas também na Europa, onde somou êxitos de relevo. O piloto português Pedro Lamy, conseguiu através desta série, significativos êxitos com este modelo durante as 24 Horas de Nurburgring em 2004 e 2005, onde fez parte da equipa oficial germânica com os BMW M3 GTR, Embora de séries diferentes, a Fly e a Autoart reproduziram ambas as séries e com elevadíssimo nível qualitativo.
 Em primeiro plano a reprodução da Fly. Por comparação com o modelo da Autoart, pode verificar-se as modificações tanto do capôt-motor, como dos alargamentos da carroçaria ao nível dos seus eixos.
 O próprio estilo da pintura, acaba por determinar a alteração de estilo de ambos os modelos, já que 2001 marcou o surgimento do primeiro M3 GTR, o reproduzido pela Fly.
 Pelo caminho, ficamos com o modelo 6.5 CSI por explorar, pois espera-se por parte da Spirit os gloriosos oficiais que se impuseram em Spa e noutros terrenos de eleição. Até lá, vamo-nos valendo das edições já chegadas.

 A série E92 GT2, é a mais recente série dos M3 a manter vida activa. Presente em edições americanas e europeias, mantem acesa a chama pelas gloriosas lutas contra os mais actuais modelos de competição da sua categoria.
O seu lugar está garantidamentre assegurado, como mais um dos sucessores da marca, nas competições mundiais.
 E a Scaleauto trouxe-nos já o interessantíssimo Z4, do qual se esperam também outras interessantes edições. E pouco-a-pouco, assim vai crescendo a família BMW.....