terça-feira, 23 de abril de 2013

Mazda 787B - Comparativo

 O modelo 787B da Mazda ficou para a história do desporto automóvel, por ser o único representante nipónico a atingir a almejada vitória na clássica francesa. A vitória naquele terreno, trás proventos comerciais incalculáveis, razão pela qual temos assistido a avultados investimentos por parte da rival Toyota, com esse propósito único.
 Mas este modelos trouxe outra glória histórica ainda à marca, pois foi a primeira e única vez que se assistiu naquela clássica, ao êxito de um motor rotativo, ou conhecido também por Wankel, o nome do seu criador, um engenheiro alemão que primeiramente utilizou estes motores na marca NSU. Mais tarde, a patente viria a ser vendida à Mazda que o tem vindo constantemente a desenvolver.

              O conceito do motor rotativo            




Este êxito não passou em claro aos fabricantes de miniaturas, nem especificamente aos fabricantes de modelos de Slot. E assistimos à chegada deste representante, na linha de edições da Slot.It e ainda como modelo único até à data, pelo fabricante canadiano Mr. Slot Car.
A chegada do Campeonato Grupo C ao GT Team Slot Clube, abriu a curiosidade e participação deste modelo de fabrico canadeano cuja validade dinâmica era ainda uma incógnita. Limitado na sua preparação, Rui Mota arrisca e ainda que limitado a um berço de origem e a uma motorização de qualidade inferior à concorrência, deixou no ar algum potencial. Para futuras participações, a evolução deste Mr. Slot Car, ditará então a real potencialidade relativamente à rival Slot.It.
 Mas para agora, fica apenas um comparativo entre estes dois modelos oriundos de continentes diferentes. Da Ásia veio o inspirador e verdadeiro 787B e da Europa e da América do Norte, os dois modelos de Slot que servirão de base a este artigo.
E num primeiro olhar sobre ambos, realça no imediato a divergência na tonalidade da cor verde pela qual cada um optou. A Mr. Slot Car recorreu a um verde vivo, enquanto apoiado num verde mais escuro, a Slot.It proporciona-nos um modelo de aparente irrealidade. Mas a verdade, é que depois da observação das imagens do Mazda à escala 1/1, ficamos com a ideia de que a verdade se aproxima muito mais da criação italiana.

 A observação da linha da traseira, permite-nos concluir que a criação canadiana se encontra com demasiada traseira, já que a carroçaria acaba bastante cedo, com pouco mais do que o limite da cava da roda. Mas ambos erram no que respeita à altura da cava, já que esta vai quase até ao limite superior da carroçaria. Em ambos surge demasiado plástico nessa zona. O suporte do aileron surge mais finamente reproduzido na versão Slot.It, encontrando-se assim mais condizente com a realidade.
 Mas a reprodução das jantes surge com sinal mais na recriação canadiana, enquanto o seu rival tem mesmo sinal negativo, já que uma chapa sem qualquer relevo tridimensional, não permite o mesmo efeito final.

 Muito similares na traseira, não haverá grandes apontamentos a referenciar.

 Sem grandes divergências gerais, acaba por se tornar difícil uma avaliação qualitativa de cada um. Mas os olhos indicam uma silhueta geral mais perfeita no Mr. Slot Car. Sem grande referências que consiga descrever, é mesmo  a valência dos meus olhos que o indica, sem que possa fundamentar essas referências, sobretudo na forma da zona frontal. O modelo da Slot.It, parece apresentar uma frente mais afunilada e um eixo cujas rodas muito subidas proporcionam uma imagem falsa.
A parte inferior do modelo da Slot.It cuja cor surge em acastanhado, encontra-se exagerada na parte da parede vertical que é possível observar-se. No rival, encontra-se melhor reproduzida.
 Nas frentes, a tomada de ar central do Mazda da Slot.It está baixa, pois deveria ser ligeiramente mais alta. Mas o pilar central  nessa mesma tomada de ar do radiador, encontra-se correctamente pintado de preto no modelo italiano, mas não no canadiano que está vermelho. Já a pintura verde do bordo dos cristais dos faróis, no modelo da Mr. Slot Car encontra-se demasiado grosseira.

 Quanto ao pilar existente entre o pára-brisas e a porta, verifica-se na versão da Mr Slot Car este se encontra representado demasiado grosso e na cor verde, enquanto no modelo da Slot.It, mais fino mas preto. Ora bolas, era mesmo o meio termo, já que é fino e verde.....


 Na vista superior, observa-se que a saída de escoamento de ar sobre a roda traseira esquerda no modelo da Slot.It surge pintada de preto. Está incorrecto, pois é totalmente à cor da carroçaria.
E então em que ficamos?
Slot.It ou Mr. Slot Car?
Bem, se for para correr, o Slot.It é uma garantia, mas se o destino for a estante, pessoalmente optaria pelo Mr. Slot Car.
Mas no fundo, dois belos exemplares....

Campeonato Grupo C - Segunda prova


Decorreu a segunda prova do Campeonato de Grupo C, num campeonato em que a falta de conhecimento do traçado continua a ser o principal handicap dos pilotos.
Augusto Amorim e Paulo Mendes, são os pilotos que melhor têm conseguido vencer esse obstáculo. Como prova disso, acabaram por conseguir impor-se a um plantel, desta vez mais reduzido.
A terceira posição acabou por pertencer a Bruno Martins, que com um andamento certo e vivo, viria a impor-se a David Azevedo e Rui Mota. David Azevedo imprimiu um arrepiante andamento, deixando todos sempre na expectativa de um iminente despiste.
Melhor do que na estreia, esteve José Pedro Marques, impondo-se desta feita a Paulo Gonçalves que por sua vez, deixou Miguel Carvalho atrás de si.
Mais uma jornada, em que ficou a confirmação da eficácia do binómio Augusto Amorim / Toyota.
Espera-se que para a terceira prova, Paulo Mendes melhore a sua máquina, enquanto Rui Mota vai também evoluir o seu Mazda, já que se encontra na posse do berço para motor em posição Anglewinder.

Venha a próxima....

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Grupo 5 - Capri VS Porsche - Sideways

 A nova coqueluche do Slot, será sem dúvida o Porsche 935 Moby Dick do fabricante Sideways. Embora muito novato ainda no mercado, poderemos por comparação com os modelos existentes, tirar algumas ilações.
 Assim sendo e uma vez que os testes dinâmicos ainda não se efectivaram, poderemos pelo menos através das imagens, vaticinar qualquer coisa relativamente ao seu futuro próximo.
De linhas soberbas e deliciosamente bem reproduzidas, acaba por se tornar num verdadeiro regalo à vista. Trata-se da versão de testes, razão pela qual nos deparamos com uma versão tão despida de decoração. No entanto, a versão 43 com as cores da "Martini", virá a ser o top das decorações desta verdadeira BESTA.
 Dotado de uma carroçaria mais baixa da linha de cintura para baixo, mostra-se curiosamente mais alto ao nível da capota, do que o rival Ford Capri. Esta é notória sobretudo se prestarmos atenção à altura a que se posiciona o piloto, no Porsche. Mas a frente bastante mais mergulhante, ilude um pouco relativamente às suas alturas.
 O mesmo acontece com as traseiras, já que embora bastante alongada no Porsche, vai progressivamente descendo até ao seu limite.
 É possível nestas duas imagens, verificarmos esse aspecto. Se nas frentes a diferença de alturas entre ambos não significa tanto assim, na traseira acaba por ser abismal essa diferença.
 No entanto, é também completamente díspar a distância que vai desde o eixo posterior até ao limite da carroçaria. Muito mais curto, o Ford parece ter alguma vantagem na hora das derrapagens, pois o peso da traseira encontra-se muito melhor posicionado sobre o eixo. Já o Porsche, parece vir a poder mostrar-se mais descompensado, nesse particular.
 E se alinharmos o eixo traseiro, à frente o Porsche mostra-se bastante mais curto. Se este aspecto poderá dar vantagem em traçados sinuosos e de curvas de raio apertado, já nas pistas rápidas e com curvas longas, poderá vir a comprovar-se algum défice de comportamento.
 É possível na imagem de baixo, comparar as distâncias entre eixos de ambos os modelos.
 Mecânicamente estamos perante um mesmo conceito. A excepção está, num chassis sem recorte de encaixe da carroçaria, como se observa no Ford Capri.
Melhor ou pior, não sabemos, mas temos a certeza de nos ter chegado às mãos, um dos mais bonitos modelos de competição da Porsche....

Obrigado SIDEWAYS......

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Slot Racing Company - Ei-lo


Aí está.
O belíssimo Alfa Romeo 33TT12 da Slot Racing Company encontra-se pronto e entrará no circuito comercial na próxima semana.
 Poucos pontos haverá a apontar como desagradáveis, já que se encontra quase fielmente reproduzido. Apenas a falta de algum arredondamento na parte inferior da carroçaria, sobretudo junto às cavas das rodas frontais, serão o aspecto que maior referência me merece. De resto, impecável!
No habitáculo, encontram-se reproduzidos até, os cabos que por lá passam...
Parabéns SRC......

Século XXI - Liga de Clubes - 3ª Prova

Irá ter lugar este sábado dia 20, a terceira jornada do campeonato Século XXI - Liga de Clubes. Depois da passagem pelo Clube Slot do Porto e do Meta Clube em Guimarães, a caravana rumará às instalações do Slot Clube Matosinhos.
Com uma vitória na última jornada, os homens de Matosinhos têm agora uma oportunidade soberana para o ataque à liderança do campeonato.
É com natural expectativa que se espera uma forte reacção da parte da Trofa Slotcar, do GT Team Slot Clube e das duas equipas do Porto.
Mais um fim-de-semana de bom convívio entre a nata dos slotistas nortenhos.

Boa sorte a todos...

Campeonato Grupo C 2013

Vai ter lugar hoje nas instalações do GT Team Slot Clube, a segunda prova do Campeonato Grupo C.
Depois do primeiro embate ter pendido para Augusto Amorim, espera-se agora forte reacção de Paulo Mendes. Para a disputa dos lugares secundários, já se tem notado forte reacção da parte dos iniciados. A tentativa será de combater a ousadia de Rui Mota que continuará a apostar no modelo da Mr. Slot Car e na continuidade do motor pequeno em posição Inline. Serão eles capazes de desferir o golpe fatal na veterania?
São estes os momentos de empolgação que logo à noite poderão ser vividos.
Não perca a oportunidade de seguir em directo, estes motivos de interesse.....

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um novo conceito na Slot.It

Em cima - O novo Kit Slot.It
Em baixo - O modelo de série já conhecido


 Os dois modelos em Kit aqui agora mostrados, parecem-nos já familiares. Na verdade até são, uma vez que a Slot.It já nos fez chegar ambas as versões destes dois modelos, na sua série de modelos vendidos, já montados. No entanto, para além de serem agora vendidos apenas sob a forma de uma carroçaria, um chassis e um patilhão, as carroçarias que se encontram em Kit, agora decoradas, estão aptas para receber motores em posição Inline. A novidade reside aqui, já que as anteriores carroçarias decoradas nossas conhecidas e vendidas sob a forma de modelo completo, apenas admitiam motor em posição Anglewinder. Uma boa novidade sobretudo para aqueles cujas pinturas se transformam num verdadeiro calvário.
Mais uma bela iniciativa deste fantástico fabricante.
Parabéns Slot.It.
Em cima - O novo Kit Slot.It
Em baixo - O modelo de série já conhecido

quarta-feira, 17 de abril de 2013

NSR - Aston Martin Vantage GT3

 A NSR mostrou o seu prototipo mas em fase já avançada, o seu futuro modelo GT. Trata-se do novo Aston Martin Vantage, um GT3 que a avaliar pelo que nos é mostrado, se apresenta com muito boa aparência.
 Trata-se de um modelo actual e que alargará o leque de escolhas para os praticantes de Slot, na categoria de dos GT's. Será muito bem vindo, é claro!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Sideways - FINALMENTE.......

Finalmente, através das produções da Racer na sua linha Sideways, eis que nos vai chegar a primeira versão do Porsche 935 Moby Dick.
Com a Refª RC-SW0019, vai ser editada a versão correspondente aos testes de Paul Ricard, no ano de 1978. Esta versão, irá ser ligeiramente diferente das futuras produções, já que contempla particularidades únicas. É o caso da sua porta com uma grande tomada de ar, que só muito mais tarde foi usada nos modelos da JDAVID, no ano de 1982.

Mas mais particular ainda é o seu aileron, usado apenas nesta versão de testes, não vindo nunca a fazer parte de nenhuma versão de competição. Ocupando a totalidade da largura da carroçaria e muito baixo, confere ao modelo uma ímpar imagem.







Entretanto, o fabricante edita já também o mesmo modelo em Kit.
 O chassis encontra-se igualmente disponível avulso.
 Os restantes acessórios podem igualmente ser adquiridos à parte.
 Disponibiliza-se também o aileron que equipará daqui para a frente as restantes versões. Trata-se de um aileron mais estreito, mas também mais alto.

Estamos certos que se lhe seguirá, a mais esperada versão participante em Le Mans e que imortalizou o modelo, igualmente sob as cores da Martini.
Depois, é juntá-los à maravilhosa família dos Grupo 5 de que já dispomos.....