terça-feira, 23 de abril de 2013

Mazda 787B - Comparativo

 O modelo 787B da Mazda ficou para a história do desporto automóvel, por ser o único representante nipónico a atingir a almejada vitória na clássica francesa. A vitória naquele terreno, trás proventos comerciais incalculáveis, razão pela qual temos assistido a avultados investimentos por parte da rival Toyota, com esse propósito único.
 Mas este modelos trouxe outra glória histórica ainda à marca, pois foi a primeira e única vez que se assistiu naquela clássica, ao êxito de um motor rotativo, ou conhecido também por Wankel, o nome do seu criador, um engenheiro alemão que primeiramente utilizou estes motores na marca NSU. Mais tarde, a patente viria a ser vendida à Mazda que o tem vindo constantemente a desenvolver.

              O conceito do motor rotativo            




Este êxito não passou em claro aos fabricantes de miniaturas, nem especificamente aos fabricantes de modelos de Slot. E assistimos à chegada deste representante, na linha de edições da Slot.It e ainda como modelo único até à data, pelo fabricante canadiano Mr. Slot Car.
A chegada do Campeonato Grupo C ao GT Team Slot Clube, abriu a curiosidade e participação deste modelo de fabrico canadeano cuja validade dinâmica era ainda uma incógnita. Limitado na sua preparação, Rui Mota arrisca e ainda que limitado a um berço de origem e a uma motorização de qualidade inferior à concorrência, deixou no ar algum potencial. Para futuras participações, a evolução deste Mr. Slot Car, ditará então a real potencialidade relativamente à rival Slot.It.
 Mas para agora, fica apenas um comparativo entre estes dois modelos oriundos de continentes diferentes. Da Ásia veio o inspirador e verdadeiro 787B e da Europa e da América do Norte, os dois modelos de Slot que servirão de base a este artigo.
E num primeiro olhar sobre ambos, realça no imediato a divergência na tonalidade da cor verde pela qual cada um optou. A Mr. Slot Car recorreu a um verde vivo, enquanto apoiado num verde mais escuro, a Slot.It proporciona-nos um modelo de aparente irrealidade. Mas a verdade, é que depois da observação das imagens do Mazda à escala 1/1, ficamos com a ideia de que a verdade se aproxima muito mais da criação italiana.

 A observação da linha da traseira, permite-nos concluir que a criação canadiana se encontra com demasiada traseira, já que a carroçaria acaba bastante cedo, com pouco mais do que o limite da cava da roda. Mas ambos erram no que respeita à altura da cava, já que esta vai quase até ao limite superior da carroçaria. Em ambos surge demasiado plástico nessa zona. O suporte do aileron surge mais finamente reproduzido na versão Slot.It, encontrando-se assim mais condizente com a realidade.
 Mas a reprodução das jantes surge com sinal mais na recriação canadiana, enquanto o seu rival tem mesmo sinal negativo, já que uma chapa sem qualquer relevo tridimensional, não permite o mesmo efeito final.

 Muito similares na traseira, não haverá grandes apontamentos a referenciar.

 Sem grandes divergências gerais, acaba por se tornar difícil uma avaliação qualitativa de cada um. Mas os olhos indicam uma silhueta geral mais perfeita no Mr. Slot Car. Sem grande referências que consiga descrever, é mesmo  a valência dos meus olhos que o indica, sem que possa fundamentar essas referências, sobretudo na forma da zona frontal. O modelo da Slot.It, parece apresentar uma frente mais afunilada e um eixo cujas rodas muito subidas proporcionam uma imagem falsa.
A parte inferior do modelo da Slot.It cuja cor surge em acastanhado, encontra-se exagerada na parte da parede vertical que é possível observar-se. No rival, encontra-se melhor reproduzida.
 Nas frentes, a tomada de ar central do Mazda da Slot.It está baixa, pois deveria ser ligeiramente mais alta. Mas o pilar central  nessa mesma tomada de ar do radiador, encontra-se correctamente pintado de preto no modelo italiano, mas não no canadiano que está vermelho. Já a pintura verde do bordo dos cristais dos faróis, no modelo da Mr. Slot Car encontra-se demasiado grosseira.

 Quanto ao pilar existente entre o pára-brisas e a porta, verifica-se na versão da Mr Slot Car este se encontra representado demasiado grosso e na cor verde, enquanto no modelo da Slot.It, mais fino mas preto. Ora bolas, era mesmo o meio termo, já que é fino e verde.....


 Na vista superior, observa-se que a saída de escoamento de ar sobre a roda traseira esquerda no modelo da Slot.It surge pintada de preto. Está incorrecto, pois é totalmente à cor da carroçaria.
E então em que ficamos?
Slot.It ou Mr. Slot Car?
Bem, se for para correr, o Slot.It é uma garantia, mas se o destino for a estante, pessoalmente optaria pelo Mr. Slot Car.
Mas no fundo, dois belos exemplares....

2 comentários:

  1. Por curiosidade, proponho um vídeo que ilustra muito bem o motor Wankel:

    http://www.youtube.com/watch?v=6BCgl2uumlI

    Abraço,

    Hugo


    PS: o carro pode ser nipónico e original, mas a transmissão era cedida pela Porsche. Aí nem os japoneses a superaram.

    ResponderEliminar