domingo, 28 de abril de 2013

Ninco - Os Lancia

 A Ninco tem nas suas últimas realizações dedicadas ao mundo dos ralis, apostado em modelos de reconhecido valor histórico, tais como Ford Sierra Cosworth, ou os dois Lancia aqui agora mostrados. Dos três, considero o Lancia 037 o menos real, já que se mostra um modelo curto para a largura que apresenta. Quanto aos restantes dois, fogem à habitual deformação deste fabricante, mostrando-se bastante reais.

 Mas entre estes dois exemplares da Lancia, parece vir a ser mais eficiente o Lancia Rallye 037, pelas cotas apresentadas. Mais comprido e mais largo, garante uma estabilidade mais eficaz.
 No entanto, poderá o Stratos acabar por surpreender caso as classificativas se mostrem demasiado sinuosas. As suas cotas de curtas medidas poderão ajudá-lo nessas circunstâncias.
 Uma frente mais estreita mas também uma carroçaria mais baixa do que o rival da mesma marca, poderão permitir ao Stratos alguma mais-valia, dependendo das características dos traçados.
 A traseira do Stratos, apresenta quase a mesma largura do 037, mas as formas da sua carroçaria, enganam.
 A distância entre eixos e entre eixo traseiro/patilhão, são enormes.

 Se à frente a largura entre rodas é substancial, já atrás esta está mais comedida.
Mecânicamente, será na motorização que os equipa que porei a maior crítica, já que todo o conceito de ambos os modelos está interessante. Ambos dispondo de suspensões, terão no motor o seu próprio grande adversário, já que a maioria dos fabricantes opta por motores dotados de dinamismo mais apropriado ao mundo dos ralis. Neste particular, já conhecemos melhores tempos na Ninco....
Na hora de desapertar o chassis do Lancia Stratos, será necessário retirar o patilhão para se aceder ao parafuso da frente que fixa o chassis à carroçaria.