terça-feira, 2 de abril de 2013

Os LMP do momento......

 Nos próximos campeonatos dedicados a modelos da categoria LMP, poderemos ver em confronto com as velhas vedetas, os novos lançamentos tanto da NSR, como da Slot.It.
 E enquanto por parte da NSR parece que iremos ainda esperar pelo novo Toyota, é pelo menos já possível usufruir à bastante tempo do Audi R18 TDI de sua produção. A rival Slot.It, para além desse mesmo modelo, faculta-nos também o Lola B09/60/90.
 Se é grande a incógnita entre o mesmo modelo mas de fabricantes diferentes, dentro da Slot.It a diferença entre modelos distintos, é igualmente uma verdadeira incógnita.
 As cotas de ambos os modelos são tremendamente semelhantes, o que mais difícil nos deixa na tarefa de avaliação de em qual dos dois recairá a melhor aposta. Apenas a secção traseira do Audi se apresenta mais baixa, o que teoricamente poderá representar alguma vantagem, mas apenas os testes poderão definir a verdadeira realidade.
 As similitude das medidas entre eixos e a distância eixo traseiro/patilhão, são igualmente algo que não nos permitirá conclusões antecipadas.
 Porventura a diferença far-se-à através da preparação mais eficiente. Muitas das diferenças serão determinadas pelo tempo que cada um disporá para os testes de relações e na aposta do tipo de suspensões mais adequadas.
 Mas como será a diferença entre fabricantes distintos?
Para além disso, não nos esqueçamos que tanto a Scaleauto através do Radical como a Avant Slot através do Peugeot 908, representam muito bem esta categoria. Mas a verdade também dita que estes últimos se encontram dotados de berço para motor em posição Inline.Os dois exemplares da Slot.It no entanto, encontram-se equipados de série com berços para motor Anglewinder.
 No que respeita ao Lola, existe já em kit uma carroçaria capaz de receber berço para motor Inline, mas para já, o Audi encontra-se excluído dessa opção. A sua carroçaria não permite o encaixe da cremalheira em posição central.
 Será para já um problema por resolver, mas estamos quase certos que muito brevemente este fabricante italiano nos trará uma nova carroçaria com esse fim.

Estaremos com a chegada desta última geração, perante uma verdadeira ameaça aos dominadores das últimas provas desta categoria?
 Encontrar-se-hão estes dois modelos, ameaçados?
Mas incógnita maior estará para vir, pois como será quando chegar a surpresa chamada e-Tron quattro? O futuro R18 da Slot.It virá equipado de tracção às quatro rodas. Os regulamentos serão permissivos a esta nova realidade? E tanto mais que segundo se anuncia, este modelo virá equipado de um sistema desenvolvido a partir dos modelos de rádio controle, onde um sistema de diferencial entrará em funcionamento em curva, com as quatro rodas a puxar apenas em linha recta. Como funciona, é também  incógnita, mas maior incógnita ainda é saber se de facto se tira verdadeiro partido desta situação......