segunda-feira, 22 de abril de 2013

Grupo 5 - Capri VS Porsche - Sideways

 A nova coqueluche do Slot, será sem dúvida o Porsche 935 Moby Dick do fabricante Sideways. Embora muito novato ainda no mercado, poderemos por comparação com os modelos existentes, tirar algumas ilações.
 Assim sendo e uma vez que os testes dinâmicos ainda não se efectivaram, poderemos pelo menos através das imagens, vaticinar qualquer coisa relativamente ao seu futuro próximo.
De linhas soberbas e deliciosamente bem reproduzidas, acaba por se tornar num verdadeiro regalo à vista. Trata-se da versão de testes, razão pela qual nos deparamos com uma versão tão despida de decoração. No entanto, a versão 43 com as cores da "Martini", virá a ser o top das decorações desta verdadeira BESTA.
 Dotado de uma carroçaria mais baixa da linha de cintura para baixo, mostra-se curiosamente mais alto ao nível da capota, do que o rival Ford Capri. Esta é notória sobretudo se prestarmos atenção à altura a que se posiciona o piloto, no Porsche. Mas a frente bastante mais mergulhante, ilude um pouco relativamente às suas alturas.
 O mesmo acontece com as traseiras, já que embora bastante alongada no Porsche, vai progressivamente descendo até ao seu limite.
 É possível nestas duas imagens, verificarmos esse aspecto. Se nas frentes a diferença de alturas entre ambos não significa tanto assim, na traseira acaba por ser abismal essa diferença.
 No entanto, é também completamente díspar a distância que vai desde o eixo posterior até ao limite da carroçaria. Muito mais curto, o Ford parece ter alguma vantagem na hora das derrapagens, pois o peso da traseira encontra-se muito melhor posicionado sobre o eixo. Já o Porsche, parece vir a poder mostrar-se mais descompensado, nesse particular.
 E se alinharmos o eixo traseiro, à frente o Porsche mostra-se bastante mais curto. Se este aspecto poderá dar vantagem em traçados sinuosos e de curvas de raio apertado, já nas pistas rápidas e com curvas longas, poderá vir a comprovar-se algum défice de comportamento.
 É possível na imagem de baixo, comparar as distâncias entre eixos de ambos os modelos.
 Mecânicamente estamos perante um mesmo conceito. A excepção está, num chassis sem recorte de encaixe da carroçaria, como se observa no Ford Capri.
Melhor ou pior, não sabemos, mas temos a certeza de nos ter chegado às mãos, um dos mais bonitos modelos de competição da Porsche....

Obrigado SIDEWAYS......