quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Saleen S7R - Arrow Slot


Embora a Arrow Slot tenha já disponibilizado os elementos transparentes em plástico duro para o seu modelo Saleen já editado, o seu primeiro modelo em versão decorada correspondente a uma participação nas 24 Horas de Le Mans em 2010, está ainda para chegar. É no entanto já conhecido o resultado desse excelente trabalho levado a cabo por este fabricante espanhol. E que bonito está.....


Entre o modelo real e a miniatura detectam-se algumas disparidades. Na miniatura surgem as características grelhas laterais mesmo à frente das rodas da frente, mas esta versão não as contemplava. Ao nível da capota, enquanto na miniatura surge uma tomada de ar saliente também característica deste modelo e que vai quase até ao pára-brisas, nesta versão esta fica-se um pouco atrás e ao mesmo nível da restante capota. Bom, alguns pormenores que mais tarde poderão ser melhor esmiuçados....

Le Mans Miniatures

 A Le Mans Miniatures é um fabricante francês que disponibiliza peças em resina e em várias escalas, tendo inclusive penetrado no sector dos slot car, com, quanto a mim, as melhores criações mundiais neste material.
Mostra-se aqui através desta figura de Pedro Rodriguez, um exemplo da incrível qualidade a que chegaram nas suas reproduções.
 Este Ford GT MK IV das suas séries estáticas, demonstra igualmente o realismo com que conseguem abrilhantar as suas peças.


 E para os slot car, vão chegar várias versões do modelo francês Rondeau, que chegou mesmo a vencer uma das edições de Le Mans.


Primeiro contacto Porsche 935 - Scaleauto

 Já nos chegou às mãos o Porsche 935 do fabricante Scaleauto. Ainda que não se lhe conheça o desempenho dinâmico, é pelo menos aos nossos olhos uma peça notável.
 De escala excepcional, parece não falhar nos principais detalhes que marcam este modelo. Os próprios ganchos de reboque se encontram genuína e perfeitamente reproduzidos e cuidados

 Além de perfeito como parece estar, incluindo a reprodução e dimensão das próprias rodas, escolheu o fabricante uma decoração que beneficia e muito o modelo em sí.
 O chassis embora curto, mantém a filosofia das últimas criações deste fabricante, mantendo portanto a possibilidade de se fazer o acerto de acordo com a preparação que se desejar, do comprimento do braço que sustenta o patilhão. Como curiosidade, a Scaleauto desenvolveu esta carroçaria de modo a torná-la mais flexível. E fê-lo, não fixando a extremidade inferior dos guarda-lama frontais ao resto da carroçaria, Deste modo, a frente joga ligeiramente em relação ao bloco central da mesma.
 Mas virá este modelo a ser um êxito competitivo? Assim não parece que venha a poder acontecer, dada a extrema altura e peso suportado na traseira para além do eixo traseiro, com aquele enorme aileron e ainda a simulação da parte mecânica ao nível do chassis. Temos também a exclusiva opção da utilização do motor de caixa pequena e em posição sidewinder. Perante a concorrência de modelos de Gr.5, acaba por constituir enorme desvantagem.
Mas que é uma bela peça, ai disso não resta a mais pequena dúvida....

Campeonato Clássicos NSR - Segunda prova

 Para a segunda jornada deste campeonato, duas equipas acabariam por trocar os seus carros, relativamente à aposta inicialmente tida. Enquanto Ricardo Ferreira / Luís Azevedo alinhavam pela bitola e apostavam no Ford P68 em detrimento do Ford GT 40 MK IV, fazia exactamente o contrário a dupla de pilotos formada por Paulo Mendes / Francisco Matos. E enquanto Ricardo Ferreira / Luís Azevedo completavam a prova uma posição acima relativamente ao resultado da primeira jornada, muito embora o menor número voltas conseguido, Paulo Mendes / Francisco Matos completavam a mesma com mais uma volta do que na primeira prova, o que não lhes terá valido de muito, pois acabariam por manter o quinto e último lugar.
A dupla David Azevedo / José Pedro Marques, tiveram uma jornada para esquecer, já que o seu Ford P68 deixou muito a desejar, tendo-se tornado praticamente inguiável. E assim sendo, acabou por se tornar impossível a luta pelos lugares da frente tal como na jornada inaugural, tendo terminado esta no quarto lugar.
Perante isto, a luta pela vitória acabaria por pertencer às duplas Rui Mota / David Fernandes e Augusto Amorim / César Amorim. Os dois mais jovens pilotos de cada equipa mostraram que se encontram cada vez mais fortes e capazes de fazer a vida negra aos mais experientes pilotos da nossa praça. A prova disso está no registo de 8.457 estabelecido por David Fernandes, quando se encontrava em luta directa e sériamente apostado em fazer a vida negra a Augusto Amorim. Houve algumas trocas de posições entre estas duas equipas, o que comprova o real empenho de ambos pela conquista dos lugares mais altos, mas no final a vantagem acabaria por pender para a dupla Rui Mota / David Fernandes. Dessa forma, esta dupla cimentou a primeira posição no campeonato, enquanto Augusto Amorim / César Amorim assumem agora a segunda posição no mesmo.




 Em baixo os modelos em formação de acordo com a posição final na prova.

 Augusto Amorim / César Amorim estreavam uma carroçaria nova nesta prova (em baixo)

No pódio de pilotos, Augusto Amorim / César Amorim subiram um posto, Rui Mota / David Fernandes mantiveram a posição central e Ricardo Ferreira / Luís Azevedo (não se encontra na imagem) subiam pela primeira vez o degrau.

Para aceder à classificação do campeonato, clique aqui.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Novidades Slot.It

 A Slot.It mostrou já uma das suas últimas novidades, o conhecido Alfa-Romeo 33/3, mas vencedor do mítico "Targa Flório" na sua edição de 1971. Trata-se de um vencedor e que por sinal estéticamente muito interessante com a combinação do característico vermelho da marca, associada à côr-de-laranja.
Mas o catálogo da marca mostra-nos umas quantas decorações novas para vários dos modelos já existentes.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Para comemorar o 50º aniversário de "007 - Contra Goldfinger"

O extraordinário filme de 007 protagonizado por Sean Connery e que teve num Aston Martin carregado de truques, um sagrado aliado, comemora a bela idade de 50 anos.
 Este mítico DB5, serviu de inspiração para algumas réplicas. O brinquedo que aqui se mostra é de lata e terá a bela idade apróximada de 48 anos.
 Tal como o verdadeiro, puxando-se a matrícula vai alterando as matrículas.


A estrala central da roda de traz sai, para que se possa cortar os pneus. Posto a trabalhar, pois trata-se de um mini-modelo movido electricamente por pilhas, pára sozinho e faz subir a chapa protectora do óculo traseiro e saem as duas metralhadores que se encontram inseridas no local dos piscas frontais.
Manualmente, pressionando uma palheta localizada na janela esquerda, é ainda possível fazer saltar o bandido que se senta no banco do mesmo lado.
Um brinquedo conservado da minha infância.

Em 1964 a Corgi Toys editou este mesmo modelo, tendo-se transformado num enorme sucesso comercial de vendas (em baixo).

Com a Ref. C97/C68, a Scalextric editou também este mesmo belo exemplar cinematográfico e tornou-se hoje numa rara e valiosa peça de colecção.





Carrera - Novidades

 O gigante alemão de criações para o slot, a Carrera, dispõe já de mais dois interessantes modelos. Do DTM chega-nos o BMW M4 do brasileiro Augusto Farfus
 Um dos mais apelativos modelos deste disputado campeonato germânico, este BMW recebe agora as cores verde e azul que têm caracterizado a participação brasileira naquele campeonato.


Mas também o Ferrari 512S nos chega. Sempre bonitas estas linhas transalpinas, não faltarão interessados na sua aquisição.