domingo, 5 de outubro de 2014

Porsche 935/78 Historical Colors - Sideways

 A Sideways iniciou uma linha de decorações a que chamou "Historical Colors" que teve no Porsche 935/78 e na histórica decoração psicadélica do Porsche 917 do Team Martini, o seu primeiro número. No entanto, nunca o cheguei a ver, mas pelo belíssimo aspecto que daqui resultou, aqui ficam as imagens desta maravilha.









Slot Racing Company - Séries limitadas.

 As edições da Slot Racing Company são a partir de agora, todas limitadas a 1020 unidades. Mas estas virão inscritas, para além da própria caixa, também no seu chassis.
Até que enfim, uma atitude duma certa seriedade nas séries limitadas....

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Porsche 935 - Interscope Racing - Scaleauto

 A Scaleauto fará brevemente o lançamento da sua segunda versão do recentemente chegado Porsche 935 de Gr.5. E trata-se de uma versão com craveira, já que conseguiu o patamar maior na edição de 1979 das 24 Horas de Daytona, sob as cores da equipa Interscope.
 Não terá uma decoração muito apelativa, sobretudo para quem espere dele tirar as melhores performances competitivas, já que a cor negra base com a qual se encontra decorado, prestar-se-à ao cansaço visual pela falta de contraste com a pista, igualmente negra.
 Em relação à primeira versão editada, perde as grelhas de arejamento dos guarda-lama frontais e também erradamente, as redes de protecção das tomadas de ar triangulares existentes na parte superior dos guarda-lama traseiros. Perde ainda, os pequenos apêndices aerodinâmicos existentes nas extremidades posteriores dos mesmos. Uma pena o mini-modelo não contemplar os faróis extra que de certa forma o personalizam com uma nova imagem.


No aileron, na parte central, deveria existir uma pequena pega a fixar a lâmina superior existente no mesmo. Mas o aileron deste Porsche criado pela Scaleauto, é composto por uma só peça, o que careceria de correcção. As duas tiras da côr do alumínio e de fixação de segurança do óculo traseiro, foram também esquecidas. O número 0 (zero) da porta do lado esquerdo, deveria surgir a negativo sobre um quadrado branco, mas infelizmente foi representado da mesma forma que se encontra no restante modelo. Também a totalidade dos dizeres existentes na traseira, foram colocados demasiado acima. Felizmente, os stops contemplam agora a parte branca correspondente à luz de marca-a-trás, o que não aconteceu na primeira versão editada.
Mas no geral, é bem apelativo o resultado final.

E agora? Sideways VS Scaleauto

 Pois é, a Sideways encontra-se prestes a fazer chegar-nos a sua mais jovem criação, o Porsche 935 K2 e que curiosamente bate mesmo em cima da também recente criação da Scaleauto. Mais curioso, é o facto de ambos terem apostado para o seu lançamento, na versão da Max Moritz, no seu belo laranja da Jägermeister. Não correspondendo exactamente à mesma participação, corresponde no enatanto exactamente ao mesmo modelo, o que facilita uma comparação com o fim de cada um poder fazer aquela que lhe pareça a melhor opção na hora da compra.
 É possível ficar desde já com uma ideia do que virá a ser este carrito, através das imagens que é já possível usufruir. Parece-me no entanto que este futuro corredor, não estará tão bem concebido quanto o seu rival espanhol, sobretudo ao nível dos guarda-lama frontais. Em baixo o modelo da Scaleauto, mostra-nos uma frente que parece francamente com design mais condizente com a realidade.

 O desenho da cava das rodas da frente, na realidade sobe quase até à horinzontalidade dos guarda-lama, mas a versão da Sideways não cumpre esse preceito existindo desde a cava até ao limite superior, uma parede. Pelo contrário, a Scaleauto retratou perfeitamente este pormenor, falhando no entanto no desenho das grelhas de arejamento que ali existem, tendo-as reproduzido todas de igual tamanho.

 Nas restantes partes do mini-modelo, a aparência mostra-nos muita igualdade na interpretação das formas.
 Continuando na secção frontal e especificamente na errada forma do guarda-lama no modelo da Sideways, poderemos verificar que o afunilar que deveria existir para a traseira, quase não existe. Demasiado a direito aliado a uma parede alta até ao arredondado da cava da roda, permite uma sensação desagradável e de muito pouca veracidade (imagem de baixo).

 O tratamento dos stops está melhor conseguido que modelo que aí virá e a restante traseira encontra-se muito parecida e bem realizada em ambos.
Mas o embate entre estes dois já gigantes fabricantes, continua nos modelos M1 de Gr.5. Também aqui apostaram ambos no mesmo modelo e melhor ainda, na mesma versão participante em Le Mans, sob as cores vermelha e branca do patrocinador "BASF".
 Será aqui mais fácil um comparativo, dada a coincidência da posta, mas percebe-se no imediato que tanto a grelha que cobre a tomada de ar lateral do guarda-lama traseiro (plana) como o bocal de combustível no vidro lateral traseiro (sem a parte do bocal), não mereceram por parte da Sideways, o melhor tratamento.
 Quanto à restante obra, poderá aproveitar-se o que foi já dito num comparativo feito neste Blog, acerca dos dois modelos de ambos os fabricantes. Nesta versão e no capôt frontal, entre as grelhas de arejamento e o pára-brisas, a Sideways simulou a existência de uma pequena tomada de ar de formato triangular, através de uma pintura a negro, enquanto o modelo rival as representou fisicamente.
Bom, a guerra poderá continuar, mas por agora, temos já matéria suficiente para fazermos aquelas que consideremos as melhores das opções na hora da aquisição.

Peugeot 205 Turbo 16 - Michele Mouton-Monte Carlo 1986 - Original Slot Cars

 A piloto francesa Michele Mouton, participou no Rali de Monte Carlo de 1986, ao volante de um Peugeot 205 Turbo 16 EVO1 inscrito pela Peugeot Talbot Deutscheland. Infelizmente, a 14ª Especial de Classificação marcou o fim desta participação franco-alemã.
Mas para o slot nasceu por intermédio do fabricante Original Slot Cars e para marcar esta participação na clássica francesa do Mundial de Ralis, este exemplar que foge ao habitual esquema de cores que mais vulgarmente associamos a este fantástico e glorioso modelo da Peugeot.
 E como até aqui, este fabricante conseguiu uma vez mais uma excelente reprodução, onde os pormenores são o forte destas miniaturas eléctricas.
Menos bem encontra-se a parte do chassis, que nos parece excessivamente volumoso e baixo, o que contraria um pouco o visual relativamente à versão real.


 Na carroçaria falta uma pequena parte azul que se deveria situar entre a porta e cava da roda posterior. Uma pena e incompreensível, como este fabricante que costuma ser tão brioso nos pormenores, falhou em algo de muito fácil representação.


 Outro aspecto que embora não estando errado poderia valorizar esta versão, encontra-se na falta do poderoso conjunto extra de faróis que em grande parte da prova equipou este modelo.
 Na imagem que abaixo se mostra duma miniatura estática, é possível ver-se melhor a parte azul que ficou esquecida acima do zona do chassis. Até certo ponto compreende-se, porque a ter existido essa pintura, o resultado visual iria ser catastrófico, visto a pintura azul ter que subir também até à zona da porta. Mas como existe uma parte excessiva, a do chassis, na cor azul, iria resultar uma enorme mancha dessa cor, o que desfiguraria por completo esta reprodução. Tudo resultado dum mau trabalho de reprodução do chassis (muito baixo) e não da carroçaria.

 Ao nível dos pormenores, apenas se poderá enaltecer o excelente trabalho desenvolvido pela OSC.
 Na imagem de cima, é perceptível o quanto excessivamente baixo se encontra o chassis.

 Os tubos laranja de entrada de ar para os radiadores, parecem-nos também algo exagerados no seu diâmetro.
 É notável a excelência dos pormenores que estes modelos contemplam.

 Uma bela imagem deste fantástico 205 Turbo 16. Por confirmar fica o equipamento da piloto e copiloto, já que se vestem aqui com fato igual ao dos pilotos oficiais.