segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Arrow Slot - O primeiro Saleen decorado

 Se a qualidade do Saleen deste fabricante Arrow Slot nos tinha surpreendido aquando da sua primeira aparição, ficou no entanto na altura o amargo de boca de o termos visto chegar apenas, em forma de kit. Pedia-se uma decoração para tão interessante modelo e mais ainda, por se ter tornado num dos melhores GT's no capítulo da competição slot cars.
E hei-lo chegado. Aí está ele, numa representação do modelo vencedor da sua classe nas 24 horas de Le Mans. Existem alguns reparos no entanto, já que entre cada versão, existem sempre pequenos pormenores que cada equipa vai modificando, e que não permite à generalidade dos fabricantes de modelos de slot, acompanhar as respectivas alterações pelos elevados custos com a aquisição de novos moldes que esses passos acarretam. Mas a primeira chamada de atenção, prende-se apenas com a questão da côr, o que não implicaria a alteração de custos. A parte correspondente ao azul, não foi retratada convenientemente, já que sendo azul sólido no mini-modelo, nada se parece com o azul metalizado da versão verdadeira.
Quanto aos pormenores em falha, poderemos apontar as bocas de combustível que deveriam ser simples e não duplas, posicionamento dos retrovisores demasiado recuados, uma tomada de ar sobre a capota demasiado adiantada e a existência de saídas de ar na parte mais lateral do spoiler frontal, mesmo junto à cava das rodas da frente e que existem na realidade. A parte situada entre a porta e o pilar de sustentação existente na cava da roda, deveria ter sido pintada de preto, mas esta encontra-se azul.

 Mas no geral estamos perante uma extraordinária peça, onde poderemos realçar a boa representação dos faróis frontais, as grelhas tanto frontais como posteriores e que se encontram de facto notáveis e a representação das jantes.
 Pena os escapes não surgirem redondos como a imagem de baixo nos mostra. Os ganchos de reboque tanto frontal como posterior, estão bem representados mas pecaram na côr, já que deveriam ser amarelos e não vermelhos. Também a parte central que integra os stopes, tanto quanto nos parece na imagem que abaixo se mostra, deveria ser preta e não azul como surge no mini-modelo.

 O que não surge representado, são os fechos e dobradiças tanto do capôt frontal como posterior, algo que não deveria ter falhado no primeiro molde do modelo.
 As rodas frontais embora pareçam demasiado caídas, acontece apenas porque o eixo descai, mas quando o modelo é totalmente pousado, este órgão pousa e o aspecto melhora considerávelmente. Existe sempre a possibilidade de regular a sua altura, através da inclusão de parafusos no próprio chassis.
 Uma falha considerávelmente grave, é a ausência de pintura na representação do motor. Tudo a negro, não ajuda a uma imagem convincente da representação deste órgão mecânico.
 Em baixo, pode ver-se uma representação de motor, demasiado sóbria.

 Em cima, as grelhas de escoamento de ar, inexistentes.
 Uma traseira cujas grelhas conferem um aspecto extraordinário.
A tomada de ar ao nível da capota, deveria surgir a meio desta e não junto ao bordo do pára-brisas.

 O chassis é igual ao da primeira versão e capaz de excelentes performances. O berço de motor é igualmente o mesmo e vem equipado com motor, eixos, pinhão e cremalheira oriundos do fabricante Scaleauto.
 O patilhão também de origem Scaleauto vem equipado de mola o que o torna activo e não fixo.
No chassis surge agora a gravação Arrow Slot, algo inexistente nas primeiras versões em kit.
Em suma, um belo exemplar de colecção e estamos certos de que óptimo para as competições de modelos da categoria GT.

Campeonato Clássicos Protótipos - Quinta prova e fim de campeonato


 A quinta e última prova do Campeonato Clássicos Protótipos, tinha já os principais protagonistas com as posições definidas, já que Luís Azevedo confirmou antecipadamente a sua ausência nesta prova de fecho de campeonato. Mesmo assim, era matemáticamente possível que Rui Mota empatasse com este piloto, mas os critérios de desempate, a este vir a acontecer, eram sempre favoráveis ao primeiro, pelo que as classificações no campeonato, só com grandes desaires ou com grandes surpresas na classificação desta última prova, poderiam alterar o que quer que fosse, no que respeita às classificações cimeiras.

 No entanto a boa disposição esteve sempre presente e revimos até uma cara já há muito desligada dos slot, acompanhado da sua descendência.


 À partida, os habituais modelos e uma repetição da presença do simpático Marco Silva, apostado na sua própria evolução enquanto piloto e até como preparador. Mas na ausência de Luís Azevedo, acabaria por participar com o Chaparral que tem sido um dos principais protagonistas deste campeonato.
E a prova decorreu uma vez mais com uma elevada toada imposta por Augusto Amorim e Paulo Mendes, com este último a conseguir impôr-se pela segunda vez com o seu fantástico Ford GT40. Mas José Pedro Marques subiria desta feita ao pódio, conseguindo levar a melhor sobre Rui Mota, este último naquele que viria a ser o melhor dos Mc'Laren deste campeonato, tendo sido nesta prova o único dos três pilotos com este modelo a ter marcado presença. Razões de força maior, não permitiram que nem Ricardo Ferreira nem David Azevedo pudessem ter estado presentes neste fecho de campeonato.
 Mas entre primeiro e quarto classificados, a diferença foi de 4 voltas, o que mesmo assim demonstra o real equilíbrio entre as forças em presença. A quinta posição foi conquistada por David Fernandes, o nosso pequeno piloto capaz de andamentos diabólicos. Seguiu-se-lhe Marco Silva, a demonstrar sérias melhorias no que respeita ao domínio deste complicado traçado, tendo deixado atrás de si César Amorim, que desta feita optou pela sua presença pilotando um Matra-Simca. Novo carro a necessitar de nova adaptação de condução, o que nem sempre é simples.

 E com este segundo lugar, Augusto Amorim arrebata mais um título. Paulo Mendes consegue com esta surpreendente ponta final, chegar à segunda posição, deixando Luís Azevedo no degrau mais baixo do pódio.

 Em cima, o pódio desta última prova e em baixo, o do campeonato. No lugar de Luís Azevedo, apenas se vê o seu Chaparral....
....mas depois da sua chegada com uma vitória no bolso nas 24 Horas de Bruxelas, teve ainda tempo para o registo que abaixo se mostra.....

Parabéns a Augusto Amorim pela fantástica conquista com um modelo que à partida se suspeitava ultrapassado e a Paulo Mendes pela excelência da sua recuperação nas últimas provas.
Mais um excelente campeonato, onde a lutas pelas posições se manteve invariávelmente, ao rubro e que foi ainda abrilhantado com a presença dos vimaranenses Marco Silva e Rui Varela. Obrigado a todos os que com a sua presença, tanto como participantes activos ou simplesmente como espectadores, conseguiram dar sinal mais a mais um belo campeonato levado a cabo pelo GT Team Slot Clube.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Os pormenores que marcam a diferença - Original Slot Cars

 Esta marca que prima por fidelizar cada um dos seus modelos, consegue de facto consecutivamente cumprir esta sua linha orientadora. Uma das suas próximas reproduções, começa já a confirmar essa surpreendente característica. O próximo 205 Turbo 16 a ser editado e que participou sob as cores da Gauloises, utilizava jantes específicas e pouco características neste modelo. Mas a Original Slot Cars não fugiu à sua obrigação e mostra-nos já em pormenor este órgão específico.


 Já no que nos mostra relativamente ao "Gauloises Blondes" existentes na parte frontal do capôt, a coisa parece não estar a correr tão bem. Se repararmos na imagem que abaixo se mostra relativamente ao modelo real, as letras "BLONDES" deveriam ser consideravelmente mais altas e a primeira letra, o B de Blondes, quase alinha pela letra A de "GAULISES". A sua reprodução na miniatura, fica aquém da realidade. Algo afinal, bem menos complicado de acertar, do que ter que se reproduzir alguma peça nova, como é o caso das jantes.
Poderei no entanto estar a cometer algum erro de interpretação, já que é sabido que de rali para rali acontecem alterações ao nível dos logótipos publicitários.

Ficamos agora na expectativa de saber se vamos também ver reproduzida a bateria de faróis suplementares que surgem na imagem que abaixo se mostra.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Matra Simca MS 670B - Agora o vencedor - Slot.It

 Vai chegar-nos brevemente a versão vencedora de Le Mans do Matra Simca MS670B e numa produção Slot.It.
 Como habitualmente e por tratar-se de uma versão vencedora, a sua embalagem é a característica de cartão, neste fabricante.

 Trata-se de um modelo em tudo semelhante ao já anteriormente editado, com a excepção das cores, em que na primeira edição se utilizava a cor vermelha e neste o verde, ambos sobre o azul característico da marca e que ajudava a uma maior facilidade da sua identificação no decorrer da prova. Claro que tanto o dorsal como os nomes dos pilotos foram também alvo da respectiva correcção.


 Talvez menos atraente visualmente do que o primeiro que nos chegou, mas com a acrescido valôr histórico de um modelo com palmarés em Le Mans.





 Mecanicamente, nada a acrescentar.