domingo, 6 de março de 2016

Campeonato Clássicos Sport Protótipos 2016 - Arrancou

 Arrancou o campeonato destinado a modelos Sport Protótipos Clássicos, aberto a modelos dos fabricantes Slot.It e NSR.
A grande aposta recaíu nos modelos oriundos do primeiro fabricante, tendo-se visto apenas um Ford P68 do rival italiano.
 Com 12 pilotos inscritos para esta primeira jornada, teve lugar a prova de qualificação que mostrou de imediato ao que vinha Augusto Amorim e o seu fantástico Matra MS 670B.
Mas houve dois modelos especialmente escolhidos pelos pilotos, onde a opção maior recaía sobretudo no Chaparral 2E e no Mc´Laren M8D, ambos da Slot.It.

A qualificação:
David Fernandes


Luís Azevedo


Carlos Afonso


David Azevedo


Rui Mota


Ricardo Ferreira


Marco Silva


Augusto Amorim


Francisco Matos


Gil Oliveira


Vítor Lopes


César Amorim


Augusto Amorim obteve o melhor registo duma qualificação, onde alguns pilotos e as suas máquinas conheceram algumas dificuldades inesperadas, após a montagem de pneus novos. Escolhidas as calhas, era hora de ordenar os pilotos para a partida deste início de campeonato.


A prova decorreu recorrendo-se à opção de seis calhas virtuais, tendo iniciado a prova os pilotos David Fernades, Vítor Lopes, Gil Oliveira, David Azevedo, Francisco Matos e Carlos Afonso. Esta jornada trouxe-nos a grata surpresa de vêr integrado no nosso seio, o piloto Gil Oliveira, o homem que faz velocidade no BMW mais bonito de Portugal. Aqui, a dar os seus primeiros passos, sentiu as naturais dificuldades inerentes à passagem da escala real, para uma muito mais reduzida. Outras habilidades e dotes se exigem, até ao domínio destes endiabrados diabinhos.
 Em baixo, Gil Oliveira em plena acção no decorrer da Rampa Internacional da Falperra.

 E aqui, tudo apostos, foi hora de vêr-mos Gil Oliveira atrapalhado com novas preocupações.

 Iniciada a prova, David Azevedo, Luís Azevedo, César Amorim, Augusto Amorim e Rui Mota, mostravam-se como os pilotos mais aptos pela discussão pelas melhores posições. Mas a luta pela vitória ficava-se entre Augusto Amorim e Luís Azevedo, numa batalha que deixava a incerteza até ao final da prova. No entanto, era o homem do Matra Simca que haveria de se impôr. Para os lugares seguintes, encontravam-se César Amorim, David Azevedo e Rui Mota. Este último a sentir dificuldades nas duas últimas calhas, não conseguia guerrear-se com César Amorim, que impunha rapidez e constância de andamento, no único Ferrari 312 PB, o modelo mais antigo do fabricante Slot.It, deixando atrás de si, uma guerra titânica entre David Azevedo e Rui Mota, ambos em Mc'Laren, tendo-se imposto este último, por escassos metros.
 Outra guerra interessante situou-se imediatamente atrás destes, entre os vimaranenses Marco Silva e Carlos Afonso e ainda o regressado Ricardo Ferreira. A sexta posição pendeu para o segundo piloto destes e igualmente pela diferença de metros, tendo Ricardo Ferreira ficado a uma volta destes dois pilotos e a pagar a factura da falta de treinos.
 Vítor Lopes seguiu-se-lhes com o seu Ford P68 da NSR, a mostrar que talvez a sua máquina não esteja à altura dos modelos da Slot.It. David Fernandes não conseguiu desta vez ir além do oitavo lugar, muito por culpa de um Chaparral pouco capaz das necessárias performances. Instável e pouco veloz, não lhe permitiu grandes veleidades neste primeiro confronto.
 Nas duas últimas posições, os dois Ford GT40, com Francisco Matos a impôr-se naturalmente a Gil Oliveira. No entanto, referir que em nenhum dos casos as máquinas se mostraram capazes de lutar de igual para igual com a restante concorrência. De louvar contudo, a excelente postura de Gil Oliveira, a debater-se contra as suas naturais falhas de iniciado na matéria, mas a demonstrar um auto-domínio capaz de se abster dos andamentos dos demais concorrentes.
 Um campeonato que promete mais por parte de alguns concorrentes e que poderá vir a demonstrar uma crescente animosidade por parte de alguns pilotos mais ambiciosos.
 Em baixo, o Matra-Simca  MS 670B que Augusto Amorim levou à vitória.


Pódio final da prova

Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze
Mais se promete para a segunda jornada, onde evoluções por parte de algumas máquinas e pilotos será uma certeza.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Parceria OSC SRC - Peugeot 205 Turbo 16


 Encontra-se já à venda, o primeiro modelo nascido da pareceria levada a cabo pelos fabricantes OSC (Original Slot Cars) e a SRC (Slot Racing Company)
 Numa unificação de esforços, a SRC acaba por entrar num nicho de mercado que se encontrava inicialmente fora dos seus horizontes, já que a competição, não estava prevista como uma das suas metas. Por outro lado, a OSC alia maior qualidade a um produto que já por si se destacava de modo supremo.
O Peugeot 205 Turbo 16, que sendo o único modelo até à presente data explorado pela OSC, foi por essa razão o modelo possível para o pontapé de saída desta aliança. A versão deste Peugeot desta vez retratada, foi o com que Bernard Darniche / Alain Mahé participaram na Volta à Córsega de 1985. A côr azul do patrocinador Gauloises, aliado a um novo conjunto de jantes, conferem a este 205 um novo visual.
A decoração do modelo encontra-se executada através de decalques e todos os modelos foram decorados de forma artesanal.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Ford GT40 Le Mans 1966 - Slot.It

A Ford fez história em Le Mans no ano de 1966. Pela primeira vez naquela prova, uma marca representada oficialmente conseguia o 1, 2, 3. E isto, já num acto de desespero, depois da marca de Detroit ter tentado comprar a Ferrari, para conseguir assim a conquista em território francês. Depois da valente nega dos transalpinos, a Ford entrega o projecto GT40 para fazer deles carros ganhadores. E esta conquista veio em forma de vingança....

A Slot.It disponibilizou já o GT40 MK II em várias versões, inclusive o modelo vencedor desta edição. Agora, chegou a vez do terceiro classificado de Le Mans.
 Este modelo dourado mostra-se extremamente belo, apesar da inestética decoração rosa que surge como complemento decorativo da zona frontal.
 Pena o aro da jante traseira e que faz parte da própria jante, não ter sido igualmente pintada de dourado, à imagem do que foi feito com o modelo vencedor. Algo que se consegue no entanto fácilmente, através de um pincel.,

 Não deixa no entanto de ser talvez, um dos mais bonitos Ford GT40 vistos até hoje.
E editado este, estamos perante mais uma excelente oportunidade de vêr-mos este fabricante brilhar. Editado já o modelo vencedor e integrado na edição de vencedores de Le Mans, estaremos agora perante uma oportunidade de ouro?
Bem, pode até nem fazer grande sentido, visto a versão vencedora ter-se já visto envolvido numa caixa laranja, mas um exemplo anterior poderá ditar que a Slot.It nos faça chegar uma caixa de edição limitada, à imagem do que aconteceu com os Alfa Romeo 33, mas agora, para integrar não dois, mas sim três modelos.
E seriam eles, estes dois já conhecidos e o terceiro, o modelo segundo classificado. Poderemos vêr a sua edição transformar-se em realidade e com isso, a Slot.It a embolsar mais uns trocos. Com isso, também os coleccionadores ganharão, podendo uma vez mais abrilhantar mais um lugar de prateleira.

A Slot.It editou em edição limitada uma caixa vazia, em que como complemento se juntariam os 1º e 2º classificados do "Targa Flório 1971", os Alfa Romeo 33 vendidos em edição corrente.
Estaremos em fase de repetição da ideia? Poderá ser, ou não, mas essa possibilidade existe.
 E caixas de três modelos não é nada inédito na Slot.It, já que tanto os Porsche 956L como os Sauber C9 acabaram por merecer esta opção, justamente no caso dos primeiros, por terem cumprido o preceito do 1, 2, 3, na clássica francesa. Estaremos então na eminência desta repetição, apesar de limitada ser a caixa? Bom, mas aqui também o modelo preto se integra numa edição limitada....Seria, uma edição limitada, dentro de outra.....Bem, mais vale ficar por aqui...

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Campeonato Clássicos Sport Protótipos

Com início a 4 de Março, vai ter o início o campeonato destinado a modelos Protótipos Clássicos, nas instalações do GT Team Slot Clube.
Não perca a oportunidade de pôr em marcha o 917 de que tanto gosta, o seu Alfa 33, o seu Ferrari 312 PB, enfim, dê vida ao seu extraordinário Clássico....

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Ostorero - Lotus 79

A Ostorero anuncia para breve, o lançamento da sua segunda série dos Lotus 79. Depois da "John Player Special", chega a vez da inédita combinação de côres da "Martini" sobre fundo verde. E editará as versões tanto de Mário Andretti, como de Carlos Reutmann.
 Extraordinárias peças, que vão de encontro à qualidade a que já nos habituaram.
Cada um deles encontra-se decorado de maneira diferente, embora ambos debaixo do mesmo sponsor.

As marcações nos pneus, são pormenores com que este fabricante gosta de dignificar as suas peças e que complementam uma imagem já por si extraordinária.
Anuncia-se entretanto, que o próximo modelo será o Ferrari 312 B3.

Mais dois Bentley - Scalextric/Superslot

 
Depois de nos terem feito chegar  este belo Bentley GT3, a Superslot rentabiliza o molde e apronta-se para enriquecer o nosso parque com mais duas versões.
E afinal, qual deles o mais bonito....
Já com a possibilidade de se adaptar um chassis de fabrico 3D, poderemos juntar esta pérola britânica ao já vasto grupo de modelos da Categoria GT, para abrilhantar mais ainda as nossas corridas.

Slot Racing Company em parceria com a Original Slot Cars

 Para o mês de Março, prevê-se a chegada do há muito anunciado Peugeot "Gauloises". Inicialmente previsto numa edição da "OSC", será no entanto editado em pareceria entre esta marca a e "SRC".
Igualmente previsto em parceria entre estes dois fabricantes, está o 205 Turbo 16 oficial, que participou no Rali de Monte Carlo com o dorsal 1 e pelas mãos de Timo Salonen.
Mais difícil, parece estar a chegada do anunciado Lancia Delta S4 por parte da Original Slot Cars.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Slot Classic - Jaguar E2A LM


 A Slot Classic surpreendeu ao trazer até nós, um clássico de Le Mans. Com um verdadeira história relacionada com a prova francesa, a Jaguar registou algumas participações, com modelos derivados do conhecido Type E, ou simplesmente, Jaguar E.
A imagem de cima mostra a versão de treinos, em que as duas faixas azuis existentes no capôt-motor, se estendem até à entrada de ar existente na frente. Na versão da prova, estas ficam-se pela parte superior do círculo do número "6".
 O que este fabricante de modelos em resina nos trouxe desta vez, foi o antecessor daquele clássico e que receberia a designação de E2A LM, na sua participação em 1960, e que serviu no fundo, como banco de desenvolvimento do que se viria a transformar num verdadeiro clássico da marca inglesa.
A versão reproduzida, corresponde à versão de treinos e que teve como dupla de pilotos os americanos Dan Gurney / Walt Hansgen.
Talvez com a representação dos rebites algo exagerados, mas não deixando de mostrar um excelente trabalho, consideramos estar perante uma digna peça de colecção.
Como se observa na imagem debaixo, do modelo de prova e não na sua versão de treinos, existe já a correia que funciona como fecho de segurança do capôt da frente. Durante os treinos, essa fivela não existia e a reprodução da Slot Classic, mostra-se correcta.
Falta referir que se trata de uma produção limitada a 500 exemplares e encontrando-se já à venda, de momento a sua produção encontra-se quase esgotada. Mas para os mais interessados, aqui fica o link para onde deverão entrar, clique aqui.