segunda-feira, 16 de maio de 2016

Segunda versão do BMW 3.20 Gr.5 - Sideways

 Chegou já a segunda versão dos interessantes BMW 3.20 Gr.5 de origem Sideways. E este artigo interessa particularmente, como uma chamada de atenção para pequenas diferenças entre ambas as versões e que se prendem exclusivamente com questões aerodinâmicas, num natural conjunto de evoluções ao nível da carroçaria, levadas a cabo pelo próprio construtor.
 O primeiro pormenor que aqui versaremos, refere-se à forma terminal dos alargamentos que cobrem a via anterior destes Gr.5. Inicialmente, estes acabavam junto à porta num plano quase horizontal, tal como se observa na versão côr-de-laranja. Posteriormente, estes passaram a apresentar uma curvatura descendente até ao limite anterior das portas.

 Estas duas imagens, em cima e em baixo, mostram perfeitamente como se faz a terminação destes alargamentos, em ambas as versões.
 Na imagem de baixo, percebe-se como ficou por esta razão, reduzida em altura a saída de ar posterior do interior dos guarda-lama.

 Também o spoiler frontal sofreu um novo estudo aerodinâmico, tendo-se tornado mais pronunciada a sua descida, acabando também mais em forma de cunha do que na primeira versão.

 Os ailerons foram também alvo de novo estudo. Se a base de apoio da lamina superior surge com nova forma, mais importante foi mesmo a passagem da prateleira superior que passou de um elemento só a dois, com a possibilidade de regulação independente entre cada uma delas.

 Mas a nova versão recebeu ainda um novo apêndice aerodinâmico posicionado no limite posterior da mala e sobre o aileron. Desta forma, aumentava-se mais ainda o down force na traseira desta evolução.

 Estas duas imagens mostram-nos o surgimento deste último apêndice sobre a extremidade da mala, mas mostra também uma traseira mais rendilhada ao nível dos alargamentos da via posterior, no limite traseiro. Novas saídas de ar, permitiam assim um maior escoamentos dos fluxos que se geram no interiormente dos guarda-lama, aperfeiçoando-se assim a saída de ar que ali se acumula.
Aqui ficam os registos das principais modificações correspondentes à primeira de muitas evoluções de um modelo que ao longo da sua carreira, chegou mesmo a um estado de quase falta de identificação com o modelo que lhe deu origem.

sábado, 23 de abril de 2016

Campeonato GT Open - Terceira jornada

 Foi sexta-feira última que no GT Team Slot Clube se reuniu um lote de dez pilotos para a disputa da terceira prova do Campeoinato GT Open.
 Foram algumas as novidades, mas a surpresa maior estava reservada para o fim.
 De entre as novidades, registava-se a participação em estreia neste campeonato, de Simone Amorim, uma menina que já aqui tinha andado, mas cuja falta de treino a penalizou sériamente num melhor desempenho possível. Também Paulo Mendes estreava o seu bonito Aston Martin da Black Arrow, por troca com o Ferrari do mesmo fabricante e Rui Mota surgia a estrear o Viper da Scaleauto, um modelo de grandes dimensões.
 E a prova decorreu, com vários pilotos a mostrar a possibilidade de chegar à vitória. E nesse particular, era PPaulo Mendes que mais surpreendia, pois ninguém esperava que o Aston Martin estivesse tão próximo do andamento dos Ferrari.
 Mas Augusto Amorim e Ricardo Ferreira impunham andamentos muito fortes, o que deixava completamente em aberto quem mais forte estaria na luta pela vitória.
 Mas não se podia esquecer dos pilotos David Azevedo, Cészar Amorim, David Fernandes e também com Luís Azevedo, um piloto com quem tem sempre que se contar. No entanto, um fio partido deixava fora desta luta, David Fernandes, depois deste se ter mostrado fortíssimo.
Vítor Lopes e Rui Mota eram os pilotos que se mostravam menos capazes de aguentar o vivo ritmo que os pilotos da frente impunham.
 E no fim, a surpresa viria mesmo de Ricardo Ferreira, que soube impôr um forte ritmo durante a totalidade da prova, mas com um Paulo Mendes a mostrar que ele e o seu Aston Martin, se tratam de um binómio capaz de proporcionar estragos.
Com diferenças de uma volta entre si, entre primeiro e sexto classificado, aqui fica demonstrado o equilíbrio que se tem verificado num campeonato em que a maioria dos carros são mesmo da Black Arrow.
 Dois Ferrari e um Aston Martin, mas todos do mesmo fabricante, poderão querer dizer alguma coisa.

Pódio da Prova - Os carros
 Em terceiro plano, o bonito Aston Martin com que Paulo Mendes nos presenteou nesta terceira jornada.

Pódio da Prova - Pilotos

Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze

Verdade ou mentira? - Slot Racing Company

Através do importador britânico da Slot Racing Company, devendou-se um segredo que parecia bem guardado. No entanto, a edição deste Cadillac participante na edição de 1950 em Le Mans, poderá não se vir a confirmar, a julgar pelo ponto de vista comercial, sobretudo porque se trata de um modelo do qual se poderão extrair poucas versões, para além das séries civis e talvez de algumas participações na Carrera Panamericana.

 Portanto, há necessidade de se esperar por confirmação por parte da própria SRC.
Será verdade que um dia veremos este monstro a rolar nas pistas de slot?

 Em 1953, um destes modelos participou na IV Carrera Panamericana.



Outra das participações na fantástica Carrera.

Audi R18 e-tron quattro Hybrid - Winner Le Mans 2013 - Slot.It

Finalmente o vencedor de Le Mans de 2013 apronta-se para nos chegar, em mais uma produção Slot.I.
Trata-se de uma máquina já nossa conhecida, com o revolucionário sistema de tracção total desenvolvido por este fabricante. No entanto, havia-nos chegado apenas a versão de testes, com carroçaria totalmente negra.
Agora com predominância de côres claras, este Audi parece ter rejuvenescido, não deixando no entanto de tratar-se da mesma versão. A mais valia, é referente à sua integração na série de modelos que fazem parte da restrita lista de vencedores da clássica francesa.
E como tal, este fabricante edita-o em caixa de cartão e bastante distinta das das edições correntes.
 Mais um histórico das competições automóveis mundiais, de que estamos ao alcance quando a escala se reduz para 1/32.



quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sideways desvenda primeiras imagens do Stratos

 Chegam-nos através do fabricante Sideways, as primeiras imagens deste carro italiano que acabou por ter um histórico desportivo muito curto.
Mas a miniatura parece encontrar-se ao nível dos melhores., apesar da côr negra em que este fabricante nos mostra, não permitir que se consiga uma perfeita visualização da totalidade das suas linhas.
Em termos dinâmicos, é que poderemos estar perante um dos maiores fracasso deste fabricante, no que respeita às suas reproduções dos modelos de grupo 5. A curta distância entre eixos, aliada a uma traseira alongada e subida, não parecem proporcionar-lhe grandes aptidões como puro velocista, o que se exige destes modelos, com uma linha a fazer lembrar um pouco o Porsche 935 na versão "Moby Dick" em que o excesso de traseira acaba por prejudicar substancialmente a eficácia da frente.
No entanto, há que referir um aspecto que pode vir a tornar-se relevante. Contráriamente a todos os modelos até agora até nós chegados, este gasta rodas traseiras com o mesmo diâmetro das da frente, algo inusual neste tipo de carros. E como aqui a referência é o tamanho pequeno das rodas dianteiras, estaremos porventura perante um modelo mais colado à pista e também naturalmente com outra relação. O resultado poderá trazer benefícios ou prejuízos, dependendo das pistas onde se andar.....
No entanto, para os fervorosos adeptos dos Lancia, cai como uma luva no mundo dos slot cars.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Scaleauto apronta-se para editar Porsche 911/991


 A Scaleauto desvenda finalmente as duas primeiras decorações para o seu Porsche 911/991.
Tratam-se das duas versões oficiais que participaram na edição de 2013 em Le Mans, onde se sagrou vencedora na Classe LMGTE Pro através do modelo com o número 92, conduzido pelos pilotos Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas, seguido do Porsche irmão com o número 91, conduzido por Jörg Bergmeister/Timo Bernhard/PatrickPilet, com o mesmo número de voltas.

Este carro de linhas agradáveis, virá fazer crescer a já interessante linha de modelos da categoria GT, e que muito se deve a este mesmo fabricante.