segunda-feira, 31 de julho de 2017

O que a Slot.It se apronta para trazer,,,


 A Slot.It prepara-se para uma vaga de novas versões e modelos. Assim, um dos dois previstos novos Lola da categoria LMP, parece estar já em avançado estado, o que permitirá certamente a sua chegada muito em breve. E relativamente ao seu antecessor, poderemos verificar que a nova secção frontal se encontra substancialmente modificada, com guarda-lama bastante mais arredondados.

O mais recente Audi R8, receberá uma nova decoração para o modelo já nosso conhecido.

 O Alfa Romeo 33/3 receberá uma nova versão e relativa à sua participação em Buenos Aires, no ano de 1972.




 Uma série especial da mesma versão, surgirá também mas totalmente branca.


 O Porsche GT1 verá chegar uma versão relativa ao campeonato FIA GT de 1998.
Uma das estrelas deste ano, é certamente este Porsche 962 IMSA relativo às 24 H Daytona, sob as côres da "Miller". De decoração extremamente feliz, será certamente um dos mais aguardados modelos deste fabricante.






 Mas a Slot.It está também a querer surpreender com a edição de um revolucionário sistema de luzes nos aerofólios traseiros nos Audi da categoria LMP1. Depois da tracção integral, será que iremos vêr também estas revolucionárias luzes?

 Mas o Toyota de Grupo C verá também a chegada da sua versão cauda longa. E este protótipo deverá estar já bem mais desenvolvido do que estas imagens nos mostram.


Slot.It, um fabricante em constante grandeza e donde poderemos esperar um pouco de tudo...

Campeonato Formula 1 Clássicos

Completou-se o primeiro Campeonato de Formula 1 Clássicos levado a cabo pelo GT Team Slot Clube e que teve como base os interessantíssimos modelos da recém criada marca "Policar". A aparente fragilidade proporcionada por estes pequenos bólides, é sobejamente compensada pela sua extraordinária eficácia.
 O claro domínio demonstrado por Paulo Mendes, acabaria nesta última jornada por ser contrariado pela surpreendente supremacia com que Augusto Amorim enfrentaria este fecho de campeonato. Este último, com um Lotus muito rápido e equilibrado, venceu categóricamente a prova, seguido de Paulo Mendes e Rui Mota.
 Seguiram-se-lhes David Fernandes cujo March extremamente rápido denotava alguma insuficiência de comportamento, David Azevedo que se via atrasado na prova por excesso de despistes, José Pedro Vieira em dia verdadeiramente "não" e Miguel Carvalho, este último em estreia neste campeonato. Eugénio Veiga fechou a tabela de qualificação, muito por culpa de excesso de despistes.


 Três Lotus acabariam por preencher os três degraus do pódio.



  Augusto Amorim, Paulo Mendes e Rui Mota, os três pilotos que conseguiriam a subida ao pódio.

Para o campeonato, era Paulo Pendes que se consagraria como campeão, seguido de Rui Mota e David Azevedo.

No final percebia-se que se trata de um campeonato a repetir, dado o êxito destas pequenas máquinas. Porventura haverá algo a evoluir, mas o tempo ditará as novas regras que aí virão.
Agora, destes, só para o ano...

sábado, 29 de julho de 2017

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Porsche 917K "Martini" - BRM

BRM começa já a mostrar-se como uma referência no mundo dos slot cars à escala 1/24. Na verdade trata-se de uma escala com muito para percorrer em Portugal, mas países há onde já demonstra uma abrangência de mercado significativa.
Estamos em crer que algumas das criações da BRM começam hoje a chamar algum do público que se encontrava afastado desta escala. Exemplo disso são os recentes NSU e Simca 1000, que conseguiram uma inesperada simpatia por parte dos aficionados que dum modo geral se mostravam fiéis seguidores da mais comum escala 1/32. Agora com a chegada dos Ferrari 512M e dos Porsche 917K, parece estarem a abarcar outra franja de apaixonados praticantes da modalidade e a quebrar essa raíz que os liga aos modelos mais pequenos. A réplica do modelo vencedor de Le Mans no ano de 1971, acaba por ser disso a prova. Mas a excelência foi elaborada de modo a permitir-se a chegada ao limite. Isto é, a partir de um modelo e duma versão, conseguiram três possíveis metas e cada uma delas com o seu interesse. Tratam-se de três distintos modelos, um quase despido de decoração e correspondente à versão de qualificação, um segundo que representa esse mesmo Porsche mas já decorado de acordo com a versão que iniciou a maratona e a terceira, representando a versão final da prova.
  Pois bem, aqui deixamos imagens de duas dessas três versões, de onde se encontra ausente a versão de qualificação.
 Trata.-se já por si de um modelo histórico, fantástico e carregadíssimo de significado para as hostes germânicas. Esta réplica não cumprirá a totalidade dos predicados que se lhe exigiria, mas não conseguimos de modo algum ficar nada indiferentes a tão soberba criação.
Com o propósito de um maior impacto, a versão suja e que representa a versão que cortou a meta em primeiro lugar ao fim da maratona de 24 horas, exagerou-se na quantidade desse mesmo efeito. Não lhe fica mal, mas na realidade a versão vencedora encontrava-se mais apresentável.
Em baixo, o modelo tal como iniciou a clássica francesa.
 Mas a BRM teve ainda o cuidado de representar a versão suja e sem o vidro dos faróis do lado esquerdo, tal como aconteceu na realidade durante parte da prova. Mas se assim o fez, a BRM também não se esqueceu daqueles que talvez não apreciem tanto esta deformação e fá-lo acompanhar em separado, desse mesmo vidro.
 Desta forma e a quem o desejar, torna-se possível a sua aplicação. Através de fita de prata com a qual se faz também acompanhar, pode-se recriar a situação da sua montagem nas boxes por parte dos mecânicos oficiais.

 A imagem de baixo mostra perfeitamente a ausência do grande vidro do farol esquerdo.
Quanto à sujidade, encontra-se claramente exagerada....
 Algumas incorrecções seriam possíveis de apontar, mas na verdade esta criação encontra-se tão encantadora, que nos abstemos de o fazer. Preferimos dar primazia à simples apreciação deste magnífico exemplar...
 
 A qualidade da representação dos seus pneus, será um dos pontos de excelência.

Parabéns BRM, venham mais destes....mas se possível, mais correctos....

domingo, 23 de julho de 2017

Comparativo - Alfa 155 / Opel Calibra - Slot.It

 A nova era dos DTM da "velha guarda" trazidos até nós pelas excelentes criações da Slot.It, é já merecedora de uma prova comparativa entre os seus valôres relativos.
 A chegada do Alfa Romeo mereceu a seu tempo uma análise cuidada, dada a surpreendente excelência comportamental demonstrada em pista. E o Opel Calibra como será?
Dotado de uma carroçaria mais larga mas sobretudo mais baixa com especial relevância para a secção traseira, acaba o Opel por ter um aparente ganho relativamente ao Alfa Romeo 155 V6 TI.
Servimo-nos então de cada um destes modelos mas sujeitos a uma evolução, para com eles efectuar um teste comparativo. Uma nova bancada de motor, um motor de caixa grande oriunda do fabricante Scaleauto, suspensões magnéticas de ímanes pequenos, eixos ôcos tanto à frente como atrás, palhetas mais finas que permitem um abaixamento da altura da frente, uma nova relação pinhão/cremalheira, capas finas da Scaleauto nas jantes da frente e pneus Spirit/Scaleauto no eixo traseiro, foi tudo a que se sujeitou cada um deles para os tornar mais performantes.
Um pouco pela minha natural exigência de manter os modelos o mais fieis possíveis com a realidade e também com a própria edição dos modelos, acabei por manter tanto as jantes como o habitáculo originais. É sabido que se consegue com alguma facilidade a melhoria dos mini-modelos substituindo-se ambos os órgãos por outros de maior leveza, contudo, uma vez que esta política é comum a ambos, não existe por essa razão qualquer critério diferenciador.
 A versão original do Alfa conta com um peso total de 69,3 gr.

Depois das enumeradas modificações, o mesmo Alfa veria o seu peso subir para as 81,6gr, um incremento de 15,3 gr.

O Opel regista um pêso inicial de 68,1gr, menos 1,2gr que o Alfa Romeo.

Depois das respectivas transformações, o pêso final registou 76,6 gr, ou seja, mais 8,5gr, do que o seu pêso original.
Contudo o Opel Calibra leva a melhor com os seus 76,6gr, sobre as 81,6gr do Alfa Romeu, uma diferença favorável à máquina alemã de 5gr certas, algo verdadeiramente de relevo.
 Vamos então para a pista verificar qual deles expressa em segundos a maior vantagem.

 E o primeiro a marcar registos foiu o Alfa Romeo. Ao fim de um turno de 5 minutos, o melhor registo fixava-se nos 11,81s. Esra a vez da primeira experiência com o Opel.
 E a primeira sensação é de que apresenta uma traseira mais solta do que a do Alfa Romeo, mas ao fim da segunda volta já surgia um tempo arrebatador, registando-se o tempo de 11,37, o que demonstra uma clara vantagem sobre o seu rival.
 Parei de imediato e retomado o Alfa, já que acabaria por ficar com a clara sensação de que não poderia ter dado tudo, comecei a fazer voltas verdadeiramente ao ataque, tal com o se me encontrasse de faca nos dentes numa verdadeira competição. Apesar der melhorado, o seu melhor registo ficava-se ainda bastante aquém do tempo do Opel Calibra em verdadeira estreia. 11,57, não chegava para os 11,37 conseguidos em apenas duas voltas.
 De novo com o Opel e ainda que pudesse melhorar o registo com mais alguma insistência, 11,29 foi o tempo que acabaria por ficar como o melhor dos registos deste teste. Afinal um verdadeiro vexame para a máquina italiana. Ficou a certeza de que o Alfa ainda que muito bom e muito agradável de se pilotar, se encontra infinitamente distante e sem argumentos para esta nova criação da Slot.It.
Pena este fabricante italiano ter partido para uma evolução deste Alfa Romeo 155 V6 TI, ao invés de nos proporcionar mais uma bela surpresa com a edição do Mercedes 190. Afinal, o que aí vem quase certamente não se poderá esgrimir com este surpreendente Opel Calibra, um modelo que demonstrou surpreendente rapidez.