domingo, 23 de dezembro de 2018

Feliz Natal


E o que virá agora aí? BRM

 Tendo iniciado as suas criações com a reprodução de modelos do Grupo C, rápidamente começou a explorar outras categorias, como os Renault Megane Trophy e modelos da categoria GT. No entanto, terá sido o desafio proposto por praticantes americanos para a recriação dos extraordinários "Muscle Car" que terão forçado o verdadeiro incremento para o sucesso no seio da modalidade à escala 1/24, por parte da BRM.
 Estes acabaram por se transformar num verdadeiro êxito e acabaria mesmo por fornecer os dados para a verdadeira fonte de inspiração ligada aos modelos europeus.
 Camaro e Mustang, dois verdadeiros modelos de sonho e plenos de êxito não só no seu terreno de eleição que foi os Estados Unidos, mas também pelos quatro cantos do mundo.
 E claro que se essa formula funcionou com os carros da terra do Tio Sam, então porque não tentar com os heróis da velha Europa?
Nasciam assim numa primeira fase o NSU TT e o Simca 1000 Rally 2, ao que se seguiriam o Renault  8 Gordini, Fiat 1000 Abarth e o Mini Cooper S.

 E acabaria esta iniciativa no imediato por cativar os adeptos, pois cada um deles arrasta consigo paixões. Mas não foi só o encantamento dos adeptos a motivar a aproximação dos praticantes a estas verdadeiras preciosidades. Pela primeira vez na história do slot car, eram-nos oferecidos modelos dotados de camber negativo no eixo posterior, algo possível pela adopção de um cardan e dois semi-eixos, provocando uma maior proximidade visual com algo característico nestes modelos de tracção traseira, à excepção é claro, do Mini Cooper que tal como sabemos, dispõe na realidade de tracção dianteira. No entanto, a esta escala optou-se por desvirtuar um pouco a realidade e dotar o Mini de igual tracção posterior.

 E assumido o êxito através do rápido desaparecimento no mercado de algumas destas peças que servem não só os intentos dos praticantes da modalidade mas enchem também algumas estantes de coleccionadores, parece que o filão de modelos a recriar não terá muito mais por onde explorar.
E assim sendo, a BRM anunciou já a próxima vaga de modelos com enorme poder de hipnotização dos apaixonados pelos automóveis e praticantes dos slot car. E que melhor escolha poderiam ter feito?
Na realidade, o Ford Escort MK I representa uma enorme página dos desporto automóvel mundial, com marcantes êxitos tanto no capítulo da velocidade, dos ralis e até nalgumas provas maratona, como foi o êxito conseguido prova Londres-México. Conquistou e deu a conquistar vários títulos mundiais, para além dos inúmeros títulos nacionais espalhados por todo o mundo.
 Parece-me sem dúvida uma aposta mais do que acertada a escolha deste modelo, permitindo-se ainda a BRM a uma panóplia de possíveis escolhas em termos de opções cromáticas
 E anunciam-se para já e tal como tem vindo a acontecer com as anteriores edições, quatro versões distintas. Claro que outras se seguirão, o que facilitará a nossa opção.

 Mas a questão que agora se me pôe é quais serão os modelos que à semelhança da série dos 1000/1300, se lhe seguirão. As opções são inúmeras, mas o que é que gostaríamos mesmo de ver retratado?
 Da minha parte, pelo menos o Ford Capri, Alfa Romeo GTV e BMW 2002 eram uma prioridade absoluta. Depois destes, também via com bons olhos a chegada dos Opel Commodore, BMW 2800 CS, num lote que poderia ser estendido a outros menos comuns, mas que não deixam de ser verdadeiros ícones do automobilismo, como os Chevrolet Camaro, Toyota Celica .....










Agora aguardemos para perceber quais serão afinal as intenções deste fabricante que nos tem vindo a encher as medidas...

E vão três para Carlos Afonso - Campeonato Clássicos Sport Protótipos

 É com natural descontracção e agradáveis convívios que se vivem todos os momentos dos campeonatos levados a cabo pelo Guimarães Slot Clube. Depois, dentro da pista cada piloto dá o melhor de si, proporcionando interessantes batalhas onde cada um protagoniza o melhor que tem para dar.
 E nesta terceira jornada os melhores momentos das batalhas ali ocorridas foram protagonizados uma vez mais por Carlos Afonso, mas também por Filipe Vinagreiro, impondo ambos andamento verdadeiramente diabólico, o que acabaria por não permitir a menor das veleidades a mais nenhum piloto, na luta pela vitória final. No entanto, apesar do surpreendente desempenho mostrado por Filipe Vinagreiro nesta jornada, Carlos Afonso parece estar a preparar-se para um pleno neste campeonato, apresentando.se uma vez mais, pleno de argumentos tanto em termos de máquina, como de pilotagem.

 Mas o carismático Filipe Carreiro acabaria também ele por mostrar tremenda garra numa luta que já o caracteriza e que o opôs directamente a José Pedro Vieira, acabando por levar a melhor sobre o mais competitivo dos pilotos bracarenses. Diga-se igualmente que a luta entre estes dois elementos foi de se lhe tirar o chapéu, pois José Pedro Vieira não se dava por vencido, apesar de baixar a sua guarda já mesmo no final da prova, frente aos poderosos argumentos impostos por Filipe Carreiro.

 Não nos esqueçamos contudo, que da parte de Albano Fernandes havia também poderoso andamento, embora não tivesse conseguido arrebatar a quarta posição a José Pedro Vieira e ao seu Mc'Laren, o primeiro não Thunder Slot na classificação geral.
Também Fernando Coelho impressionou com um nível de pilotagem elevadíssimo, enquanto na luta pelos melhores NSR, eram Rui Mota e Miguel Guerreiro que batalhavam, com a vantagem no final a pender para o primeiro. Mas também aqui, nesta guerra dos NSR, Damião Castro com um antigo Ford P68 acabaria por provar que afinal esta máquina não se encontra ainda tão obsoleta quanto seria de esperar, já que mostrou enorme eficiência dinâmica.
 Frasco leite é que continua a batalhar com um Lola não colaborante, ocupando a décima quinta posição, atrás de António Lafuente e André Ferreira, mas à frente do estreante António Miranda com um Matra-Simca. Marco Silva debatia-se com uma máquina sem poder de travagem, o que condicionaria bastante o seu desempenho, apesar de no final conseguir a décima segunda posição.

 Mais uma jornada de glória para Carlos Afonso, mas que parece querer comprovar definitivamente que os modelos do fabricante Thunder Slot estão aí para se continuarem a impôr durante uns tempos.
 No pódio dos modelos, um pleno da Thunder Slot, com vantagem para o modelo Spyder dos Lola T70, numa prova em que apesar de algumas ausências, estiveram presentes dezanove pilotos. Parece que a tendência será ainda para aumentar, o que beneficia o nível colectivo de um campeonato que se tem mostrado ao mais alto nível.
Parabéns GSC.