quinta-feira, 25 de junho de 2020

GT-One - Revoslot

Uma das últimas criações da Revoslot, foi o bonito Toyota da categoria GT One, uma categoria de Sport Protótipos já extinta.
E esta criação para o mundo dos slot car é de facto de encher o olho, apesar de integrar inúmeros erros de reprodução. E o primeiro a apontar, encontra-se na forma como foram reproduzidas as grelhas existentes tanto na parte superior dos guarda-lamas frontais como posteriores. É que tanto umas como outras, deveriam prolongar-se até à lateral da carroçaria, coisa que na verdade não acontece. Um erro grave e sem qualquer justificação, numa peça que se apresenta com uma invejável qualidade.
A muito mais antiga criação da Proslot reproduz fielmente este pormenor, conforme pode ser atestado pela imagem que acima se mostra.
Pela parte interior da carroçaria, na zona dos guarda-lama frontais, existem neste modelo saídas de ar. Também aqui, numa comparação entre as criações destes dois fabricantes, somos obrigados a constactar a fraca interpretação da Revoslot. Com um desenho que incompreensivelmente em nada corresponde à realidade, uma vez mais a "antiga" Proslot bate esta nova recriação, quase por KO.

Ainda por comparação entre as duas imagens que agora se mostram, a de cima e a de baixo, percebemos que a versão da Revoslot contempla na extremidade frontal, um pequeno lábio/apêndice aerodinâmico. Pelo contrário, este não existe na versão da Proslot. E por incrível que nos possa parecer, também aqui a Revoslot acabou por inventar algo inexistente.

Mas tudo o que vá além destas chamadas de atenção para o que se encontra errado neste modelo da Revoslot, tudo o mais encontra-se excelentemente reproduzido.
Apresentando um cockpit extremamente bem concebido ao que se juntam ainda cotas gerais correctas e uma decoração de bom nível, proporcionam-nos um modelo de atracção ímpar.
 A imagem inferior permite-nos verificar o quanto mais largo e arredondado é conjunto da capota/pára-brisas na versão Revoslot, quando comparado com a versão Proslot.

Não se percebe também a opção dos dois pilotos na traseira, quando estes são na verdade três.
 Ainda que sem qualquer requinte de representação, a Proslot foi mais certeira.
Mas o conceito mecânico desta nova máquina é mesmo a parte melhor do modelo, já que a conjugação de chassis e sub-chassis, ambos em matéria metálica, ao que se pode ainda contar com a montagem do motor em posição anglewinder, proporcionam-lhe um desempenho verdadeiramente agradável.

sábado, 30 de maio de 2020

Thunder Slot e o seu terceiro Mc'laren M6A

 Apesar de não constituir novidade ao nível de modelo, será sem dúvida um dos mais icónicos Mc'laren M6A, este que agora a Thunder Slot nos disponibiliza.

Desta vez é chegada a extraordinária máquina inscrita por Roger Pensk com a belíssima decoração proporcionada pelas côres da "Sunoco" e brilhantemente tripulado por Mark Donoue.
E à excepção das jantes que não correspondem exactamente às utilizadas no modelo real, e à traseira que não acompanhou a evolução proporcionada pelo team de Roger Pensk e estamos perante uma das mais brilhantes criações deste fabricante.
Como brilhantismo de topo, uma fantástica reprodução da decoração da Sunoco, a que se associa a bonita tomada de ar incluída no topo das trombetas dos carburadores.


Thunder Slot na continuação de criações de elevado interesse, sobretudo quando se tornaram já autênticas referências, os desempenhos dinâmicos dos seus modelos.

sábado, 16 de maio de 2020

PRS - Ferrari 365 GT4/BB

 PRS é uma marca conhecida pelo fabrico de acessórios para o mundo dos slot car e que se aventura agora na edição do seu primeiro modelo.
A opção é arrojada, dado tratar-se do interessante Ferrari 365 GT4/BB inscrito na categoria IMSA pela North American Racing Team (NART) na edição de 1977 das 24 Horas de Le Mans e pilotado por François Migault/Lucien Guitteny, tendo-a completado na 16ª posição final.

Trata-se de uma reprodução que as imagens levam a crer seja em resina e que por isso, não mostra a fineza dos pormenores que seriam merecidos.
Mas observado pormenor a pormenor, as proporções encontram-se muito bem conseguidas. Uma pena pecar depois na falta de refinamento, como são por acaso os contornos do pára-brisas e os pilares das janelas.
 A reprodução das jantes mostra uma profundidade proporcionada, bem como a dimensão dos próprios pneus que se encontra ajustada à realidade.
 O único pormenor da carroçaria que se mostra incorrecto, é a parte superior do alargamento da carroçaria das rodas traseiras. A miniatura apresenta uma pequena aba na parte superior, similar ao que acontece também nos guarda-lama frontais, mas que não replica  a versão verdadeira da participação na prova, onde essa pequena aba é inexistente. Apenas durante os treinos terá surgido com essa configuração.


 A traseira encontra-se correcta, mas o posicionamento dos escapes encontra-se demasiado subido.
Demasiado subidos, os escapes encontram-se mesmo colados à carroçaria, o que não deveria acontecer. Por essa razão, não se faz notar a falta dos suportes dos próprios escapes.
Do acabamento poderia pedir-se um pouco mais, o que pode facilmente ser avaliado pela pintura preta das grelhas.


Quanto aos interiores, estes mostram-se ao melhor nível.
Mecânicamente, este fabricante apoia-se parcialmente em elementos oriundos da Slot.It, como são o caso da bancada para motor em posição sidewinder e do próprio motor. Quanto ao chassis, parece a PRS estar a seguir uma tendência muito actual, já que se serve duma estrutura metálica à imagem da aposta feita tanto pela RevoSlot como da BRM/TTS, em que os resultados em pista se mostram interessantes.
Parabéns a este fabricante pelo arrojo da sua aposta para este arranque, que demonstra ter entrado por caminhos um pouco mais sérios do que havia feito até agora.

BMW 3.20 Sachs Sporting - Sideways

 O fabricante Racer/Sideways apronta-se para nos fazer chegar na semana próxima mais uma decoração para o BMW 3.20, vindo assim a engrossar a já interessante lista de modelos de Grupo 5 no geral e dos seus próprios modelos BMW 3.20 em particular.

 Se já existem disponíveis vários destes modelos dotados de indiscutível beleza, este nada lhes ficará a dever nesse particular.
 Vencedor da Divisão 2 em Hockeinheim no ano de 1978, teve como piloto ao seu volante, H. Hertl.

 Mais uma extraordinária peça que vem enriquecer um grupo de mini-modelos muito apreciado por grande número de praticantes dos slot cars.

Ferrari 333 SP - RevoSlot

 Depois da edição do Ferrari 333 SP em kit e das duas primeiras versões, "Pilot" e "Lista", a RevoSlot edita quatro novas versões, a saber, duas de apresentação e outras duas, participantes em competições oficiais.
Não será a nível industrial uma novidade absoluta o surgimento deste modelos, visto ter já sido integrado nos catálogos da Scalextric/SCX, faz já uns bons vinte e dois anos, com a sua primeira edição a ter acontecido o modelo na versão da "Momo" e com a referência 6003.
Em baixo, o primeiro dos 333 SP a surgir no mercado, pelas recriações da Scalextric/SCX.
Mas tratam-se hoje de coisas incomparáveis, dada tanto a qualidade estética como competitiva existente entre ambos, serem absolutamente díspares, com assinaláveis melhorias a pertencerem às versões agora apresentadas nos modelos da RevoSlot.
 Quatro versões, é o que agora este fabricante nos reserva e qual delas a mais bonita.
 As duas versões de apresentação surgem com carroçarias distintas, com a secção frontal a mostrar tanto o grupo óptico com interpretações diferentes, como também as suas laterais se mostram diferentes, onde num deles existem tomadas de ar e a sua ausência no outro.
 Nestas duas versões de apresentação, as frentes dos dois Ferrari encontram-se significativamente modificadas.
 A imagem inferior identifica as diferenças que se registam entre eles, não constando até a existência de grelhas de arejamento na parte superior dos guarda-lama frontais na versão da direita e a sua ausência no modelo da esquerda.
 A imagem debaixo elucida perfeitamente as diferenças existentes entre ambos.


 Afinal, o êxtase proporcionado por uma das mais belas carroçarias de Sport Protótipos e que tão esquecido tem estado a ser pelos fabricantes.

 Quanto à mecânica, apoia-se na filosofia da sua habitual aposta, com o recuso a um duplo chassis metálico e motor em posição anglewinder.
 Mas cada uma das carroçarias de formato distinto na sua secção frontal, obrigou a que uma das duas partes do chassis seja distinta.
 Se a parte central do duplo chassis é a mesma, já a parte exterior terá de se adaptar a cada uma das carroçarias, conforme pode ser observado pela imagem inferior.
Em baixo mostra-se a folha das referências da totalidade dos acessórios que integram esta excelente criação da origem RevoSlot.