sexta-feira, 16 de abril de 2021

Catálogo de novidades - Slot.It 2021

Disponibilizou já a Slot.It as novidades anunciadas para o corrente ano, de entre as quais, novidades absolutas de grande interesse.
Se o Alfa 33/3 de 2011 e o Porsche 962C de Le Mans de 1988 não são propriamente novidades, completam pelo menos alguns ciclos.
Lola B12/80 e Ford GT40, dão também continuidade a linhas cujo fabricante tem tido como temas a explorar.
Mas se o Toyota 86C não se trata propriamente de uma novidade, não deixa de ter a sua importância, por ser apenas o quarto destes modelos a ser editado. Mas temos como verdadeira novidade, a chegada do Jaguar XJR10. Um excepcional exemplar a enriquecer a já vasta gama de Jaguar's nossos conhecidos.
Mas o terceiro Mercedes do DTM que foi tripulado por Ellen Lohr já chegou até nós, bem como Maserati MC GT3.
Mais um Chaparral chamou a atenção deste fabricante e fará agora chegar até nós o modelo 2F, na versão que militou em Daytona no ano de 1967 e que há semelhança do 2E anteriormente editado, é possuidor de um aerofólio de consideráveis dimensões. E se conhecíamos já o bonito Alfa Romeo 155 V6 Ti do DTM com as côres da "Martini", desta vez iremos ser brindados com a versão deste mesmo patrocinador, mas sobre base vermelha e não branca como é mais usual.
Quanto ao Nissan Skyline GT-R R32, iremos contar com a versão "Calsonic", mas sobretudo com a mais apetitosa versão vencedora de Bathurst, sob o patrocinador "Winfield".
Mas será talvez o Nissan GT-R Nismo GT3, um dos mais esperados modelos deste fabricante, a par do anunciado Ferrari 512 M, um dos verdadeiros ícones da Ferrari e que nos é já mostrado em forma de protótipo, mas que muito provavelmente virá a ocupar o seu lugar no catálogo da Policar, a marca paralela deste fabricante.
E se a saga 956/962 da Porsche nos traz mais um vencedor de Le Mans, traz-nos também uma nova serie designada por 962C 90, cuja principal diferença se centra na totalidade da modificação do capô traseiro, cujo aileron surge pela primeira vez como um apêndice independente da carroçaria. Já o Opel Calibra do DTM receberá uma nova decoração apenas, já que não se apresenta com quaisquer novidades mais.

Mas veremos também chegar a primeira evolução de carroçaria, sobre o Mercedes Classe C, igualmente do Campeonato DTM e que contempla tanto um novo pára-choques, como recebe também alargamentos a cobrir as rodas, redesenhados.
E como sempre, a Slot.It no seu melhor.
 

quinta-feira, 1 de abril de 2021

BRM - Chegaram os BMW 2002

Depois da chegada do Opel Kadett e do Alfa Romeo 1300 GTA por parte do fabricante de modelos à escala 1/24 BRM, era pelo BMW 2002 que os apaixonados pela modalidade, mais esperavam.
E se é verdade que os agora chegados são um espanto, não é menos verdade que não correspondem em exactidão, aos modelos que representam.
Mas esse começa a ser um desprezado facto pela enorme maioria de quem gosta e sente  verdadeiramente o espírito da competição, pelo que não nos debruçaremos sobre esse assunto, sobretudo quando nos encontramos ainda com o olho cheio, pela tremenda beleza estética que cada um dos dois agora chegados, emanam.
Warsteiner, ou Jagermeister? Qual dos dois o mais bonito? Talvez a escolha não recaia por aí em nenhum, mas penderá sobretudo, por conceitos estéticos que a história se encarregou de escrever em cada uma das nossas memórias.

A verdade é que tanto um como o outro serão bem vindos às mãos dos apaixonados da marca e haja €uros e estamos certos que a vontade será a de frenėticamente, possuir ambos.
Mecânicamente nada encontraremos de novo, pelo que em termos dinâmicos, não possamos pedir muito mais do que uma equivalência ao Opel Kadett, já que nos parece em clara vantagem pela baixa altura da sua carroçaria, o Alfa Romeo.
Semi-eixos à frente e eixo completo à retaguarda, parece ser a fórmula que a BRM abraçou para esta nova série de modelos de Gr.2, por abandono do uso de cardan no eixo de tracção, aposta essa inserida nos primeiros pequenos 1300.
Brindaram desta vez os compradores, com a oferta de um pequeno porta-chaves, como a imagem inferior demonstra.

Ainda que editado há mais algum tempo, surgiu também o pequeno Fiat 1000 que acabaria por receber um reestyling nos pormenores de acabamento no berço do motor, bem como da tampa do mesmo.
De interior igualmente aprimorado, surge a sigla "Fiat Abarth" inscrito no tablier e o escorpião 🦂 no seu interior, em grande dimensão.
Mas o principal brilhantismo, encontra-se mesmo na complementaridade do berço do motor, onde não falta a representação da cablagem da tampa da  bobine e onde até a correia do dínamo foi contemplada. O seu escape foi também revisto e agora, ao invés de um só a sobressair para o exterior, surgem dois numa posição muito mais convencional.
A tampa do motor recebe um novo desenho de posição fixa e sem os habituais suportes que a sustentam na posição aberta.
No fundo, uma BRM a fazer um esforço para se manter sempre em grande.
E depois da edição do Autobianchi Abarth que se expressa sobretudo pelo inesperado e inovador sistema de tracção frontal, esperam-se as chegadas dos anunciados Volkswagen Scirocco e do Ford Capri tanto na sua versão 2600 RS como LV.

terça-feira, 30 de março de 2021

O gigante acordou - Fly

O gigante, acordou.

Recuperando o espírito que chegou a ter, a Fly prepara-se para retomar o espírito competitivo, através de uma nova linha de modelos especificamente desenvolvidos com o fim competitivo.

Para tal, divulga uma nota nesse sentido e que passamos a transcrever.

"Trabalhando na gama Sport. Iniciaremos em breve campeonatos FLY PROCAR SPORT em diversos países e apoiaremos quaisquer iniciativas que queiram realizar relativamente a campeonatos mono-marca com material sport e igualdade mecânica. Procuramos que a diversão seja o principal motivo para a competição, com custos contidos e sem regulamentos complexos. Continuaremos a dar informações"

E cria-se assim uma luz ao fundo do túnel, apesar de se encontrar em clara perda a aposta dos praticantes, nesta escala 1/32.

terça-feira, 23 de março de 2021

Honra ao Mestre - Garagem Aurora

A Garagem Aurora representa parte da génese do desporto motorizado em Portugal, tendo pautado a sua existência pela eterna ligação à marca Porsche. E chegou a hora de fazer justiça ao homem que devotou uma vida à causa dos automóveis de competição e da sua garagem, através de uma publicação onde se relata o percurso histórico da sua ligação há competição. Falamos obviamente, de Mestre Eduardo.
As causas pandémicas não permitem uma melhor imagem do registo que aqui fica para a posteridade, do momento em que me honrou com uma dedicatória num dos exemplares em que se relata a sua longa história de vida ligado aos automóveis de competição da marca Porsche.
Na sua obra, para além dos históricos relatos, muitas fotografias registam páginas fora, os cronológicos desenvolvimentos desta referência automobilística.
E aqui fica também registada a dedicatória com que Mestre Eduardo me brindou.
Mas sente-se também honrado este Blog por perceber que serviu os intentos desta obra, como atesta a bibliografia mostrada na página 157.
E por não ser todos os dias que nos podemos vangloriar de semelhantes feitos, aqui deixo também um enorme agradecimento à Garagem Aurora e ao Grande Mestre Eduardo, com os votos de que muitos mais anos este binómio possa dar ao automobilismo nacional.

domingo, 14 de março de 2021

Sideways e o Escort de Grupo 5

A cada vez maior aposta do fabricante francês Sideways nos modelos GT, leva-nos a suspeitar no que se traduzirá na cada vez menor aposta na sua extraordinária linhagens dos modelos de Grupo 5.

Mas enquanto isso não leva à total extinção dessa extraordinária categoria, lá vamos recebendo, apesar da cada vez com menor periodicidade, belas notícias.
Cabe desta vez ao Ford Escort MK 2 fazer a sua aparição nos terrenos de plástico, apesar de não se poder ainda, contar com ele no imediato. No entanto, não será para muito tempo a espera de mais uma preciosidade oferecida por este fabricante.
E a surpresa é maior, quando verificamos que serão duas evoluções deste modelo que a Sidewyas nos oferecerá, para além de algumas variantes possíveis em cada um dos desenvolvimentos da carroçaria.
O mais comum Zakspeed que mais conhecido ficou sob as côres da "Mampe", será talvez o primeiro a chegar-nos e também o mais conhecido e mais esperado, mas outras variações cromáticas e de linhas da carroçaria nos surgirão, como um nobre enriquecimento duma página que a Sidewyas tão bem tem sabido reescrever.

Menos conhecida a carroçaria com as formas acima e abaixo mostradas, virá também fazer parte do esperado lote que em breve nos chegará.
Parabéns Sideways.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A mesma fórmula, para duas Formulas...

Tanto a Policar como a NSR enveredaram por uma solução em tudo idêntica, na tentativa de fazer renascer a Formula 1 no campo das competições slot car. Um único modelo em cada um dos fabricantes, obrigará a alguma personalização na tentativa de os fazer parecer um qualquer Formula que tivesse militado em cada uma das épocas. Mas se a NSR pautou a sua criação inspirada nos modelos que abrilhantaram o Mundial de Formula 1 entre 1986 e 1989, a Policar, através deste mesmo princípio, optou pela recriação dos mais actuais Formula 1. 
Mas se a ideia foi a mesma, a filosofia pela qual cada um dos fabricantes optou, diverge substancialmente. Apoiada a NSR numa mecânica convencional e com motorização de caixa grande em posição "Inline", a Policar aposta nos mesmos micromotores igualmente em linha e que equipam os Formula 1 clássicos da Slot.It, ao mesmo tempo que se apoia também na desmultiplicada transmissão dos modelos Slot.It.
E a questão que se levanta é, em qual dos dois conceitos recairá mais a aposta dos praticantes da modalidade? Os dois modelos apresentam-se com cotas deveras díspares, com a versão da Policar a mostrar-se mais estreita e bastante mais comprida, enquanto a criação NSR se mostra muito mais compacta. 
Parece que temos uma NSR muito mais cativante, pela aposta na mais convencional mecânica em que cada um de nós se sentirá muito mais à vontade. No entanto, se a mais estranha mecânica da Policar poderá criar alguns entraves entre os menos atrevidos preparadores, a Slot.It através dos seus Formula clássicos, já nos deu provas da verdadeira eficácia daquelas transmissões. Menos atractiva, parece mesmo ser a oferecida pelas suas motorizações, não capazes das mesmas elevadas performances.
E se há já quem tenha experimentado com bons resultados os Formula 1 da NSR, pode ser que a criação da Policar muito tenha para surpreender, dadas as suas ímpares cotas e distribuição de peso. A longa distâncias apresentada entre eixo traseiro e patilhão, poderá ter muito a surpreender numa inesperada dinâmica. E houvesse um motor que nos surpreendesse e certamente muito haveria a esperar.

O que valerá o Nissan Skyline da Slot.It?

Uma das últimas criações da Slot.It foi o interessante Nissan Skyline, mas que me deixou esta aposta algo perplexo, porque via nele um modelo com défice de potencial dinâmico, uma sensação meramente transmitida pelo aspecto geral da sua carroçaria.
Mas para que melhor o percebesse e conseguisse aquilatar as suas potencialidades e sem que tivesse havido ainda a possibilidade de o levar à pista, nada como um comparativo com algum modelo potencialmente equivalente e já com provas dadas. Peguei então no Alfa Romeo 155 V6 Ti, dada a mesma origem de fabricante e com os quais tivemos já muitos de nós, oportunidade de perceber o seu potencial valôr à escala reduzida. É verdade que estes dois exemplares se encontram munidos de origem da mesma motorização, mas na competição e para que se aumentasse o potencial deste Alfa apresentado neste artigo, este órgão acabaria por ser potenciado e substituído por um outro de outra origem, o que obrigou também à alteração do seu berço. Para este contacto comparativo, não houve necessidade de se proceder a esta troca no Nissan, visto este teste se restringir meramente a uma análise comparativa de cotas entre ambos.

Com uma carroçaria detentora de uma traseira mais curta e um pequeno aileron de pouquíssima altura, proporcionam clara vantagem ao modelo nipónico. A sua carroçaria permite também que a largura do eixo se torne ligeiramente favorável, enquanto a substancial menor altura da carroçaria, lhe proporcionarão pela certa um comportamento que lhe será favorável.

Um dos factores de primordial importância, costuma ser o peso dos mesmos e aqui, o Nissan com as suas 72,6 gr. ver-se-à largamente batido pelas 69,2 gr do modelo transalpino. E aqui, a medição foi feita a partir de modelos totalmente de origem.  

Perante estes factores, poderemos considerar que possa existir algum equilíbrio entre eles, mas o Nissan leva ainda outra vantagem. A distância entre eixo traseiro e patilhão, sendo maior no Skyline, favorecerá também este novato, pelo que acabará por me convencer e me leva a poder integrá-lo no mesmo rol dos fantásticos DTM editados por este fabricante italiano, no que respeita a performances. Como nota negativa, a maior altura da frente deste Nissan relativamente à pista, o que lhe causará algum desconfortável desequilíbrio que lhe proporcionará a desinteressante tendência para a cambalhota, por falta de apoio em curva. Mas a Slot.It não se desapercebeu deste pormenor e para anular essa tendência, faculta com estas máquinas uma espécie de calço/patim a ser montado nas extremidades laterais da frente, que tenderão a anular este desconforto a quem os pilotará.

Também é certo que aqui tivemos como modelo comparativo um dos piores exemplares desta categoria do desporto motorizado produzidos pela Slot.It, já que tanto as restantes versões deste 155, como o Opel Calibra e ainda o Mercedes 190 se mostram mais eficazes que o 155 aqui mostrado e que serviu de versão de lançamento da Slot.It nesta categoria. Mas é também certo que todas estas conjecturas poderão cair em saco roto, pois a verdade verdadinha, só mesmo o modelo a ser testado em pista. Mas a verdade também, é que parece que potêncial não lhe falta para que nos mostre características dinâmicas que nos possam impressionar. A vêr vamos...