terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SRC, com mais coisas de encher o olho....


 A Slot Racing Company, mostra com carácter quase definitivo, o seu primeiro Formula 1. Fará parte das suas séries de modelos reproduzidos em resina e por isso, muito se espera da qualidade final destes modelos. Trata-se do Renault RS10 com que René Arnoux travou uma das mais interessantes batalhas em pista contra Gilles Villeneuve no decorrer do Grande Prémio de França em 1979.
Não me sinto à altura duma crítica avalizada acerca dos modelos de Formula 1, mas parece apresentar-se de acordo com a bela linha longilínea que apresentavam. A representação do motor, parece ser a parte menos conseguida do modelo.

 Na forja está já também a chegada do belo 312 T4 da Ferrari, modelo que o extraordinário Gilles Villeneuve também pilotou. Os ferraristas que se mantenham atentos à sua chegada.

 A surpresa aqui também se chama Matra-Simca. E se a Slot.It embarcou no modelo de 1974, a SRC optou pela versão também vencedora de Le Mans, mas em 1973. Valha-nos isso, pois se se repetissem, seria mau para os três, ou seja, a Slot.It, a SRC e nós.....
A maqueta parece mostrar-se tão boa quanto a da Slot.It, mas o que não contamos é com uma máquina com as mesmas performances. A questão agora, será saber quem arrancará com a versão de 1972, pois aí a Matra também saiu vencedora na clássica francesa. Será um dos dois, ou entrará por aí uma FlySlot??
 Mas o grande mérito da SRC, para mim, vem deste belíssimo Alfa Romeo 33TT12, um dos ícones dos Campeonatos de Sport Protótipos em 1973 e que tem sido sistematicamente esquecido por todos os fabricantes. Pena não poder contar-se com uma mecânica que rivalize com as mais actuais máquinas de competição, mas já é muito boa, a sua chegada. A maqueta, parece também ela encontrar-se no patamar das melhores reproduções.

Finalmente mostra-se a obra da Original Slot Cars

À muito que se anunciava esta marca, mas de concreto parecia estar a tardar a primeira mostra deste novo fabricante espanhol. A OSC Slot Cars nasce para se dedicar ao mundo dos ralis e mais especificanmente, numa primeira fase, a modelos que fizeram história nesse mundo.
 A primeira referência coube ao modelo 205 Turbo 16 da Peugeot na sua versão EVO1, alguns anos após a Spirit o ter feito e muito recentemente anunciado também pela MSC, se bem que na sua mais radical versão, dedicada ao mundo dos TT's. Correspondente este que estará para breve, à participação de Ari Vatanen no Rali de Monte Carlo em 1985, mostra-se de uma estética muito bem conseguida, onde as respectivas proporções parecem corresponder com muita fidelidade, à sua versão original.
 Mas na forja, mostram-se já as evoluções que acompanharam o 205 que marcou algumas épocas das participações deste modelo no mundial de ralis. As jantes das últimas evoluções deste carro da Peugeot, parecem não ter sido também esquecidas, o que demonstra a maturidade com que este fabricante se quer manter e mostrar no complicado mundo dos Slot Cars.
Mecânicamente demonstram também alguma preocupação, se bem que não pautando pelos mais complexos e evoluídos sistemas desenvolvidos por outros fabricantes. Mas a simplicidade mostrada, muito próxima das apostas da Ninco, parece-nos de maior eficácia, a começar por exemplo na aposta da motorização de caixa grande e passando pelo que parece ser, um sistema de suspensões que se farão por molas convencionais, sobre ambos os eixos. A transmissão faz-se por polias e correia de transmissão desde o eixo posterior até ao anterior. O que ficará por esclarecer, é o sistema de patilhão. Será fixo ou basculante?
Pelo que a imagem permite ver, parece que o chassis se encontra adaptado para receber lastro longitudinal e paralelo ao motor.
Força OSC, parecem estar no bom caminho ......

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Slot.It também mostra melhor, as suas novidades

 A Slot.It vai disponibilizar a sua versão do Mc'Laren F1 GTR, com as modificações específicas para melhor reproduzir a versão que militou no campeonato japonês. Assim, receberá apêndices aerodinâmicos nas esquinas frontais, bem como um aileron cujas paredes verticais se estendem quase até à carroçaria. As campânolas dos faróis retomam a forma lisa dos modelos originais. A sua decoração, tornará esta versão ainda mais apelativa que as anteriores.
 Em baixo, uma das versões já editadas.

Os Porsche 962 continuam a ser fonte de enriquecimento neste fabricante, estendendo agora as suas produções às versões norte americanas. E se era conhecida já a versão "Coca-Cola", a da "Lowenbräu" é uma boa surpresa.



Mas as versões de Le Mans continuam a não cair em saco roto, já que  a participação oficial em Le Mans no ano de 1988 merece agora a chegada de mais um desses participantes, visto o nº 17 ter já chegado às nossas mãos à bastante tempo.

Mais um Jaguar XJR12 fará também a sua chegada.

Também o Lola verá chegar mais uma das suas versões, agora com a característica barbatana vertical no dorso.

O Mc'Laren de Can-Am é já mostrado numa versão quase definitiva. Infelizmente, a reprodução das jantes parece não vir de encontro à restante qualidade geral do modelo. Grandes à frente e pouco profundidade na traseira, não parecem acompanhar devidamente o modelo.
 Uma segunda versão do mesmo Mc'Laren, enriquecerá a chegada deste digno representante dos campeonatos Norte Americanos.

 O Porsche 911 GT1 EVO 98, para além da versão de testes, verá chegar também a versão vencedora de Le Mans em 1998.

 Do Nissan R390 GT1, chegará uma segunda versão da conhecida participação em 1998. Depois da chegada do Nº32, é a vez do Nº30.

Expectativa, está a levantar a chegada da versão 4WD do Audi R18 e-Tron Quattro. Munido de polias e correia dentada, não existirão dúvidas quanto à eficácia da sua tracção, mas se resultará mesmo no capítulo da velocidade, é que está a questão.

 O Matra-Simca é a verdadeira surpresa e deste foram disponibilizadas várias imagens do protótipo do mesmo. Do que é possível verificar, parece estarmos perante mais uma brilhante reprodução.
 Na verdade, será mais uma grande máquina a entrar no campeonato das máquinas clássicas.

O Toyota verá chegar também mais uma versão. Agora, a sua traseira será mais curta um pouco.
Muita novidade das bandas de Itália.....

BMW V12 LMR - Black Arrow

Em fase adiantada, também a Black Arrow nos mostra o protótipo da sua futura produção. Se Albert Atienza nos trouxe um excepcional Saleen, o que esperar agora desta maravilhosa máquina que integrará os modelos da categoria LMP?

MSC, desvenda algumas das novidades

 Depois da grande espera que foi a chegada dos primeiros TT da Scaleauto e depois ainda de mostrada a sua primeira referência em plástico dos seus modelos TT que foi o BMW Mini, eis que são mostradas as referências para a mesma modalidade, mas da sua série em resina.
 O Peugeot 205 Turbo16 Grand Raid foi já mostrado e ao que parece, reproduz com grande fidelidade a versão à escala 1/1 que participou na maratona Paris/Dakar. Para que se tratasse de uma reprodução perfeita, exigir-se-ia que a largura dos seus eixos fosse inferior à da carroçaria, mas aqui entram também os padrões da competição, que exigem que se fuja um pouco desses critérios.

 Igualmente da linha dos TT, encontramos em igual patamar de qualidade, a evolução do 205, o 405. De igual esplendor, ambos enriquecerão o panorama do mundo das competições TT, já que se esperam chassis plásticos de elevada performance, onde o trabalho das suspensões e sua possível regulação, poderão ditar alguma ordem evolutiva neste mundo.

 Para o capítulo das pistas, foram também desvendadas algumas esperadas novidades. O De Tomaso Pantera é uma delas. Tratando-se de um ícone dos clássicos, espera-se grande aceitação por parte dos praticantes dos Slot Car, já que é abrangente o seu interesse.

 O BMW Z4 não constitui tão grande novidade, pois trata-se de um modelo já mostrado durante o ano transacto, mas desta vez, a decoração compõe um pouco mais este belíssimo modelo. Outras variantes e versões seguir-se-ão, o que nos deixa sempre com ânsias de ver chegar mais um.

 No campo dos Gr.5, foi agora possível ver-se a primeira maqueta do interessante BMW M1. Absolutamente brutal, este carro irá entrar em concorrência directa com os modelos da Sideways, onde militará também na sua lista, uma versão ligeiramente diferente desta. Teremos oportunidade de um grande confronto entre fabricantes, já que apoiando-se em mecâncias Slot.It, o modelo da Sideways terá oportunidade de fazer valer os seus argumentos, perante uma MSC que não quererá ficar a perder.

 Mas para mim, o modelo holandês da Spyker, era o mais esperado. Finalmente mostra-se, ainda que em maqueta,  este modelo GT que constituirá segundo os meus critérios de avaliação, um dos mais prometedores modelos daquela categoria, já que as suas cotas, aliadas a uma frente que permite estender o patilhão e uma linha de carroçaria extremamente baixa ao nível da sua traseira, ajudada ainda por um aileron extremamente baixo, farão com certeza dele, um GT de eleição.
Desta vez, a MSC parece estar apostada em trazer à realidade as promessas que vinha protelando....