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domingo, 11 de fevereiro de 2018

Mc'Laren M8D, o melhor clássico da Slot.It

 A linha de Sport Protótipos clássicos da Slot.It, é um dos pontos fortes deste fabricante, por absorver uma linha de modelos do agrado de uma grande maioria de apaixonados pelos automóveis mas também porque demonstram uma eficácia verdadeiramente notável enquanto modelos de slot car.
E dentro destes, encontramos duas marcas algo desgarradas dentro desta linha mais pura, por se terem celebrizado não pelas suas participações nos Campeonatos Mundiais de Marca, mas antes no famoso Campeonato Can-Am, um campeonato mais restrito e sujeito a outro tipo de regulamentação, mas que nos acabariam por chegar integrados  nos modelos clássicos da Slot.It. São eles o Mc'Laren M8D e o Chaparral 2E. E assim sendo, alguns clubes acabam por banir a participação destes dois modelos dado que por essa razão se integram em distinta vertente dos demais clássicos.
Mas nos clubes onde esta permissão acontece, o Mc'Laren tem-se mostrado como um dos mais sérios candidatos às vitórias, usufruindo do seu reduzido peso, mas também das suas excelentes cotas. Mas surgiram nesta categoria outros bons modelos, como o Ford GT 40, o Matra-Simca e também o Chaparral 2E. Qualquer deles máquinas com potencial para se imiscuírem na luta pelas melhores posições. Ressalve-se aqui, de que no caso do Chaparral, quando dotado do seu original e enorme aileron, o seu desempenho dinâmico diminui substancialmente frente aos seus rivais, mas para minimizar esse problema, a Slot.It disponibiliza um ultra-leve aileron que acaba por lhe permitir ganhar suficiente melhoria dinâmica.
 E são já quatro as versões do Mc'Laren M8D disponibilizados pela Slot.It, sendo que a primeira das vesões editadas, a correspondente às primeiras imagens deste artigo, é a que se apresenta com maior divergência de formas, muito embora ligeiras e escapem à maioria dos observadores. Trata-se da lateral inferior junto à cava das rodas frontais, já que esta culmina de forma recta vindo os seus sucessores a terminar nessa secção da carroçaria em forma de cunha.
Depois, um roll bar acrescido de mais um arco na zona correspondente à cabeça do piloto ou umas suplementares derivas frontais, serão os pontos mais marcantes entre cada um deles.
 Mas a certeza que fica é a de que estamos perante o mais eficaz dos clássicos no que se refere às produções da Slot.It. Mas parece que teremos os dias contados, assim que que seja editado o Matra-Simca de 1972 vencedor das 24 Horas de Le Mans. Pode ser que nesse dia o rumo dos acontecimentos venha a ser alterado...

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Open Friday - Mas que prova...

Não sei se existirão adjectivos suficientes para qualificar esta iniciativa levada a cabo pelo Clube Slot do Minho, onde decorreu a primeira das provas que comporão um campeonato onde os participantes concorrentes, pouca ou nenhuma experiência haviam tido antes. É claro que nalguns casos o slot já lhes havia passado pela vida e isso acabaria por justificar alguma da diferença existida dentro da pista.
 Mas a concorrência não escolhia idades e não foi com toda a certeza por ser mais nova que Sofia Aguiar se veria intimidada, tendo demonstrado um surpreendente andamento, que embora não ao mesmo nível dos mais rápidos, conseguia através de uma pilotagem extremamente segura, espantar todos quantos tiveram oportunidade de seguir a sua demonstração de segurança e constância de andamento.
 Mas foi sobretudo de excelência o clima ali vivido, onde pautavam também os conselhos dos veteranos que desempenhavam uma tarefa orientadora, sobre cada um dos rookies ali presentes. As expectativas eram elevadas por parte da totalidade dos pilotos que ali iriam medir forças, numa matéria desconhecida à quase totalidade destes iniciados.

E porque se está em época carnavalesca, não faltaram também as contagiantes brincadeiras proporcionadas pelo sempre desinibido associado, Nuno Aguilar.


E com os carros já alinhados, era tempo de virem ao de cima os nervos dos mais sensíveis pilotos.

E antes de se dar início a esta primeira prova, foi dada a palavra a Eugénio Veiga, o presidente deste clube, para num pequeno briefing dar a conhecer as regras do jogo e a forma como esta iria decorrer.
Depois e sempre sobre a orientação dos seus mentores, cada um acabaria por dar o seu melhor, verificando-se equilíbrios de se lhe tirar o chapéu, ao ponto do primeiro lugar ficar definido na última calha e por uma incrível diferença de 0,1s. Mas para os lugares seguintes o equilíbrio registava-se semelhante e acabaria por deixar os nossos rookies plenos de animosidade e absolutamente rendidos pela modalidade.
A tabela da classificação final demonstra o verdadeiro equilíbrio protagonizado por estes estreantes, ou hà muito afastados da modalidade.
A certeza que fica é a de que acabaria esta iniciativa por se confirmar como um reconhecido êxito, dada a animosidade com que encararam estes elementos no final, as suas participações. E também nós acabamos por nos sentir orgulhosos pelo êxito experimentado com esta iniciativa, ao perceber o quanto reconhecidos fomos por termos conseguido reunir um lote de pilotos que acabariam por se sentir privilegiados com a oportunidade de terem podido experimentar por dentro, as sensações proporcionadas por estas miniaturas reconhecidas internacionalmente como slort cars.
E aqui fica também um agradecimento por parte da organização a estes elementos que se dignaram corresponder ao desafio por nós proposto, tendo-se disponibilizado para alinhar numa temática estranha às suas rotinas. Não esquecer também um carinhoso elogio à nossa estreante feminina, Sofia Aguiar, pelo seu extraordinário e verdadeiramente surpreendente desempenho.
Gonçalo Simões seria então o primeiro vencedor desta estreia, seguido de Pedro Martins e Jonathan Barbosa.

Um GT com muita pinta - Mercedes AMG GT3 - Superslot

 Por parte da Superslot/Scalextric, chegou já ao mercado a nova versão do Mercedes GT3, numa belíssima versão participante nas 24H de Paul Ricard 2017.
 Uma vez mais é a "Gulf" a responsável que caba por contribuir para este brilharete, que acaba por proporcionar uma versão em que se torna difícil resistir a tamanha eficiência estética.
Parabéns Superslot, não só pela beleza da decoração, mas também pela excelente reprodução deste modelo que tem marcado pela positiva um lugar de relevo no seio das competições destinadas aos modelos da categoria GT3.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Campeonato Bajas Slot - Arranque é já amanhã.

Com local de partida e chegada agendado para amanhã nas instalações do Clube Slot do Minho, encontra-se marcado o arranque para um dos campeonatos que mais entusiasmo costuma despertar entre os entusiastas praticantes da modalidade. Trata-se do Campeonato  Bajas Slot e que tem como organizadores três dos mais representativos clubes do norte de Portugal, a saber, Clube Slot do Minho, Slot Clube do Porto e Guimarães Slot Clube
Conta-se pois com a nata ligada a esta temática dos TT, numa das mais populares vertentes do slot, apesar de ser ao mesmo tempo uma das mais exigentes ao nível de desenvolvimento das máquinas mais apuradas para este tipo de competição.
 E à espera dos entusiastas participantes, encontra-se uma pequena mostra com modelos relacionados com a própria competição e que poderão ser admirados por todos quantos ali se desloquem, quer como participantes ou meros observadores e apreciadores da modalidade.

 

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Open Friday - Um campeonato a gerar elevadas expectativas

 
 Criou inesperada animosidade a noite de treinos com que os nossos rookies se empenharam e encararam este primeiro contacto com as máquinas com que se defrontarão. Falta de prática e sobretudo um imenso desenquadramento com esta nova realidade, não deixou contudo que se intimidassem com as dificuldades com que se depararam.
 Será pois com elevada expectativa que veremos sexta-feira próxima estes nossos pupilos em confronto directo, sempre apoiados pelos consagrados que lhes transmitirão as melhores dicas orientadoras com o propósito da optimização do seu melhor desempenho.
Vai concerteza ser uma noite de extraordinário empenho por parte destes novatos que tudo farão para se conseguirem impôr numa modalidade que lhes é muito pouco familiar.

Depois do Corvette, o Audi R8 - Scaleauto

A Scaleauto apronta-se para nos fazer chegar o Audi R8, mais um modelo a engrossar a gama de modelos da categoria GT3. Ainda mal vimos por parte deste fabricante a sua última criação, o Chevrolet Corvette e eis que está já para breve podermos desfrutar de mais uma máquina para esta categoria.
 E tal como tem sido a sua última política, as primeiras versões que nos farão chegar irão ser em kit branco e com total ausência de folha de decalques para podermos completá-los com alguma decoração.
 O seu chassis dá continuidade ao último conceito adoptado para os modelos da categoria GT3 por vários fabricantes, acabando por se permitir uma dinâmica mais eficaz e macia, no que a vibrações diz respeito.

Vai arrancar o maior campeonato de TT do Norte de Portugal

Inicia-se sábado próximo mais uma iniciativa conjunta que conta com a participação do Slot Clube do Minho, sendo o arranque deste campeonato feito justamente nas instalações deste clube. Trata-se do início das actividades "fora de estrada", isto é, dos campeonatos destinados aos modelosa de TT e que conta sempre com inúmeros entusiastas e participantes. Específico para modelos de características diversas dos modelos dos campeonatos de velocidade, despertam sempre animosidade extra dadas as suas suigéneris capacidades de transpôr obstáculos de elevada dificuldade.
A organização deste campeonato conta ainda com as iniciativas, colaboração e participação do Slot Clube do Porto e Guimarães Slot Clube que se uniram num interesse comum para dar continuidade a anteriores iniciativas conjuntas e de onde cada um poderá usufruir de acrescidas experiências competitivas.
Força e venham lá as mais competitivas máquinas do norte de Portugal.

BMW M1 - Carrera

  A série Procar foi um campeonato proposto pela marca BMW na década de 70, disponibilizando modelos da série M1 desenvolvidos oficialmente e distribuídos por pilotos de Formula 1, sendo estas provas integradas no programa oficial do mesmo campeonato.
Este histórico modelo acabaria por chegar às pistas de slot car, tendo a Fly sido o maior dos responsáveis por isso. Editando uma infinidade de versões, o que vai ainda hoje acontecendo sob a designação do fabricante Fly Slot, viu recentemente e por intermédio do fabricante Carrera, um sério concorrente à altura. Isto não em termos competitivos, mas sim, numa mera questão estética.
Em nenhum dos casos a dinâmica poderá considerar-se como uma referência desejável, quando temos hoje referências de elevadíssimo nível nesse capítulo. É portanto por essa razão que admiraremos cada um dos exemplares, apenas e segundo análises visuais de questões enquadradas em parâmetros de proporções e beleza.
Em baixo, à esquerda a versão Carrera e à direita a protagonizada pela Fly. Constacta-se no imediato que ambos se encontram com elevado nível de reprodução, apesar de alguma diferenciação entre ambos. A mais recente versão surge com uma carroçaria mais estreita e com os pilares A da capota algo grosseiros. No entanto, parece-nos a versão Carrera mais elegante e mais condizente com a versão original da própria BMW. Mas aqui, trata-se apenas de uma opinião que poderá muito bem esbarrar com outras, já que não sendo detentores das cotas originais do mesmo, difícil será fazer sérias constactações.



A parte correspondente ao spoiler frontal surge melhor reproduzido no modelo Carrera, já que o da Fly contempla esse elemento exageradamente alto.
De conceitos mecânicos diversos, gostava de aqui referir que este exemplar da Carrera será talvez dos raros exemplos deste fabricante, em que não poderemos atribuir defeito à dimensão das rodas. Suficientemente proporcionadas em dimensão e largura, permite-nos olhar para ele sem que surja a ilusão de estar-mos a vêr um tractor. Desta vez sim, vemos uma silhueta esbelta e proporcionada onde as rodas não deitam por terra todo um trabalho de grande qualidade. E neste particular, a ilusão parece ter assumido um rumo contrário, já que essa ilusão poderá acontecer justamente na versão da Fly, sobretudo por comparação com a versão concorrente.

 A imagem inferior permite-nos vêr uma traseira mais comprida por parte da Carrera e uma distância entre eixos superior na versão Fly.
E este comparativo deixa-me de alguma maneira frustrado, já que parece aqui haver um equilíbrio notável que não me permite assumir com alguma clareza e garantia qual o melhor dos modelos em termos de maqueta, apesar de, quando observados em simultâneo, acabe por aceitar melhor a versão da Carrera.

Mirage - Le Mans Miniatures

 A Le Mans Miniatures resolveu finalizar no corrente ano, a série dedicada à totalidade dos modelos Renault Alpine A442 participantes em Le Mans, como forma de comemorar o 40º aniversário da vitória daquela marca e modelo na clássica francesa.
Reeditarão também o Mirage GR8 vencedor da mesma prova no ano de 1975 pelas mãos de Jacky Ickx.
 E na sequência desse mesmo modelo, far-nos-ão chegar o mesmo carro mas na sua evolução Turbo e participante ainda na mesma prova, dois anos após essa gloriosa participação no ano de 1975.
Do ano de 1970 editarão dois Porsche 917 LH e chegar-nos-à também o Bugatti 57G vencedor da edição de 1937, numa edição melhorada relativamente há já nossa conhecida.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Porsche 917 que faltava - Le Mans Miniatures

 Surpreendeu a Le Mans Miniatures com a edição do Porsche 917 adaptado à novas regras dos Grupo C. Embora se trate de um modelo com pouco êxito desportivo e com pouca actividade no seu historial, esta versão desenvolvida pela Kremer acabaria por se tornar num ícone da marca germânica.
Em boa hora este fabricante o fez chegar até nós.