Translate
quinta-feira, 13 de março de 2025
Thunder Slot mostra vida.
segunda-feira, 10 de março de 2025
O Matra-Simca 670B Cauda Curta - Slot.It
Depois da edição das versões Cauda Longa participantes em Le Mans em 1973 e 1974, chega a vez da edição do primeiro modelo em versão Cauda Curta.
Referente ao vencedor das 6Horas de Watkins Glen no ano de 1973, este modelo 670B representa a evolução do modelo 670 que ganhara Le Mans no ano transacto.
A maior diferença visual entre este que agora a Slot.It nos faz chegar e a versão vencedora de Le Mans em 1972, prende-se com a dimensão do aileron que passou a ocupar a totalidade da largura do seu capô traseiro, ao invés do mini aileron que surgia na parte central do mesmo.
Não sendo esta a única diferençaentre ambas as versões, já que a secção frontal também as apresenta, esta é no entanto aquela que mais se fará notar.
Em termos dinâmicos, com que poderemos contar?
Se a realidade nos diz que as versões anteriormente editadas se mostraram competitívas no campo dos modelos Sport Protótipos Clássicos, deste, parece existirem argumentos para estarmos em crer que haverá melhorias.
Reparo à ausência de retrovisor do lado direito. De resto, mostra-se excepcionalmente bem reproduzido.
Mecânicamente, se todos os conceitos são mantidos, surge agora um motor de caixa vermelha de nova referência, mas que não surge ainda anunciado nos seus catálogos.
sábado, 8 de março de 2025
Scalextric/SCX e o desejo de que venham novos clássicos
A Scalextric/SCX trouxe já para o panorama do mundo dos slot cars, belos exemplares de clássicos que preencheram a nossa juventude. Recentemente, as suas edições têm-se revelado e bem, ou mais próximas da actualidade, ou através da reprodução de modelos clássicos já nossos conhecidos mas dotados de novas decorações.Parece-me que começa a ser hora de novas criações de clássicos, pois alguns serão ainda, capazes de nos despertarde de sobremaneira, as boas épocas dos tracção traseira. Se há ainda lugar para os Grupo B, de onde o Lancia Delta S4 terá sido o expoente máximo dentro deste fabricante, tanto o MG Metro 6R4 como o Peugeot 205 Turbo 16 poderão ter êxito assegurado dentro de possíveis edições.
Mas alguns dos mais puros Grupo 4 não chegaram a fazer as nossas delícias. É verdade que modelos como o Ford Escort MK II, Talbot Sumbeam Lotus, ou Fiat 131 Abarth, Datsun 1600 SSS e 240 Z, de entre outros, que chegaram até nós, mas outros de grande interesse, acabaram por se posicionar no patamar do esquecimento.
Foram os casos dos Vauxhall Chevette e Firenza, do Ford Escort MK I, dos Hillman Imp e Hunter, do Triumph TR7, dos Opel Manta A, B e 1904 SR, dos Fiat 128 e Ritmo, do BMW 2002, do SAAB 96, do Volkswagen 1303S, dos Volvo 444 e Amazon 122 S ou até dos 142/240, do Skoda 130 LR, do NSU TTS, enfim, uma boa lista de máquinas que estamos mortos por vêr militar no reino dos gloriosos brinquedos eléctricos à escala 1/32.
Muitos haverá ainda a acrescentar a uma vasta lista de exemplares de que gostaríamos de poder vir a desfrutar e que esperamos, a Scalextric/SCX desperte um dia, breve, para a sua recriação.
O Firenza trata-se de um modelo da Vauxhall menos conhecido, mas de linhas extraordináriamente interessantes.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
Slot.It - Novidades 2025, muitas e boas...
Da parte dos clássicos, o Ferrari 512M verá crescer o lote de versões disponíveis, enquanto da marca Matra, novos modelos, tanto na versão cauda curta como cauda longa, chegarão também até nós. O Datsun 510 de Grupo 2 receberá novas decorações. Da mais recente série dedicada aos modelos da categoria LMP, chegará também o novo Acura.
O já nosso conhecido Lola-Aston Martin DBR1-2 verá chegar o terceiro elemento com as côres da "Gulf", dos três participantes em Le Mans.
Da Policar a continuidade na aposta dos F1 modernos em versão de modelo único, mas tambem nos F1 Clássicos, com especial destaque para o Lotus 72D com que Emerson Fittipaldi se sagrou campeão do mundo da modalidade, editado numa série especial e limitada. Um novo modelo clássico irá também chegar, mantendo-se contudo no segredo dos ddeuses a sua identidade. Em paralelo e da mesma categoria, anuncia-se um belo Alfa Romeo 179.
Em termos tecnológicos, aposta-se no desenvolvimento de um novo punho à moda antiga, em que a aceleração dos bólides se faz por acção do dedo polegar e não do indicador. Novos berços indicados para motores brushless anunciam-se igualmente, para as variadas disposições conhecidas.
sábado, 4 de janeiro de 2025
Troféu Andros - Guimarães Slot Clube
Com início marcado para o dia 17 do corrente mês, admitem-se modelos à escala 1/32 preparados de acordo com o Grupo N e WRC.
Aventure-se, vai valer a pena.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prova de aniversário - Slot Clube do Porto
Espera-se, como tem sido apanágio, ambiente de excelência e a competitividade que permite a animosidade própria desta modalidade.
sábado, 2 de novembro de 2024
Faleceu, Pep Aloy
Fundador da "Aloy Slot Shop", foi um entusiasta e pioneiro no desenvolvimento da modalidade slot car, em Espanha.
Este Blog vem assim à família enlutada, apresentar sentidas condulências.
Descanse em paz Pep!
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
As últimas da Thunder Slot
Mas este fabricante não se fica por aqui e irá fazer-nos chegar também mais uma versão do Lola T70 Spyder. Outra peça de grande requinte estético e igualmente oriunda da África do Sul, da mesma prova e do mesmo ano. Guiado por Doug Serrurier / Jackie Pretorius, não lograria esta dupla ir além da décima primeira posição, apesar do sexto lugar que ocupava na grelha de partida.
Para complementar no capítulo da dinâmica os seus Mustang, a Thunder Slot edita ainda uns patins que farão o assentamento do chassis à pista nas curvas, oferecendo para o efeito duas referências, metálicas ou cerâmicas, fazendo assim variar o pêso que poderá ser tido em consideração, na hora da preparação.
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
MGB Revival, mais uma jornada - Slot Clube do Porto

