quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Turismos de eleição

O mundo desportivo automóvel, proporcionou-nos algumas extraordinárias épocas, autênticos marcos da história do desporto automóvel mundial.
Dois desses protagonistas e que fizeram parte dos modelos "Turismo", foram por parte da BMW, o 3500 CSL e por parte da Ford, o Capri 3100 RS.

A BMW que ao longo dos anos foi paulatinamente conseguindo atingir as luzes da ribalta, passou por várias etapas que lhe foram permitindo preocupar a concorrência, através do seu progressivo crescendo, que através dos modelos 1800, 2000, 2002, 2800CS, 3000CS, até ao fabuloso 3500CSL alvo agora deste artigo, conseguiu desenvolver diversas tecnologias que hoje se aplicam em série ao mais comum dos automóveis.
 Por seu lado, a Ford com uma história competitiva até então bem mais recheada de êxitos no mesmo campeonato de Turismos, através dos fantásticos Anglia, Cortina, Escort e mais tarde, Capri, estes últimos explorados desde os 1600, 3000, até ao expoente máximo 3100 agora abordado, constituía o único modelo capaz de ombrear e até poder intimidar o modelo germânico nesses campeonatos.

Mas os alemães da BMW, já que os modelos da Ford eram também desenvolvidos na Alemanha, foram mais além no campo tecnológico tendo tirado grande partido da introdução da electrónica, que surpreendia toda a gente, por exemplo, com as tardias travagens proporcionadas pelo sistema ABS.
Também a fiabilidade dos BMW em provas de longa duração, acabou por ser um dos seus grandes trunfos.
A requisição de pilotos de renome e experiência comprovada, ajudou ao acumular de êxitos sobre a rival da oval, que via na fragilidade das suas mecânicas a grande questão por resolver.
E embora o modelo germânico tivesse nascido para as pista de plástico por intermédio do fabricante Fly à já alguns anos, foi muito mais recentemente que o gigante Carrera prestou atenção ao seu grande rival, Ford Capri.
Como denominador comum, a excelente reprodução que cada um deles apresenta. Duas excepcionais produções que podemos colocar lado-a-lado e reviver em memória os extraordinários duelos que chegaram a protagonizar.
Poderemos acrescentar ainda, que apesar de nenhum deles ter nascido para a competição no seu mais apurado sentido, apesar disso, a situação inverte-se. Muito mais capaz, muito mais equilibrado e proporcinando muito mais prazer, o Capri comporta-se como um carro civilizado. Ao invés, o BMW é de todo um modelo difícil.
Mas o melhor de tudo e apesar de cada um à sua maneira, estes heróis do asfalto ficaram retratados para todo o sempre, também no mundo do Slot.

Topem lá!!


VOU DEIXAR DE CORRER ........

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Armindo Araújo - CONFIRMADO

Pois é com todo o gosto que os portugueses receberam a notícia, de que finalmento o Bi-Campeão Mundial de Produção, conseguiu firmar o contrato que faltava e assim confirmar a sua entrada para o Campeonato do Mundo WRC, através do ingresso na equipa satélite da MINI.

"Armindo Araújo disputa Mundial com a MINI "e estreia-se no Rali de Portugal"

Boa sorte ARMINDO, são os desejos deste núcleo do Slot.....

Rali de Monte-Carlo 2011

E é já este fim-de-semana que se realiza a segunda prova do Campeonato Regional de Ralis, o Rali de Monte-Carlo 2011.

As máquinas, um pouco por todo o lado, têm vindo a ser desenvolvidas e preparadas, esperando-se que o modelo surpresa, venha a ser o recém chegado "MG Metro 6R4" da Scaleauto.

Força praticantes....

Campeonato Regional de Ralis 2011 - Braga

E de novo, Filipe Vilas Boas brinda-nos com mais este belo cartaz com o programa do Campeonato Reginal de Ralis.

Tratando-se de uma das modalidades que paulatinamente vem ganhando adeptos e apercebendo-nos da subida qualitativa do parque de modelos que tem vindo a surgir, pode ser que este ano se torne num dos melhores campeonatos de sempre.
Mais um excelente trabalho saído da veia artística de Filipe Vilas Boas, a anunciar mais um campeonato para equipas de dois pilotos e modelos GT equipados com chassis HRS 2.


E é esta sexta-feira que o mesmo tem início, em mais uma iniciativa conjunta entre os dois clubes com actividade contínua em Braga.
De pneus NSR e motores Spirit SXXX sorteados pela organização, será um campeonato que promete.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nurembergue - Scaleauto

 A Scaleauto, fabricante que mantém uma forte aposta na escala 1/24, mostra como ponto forte o recentemente chegado ao mercado, o BMW M3 na sua versão base, isto é, em Kit com carroçaria em plástico branco.

 E pelas imagens que já nos mostram o modelo, ficamos com a ideia que existe algum défice de equiparação entre o mini-modelo e o verdadeiro M3 ao nível das suas rodas. O mesmo já se passava com os Porsche, onde existe pouco ar de família entre as rodas do verdadeiro e as da réplica.
 Numa escala destas, parece-me haver alguma obrigação por parte do fabricante, em cumprir um pouco melhor este aspecto.



Entretanto e já à escala 1/32, o Mercedes SLS parece apressar-se em aparecer por aí em força, uma vez que passou já a ser uma força da natureza que assolou uma grande parte dos fabricantes.

 A maqueta está já pronta, apesar de se mostrar nesta primeira fase com aspecto pouca apelativo. Pode ser que com os respectivos complementos decorativos, se veja enriquecido nesse particular.




Também o Jaguar XKR, parece não ser nesse particular, um feliz exemplo. De estética que não me parece muito convincente, ou será muito bem reproduzido, ou correrá o risco de se vir a transformar num verdadeiro falhanço.




Quanto ao Honda HSV, parece-me o mais convincente dos três. De aspecto logo à partida agressivo, combina ainda linhas que o tornarão com bastante probabilidade, um modelo de excepcionais performances. Pouca traseira e centro de gravidade bastante baixo, por certo virá a causar estragos quando inserido no seu apropriado meio.





Outra Dimensão - Agora à escala 1/43

 Dslot43, é uma nova marca introduzida pela conhecida "Kyosho", marca de reputado nome no mundo dos modelos e Rádio Control, mas agora vocacionado para o mundo do Slot.
A característica inovadora, é tratarem-se de modelos à estranha escala 1/43, a escala rainha dos coleccionadores de modelos estáticos.
Talvez assim, modelos e pistas se tornem mais proporcionais ou mais condizentes com a realidade. É preciso no entanto, que o aval dos inúmeros apaixonados praticantes, seja dado.
















Os modelos dados a observar, parecem de aspecto puco apelativo, pela falta de próximidade com a realidade, mas pode não ser esse factor a definir o exito ou falta dele, o sucesso desta nova atracção.

Aguardemos então pela sua chegada, para podermos devidamente opinar sobre tão revolucionária matéria.

Citoën DS - SCX

A SCX, depois do modelo da edição de 1966 da qual a Citroën saíu vencedora numa das mais contestadas vitórias da história do Rali de Monte-Carlo, prepara-se para fazer uma caminhada de uns anos para trás e editar o modelo de 1959, o primeiro DS a sair glorioso no carismático rali.



Tratando-se o modelo já editado, de uma das grandes obras deste fabricante, caso nos esqueçamos das más características dinâmicas deste "boca de sapo", será também bem vinda a chegada deste modelo de 1959.
 Seria no entanto bom, que fossem igualmente boas as reproduções das características jantes deste modelo, que além dos inúmeros avanços que este contemplava face à concorrência, inseria na própria jante uma porca central (ainda hoje não chegou aos modelos do dia-a-dia).


E já agora, se não fosse pedir muito, seria também bom que o característico escape central fosse igualmente respeitado.

Ficamos à espera.....