quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

M3 - E30 - Autoart

Depois do artigo aqui postado e que versava os "M3 no Slot", eis que através do nosso praticante Pedro Correia, nos chega a notícia de que também a "Autoart" deitou mãos-à-obra e reproduziu este belo exemplar do E30 do M3.

Que dizer?
Parece simplesmente fantástico.
 Estará ao nível do Fly?
Talvez em alguns aspectos até o supere e onde não restarão grandes dúvidas, será no capítulo dinâmico.

Trata-se do modelo de 1991 guiado por J. Cecotto e....... estou ansioso pela sua chegada.....

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Primeiro Teste - Armindo Araújo

Armindo Araújo: "O MINI tem bom potencial"

Armindo Araújo já deu por concluído o seu primeiro teste com a Prodrive onde teve a oportunidade de guiar pela primeira vez o MINI Countryman WRC que será o seu 'cavalo de batalha' este ano no Mundial de Ralis.

Depois duma manhã onde começou por se inteirar com o método de trabalho da Prodrive e se familiarizar com os elementos da equipa, o Bicampeão Mundial de Produção andou ao lado do piloto oficial da equipa, Kris Meeke, percebendo, desde logo, "que o carro tem um bom potencial e que o piloto inglês já está muito à vontade com a sua condução".


Da parte da tarde, Armindo Araújo sentou-se pela primeira vez ao volante do Countryman acabando por realizar cerca de 60 quilómetros, sempre em pisos de terra, ficando bastante impressionando com as características do carro preparado pela Prodrive: "foi uma jornada muito positiva, dando para perceber que o MINI tem um chassis muito neutro e um comportamento muito previsível, sendo até fácil de guiar. Claro que o salto em relação ao meu antigo carro é muito grande, sobretudo, porque o MINI pode passar mais depressa por alguns sítios onde o anterior me obrigava a levantar o pé", começou por explicar.



Para além disso, "não puxei demasiado pelo carro e andei apenas ao ritmo necessário para perceber as suas reações, mas, sinceramente, fiquei satisfeito com o que encontrei, mesmo se se nota que faltam ainda testes para que o carro possa resolver alguns pequenos problemas de juventude que ainda denota", revelou o piloto. Em resumo, "não se pode dizer que este MINI tenha muitos pontos fracos, apenas pequenas arestas que precisam de ser limadas. Coisas pequenas, como por exemplo, um melhor isolamento nas proteções para os radiadores, mas que, sem dúvida, não põem em causa o bom trabalho que os técnicos da Prodrive têm desenvolvido".


O próximo teste ao volante do Countryman ficou agora agendado para Espanha, onde Armindo Araújo se deverá voltar a juntar à equipa oficial, mas ainda sem data concreta.

ÚLTIMA HORA
Armindo Araújo de Mini, no Rali Torrié!
Armindo Araújo vai conduzir, pela primeira vez numa prova de estrada, o novo Mini Countryman, ao participar como carro 0, no Rali Torrié.

Vamos começar o massacre aos fabricantes??

Os M3 no Slot

Inegavelmente, a BMW encontra-se associada ao desporto automóvel de alto nível, há já alguns anos.
E esta marca, através da bem nascida série M, agregada à sua mais popular série, a série 3, tem criado à algumas décadas uma invejável mais valia no desporto automóvel.
Os criadores de modelos à escala não ficaram indiferentes a este êxito tendo sido a aposta generalizada, passando também a fazer parte integrante das produções de Slot.

 E o primeiro de todos os M3, aquele que a mim mais me marcou, foi inicialmente reproduzido pela Scalextric / SCX, numa reprodução que muito nos agradou. Felizmente, uns bons anos mais tarde e através da Fly, surgiu uma soberba reprodução dessa mesma série.
 Com uma maqueta verdadeiramente surpreendente, reproduz ainda um habitáculo deveras detalhado, a fazer certamente inveja a muitos modelos estáticos.
 O modelo que se lhe seguiu, foi igualmente alvo de produção por parte de dois fabricantes, a Ninco e igualmente a Fly. Muito próximos em termos de maqueta, tornar-se-ia até algo complicada a escolha, caso contasse apenas o parâmetro estético.
No entanto, enquanto a Fly continua a primar pelo elevado sentido de requinte com que nos brinda na generalidade dos seus modelos, a Ninco opta antes por uma aposta na qualidade dinâmica.
 Contudo, em ambos os casos estamos perante dois interessantes trabalhos.
 A série seguinte, baseada numa evolução sobre a mesma série de carroçaria, resultou apenas na aposta de um outro fabricante, a Auto Art.
 Igualmente extraordinário, bem reproduzido e muito proporcionado ao nível dos rodados, deixa-nos muito pouca margem de crítica.

 A última série deste modelo e que se encontra actualmente em actividade, teve dois novos apostadores na sua produção comercial.
 Desta vez, o confronto surge entre o gigante Carrera e a SCX.
E não deixam os dois de apresentar os seus válidos argumentos, se bem que em análise por mim feita, a opção recaia sobre o modelo espanhol. De muito melhor reprodução ao nível das jantes, o modelo da Carrera deixa-se ficar para trás numa infinidade de pequenos detalhes onde o SCX consegue mesmo brilhar.
 No entanto, o importante é termos conseguido reunir a família na sua vertente evolutiva destas preciosidades alemãs, no nosso pequeno território, o do Slot.

Blog *Slot*Tatilandia*

Para os apaixonados pelos ralis, sugere-se a consulta do Blog " *Slot*Tatilandia* ", cujo último artigo versa a preparação do MG Metro da MSC.


Trata-se de um extraordinário artigo que não deverá passar em claro aos apaixonados. Para tal, basta clicar no endereço que abaixo se mostra. Força....

http://slotatilandia.blogspot.com/

Modelos especiais

1993 foi um ano de Graça.
Ano de boa colheita para o nascimento de mais uma pérola para uma grande maioria de novos adeptos do Slot.

 Nascia o primeiro modelo da "Ninco", um novo fabricante que nascia para fazer frente às existentes marcas, através da introdução de novos conceitos e técnicas de construção.
O modelo escolhido, o "Renault Clio", então um dos modelos da moda.
Embora este fabricante tivesse de uma acentada proporcionado dois modelos, coube em sorte a referência 50101 ao carro branco. O modelo vermelho, assumia a referência imediatamente seguinte.
 Embalados em caixa de cartão, um pouco ao estilo da rival Scalextric, fazia-se acompanhar de um folheto com imagens e referências.
 Os modelos em plástico pintado, apresentavam-se decorados com autocolantes, numa política de trabalho similar à da rival espanhola.
 Como motorização, apostava-se num motor de caixa pequena, integrado no chassis através e um berço independente, aqui, em tudo divergente da Scalextric.
 Volvidos 10 anos, este que era agora um dos gigantes desta indústria, resolvia comemorar o feito com uma edição especial.
 Com base no mesmo modelo, editava um conjunto complementado com um livro bilingue, que relata todos os desenvolvimentos da marca até 2003. Também a totalidade das referências e edições especiais são mostradas nesta bela edição.
 Quanto ao Clio, trata-se de um modelo exactamente igual ao original, tendo sido apenas substituídos os autocolantes pela tampografia.
 Resta dizer que todas as edições se encontram numeradas.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

17º Art Car - Coube a Jeff Koons

 O artista Norte-Americano Jeff Koons, nascido a 21 de Janeiro de 1955 e reconhecido pela sua arte pós-moderna e da qual se destaca "Puppy", um gigante cão com 16 metros de altura feito com flores e que se encontra no Museu Guggenheim de Bilbao, foi o esolhido para decorar o 17º modelo da marca alemã na sua já consagrada série de modelos "Art Car" e que teve a honra de integrar a lista de participantes da edição de 2010 das 24 Horas de Le Mans.
 Como base para a sua criação, a BMW entregou-lhe a última evolução do M3, o E92 e da qual nasceu uma verdadeira obra de génio.

 Jeff Koons em cima, a colocar o logótipo obrigatório nos modelos, referente à categoria em que este iria estar integrado, na GT2.




Uma verdadeira obra de arte rolante e que uma vez mais a marca bávara fez alinhar na clássica francesa.
Relembre-se que um dos Art Car da marca nascido das mãos de "Frank Stella" em 1976, seguiu directamente desta prova para o Museu de Arte Moderna em Nova York, o BMW 3500 CSL que ficou conhecido por "milimétrico", por razões óbvias. 

(É caso para dizer.....tirei a ideia, da minha camisa...)


 Este se não lhe vier a fazer companhia, é uma injustiça.




Resta saber se o já anunciado pela Scalextric, estará ao nível desta extraordinária peça de arte.