segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novo Set da NSR - 24 Horas Daytona 1971

 Modelo já nosso sobejamente conhecido, o 917 da Porsche do fabricante NSR, vê agora chegar uma nova variante.
 Trata-se das réplicas da versão participante e cujo modelo com o dorsal 2 saiu vencedor da edição de 1971 das carismáticas 24 Horas de Daytona.
 Trata-se de uma série de edição limitada a 1100 exemplares e preferencialmente destinada aos obcecados coleccionadores.

Endurance 6h LMP - SCP Taça CCOP resultados


Decorreu dia 19 de Novembro uma fantástica resistência de Slot no renovado espaço do Slot Clube do Porto.
Foram vários os modelos apresentados pelas 15 equipas que marcaram presença e provenientes de várias cidades do país.
Durante toda a prova assistiu-se a um ritual de Slot por parte da equipa do Slot Clube Matosinhos e o seu Reynard amarelo, conseguindo uma diferença de 91 voltas para o segundo classificado.
Os Absolute Begginers começaram bastante bem, mas na segunda metade da prova tiveram um pequeno decréscimo no seu ritmo de prova, o que mesmo assim não deixou de lhes garantir a 2º posição final.
Os Gentleman Drivers deslocaram-se de Braga para fazer uma óptima prova. Tendo apenas a manhã do mesmo dia para reconhecimento do traçado desta pista e com um Peugeot muito bem preparado, fizeram-se à prova mas nunca com expectativas elevadas. Mas um ritmo homogéneo entre a totalidade dos pilotos que compõe este Team, permitiu-lhes ficar a apenas 6 voltas dos segundo classificados.
Parabéns a todos os pilotos e sobretudo à organização deste Clube que levou a efeito este evento, pela excelência do sábado proporcionado a todos os presentes.

Artigo retirado do Blog "Slot & Go" no endereço electrónico:
http://go-slot.blogspot.com/

domingo, 20 de novembro de 2011

Revell - Mc'Laren M6B

Da parte da Revell, mais um  Mc' Laren.

 O Mc'Laren M6B vem enriquecer as colecções apoiadas nesta marca, pois são já inúmeros os modelos de inspiração do Neo-Zelandês, sobretudo oriundos do campeonato Can-Am.
 E é curiosa a constatação de um melo desta origem, equipado com motor em posição anglewinder.

Novidade SCX - Ford Fiesta

Chegou o Ford Fiesta WRC, numa produção da Tecnitoys
 A SCX acaba de editar o Ford Fiesta que durante este ano militou no Campeonato do Mundo de Ralis.
 O modelo corresponde à versão tripulada por M. Hirvonene no rali da suécia, rali que abriu o mundial de 2010 e em que este piloto se sagrou vencedor.
Não parece estarmos perante uma boa reprodução, sensação eventualmente causada pela fraca reprodução do conjunto jante/pneu.
 No entanto, conseguiram à imagem do que sucedeu com o Mercedes-Benz SLS, a antecipação relativamente à concorrência, sendo os primeiros a editar mais este modelo.
 Mecânicamente, mais um modelo de tracção total, equipado com o motor da série RK.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O regresso a Fafe......

O Fafe World Rally Sprint 2012 foi hoje apresentado na Câmara Municipal de Fafe, num evento que se vai realizar sábado, 24 de Março do próximo ano, no troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa, onde se incluem os Saltos de Pereira e Pedra Sentada, e pelo meio a passagem pelo mítico Confurco, prevendo-se a participação das principais equipas do WRC sendo que o ACP irá tentar trazer igualmente os 'apetitosos' históricos... quiçá, Grupo B.

Esta é mais uma excelente iniciativa do ACP, que desde 2007 tem brindado o público sempre com algo mais do que a própria prova. Em 2007, os carros de Grupo B participaram na super-especial do Estádio Algarve. Em 2008, a caravana do IRC foi ao centro de Faro e Marcus Gronholm 'abriu' a prova com um Ford Focus WRC. Em 2010, o Porto Rally Show abrilhantou a baixa do Porto e o Rally Revival trouxe a Portugal o Lancia Stratos e Juha Kankkunen de Ford Escort RS. Este ano, para além dos os homens do Open de Ralis, houve ainda a novidade absoluta do regresso do Mundial de Ralis há cidade de Lisboa, com a super-especial dos Jerónimos. Em 2012, o Rali de Portugal regressa a Fafe.
Veremos bombas destas?????

Mais uma notícia trazida até nós, por Ruic's....

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Endurance 6 Horas LMP - Inauguração novo traçado do Slot Clube do Porto


É este sábado, que o Slot Clube do Porto tem a honra de inaugurar o seu novo traçado, no reestruturado espaço existente para a prática da modalidade.


Contando com a presença de 16 equipas, espera-se que a competição venha a ser renhida.

A pista tem agora um traçado que perfaz os 44 metros de perímetro e contará com a presença de uma equipa de Braga, dos Gentleman Drivers.

 

Chaparral 2E - Comparativo


Phil Hill, o vencedor em Laguna Seca em Outubro de 1966, numa prova que integrava o campeonato Can-Am. A seu lado encontra-se Parnelli Jones, a verdadeira estrela da prova, ambos no degrau mais alto do pódio. Jim Hall que terminou em segundo, encontra-se à esquerda, enquanto o terceiro classificado, Bruce McLaren, se encontra à direita. Esta foi a única vitória da Chaparral neste campeonato.
Phil Hill - 1º Classificado

Jim Hall - 2º Classificado

Já não é a primeira vez que manifesto a minha admiração pelos modelos da marca Chaparral, os famosos modelos sem cor, ou melhor, na inusual cor branca muito pouco comum em modelos de competição.
O modelo 2E deste fabricante americano de modelos de competição, foi-nos trazido à algumas décadas atrás pela extinta Cox, marca de modelos e Slot que marcou a modalidade na década de 60 e até 70.


 Este modelo que obteve vários êxitos e saíu vencedor em 1966 da prova de Laguna Seca, surgiu com um aileron ligeiramente mais largo, proporcionado por uns acrescentos laterais e ainda um novo lábio frontal que lhe proporcionava um maior "down force" nessa secção do modelo.
 Nos nossos dias, surgiram deste 2E reproduções tanto da Racer como da Slot.It, sendo qualquer deles de um elevadíssimo nível.
É do conhecimento dos praticantes da modalidade, que a produção da Slot.It constitui em pista uma verdadeira máquina de corridas, enquanto a do primeiro, serve mais para as colecções estáticas, já que sendo de construção em resina ao invés do plástico, o seu peso acaba por penalizá-lo, não lhe permitindo veleidades dinâmicas de ponta.
 O modelo da Slot.It, é-nos disponibilizado apenas numa caixa, constituido por um conjunto de dois modelos, o pilotado por Phil Hill, justamente o vencedor dessa edição da prova e o do patrão e dono da equipa, Jim Hall o segundo classificado nessa mesma prova. Já a Racer permite a sua aquisição individualmente.
Mas pensado para que possa competir, a produção da Slot.It é fornecida com dois ailerons, um específico do modelo que reproduz e outro todo azul e mais leve, para equipar o modelo nas competições.
 Os Chaparral da Racer vêm já equipados de série com os correctos ailerons.
Como nota, deverei chamar a atenção da correcção deste acessório no fabricante Racer, já que o seu rival surge sem os apêndices verticais nos limites das extremidades dos mesmos.
 Em baixo, os "2E" equipados com os ailerons de que se fazem acompanhar na caixa, onde se nota a ausência das derivas verticais nas extremidades.

 Quanto aos cuidados apresentados por cada um dos fabricantes, poderemos afirmar que nos encontramos perante duas obras de arte, onde a existência de pormenores de grande nível são uma realidade.
A existência de inúmeras redes parece não ter afectado o peso total do modelo da Slot.It, já que qualquer delas, mesmo tratando-se de acessórios produzidos em metal, são de extrema finura.
 Onde o modelo da Racer ganha por larga margem é na reprodução das jantes, onde estas surgem com uma profundidade muito mais próxima da realidade. Já a Slot.It, envereda por uma reprodução feita através de insert's independentes da jante, surgindo muito mais à face destas. Daí um resultado menos realista, mas de muito maior eficácia no seu desempenho em pista.
O conjunto da Slot.It é absolutamente imperdível para quem não é indiferente a esta marca.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

E enquanto uns se afundam.......


A Revell é um daqueles casos de fabricante, em que apesar de se mostrar fora das atracções competitivas que tanto pautam os horizontes dos mais recentes produtores de minimodelos de Slot, lá vai conseguindo levar a água ao seu moinho.
A que se deverá então o seu êxito?
É uma certeza de que numa grande maioria das suas produções, os seus modelos não deixam indiferente e causam algum despertar entre os praticantes ou simplesmente coleccionadores de modelos de Slot.
 É outra certeza, que depois de postos em pista, estes carritos deslocam-se com uma agradável suavidade e certeza de durabilidade, o que conquistará de certeza aquele puto que ainda não descobriu o verdadeiro estatuto de desporto que estes brinquedos já atingiram. E assim sendo, trata-se de mais um nicho de mercado conquistado, de caras!
 E como se não bastasse, outros há que mesmo não vendo qualquer destes argumentos validados como argumento para a sua aquisição, não conseguem ver neles, mais do que verdadeiras preciosidades, autênticas e verdeiras máquinas do tempo.
Quem não se lembrará com o máximo dos carinhos, dos fantásticos NSU TT e TTS?
Não há como não querer registar nos seus catálogos de memórias em que se transformaram as estantes dos coleccionadores, estes verdadeiros registos temporais. Comprovativos de memórias passadas com fascinantes desempenhos em pista, proporcionados pela habilidosa condução de alguns dos nossos heróis do passado.
 Como resistir a estas verdadeiras obras de arte que constituem estas reproduções?
Quem não se lembrará dos fascinantes Simca 1000, que tendo evoluído para a série Rallye 2 e que culminaram na extraordinária série Rallye 3 e que tantas memórias nos deixaram através de inúmeras participações no nosso Campeonato Nacional de Velocidade?
 Dá para perceber o fascínio criado, extra competição. Dá para perceber, como este fabricante se mantém vivo, num panorama adverso ao seu estilo. Mas dá para perceber a subtileza com que se vinga das adversidades....
Agora, depois desta preciosa edição, faltará muito para vermos o Rallye 3 de produção Revell?
Relembre-se que este modelo não existe de livrete. Tratava-se do anterior Rallye 2 que recebia um Kit específico de transformação, tanto de carroçaria como de motor.