domingo, 22 de julho de 2012

BRM - Gold Series

 O fabricante de modelos à escala 1/24 BRM, far-nos-à cheguar em Setembro o seu primeiro modelo da nova série "Gold Series".
 Trata-se do Mc'Laren F1 GTR que participou nas 4 Horas de Zhuhai em 1996 e que com a tripla de pilotos Ray Bellm - James Weawer - JJ Lehto se classificou na terceira posição.



 Trata-se este bonito modelo de uma série limitada a 250 exemplares e foge dos anteriores conceitos aplicados em anteriores fabricos.
 A carroçaria é fabricada em resina aligeirada e o interior em lexan, apresenta-se totalmente decorado.

 O chassis deixou de ser em plástico para passara ser em alumínio, aproximando-se o seu conceitos do dos modelos mais reduzidos, à escala 1/32. Plano e adoptando um berço de motor em plástico e independente para motores boxer em posição anglewinder, permite ainda a adaptação de suspensões através da inserção de molas.

 O eixo da frente é regulável, à imagem dos irmãos mais pequenos, em altura.
A sua carroçaria apresenta um peso de 54 gr e o seu chassis 122gr. O peso final cifra-se nas 176 gr
E para quem se disponha a personalizar o seu próprio Mc'Laren, a BRM disporá de um modelo em Kit.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Novo Audi R18 TDI - Slot.It

É disponibilizada a primeira imagem do novo Audi R18 TDI que a Slot.It está a preparar. E ao que se pode já ver, estamos perante uma belíssima máquina.
Mas antes deste, esperamos a chegada do Porsche GT1 já anunciado e ainda da série de vencedores de Le Mans, deve estar a rebentar a chegada do Jaguar XJR12 de 1990.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Slot.It's bem cotados

Numa visita pelos mercados de leilões, surpreendi-me com alguns valores das máquinas que aqui se mostram, do fabricante Slot.It. Parece-me que começa este fabricante a ocupar o lugar que em tempos idos, eram ocupados pela SCX e Ninco. Hoje, são alguns Slot.It que começam a ser cobiçados.

 Os Ferrari F40 comemorativos da "Endurance Series Slot.It" atingem hoje valores muito fora do comum, sobretudo o da edição de 2009.



 Mas também os Porsche 956L tanto da "Canon" como da "Kenwood" como até o da "Boss", atingem inimaginada cotação.
 O modelo "New Man", esse já se sabia, mas ao que parece, baixou um pouco relativamente a valores que haviam já atingido.

 Tanto o primeiro 956K editado como o 962C  da "Shell / Dunlop"começam já a subir no Ranking de modelos bem cotados..
Igualmente, o 962C da "Blaupunkt" ocupa lugar de destaque nas cotações de se lhe tirar o chapéu.

O Sauber "Kouros", este, sempre andou pelas luzes da ribalta....

 Os Audi R8C das primeiras edições, encontram-se também em alta, quase todos eles.
 Existiram várias edições deste modelo, inclusive, duas séries de modelos completamente pretos, com ligeiras modificações. Mais recentemente foi editada uma terceira versão totalmente preto, mas a sua carroçaria´apresenta ligeiras diferenças que o tornam único. No entanto, não consegui aferir a sua cotação, já que não encontrei nenhum.

Mais novidades Sideways

 Com grande actividade encontra-se o fabricante Racer/Sideways e acaba de editar o novíssimo Ford Capri Gr5, agora em Kit branco. E com ele, também dois chassis de durezas diferentes.

 O berço do motor é também editado, com acessórios que lhe permitem várias opções. E para o habitáculo, o sempre interessante lexan capaz de substancial redução de peso.

 Surpreendente, é a chegada de pneus de vários compostos de borracha. Trata-se de um capítulo de grande interesse, pois é dos mais importantes pormenores na preparação de um modelo. Falta agora, testá-los.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tiago Monteiro, piloto oficial Honda para o WTCC


Tiago Monteiro é piloto oficial da Honda no WTCC

A Honda tem o prazer de anunciar que a nova equipa de pilotos de fábrica que irão competir no FIA – WTCC World Touring Car Championship será constituída pelo piloto português Tiago Monteiro e pelo piloto italiano Gabriele Tarquini.
Este anúncio, surge na sequência da comunicação oficial do início do ano, na qual a Honda anunciou a sua intenção de entrar no WTCC em 2013 com a equipa Honda Racing Team JAS constituída por 2 carros.

 Esta equipa será gerida pela JAS Motorsport, sediada em Milão, e parceiro de competição da Honda de longa data, que já se encontra a desenvolver o chassis de competição utilizando o novo Honda Civic 5P europeu. A Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda desenvolveu no seu centro de Tochigi, no Japão, um novo motor de competição a gasolina 1.6 turbo, de 4 cilindros, com injecção directa, para este modelo.

 Como parte do programa de desenvolvimento do novo carro, a Honda, irá entrar, já este ano, no WTCC com um Civic. Ao volante deste carro estará o ex-piloto de Formula 1, Tiago Monteiro, que irá competir em 3 provas, estando a estreia marcada para Suzuka em Outubro de 2012. Nestas 3 provas a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda e a Mugen darão assistência à Equipa e serão responsáveis pelo acompanhamento e manutenção da estreia do novo motor.

Tiago Monteiro - Honda

 O Campeão do Mundo WTCC em 2009 Gabriele Tarquini também contribuirá com a sua vasta experiência, para a assistência à equipa no desenvolvimento do modelo já este ano.

 Ambos os pilotos irão participar na totalidade do campeonato FIA – WTCC, World Touring Car, em 2013

 Em comentário a este anúncio, Hideo Sato, Director Geral da Divisão Motorsport da Honda no Japão, referiu: “Estamos muito satisfeitos em receber pela primeira vez o Tiago na família Honda e em ter de volta o Gabriele. Ambos são antigos pilotos de Formula 1 com provas dadas e que mostraram várias vezes que pertencem ao top mundial de pilotos de carros de turismo. Estamos confiantes que contribuirão para o sucesso do Honda Civic no FIA WTCC.
Gostaria também de dar um agradecimento especial à FIA e à Eurosport Events, por terem possibilitado a nossa entrada nas últimas 3 corridas do WTCC deste ano.”


TIAGO MONTEIRO:

No mesmo ano de entrada de Tarquini na Honda (1997), Tiago Monteiro fez a sua estreia no French Porsche Carrera Cup. Após uma passagem pela Formula 3 em França, e pelo Campeonato GT, o piloto passou para a Formula 3000 em 2002 e pela American Champ Car series em 2003.

Posteriormente fez a sua estreia em Formula 1, onde passou pelas equipas Jordan Grand Prix, Midland F1 e Spyker F1. Em 2005, no Grande Prémio dos Estados Unidos obteve um 3º lugar e nesse mesmo ano estabeleceria um recorde (que perdura até hoje) com o maior número de corridas concluídas por um rookie em ano de estreia (18 corridas).

O piloto português passou para o FIA WTCC em 2007, onde continua a competir desde então


GABRIELE TARQUINI:

A carreira de Gabriele Tarquini começou nos karts, onde se sagrou campeão italiano e mundial. Passou depois para a Formula 3000 onde esteve 3 temporadas, seguindo-se a Formula 1, tendo participado em 78 Grande Prémios nas equipas Osella, Coloni, AGS, Fondmetal e Tyrrell.
Em 1994 fez uma troca de sucesso para os carros de turismo tendo-se estreado no BTCC – British Touring Car

Championship, onde se sagrou campeão, logo no primeiro ano.

Em 1997 iniciou uma relação de 5 anos com a Honda, primeiro no BTCC ao volante de um Honda Accord. Em

1998 mudou-se para a Alemanha onde integrou a equipa na STW Cup. No ano 2000 regressou ao BTCC e em

2001 encerrou o seu primeiro ciclo na Honda, marcando a época com 9 vitórias em corridas do European Touring Car Championship. Desde então, o piloto italiano tem competido no FIA WTCC, onde se sagrou campeão em 2009, numa vitória alcançada na última corrida do ano.

Conferência de Imprensa
Conforme anunciado previamente o piloto Tiago Monteiro participará, hoje, numa Conferência de Imprensa, às 10h:30, no Auditório da Honda Portugal na Abrunheira, Sintra.

Alfa Romeo 33/3 Slot.It


Pois já estamos a enfrentar a chegada de novos modelos, o que confirma o início da entrada em força da maioria dos fabricantes. E a Slot.It faz-nos agora chegar este bonito Alfa Romeo 33/3.

Este Alfa, ficou na 2ª posição na Cascavel de Ouro em 1973 e foi pilotado por Angi Munhoz.
Melhorado relativamente a anteriores edições,  vem equipado com uma carroçaria ultraligeira de 14 gr e um novo cockpit. Também uma nova bancada para o motor, completam esta que promete ser a próxima máquina para os modelos clássicos, deste fabricante italiano.

Considerações à volta do Beta....


Aquando da apresentação dos primeiros protótipos do Lancia Beta Montecarlo, foi curioso observar-se a presença de dois modelos cuja superficial observação, mais não deixava perceber do que dois modelos iguais.
Mas num mais cuidado olhar, poderemos supor que, por exemplo no caso das jantes, venham a surgir dois tipos. As mais comuns e que dizem respeito à quase totalidade dos Beta e umas prateadas e dizem quase em exclusivo, respeito ao Beta com a decoração do DRM cujo principal sponsor é a “Fruit of the Loom”.


Já no que respeita à secção traseira, poderão surgir também duas opções, isto é, uma bastante comum em que a estrutura tubular que suporta o conjunto do escape se encontra plenamente desprovida de cobertura e uma menos vista e que foi utilizada por vários modelos em Le Mans, onde apenas se tornava possível observar-se o escape, dada a existência de uma carenagem que encobria os restantes órgãos mecânicos.



Nas imagens de baixo, podem ver-se nos protótipos da Sideways nas duas opções.


Quanto às frentes, só me foi possível distinguir dois tipos distintos, de grelhas. Numa delas, surge em grande dimensão e na zona central, o símbolo da marca, enquanto na outra, esse mesmo símbolo reduz consideravelmente de tamanho, surgindo na parte mais elevada da mesma.
 Os dois tipos de grelha.

Dada a aparente existência nos protótipos da Sideways de um capôt traseiro independente do resto da carroçaria, não será de excluir a fabricação de uma destas versões cauda curta.


E dado também que a Fly na sua série GB Track já editou este modelo, será um bom motivo para mais tarde se proceder a um artigo comparativo entre estes dois fabricantes.