quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Scaleauto - Z4


 A Scaleauto anunciou já o lançamento para o mercado da sua primeira versão do Z4 da BMW. Trata-se do modelo de apresentação oficial da marca de Munique para os campeonatos de GT3.
 Quanto a mim, uma das mais bonitas decorações sobre a bela silhueta deste germânico. Sóbria e bonita.
 Muitas decorações se esperam sobre esta mesma base, ainda que se aguardem também ligeiras alterações, como é o caso do aileron que tomou duas distintas formas e posições relativamente à carroçaria.
 Possuidor de uma estética que poucos deixará indiferente, estamos certos cativará muitos dos praticantes que alinharem em campeonatos de Slot Cars para esta categoria.
Equipado com o conhecido chassis RT3 - MWB de fabrico próprio e que permite uma infinidade de afinações, estamos certos de que se trata de uma das mais valias deste bonito BMW.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sideways - Este custa a ser mostrado....


O BMW M1 na sua mais apurada versão de desenvolvimento para a competição, tem sido ultimamente um dos modelos de Slot mais esperados. Anunciado e mostrado já pela Sideways já no ano passado, constituiu por essa razão, a grande decepção desta última feira realizada em Nurembergue, porque parece estar a ser um dos mais escondidos modelos.
 Integrado num dos grupos de Slot que mais animosidade criou nos campeonatos do ano passado em Braga, esperava-se para muito breve a sua chegada às nossas mãos. Mas afinal, a coisa encontra-se retardada e corre este fabricante ainda o risco, de poder ver-se ultrapassada pela concorrente Scaleauto, na corrida da entrada no mercado em primeiro lugar.
 Sabemos que pelo caminho deverá encontrar-se ainda, a entrada em grande do fantástico Porsche 935 "Moby Dick". Mas enquanto também este parece estar a ver-se atrasado na sua apresentação nos mercados, prevemos que muito mais retardada seja então a chegada do esperado BMW.
 A nobreza da sua brutalidade é um encanto e muito se espera, claro, que se venha a tornar num digno adversário do extraordinário Ford Capri que constituiu a entrada deste fabricante nesta classe de modelos.
No entanto e apesar de pouco exposto, lá transpirou esta curiosa imagem da sua brutal traseira. São de facto notáveis as impressionantes dimensões destes monstros do asfalto, no nosso caso, dos nossos plásticos que funcionam como campos de batalha.

O chassis á também já nosso conhecido, pela amostragem em anteriores exposições.
Não se demorem muito, que a Scaleauto anda por aí.....

Scaleauto - Ainda Nurembergue

 Os espanhóis da Scaleauto mostraram na última feira algumas novidades absolutas. É o caso do De Tomaso Pantera, modelo que atrai vastos aficionados dos automóveis.
 Os modelos mostrados, permitem já ficar-se com uma opinião acerca deste modelo que terá alguma dificuldade em ver-se integrado em campeonatos de Slot Cars, mas que tem sempre os seus apreciadores.

 O Spyker também lá esteve, se bem que numa fase mais atrasada. No entanto, permite que se fique também com uma ideia muito realista deste futuro GT. No entanto, a opção da Scaleauto não terá recaído no melhor dos modelos holandeses, visto haver alguns bem mais interessantes e se calhar, permitiriam melhores performances.

 Umas das mais interessantes vertentes por eles trazidos para esta última Feira, prendeu-se com a exposição e entrada no universo dos irreverentes Gr.5. Foi possível ver-se também, um protótipo do Porsche 935 e mais adiantado um pouco, o BMW M1.
 Ambos parecem incorporar na íntegra, o espírito da brutalidade e imponência destes monstros do asfalto.

NSR também lá esteve e mostrou novidades

 A NSR marcou a sua presença, com uma grande aposta em novas decorações sobre modelos já nossos conhecidos. Assim aconteceu com o Audi R18, que surge agora com as decorações dos modelos híbridos que participaram em Le Mans. Passando a cores maioritáriamente claras, contrastam com os iniciais modelos baseados no negro como cor predominante.
 São editados tanto a versão que participou com o Nº1 como a que se inscreveu com o Nº2.

 O Ford P68 esteve também representado, mas desta vez não surgiu a versão munida do grande aileron que chegou a equipar estes modelos. Estranho, pois encontrou-se exposto na feira do ano transacto. No entanto a versão com o dorsal 58, surge com duas pequenas derivas verticais na extremidade traseira. Também mais uma decoração inventada, esteve exposta.
 O Aston Martin Vantage era a menina dos olhos da NSR durante a feira deste ano e até se mostrou já, um modelo decorado. Ainda em fase de protótipo, este Aston mostrou-se muito próximo do produto final.

 Estavam nos escaparates do fabricante, uma infinidade de novas decorações para a generalidade dos modelos produzidos, mas na maioria dos casos, são aproveitamentos de decorações que não correspondem exactamente aos modelos em questão.

 O velhinho Mosler continua a receber novas roupagens, bem como o mais recente Chevrolet Corvette.
 O Ford GT 40 vê finalmente chegar uma das decorações da Gulf, mas ao que parece, o resultado final não é tão convincente quanto o da rival Slot.It.

 Outra novidade de vulto, foi a chegada da evolução do Porsche 917K, na versão de 1971. As derivas verticais no capôt traseiro serão a maior referência, mas toda esse secção foi modificada. A parte central é também mais baixa. Não me parece é que a via traseira possa alargar substancialmente, relativamente à anterior versão.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

FlySlot e as suas novidades.....

 Da parte da FlySlot, a novidade centra-se mais na sua nova política. E nela está a entrada da sua linha de produção no campo da competição. Assim, a sua antiga série Racing será retomada, onde os modelos Viper e Corvette serão duas das apostas para esse fim. Os seus chassis com berço dotado de suspensão, deram na época boas indicações e estas parece virem a ser retomadas, pois deixaram em alguns, uma certa saudade.


 Mas a FlySlot editará uma nova linha, a Slotwings, da qual não se percebe bem a orientação, para além da aposta nos modelos de F1 com que Ayrton Senna fez a sua carreira. E o primeiro dos exemplares a ser editado, será o Williams FW 08C, modelo com que testou na formula 1, antes de ingressar na Toleman em 1984.
Ainda dentro desta série, encontra-se também o Ferrari 512BB. A grande paixão despertada por este modelo no seio dos amantes dos carros do cavalinho de Maranelo, fará dele uma aposta ganha.

SRC, com mais coisas de encher o olho....


 A Slot Racing Company, mostra com carácter quase definitivo, o seu primeiro Formula 1. Fará parte das suas séries de modelos reproduzidos em resina e por isso, muito se espera da qualidade final destes modelos. Trata-se do Renault RS10 com que René Arnoux travou uma das mais interessantes batalhas em pista contra Gilles Villeneuve no decorrer do Grande Prémio de França em 1979.
Não me sinto à altura duma crítica avalizada acerca dos modelos de Formula 1, mas parece apresentar-se de acordo com a bela linha longilínea que apresentavam. A representação do motor, parece ser a parte menos conseguida do modelo.

 Na forja está já também a chegada do belo 312 T4 da Ferrari, modelo que o extraordinário Gilles Villeneuve também pilotou. Os ferraristas que se mantenham atentos à sua chegada.

 A surpresa aqui também se chama Matra-Simca. E se a Slot.It embarcou no modelo de 1974, a SRC optou pela versão também vencedora de Le Mans, mas em 1973. Valha-nos isso, pois se se repetissem, seria mau para os três, ou seja, a Slot.It, a SRC e nós.....
A maqueta parece mostrar-se tão boa quanto a da Slot.It, mas o que não contamos é com uma máquina com as mesmas performances. A questão agora, será saber quem arrancará com a versão de 1972, pois aí a Matra também saiu vencedora na clássica francesa. Será um dos dois, ou entrará por aí uma FlySlot??
 Mas o grande mérito da SRC, para mim, vem deste belíssimo Alfa Romeo 33TT12, um dos ícones dos Campeonatos de Sport Protótipos em 1973 e que tem sido sistematicamente esquecido por todos os fabricantes. Pena não poder contar-se com uma mecânica que rivalize com as mais actuais máquinas de competição, mas já é muito boa, a sua chegada. A maqueta, parece também ela encontrar-se no patamar das melhores reproduções.

Finalmente mostra-se a obra da Original Slot Cars

À muito que se anunciava esta marca, mas de concreto parecia estar a tardar a primeira mostra deste novo fabricante espanhol. A OSC Slot Cars nasce para se dedicar ao mundo dos ralis e mais especificanmente, numa primeira fase, a modelos que fizeram história nesse mundo.
 A primeira referência coube ao modelo 205 Turbo 16 da Peugeot na sua versão EVO1, alguns anos após a Spirit o ter feito e muito recentemente anunciado também pela MSC, se bem que na sua mais radical versão, dedicada ao mundo dos TT's. Correspondente este que estará para breve, à participação de Ari Vatanen no Rali de Monte Carlo em 1985, mostra-se de uma estética muito bem conseguida, onde as respectivas proporções parecem corresponder com muita fidelidade, à sua versão original.
 Mas na forja, mostram-se já as evoluções que acompanharam o 205 que marcou algumas épocas das participações deste modelo no mundial de ralis. As jantes das últimas evoluções deste carro da Peugeot, parecem não ter sido também esquecidas, o que demonstra a maturidade com que este fabricante se quer manter e mostrar no complicado mundo dos Slot Cars.
Mecânicamente demonstram também alguma preocupação, se bem que não pautando pelos mais complexos e evoluídos sistemas desenvolvidos por outros fabricantes. Mas a simplicidade mostrada, muito próxima das apostas da Ninco, parece-nos de maior eficácia, a começar por exemplo na aposta da motorização de caixa grande e passando pelo que parece ser, um sistema de suspensões que se farão por molas convencionais, sobre ambos os eixos. A transmissão faz-se por polias e correia de transmissão desde o eixo posterior até ao anterior. O que ficará por esclarecer, é o sistema de patilhão. Será fixo ou basculante?
Pelo que a imagem permite ver, parece que o chassis se encontra adaptado para receber lastro longitudinal e paralelo ao motor.
Força OSC, parecem estar no bom caminho ......