terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os M1 que estão para vir


 É sabido que a marca bávara reúne um considerável número de adeptos. São imensos os fãs da hélice azul e branca, conquistados desde os ano 60/70, inicialmente com os 1800/2000Ti e mais tarde através dos 2002, 2800, 3000 e 3500.
Mais recentemente a sigla "M" tomou lugar de destaque dentro da marca, tornando cada um dos modelos M, uma distinção máxima dentro da marca BMW.
O modelo M1 seguiu uma carreira exemplar iniciada com a série "Procar" e que tomava lugar antes de cada grande Prémio de Formula 1 e onde, a convite da própria BMW, alguns pilotos da própria F1 participavam também. As próprias 24 Horas de Le Mans, foram terreno onde este modelo pautou por inúmeras presenças, mas a era dos Gr.5, elevou este modelo ao seu expoente máximo. Contudo, nunca aqui conseguiu os mesmos desempenhos históricos dos Ford Capri por exemplo, mas agora, para gáudio dos slotistas apaixonados pela marca, vemos a gama de modelos BMW a ser mais preenchida no mundo dos slot car.
 Para a história ficaram alguns resultados de relevo destas bestas, mas sobretudo as suas exuberantes e abrutalhadas linhas acabaram por se tornar intemporais.
E chegou a vez dos fabricantes de slot acolherem esses feitos e reproduzirem alguns destes preciosos históricos carros de corrida. A Sideways que se tem especializado na edição dos modelos de Gr.5, não deixa escapar a oportunidade de também com este modelo, poder brilhar. E na forja encontram-se já duas versões, ambas referentes a participações do extraordinário piloto Hans J. Stück

 A versão vencedora da edição de 1981 do campeonato DRM em Norisring, é bem mais apelativa pelo conjunto colorido com que se apresenta.




 Já a Scaleauto opta por um outro desenvolvimento deste mesmo modelo, surgindo com linhas divergentes relativamente às das edições da Sideways. Mais abrutalhado ainda e de linhas mais arredondadas, perde sobretudo as tomadas de ar existentes nos guarda-lama traseiros.
 A sua decoração não pauta pela mais interessante, mas sempre vai engrossando o número de decorações possíveis.



Outros desenvolvimentos surgiram sobre este mesmo modelo da marca, mas que certamente nunca os veremos no nosso mundinho.



Mas decorações houve, que certamente nos acabarão por chegar.







Depois, a variedade de versões e modelos nas provitas, vai acabar por ser verdadeiramente alucinante....

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Será o próximo? Ford Mustang Grp. 5

 Será esta uma das futuras produções da Sideways?
Trata-se do Ford Mustang de Grupo 5 e que se encontra agendado em catálogo deste fabricante.
 De formas bastante próximas das do Capri, e que foi aliás beber toda a tecnologia e conceito a esse carro, pode vir a ser um herdeiro dos desempenhos deste nos campeonatos de slot.





quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Porsche 935/78 Moby Dick - Sideways


 A Sideways apronta-se para no mês de Setembro disponibilizar o modelo 935/78 da Porsche, mas agora em duas versões participantes em provas oficiais, e não na sua verão de testes como nos foi para já dada a conhecer.
Por parte das particpações europeias, surge a esperada versão da "Martini", que no entanto não representa ainda a da passagem por Le Mans.
 No entanto, a versão que nos chegará refere-se à vitória nas 6 Horas de Silverstone, no ano de 1978, o que não deixa de ser um marco para este modelo.

A segunda decoração não deixa de ter menor importância, já que foi através das cores da "Momo" que este Porsche percorreu a maioria dos traçados norte americanos. Curioso é percebermos que entre ambos, a Sideways deu-se ao trabalho de representar as respectivas diferenças.
No entanto, alguns pormenores merecem um pequeno apontamente, já que as bocas dos depósitos existentes no capôt frontal na versão europeia, desapareceram na versão americana. Também os retrovisores tomam posicionamentos diferentes, mas a Sideways simplesmente não os representou. Estes, deveriam surgir no canto inferior da frente da janela no lado esquerdo e no canto superior, na janela do lado direito. As grelhas existentes na zona do rodapé, não se encontram também representadas.


 Nesta versão vermelha, desaparece o conjunto duplo de grelhas de arejamento tanto nos guarda-lama frontais como da retaguarda, passando a estar representadas apenas as mais adiantadas e a Sideways bem soube corrigir este aspecto.  Também o acrescento dos guarda-lama que existem nas portas e como seu prolongamento, já não existem. Mas a parte que mais se faz notar, é o estilo do próprio aileron. Esta equipa optou por um estilo de aileron único nas terras do Tio Sam e a sua representação encontra-se aqui, exacta.
As janelas laterais traseiras não existem nesta versão, tendo sido substituídas por tampos que contemplam tomadas de ar. A Sideways limitou-se a pintá-las de negro e respectiva simulação dos rebites. Quanto às janelas da frente, falta a representação das características redes a que os regulamentos americanos obrigam a equipar os modelos.
Não deixa no entanto, de se tratar de uma excelente réplica deste também histórico modelo que militou nos campeonatos americanos.

Troféu NSR - Vai começar


Vai iniciar-se o troféu "Renaul Clio - Fiat Punto", que contempla os modelos Fiat Punto e Renaul Clio, ambos do fabricante NSR. Trata-se apenas de uma questão estética, já que a parte mecânica é a mesma para ambos os modelos.
Como habitualmente, será nas instalações do GT Team Slot Clube que decorrerá mais este campeonato, mas decorrerá agora na nova pista Ninco ali montada. Trata-se de um traçado de alguma complexidade, mas que também levanta aos pilotos outras questões técnicas, já que afinações e pilotagem entre esta e as pistas Carrera, são distintas.
Este campeonato realiza-se de acordo com o habitual figurino das provas, mas receberá integrado no mesmo, uma prova de resistência. Esta decorrerá ao sábado e os carros serão repartidos por mais do que um piloto.
Boas preparações e bem vindos ao campeonato.

Aceda ao regulamento técnico, aqui.