quinta-feira, 10 de abril de 2014

Peugeot 205 Grand Raid - MSC

 A MSC acaba de lançar o seu primeiro modelo dedicado aos participantes e também vencedores da mítica maratona Paris-Dakar. A honra coube ao modelo 205 da marca do leão, numa versão que a própria marca desenvolveu, proporcionando-lhe uma maior distância entre eixos, do que nos modelos de série. Esse alongamento fez-se notar no surgimento de um acrescento que surge entre as duas janelas laterais. Igualmente foi incorporado um reforço na base inferior da carroçaria e que servia de reforço de toda a nova estrutura.
 Trata-se esta réplica da MSC, de um lançamento em resina e de tiragem limitada a 200 exemplares. Incorpora o seu novo chassis e que servirá para equipar a totalidade dos modelos desta série, sendo ainda vendido em separado. A versão agora editada, representa o vencedor da edição de 1987 através do piloto Ari Vatanen.
 Pormenores não lhe faltam, mas vai faltar coragem para pôr a circular este avultado investimento, já que o seu preço deverá rondar os 160€.
 Pelo menos não precisamos pagar para podermos admirar esta verdadeira preciosidade do slot.
 Muito bom em termos de maqueta e acreditamos que o seu desempenho venha a ser uma surpresa positiva.

Ferrari 512 BB - Sideways

 Chegou já ao mercado, uma das últimas criações do fabricante Sideways. Trata-se do esperadíssimo Ferrari 512 BB na sua versão de Grupo 5. A primeira versão que nos fazem chegar, corresponde ao modelo com o dorsal 77 e que é um dos três inscritos pela equipa JMS Racing de Charles Pozzi, na edição de 1980 ndas 24 horas de Le Mans. Desistente na prova francesa, foi tripulado pela dupla constituída pelos pilotos franceses, Jean-Claude Andruet e Claude Ballot-Léna.
 A réplica apresenta-se suberba ao nível da maqueta e de inúmeros pormenores.
 Pelo óculo traseiro torna-se possível a observação da representação do motor, bem como parte da estrutura tubular que suportaria parte dos órgãos mecânicos e que servia ainda de fixação do capôt-motor.
 Modelo que participava no campeonato IMSA, contempla por essa razão a característica rede na janela do piloto. Na traseira, surge uma deliciosa grelha com a inscrição BB512.

 Belíssima silhueta trazida até nós nas linhas deste bonito Ferrari.
 A mecânica é a já nossa conhecida e convencional deste fabricante.

Tendo a Sideways reproduzido já os dois monstros sagrados do Grupo 5, será agora hora de um pequeno comparativo entre a arma italiana e a alemã.
 Dois belos exemplares, onde pouco haverá a apontar a qualquer deles. No entanto, parece melhor conseguido o Porsche 935/78 Moby Dick, sobretudo pela ausência de falhas.
 Poderemos apontar no Ferrari, a falta de acerto das  rodas traseiras relativamente às correspondentes cavas dos guarda-lama. Parece acentuar-se esse facto, sobretudo no lado direito do modelo. Pena é também, que a côr dos stiker's publicitários não corresponda à das jantes e do aileron. Referir que a representação das jantes, está um verdadeiro primôr.
Quanto às cotas de ambos, o Porsche mostra-se um tudo nada mais curto.
 A traseira do Ferrari é mais alta, mas coma vantagem de possuir menos massa do eixo traseiro até ao seu limite mais recuado.
 Também a frente do Ferrari é mais comprida e ligeiramente mais alto, na zona correspondente ao eixo frontal.

 Na imagem que abaixo se apresenta, percebe-se o quanto mais baixa é a traseira do Porsche, mas também o quanto mais comprida é.
Mas o que parece vir mesmo a marcar a diferença no campo da dinâmica, é a substancial difrença existente entre ambos, no que respeita às distâncias entre o eixo traseiro e o patilhão. Muito mais avantajado o Ferrai, parece vir a poder colher frutos sobretudo nos traçados Carrera. Já pomos algumas dúvidas, caso os traçados Ninco contemple curvas de ãngulos muito apertados. Poderá aqui representar alguma desvantagem, este exagerado alongamento conseguido no 512 BB.
Duas extraordinárias máquinas que foram no asfalto e que poderão agora à escala 1/32 mostrar do que são capazes.
Parabéns Sideways....

sábado, 5 de abril de 2014

Porsche 935/78 Moby Dick - Sideways

 A Sideways editou mais um fantástico Porsche da série Moby Dick. Com a designação oficial de 935/78, esta versão que nos faz agora chegar, corresponde à participação de Gianpiero Moretti na prova de Sears Point, actualmente Sonoma Raceway ((Califórnia) e que completou a prova realizada no ano de 1981, na quarta posição.
 Relativamente à primeira versão editada por este fabricante, alguns pormenores foram revistos por forma a fidelizar a réplica de acordo com a versão que agora nos fazem chegar.
 O desaparecimento dos vidros laterais traseiros e do óculo traseiro são disso exemplo, mas o novo aileron de novo formato que este Porsche recebe, será o pormenor mais distintivo.
 As grelhas de arejamento existentes nos guarda-lama, foram igualmente revistas, tendo a janela do piloto recebido agora uma rede tipo IMSA.
 Os tampões das rodas deixaram de ser lisos, para passarem a receber uma espécie de rede em alto relevo.
 Esta histórica decoração da "Momo", vai assim chegar ao mundo dos slot cars.


Campeonato Resistência Conjunto GT Team / GSC


GT Team Slot Clube e Guimarães Slot Clube reuniram esforços e vão levara efeito o Campeonato Conjunto de Resistência para modelo do Grupo C. Saúda-se o esforço levado a cabo por estes dois organismos minhotos e que que vêem assim pôr de pé uma necessidade que há já muito se impunha.

Contando com algumas das melhores formações do Minho, este campeonato ver-se-à composto por quatro realizações em provas de resistências em que cada turno de pilotagem terá a duração de 20 minutos, sendo cada equipa composta por dois ou três pilotos. As pistas pelas quais se optou para esta realização, serão de fabrico Ninco.

O agendamento das provas ficou organizado de acordo com o exposto:
12 Abril - GT Team Slot Clube
17 Maio - Guimarães Slot Clube
14 Junho - GT Team Slot Clube
19 Julho - Guimarães Slot Clube

O regulamento teve como base o Regulamento do Campeonato da Europa Slot.It, com a introdução de pequenas adaptações, em função da realidade ao nível dos clubes. Liberaliza-se por exemplo, os materiais para as transmissões, suspensões e jantes, admitindo-se ainda a participação do Mazda 787B do fabricante Mr. Slot Car.

Para consulta dos regulamentos técnicos e mais informações:
gtteambraga@gmail.com

Programa:
10:00 horas - Treinos livres
11:30 horas - Parque fechado
15:00 horas - Início prova

Campeonato Grupo C - Segunda prova

Foi esta sexta-feita última, que o GT Team Slot Clube levou a efeito a realização da segunda prova do campeonato destinado aos modelos de Grupo C.
 Se a primeira prova tinha já sido um êxito pela espectacularidade dos modelos presentes e pela disputa registada em pista, esta levava a suspeitar que ainda se tornasse melhor. Isto porque, ainda que o nível tivesse melhorado, o número de participantes aumentou.
 Alguns novos modelos surgiram para este segundo confronto, como foram os casos do Mazda 787B e do Jaguar XJR12. Ao que parece, também Rui Mota terá inspirado através da sua presença na primeira das provas, alguns dos participantes que acabariam por comparecer nesta segunda batalha munidos de máquinas iguais à sua, ou seja, com o espectacular Porsche 962 IMSA.
 A prova teve início apostando apenas numa manga, mas recorrendo-se consecutivamente às mangas virtuais. Deste modo, iniciariam a mesma seis modelos e no final de cada manga saía um piloto e entrava outro, permitindo assim que a mesma vá decorrendo sem o prejuízo de tempo habitual.

 Como tem sido também habitual, o ambiente recheia-se não só de participantes, mas também de admiradores. Bem hajam pois, porque a modalidade tem fortes motivos para ser admirada. Os seus encantos não se reduzem apenas às tarefas de preparação e pilotagem. O convívio, as posturas de cada um enquanto piloto, as lutas em pista e também o fair-play, merecem nota de registo.

 Começada a prova as expectativas não sairíam goradas, já que o nível de participantes se fez de imediato notar. Menos capazes estavam os homens de Guimarães pelo natural desconhecimento do traçado, mas isso não impediu que tivessem tido excelentes desempenhos.
No entanto, honra lhe seja feita, Luís Azevedo e o seu Lancia estiveram alguns furos acima da concorrência. Mas esteve ao rubro a luta pela conquista dos degraus abaixo. Paulo Mendes, Rui Mota e Augusto Amorim esgrimiram-se como valentes guerreiros, tendo o primeiro levado a melhor por escassos dois metros sobre Rui Mota. Mas notável foi o esforço de Augusto Amorim que embora tivesse com as suas 28 voltas, batido o recorde de voltas numa calha, não conseguiria mesmo assim suplantar o total conseguido por Rui Mota. Estes três pilotos viriam a completar a prova com o mesmo número de voltas.
 David Azevedo teve também um excelente desempenho e os 5º a 8º classificados, deixaram entre eles a diferença de uma volta apenas, o que bem demonstra o nível das presenças em confronto. Paulo Marques e David Fernandes, 8º e 9º classificados respectivamente, terão sido pela negativa, as maiores surpresas. Paulo Marques pagou por um patilhão deficiente enquanto David Fernandes não conseguia tirar o melhor partido de um Toyota pouco colaborante. Marco Silva, Carlos Afonso e Mika Monteiro, pagariam a factura de um desconhecimento tão apurado do traçado como o adquirido pela concorrência, vindo a fechar a tabela de classificação.

 Os modelos em confronto, alinhados no final de acordo com a classificação obtida.

Os pilotos do pódio onde um dos "habitués", Augusto Amorim, se veria arredado pela escassa diferença de 14 metros.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Acordo Avant Slot com Fly Slot



As duas empresas madrilenas assinaram um acordo de colaboração que inclui um intercâmbio de "know how" e outros encontros estratégicos que reforçarão ambas as empresas no mercado global.Tal como os fabricantes à escala 1/1, os acordos inter-empresas são a base do crescimento nos momentos difíceis que se vivem actualmente. Graças a este acordo, a Fly Slot beneficiará da experiência da Avant Slot na criação de modelos competitivos. Assim poderá equipar as excelentes reproduções da Fly Slot, com novas mecânicas da Avant Slot que os tornarão mais competitivos para o seu uso em pista.
A Avant Slot também verá reforçada a sua gama ao poder explorar moldes que a Fly Slot já não comercializa,melhorando sempre a dinâmica de cada modelo, incorporando-lhes berços intercambiáveis, eixos calibrados e transmissões de competição.
Finalmente, o acordo contempla alianças comerciais nacionais e internacionais que facilitarão chegar ao cliente final, melhorando a relação com os canais de distribuição com as lojas. Os primeiros produtos já estão em fase de produção e verão brevemente a luz do dia.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Novidades Carrera e SCX

 O gigante alemão Carrera, editou já este interessante e bonito Porsche 904 GTS. Muito bem reproduzido, merece no mínimo uma entrada directa para as estantes dois coleccionadores.
Fez-nos também chegar o novíssimo Ferrari LAFERRARI, num puro exercício de estilo muito avançado. Ficará para os apreciadores do cavalinho de Maranelo.


 Por parte da SCX/Scalextric, mais uma versão do sempre interessante Mercedes SLS GT3. Bonita decoração mas tendo sempre como contra, a falta de performances para confrontos com fabricantes concorrentes.

 Já para os ralis, a nova aposta é na também sempre interessante versão "Totip" para o fantástico Lancia Delta S4. Pouco explorado por este fabricante, já era tempo de nos fazer chegar esta decoração. Mas agora enfrentará um grande concorrente, já que a OSCV anunciou como seu próximo lançamento, justamente este modelo, ainda que na sua mais carismática versão "Martini".