terça-feira, 13 de setembro de 2016

Ford Mustang Gr.5 - Chegou o novo Sideways


 Já chegou o novo Ford Capri da Sideways...desculpem, o novo Ford Mustang.
De facto, estes dois modelos podem prestar-se a alguma confusão.

 O Ford Mustang de Grupo 5 nasceu para tentar atingir nos campeonatos Norte Americanos, o mesmo sucesso que esta marca tinha conseguido na Europa sob o mesmo símbolo da oval azul. A filial norte americana no velho continente, através do modelo Capri, tinha atingido um notável êxito. Assim sendo, nada melhor do que se servirem daquele projecto para tentar conquistar semelhantes resultados, mas cobrindo toda aquela estrutura mecânica duma vestimenta mais condizente com os interesses comerciais americanos.
E nascia assim um "Capri Mustanguizado". Se a estrutura tubular e os órgãos mecânicos eram repartidos, a carroçaria era no entanto outra, servindo assim interesses comerciais, ainda que os princípios aerodinâmicos se tivessem também mantido. Daí, a enorme semelhança conseguida entre o americano Mustang e o seu primo europeu.
 Uma frente mais arredondada e um lábio de linhas mais rectilíneas que contrastam com uma frente mais angulada e um lábio mais arredondado do Ford Capri, acabam por não esconder toda uma mesma tendência de motor à frente e uma secção frontal esticada, complementadas com guarda-lamas substancialmente alargados.
As suas traseiras aparentam-se bem mais ainda do que as frentes, sendo talvez a estrutura dos vidros laterais a que mais se faz distinguir entre ambos.

E a semelhança entre ambos é de tal maneira notável, que o próprio chassis que a Sideways desenvolveu para o Ford Capri, serve os mesmos intentos no Ford Mustang, o que é o mesmo que dizer, que esse chassis, sem qulquer modificação, serve os dois modelos.
 A imagem de cima mostra o chassis do Capri e a de baixo, o do Mustang, mas como se pode observar, surge em ambos o registo de "Capri Zakspeed Gr.5"
E afinal, que diferenças os poderão marcar?
Comecemos por analisá-las.
 Levados à balança, a primeira constactação é de que a nova arma da Sideways se encontra mais pesada. 1,5gr é o que penaliza o novo Mustang, relativamente ao seu irmão mais velho.

 Separadas as carroçarias dos chassis e levadas novamente à balança, o registo inverteu-se, com, ainda que mínima, vantagem de 0,5gr para o Mustang.
 Mas então, se os chassis são iguais, onde estará a diferença?
 No registo dos chassis, confirma-se que a nova máquina se encontra munida de um órgão mecânico penalizador em 1,9gr.

 E é no novo berço do motor que se encontra a resposta. Em cima pode observar-se o comum berço que equipa os modelos Sideways desde a sua primeira edição. Em baixo, o novo berço.
Mais envolvente em relação ao motor, com paredes laterais mais elevadas, contempla ainda novas palhetas que permitem um melhor ajuste deste à bancada, tanto do lado do pinhão, como do lado oposto.
Em termos práticos, talvez a perda de vibrações assim  conseguida, compense o acréscimo de gramas com que se apresenta. Algo que talvez nunca venhamos a constactar, já que a opção de equipar estes chassis com bancadas Slot.It e para os quais se encontram preparados, se tem mostrado como a solução mais sensata quando se trata de tomar o melhor partido destes modelos.
Será que teremos agora argumentos para conseguir perceber que perante tanta igualdade entre ambos, algum conseguirá sobressair?
É difícil, mas haverá pormenores sobre os quais poderemos ponderar, sendo que todas elas apenas teóricas. Ao nível de cotas na parte mecânica e uma vez que repartem o mesmo chassis, a vantagem não recairá sobre nenhum, sendo nula.
E se houver algum factor a marcar a diferença entre ambos, será pois a carroçaria a definir essa fronteira. E pensamos que estará sobretudo na distribuição de pesos, o busílis da questão. Mas trata-se de algo que nos é impossível da avaliar, tal a semelhança entre ambos. Por onde começar então?
Ligeiramente mais comprido e com a diferença a registar-se sobretudo na secção frontal, poderá ser um dos pontos a favôr do Mustang. Isto porque o Capri regista uma ligeira tendência para levantar a frente aquando das bruscas acelerações e após se conseguir que tenha uma tracção perfeita, algo que é um dos pontos fortes deste modelo. Se o Mustang, à custa deste ganho de comprimento registar o acréscimo de gramas nesta secção, pode ter visto anulada essa tendência do Ford Capri, com consequente vantagem a pender para o seu lado.


 Apesar de muito ligeiramente mais alto, o novo aileron do Mustang mostra-se também mais estreito, acontecendo o mesmo com as extremidades finais dos alargamentos dos guarda-lama traseiros. Poderá isto dizer, que existe uma maior concentração de massa desta carroçaria na zona central da mesma, o que causará o consequente aumento de tracção. Se por um lado será vantajoso, por outro, poderá resultar num problema similar ao do Mustang, com a crónica tendência para levantar a frente à saída das curvas.
A frente do Mustang com extremidades mais largas, poderá beneficiar no limite, um apoio mais eficaz em curva.
Mas tudo isto são teorias que poderão caír por terra, aquando da sua passagem para a competição pura, no entanto, parece-nos que poderá vir a tornar-se ligeiramente superior, quanto mais não seja, a começar pelo próprio peso.
Mas poderá este Mustang colher benefícios da nova arquitectura pela qual a Sideways optou na sua construção. Dotado de guarda-lama frontais independentes da restante estrutura da carroçaria, poderá conferir-lhe alguma vantagem pelo real aumento de flexibilidade de que se encontra dotado. Este poderá vir a tornar-se no mais marcante aspecto distintivo entre ambos, mas apenas a prática o confirmará.
Curiosa é a opção que tomaram para a reprodução do aileron. Poderá ter acontecido apenas, para que esta coubesse dentro da embalagem comum deste fabricante, visto tratar-se de uma carroçaria que se encontra nos seus limites. Mas poderá vir aí mais qualquer coisa. Quem sabe se na maga não está por exemplo a sua reprodução em lexan? Se isso acontecer, o Capri esqueça....

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Para partir a "louça" toda.....de certeza....Audi R8 - Slot.It


O Audi R8 LMP, é uma das últimas criações do fabricante Slot.It. Será o mesmo que constactar, que vem aí uma máquina extraordinária.
Se este fabricante conseguiu o que conseguiu ao fazer-nos chegar um Alfa Romeo 155 do DTM com as extraordinárias características que já constactamos ter, é verdade que a fasquia das expectativas só poderá com este Audi, estar completamente colada ao tecto.

 Uma carroçaria baixa em que a capota se encontra ausente, aliada a um chassis largo e completamente plano e onde assenta a carroçaria, serão a extraordinária fórmula que farão deste, um raro exemplar de competição. Associado a isto, toda uma ciência mecânica explorada pela mestria duma experiente Slot.It, não deixarão qualquer dúvida quanto às enormes potencialidades que consigo arrastará.

 Apesar da falta de qualidade destas imagens, é possível perceber-mos o aspecto mais negativo deste conjunto. A carroçaria arrasta consigo a enorme falta de qualidade que os modelos deste fabricante têm arrastado. É de facto gritante e quase escandaloso o estado a que a Slot.It se está a deixar levar, tudo pela procura dos baixos custos de produção, algo perfeitamente compreensível, mas que enquanto apaixonados pela modalidade, repudiamos em absoluto.




 Até a pintura do capacete se poderá equiparar às mais rascas produções de brinquedos em grande escala de origem chinesa. Uma pena!!!
 Mas venha ele, que os campeões olham pouco para os pormenores....

Quanto ao peso, a carroçaria, bem, essa, mais uma ultra-ligeira...

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Campeonato Grupo 5 - Começa esta semana

Acabada a época estival para a grande maioria de nós, é chegada a hora de retomar o labor com as mecânicas miniaturizadas e recuperar os dotes de pilotagem já enferrujados e adormecidos.
E nada melhor do que dar o pontapé de saída com os interessantes, rápidos e belíssmos Grupo 5.
E para que melhor o faça, aqui fica o endereço para onde deverá orientar a sua leitura, de modo a que a sua máquina se ponha verdadeiramente "top".
Aceda ao regulamento, clicando aqui.

BOM TRABALHO

O que a Scalextric / Superslot anuncia

A Scalextric/Superslot, anuncia dois modelos de algum interesse. Um belíssimo Audi R8 GT3 do Team Phoenix que participou no ano de 2015 nas 12 horas de Bathurst na Austrália e cuja apelativa decoração muito se parece ter inspirado na do homónimo R8 mas da categoria LMP e que espera também para dentro de poucos mêses a sua chegada, por intermédio da Slot.It

O segundo modelo, é o BMW M3 (E30) participante no campeonato BTCC no ano de 1988 no circuito de Brands Hatch, pelas mãos do malogrado piloto de F1, Roland Ratzenberger.

O que a Racer anuncia na sua série "Sideways"

Sem que nos tenha ainda chegado a primeira edição do Ford Mustang e já anunciada para chegar ao mercado, a Sideways surpreende-nos com a notícia da edição deste modelo numa série limitada a 264 unidades.
Trata-se da decoração oficial deste modelo na sua versão branca, mas onde o que era vermelho assume aqui a côr dourada, à excepção dos logos da própria "Miller", o seu principal patrocinador.
 Embora muito bonito, cremos que este fabricante editará também a correspondente decoração, mas condizente com a realidade
Além dessas, temos razões para acreditar também na chegada da versão onde a predominância da côr recai no vermelho.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O que a Slot.It anuncia.

A Slot.It anuncia a edição da versão de 1973 do Matra 670 B. Foi nesse ano que também esta marca levou de vencida a concorrência em Le Mans, o que acontecia pela segunda vez na história desta marca, depois de em 1972 através da sua versão cauda curta, ter inscrito o seu nome nos anais da clássica francesa.
E depois de nos ter feito chegar já a versão de 1974 (nas duas imagens que abaixo se mostram), eis que nos permite um seguimento histórico louvável. E entre estas duas versões, as maiores diferenças situam-se sobre a frente que foi substancialmente redesenhada, mas também a parte envolvente do cockpit que sofreu um novo desenho, vindo a receber na versão de 1973 uma extensa cobertura branca que os caracterizava.




O recente Alfa Romeo 155 V6 TI vê também anunciado uma nova e inesperada versão. Embora anunciada já e acreditamos chegue primeiro, a versão da "Jägermeister" poderá deixar de ser prioridade, se assim a Slot.It o entender.
O Porsche 962 IMSA vê também anunciada uma nova versão, uma das que participou na edição de  Daytona no ano de 1988. Muito bonito este 962 sob as côres da "Miller", será sem dúvida uma mais valia no já imenso lote de Porsche's 956/962 que este fabricante nos tem vindo a oferecer.
O Porsche 962 IMSA vê também anunciada uma nova versão. Muito bonito,