sábado, 8 de outubro de 2016

Porsche 911/991 Scaleauto - Uma obra-prima

 No ano de 2013 a Porsche inscreveu em Le Mans por intermédio da equipa "Porsche AG Team Manthey" na Classe LMGTE Pro, dois Porsche 911 da sua mais recente evolução, a série 991. Para a qualificação, o melhor resultado destes dois oficiais, acabaria por pertencer ao modelo com o dorsal 92 na 31ª posição, 3 lugares abaixo do detentor do melhor registo da Classe, um Aston Martin. O segundo Porsche não iria além do 35º melhor registo.
 Mas o Porsche com o dorsal 92, pilotado pela tripla de pilotos formada por Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas haveria em prova de levar a melhor sobre a demais concorrência, vindo a ser secundado pelo outro Porsche 911 oficial, exactamente com o mesmo número de voltas.
E a Scaleauto traz-nos agora estes dois  interessantes modelos para o mundo dos slot car. E por se encontrar excepcionalmente bem reproduzido, apetece-nos dizer desta vez, que o seu melhor campo de batalha não se situa nos plásticos da competição, mas sim na estante dos coleccionáveis.
 E podemos sem qualquer receio dizer, que hoje, a Scaleauto se situa num patamar bem acima da concorrência relativamente aos fabricantes que mais assiduamente editam modelos, no que à qualidade das suas carroçarias diz respeito.
 Além de uma maqueta que corresponde com exactidão à escala, a qualidade dos moldes está de facto extraordinária. Sem imperfeições, desde a qualidade da carroçaria e seus pormenores, até à também extraordinária qualidade da tampografia e até das côres utilizadas, nada haverá que possamos apontar. Inclusive, o acerto do posicionamento das rodas relativamente às cavas das mesmas na carroçaria, algo que temos vindo a observar com grandes falhas na rival Slot.It, se encontra absolutamente perfeito.
Menos correcto e como único ponto digno de alguma chamada de atenção, está a falta de exactidão no posicionamento das faixas vermelhas e cinzentas decorativas, algo que passará despercebido à generalidade dos praticantes desta modalidade, pois trata-se também de lago que requer alguma picuinhice.

 Como falha mesmo na representação da carroçaria, está a ausência das chapas que fixam os pára-choques à carroçaria, tanto à frente como atrás.
Mas até os esticadores laterais traseiros que fixam o fundo extractor à carroçaria, não foram esquecidos.
 E enquanto praticantes e apreciadores de boas peças, só nos poderemos sentir gratos a este fabricante que tem mostrado nas suas últimas criações, tanto ao nível dos plásticos como das resinas, capaz de nos apresentar uma qualidade exemplar.
Obrigado Scaleauto.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Para o início do ano....

 Ainda atrasado mas já anunciado para Abril de 2017, encontra-se a chegada do Opel Calibra do campeonato DTM. É o que a Slot.It se propôe fazer-nos chegar como segundo modelo desta série. E assim, o Alfa 155 deixará de estar sozinho e encontrará certamente neste um sério rival.

sábado, 24 de setembro de 2016

Campeonato Grupo 5 - Segunda prova

 Foi sexta-feira última que nas instalações permanentes do GT Team Slot Clube, se levou a efeito a segunda prova do campeonato destinado aos modelos de Grupo 5, autênticas máquinas de competição.
Dada a reduzida presença de pilotos para esta prova, a opção recaíu na opção de duas mangas, uma de três pilotos e outra de quatro. Como melhor classificados no campeonato, era a Paulo Mendes, Rui Mota e Augusto Amorim que cabia abrir a contenda. Desta feita, Rui Mota optava pela troca do seu BMW M1 pelo Ford Capri, recorrendo ao empréstimo de Paulo Mendes.
Acabaria-mos por assistir a um verdadeiro recital de pilotagem por parte de Augusto Amorim e o seu Ford Capri, enquanto Paulo Mendes e Rui Mota se guerreavam pela segunda posição na manga. Contudo, algumas saídas haviam de comprometer o desempenho de Paulo Mendes, vindo Rui Mota a tirar disso partido, conquistando a apetecida segunda posição.
 Equanto isso, assistia-se a um verdadeiro festival futurista, levado a cabo pelo Francisco Matos.
 Para a segunda manga, David Azevedo e César Amorim eram quem mais prometia na guerra aos pilotos da primeira manga. Mas Vítor Lopes era o terceiro piloto a tentar entrar naquela guerra, já que o seu bonito e bem preparado M1, se encontrava capaz de poder ajudar este rápido piloto.
 Mas se Vítor Lopes se deparava com alguns problemas na afinação do punho e que viriam a comprometer um melhor desempenho, David Azevedo anulava a sua rapidez com algum exagero de  despistes. Francisco Matos acusava a falta de treino e definitivamente deixava-se ficar para trás. Mas era César Amorim que dava verdadeiramente nas vistas, com desempenhos que o poderiam ter levado à segunda posição final. Mas duas calhas finais menos conseguidas, deixá-lo-íam mesmo fora dos lugares do pódio. Uma pena, pois havia tido um notável desempenho.
Assim, Augusto Amorim levou de vencida a concorrência tendo sido secundado por Rui Mota, numa notável demonstração das potencialidades do Ford Capri, a mostrar que embora tenha sido o primeiro a chegar à competição, ainda se mantém em forma e a debater-se de igual-para-igual com as mais recentes geração.
 Paulo Mendes com o terceiro lugar final acabaria por se impôr a César Amorim, logo seguido de David Azevedo, Vítor Lopes e Francisco Matos. Nesta segunda jornada, o total de voltas subiu de 165 para 170, o que bem demonstra o soberbo andamento com que Augusto Amorim encarou a prova. De facto, notável.

 Em cima o Capri vencedor, enquanto em baixo, a expressão de Paulo Mendes parece querer dizer - Empresto um carro para ficar à minha frente?
 Os três primeiros classificados, tiveram direito à habitual fotografia para a posteridade.
Na próxima sexta-feira, venha a terceira....

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

12 Horas de Braga - Segunda Edição


 Levando o GT Team Slot Clube a efeito a segunda edição das 12 Horas de Braga, quer aqui deixar publicamente os endereços dos regulamentos Desportivos e Técnico.

Destinada exclusivamente aos modelos Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto, trata-se de um carro ainda muito pouco explorado pela generalidade dos praticantes, o que causará no imediato, algum equilíbrio entre as diversas equipas que marcarem presença.
Boa sorte então e boas preparações.

Regulamento Desportivo
https://drive.google.com/file/d/0Bz_qC-04dYuDN1VoRl9yaUtUeVE/view?usp=sharing

Regulamento Técnico
https://drive.google.com/file/d/0Bz_qC-04dYuDaVQ1ZGpuZ1ZpVm8/view?usp=sharing



domingo, 18 de setembro de 2016

Campeonato Grupo 5 - Deu-se o pontapé-de-saída...

Foi sexta-feira última que se iniciou o Campeonato de Gr.5, levado a cabo pelo GT Team Slot Clube.
Foram nove os pilotos que após o merecido período estival, se fizeram presentes. E com eles, algumas novidades ao nível das máquinas que se debateriam no habitual traçado permanente deste clube. A merecer maior relevo, encontrava-se o BMW M1 do fabricante Scaleauto que se estreava através das mãos de Bruno Martins e que aproveitava também para se desforrar de tão longa ausência das competições slot. Enquanto isso, Paulo Mendes e David Azevedo traziam também em estreia entre nós, uma das mais recentes criações da Sideways, o BMW 3.20. Estavam então lançados os dados da incerteza, já que a restante concorrência de dotes já firmados, se preparava igualmente para não se deixar ficar para trás.Os restantes concorrentes apostavam sobretudo no BMW M1 da Sideways, enquanto Augusto Amorim recorria ao velhinho Ford Capri.
E lá se partiu para a pole position, onde coube a César Amorim a honra de dar início à primeira das batalhas.
 César Amorim - BMW M1 - Sideways

 Augusto Amorim - Ford Capri - Sideways

 Paulo Mendes - BMW 3.20 - Sideways

 Nuno Aguilar - BMW M1 - Sideways

 David Fernandes - BMW M1 - Sideways

 David Azevedo - BMW 3.20 - Sideways

 Bruno Martins - BMW M1 -  Scaleauto

 Vítor Lopes - BMW M1 - Sideways

 Rui Mota - BMW M1 - Sideways

Tabela Pole Position
As surpresas começaram de imediato, quando Paulo Mendes demonstrava a mais valia do BMW 3.20, mas também Bruno Martins que assumia a segunda posição, mostrava que o modelo da Sideways está aí para lutar pelas vitórias, tendo demonstrado também que a quem sabe, não esquece.

Era então hora de se dar início à corrida verdadeiramente dita.
 E para se dar início à primeira manga, alinhavam David Fernandes, Rui Mota, Nuno Aguilar, Paulo Mendes, Vítor Lopes e César Amorim. Nas calhas virtuais ficavam, Bruno Martins, Augusto Amorim e David Azevedo.
E foram alguns os incidentes no início da prova, já que Nuno Aguilar se apercebia que o seu punho não funcionava nas melhores condições, tendo o mesmo acontecido a Augusto Amorim. David Fernandes atrasava-se irremediávelmente após a quebra de um dos fios do motor. Enquanto isso, Bruno Martins obrigava-se a troca de punho de calha para calha, já que recorria a punhos emprestados.
Vítor Lopes e David Azevedo, embora rápidos, debatiam-se com algumas saídas, o que os penalizaria. Sempre à-vontade, estava Paulo Mendes e o seu bonito BMW 3.20, que marcaria um ritmo inalcansável.
 Enquanto isso, Rui Mota muito à custa de uma prova sem percalços, acabaria por conseguir esconder um andamento ligeiramente inferior aos demais, vindo mesmo no final, a obter atrás de Paulo Mendes, a segunda posição.
 A conquistra da terceira posição foi uma verdadeira batalha entre Bruno Martins e Augusto Amorim, vindo a pertencer a vantagem, a Bruno Martins e o seu BMW M1 da "BASF"
Seguiram-se-lhes David Azevedo com menos uma volta e Vítor Lopes que com o seu bonito M1 ficaria na sexta posição. O sétimo lugar pertenceu a César Amorim, logo seguido dos mais azarados, Nuno Aguilar e David Fernandes.
 No pódio dos modelos, tanto o BMW 3.20 da Sideways como o BMW M1 da Scaleauto, mostraram enorme potencial, tendo-se mostrado verdadeiramente capazes de fazer campeonatos brilhantes.

 Quanto aos pilotos, Paulo Mendes demonstrou uma vez mais que à que contar sempre com ele, enquanto Bruno Martins, embora afastado à cerca de um ano, demonstrou que se mantém ainda em verdadeira forma. Não tivesse ele que andar a trocar de punhos e o resultado teria ainda sido melhor....