sábado, 10 de fevereiro de 2018

Um GT com muita pinta - Mercedes AMG GT3 - Superslot

 Por parte da Superslot/Scalextric, chegou já ao mercado a nova versão do Mercedes GT3, numa belíssima versão participante nas 24H de Paul Ricard 2017.
 Uma vez mais é a "Gulf" a responsável que caba por contribuir para este brilharete, que acaba por proporcionar uma versão em que se torna difícil resistir a tamanha eficiência estética.
Parabéns Superslot, não só pela beleza da decoração, mas também pela excelente reprodução deste modelo que tem marcado pela positiva um lugar de relevo no seio das competições destinadas aos modelos da categoria GT3.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Campeonato Bajas Slot - Arranque é já amanhã.

Com local de partida e chegada agendado para amanhã nas instalações do Clube Slot do Minho, encontra-se marcado o arranque para um dos campeonatos que mais entusiasmo costuma despertar entre os entusiastas praticantes da modalidade. Trata-se do Campeonato  Bajas Slot e que tem como organizadores três dos mais representativos clubes do norte de Portugal, a saber, Clube Slot do Minho, Slot Clube do Porto e Guimarães Slot Clube
Conta-se pois com a nata ligada a esta temática dos TT, numa das mais populares vertentes do slot, apesar de ser ao mesmo tempo uma das mais exigentes ao nível de desenvolvimento das máquinas mais apuradas para este tipo de competição.
 E à espera dos entusiastas participantes, encontra-se uma pequena mostra com modelos relacionados com a própria competição e que poderão ser admirados por todos quantos ali se desloquem, quer como participantes ou meros observadores e apreciadores da modalidade.

 

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Open Friday - Um campeonato a gerar elevadas expectativas

 
 Criou inesperada animosidade a noite de treinos com que os nossos rookies se empenharam e encararam este primeiro contacto com as máquinas com que se defrontarão. Falta de prática e sobretudo um imenso desenquadramento com esta nova realidade, não deixou contudo que se intimidassem com as dificuldades com que se depararam.
 Será pois com elevada expectativa que veremos sexta-feira próxima estes nossos pupilos em confronto directo, sempre apoiados pelos consagrados que lhes transmitirão as melhores dicas orientadoras com o propósito da optimização do seu melhor desempenho.
Vai concerteza ser uma noite de extraordinário empenho por parte destes novatos que tudo farão para se conseguirem impôr numa modalidade que lhes é muito pouco familiar.

Depois do Corvette, o Audi R8 - Scaleauto

A Scaleauto apronta-se para nos fazer chegar o Audi R8, mais um modelo a engrossar a gama de modelos da categoria GT3. Ainda mal vimos por parte deste fabricante a sua última criação, o Chevrolet Corvette e eis que está já para breve podermos desfrutar de mais uma máquina para esta categoria.
 E tal como tem sido a sua última política, as primeiras versões que nos farão chegar irão ser em kit branco e com total ausência de folha de decalques para podermos completá-los com alguma decoração.
 O seu chassis dá continuidade ao último conceito adoptado para os modelos da categoria GT3 por vários fabricantes, acabando por se permitir uma dinâmica mais eficaz e macia, no que a vibrações diz respeito.

Vai arrancar o maior campeonato de TT do Norte de Portugal

Inicia-se sábado próximo mais uma iniciativa conjunta que conta com a participação do Slot Clube do Minho, sendo o arranque deste campeonato feito justamente nas instalações deste clube. Trata-se do início das actividades "fora de estrada", isto é, dos campeonatos destinados aos modelosa de TT e que conta sempre com inúmeros entusiastas e participantes. Específico para modelos de características diversas dos modelos dos campeonatos de velocidade, despertam sempre animosidade extra dadas as suas suigéneris capacidades de transpôr obstáculos de elevada dificuldade.
A organização deste campeonato conta ainda com as iniciativas, colaboração e participação do Slot Clube do Porto e Guimarães Slot Clube que se uniram num interesse comum para dar continuidade a anteriores iniciativas conjuntas e de onde cada um poderá usufruir de acrescidas experiências competitivas.
Força e venham lá as mais competitivas máquinas do norte de Portugal.

BMW M1 - Carrera

  A série Procar foi um campeonato proposto pela marca BMW na década de 70, disponibilizando modelos da série M1 desenvolvidos oficialmente e distribuídos por pilotos de Formula 1, sendo estas provas integradas no programa oficial do mesmo campeonato.
Este histórico modelo acabaria por chegar às pistas de slot car, tendo a Fly sido o maior dos responsáveis por isso. Editando uma infinidade de versões, o que vai ainda hoje acontecendo sob a designação do fabricante Fly Slot, viu recentemente e por intermédio do fabricante Carrera, um sério concorrente à altura. Isto não em termos competitivos, mas sim, numa mera questão estética.
Em nenhum dos casos a dinâmica poderá considerar-se como uma referência desejável, quando temos hoje referências de elevadíssimo nível nesse capítulo. É portanto por essa razão que admiraremos cada um dos exemplares, apenas e segundo análises visuais de questões enquadradas em parâmetros de proporções e beleza.
Em baixo, à esquerda a versão Carrera e à direita a protagonizada pela Fly. Constacta-se no imediato que ambos se encontram com elevado nível de reprodução, apesar de alguma diferenciação entre ambos. A mais recente versão surge com uma carroçaria mais estreita e com os pilares A da capota algo grosseiros. No entanto, parece-nos a versão Carrera mais elegante e mais condizente com a versão original da própria BMW. Mas aqui, trata-se apenas de uma opinião que poderá muito bem esbarrar com outras, já que não sendo detentores das cotas originais do mesmo, difícil será fazer sérias constactações.



A parte correspondente ao spoiler frontal surge melhor reproduzido no modelo Carrera, já que o da Fly contempla esse elemento exageradamente alto.
De conceitos mecânicos diversos, gostava de aqui referir que este exemplar da Carrera será talvez dos raros exemplos deste fabricante, em que não poderemos atribuir defeito à dimensão das rodas. Suficientemente proporcionadas em dimensão e largura, permite-nos olhar para ele sem que surja a ilusão de estar-mos a vêr um tractor. Desta vez sim, vemos uma silhueta esbelta e proporcionada onde as rodas não deitam por terra todo um trabalho de grande qualidade. E neste particular, a ilusão parece ter assumido um rumo contrário, já que essa ilusão poderá acontecer justamente na versão da Fly, sobretudo por comparação com a versão concorrente.

 A imagem inferior permite-nos vêr uma traseira mais comprida por parte da Carrera e uma distância entre eixos superior na versão Fly.
E este comparativo deixa-me de alguma maneira frustrado, já que parece aqui haver um equilíbrio notável que não me permite assumir com alguma clareza e garantia qual o melhor dos modelos em termos de maqueta, apesar de, quando observados em simultâneo, acabe por aceitar melhor a versão da Carrera.

Mirage - Le Mans Miniatures

 A Le Mans Miniatures resolveu finalizar no corrente ano, a série dedicada à totalidade dos modelos Renault Alpine A442 participantes em Le Mans, como forma de comemorar o 40º aniversário da vitória daquela marca e modelo na clássica francesa.
Reeditarão também o Mirage GR8 vencedor da mesma prova no ano de 1975 pelas mãos de Jacky Ickx.
 E na sequência desse mesmo modelo, far-nos-ão chegar o mesmo carro mas na sua evolução Turbo e participante ainda na mesma prova, dois anos após essa gloriosa participação no ano de 1975.
Do ano de 1970 editarão dois Porsche 917 LH e chegar-nos-à também o Bugatti 57G vencedor da edição de 1937, numa edição melhorada relativamente há já nossa conhecida.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Porsche 917 que faltava - Le Mans Miniatures

 Surpreendeu a Le Mans Miniatures com a edição do Porsche 917 adaptado à novas regras dos Grupo C. Embora se trate de um modelo com pouco êxito desportivo e com pouca actividade no seu historial, esta versão desenvolvida pela Kremer acabaria por se tornar num ícone da marca germânica.
Em boa hora este fabricante o fez chegar até nós.

Sexta-feira, arranca o "Open Friday"

Numa iniciativa do Clube Slot do Minho, inicia-se sexta feira próxima e com a periodicidade deste decorrer apenas uma vez por cada mês, o inédito campeonato designado por "Open Friday" e que terá o privilégio de reunir em convívio e disputa, pilotos consagrados com anónimos que se aventurarão na modalidade.
O conceito do campeonato, estará em reunir equipas de dois pilotos que se complementarão numa optimização entre maturidade por parte dos pilotos consagrados, com a maior das eficiências demonstradas por cada um dos iniciados. Os modelos, tipo troféu, serão todos iguais e permanecerão fixos em cada calha, cabendo apenas aos pilotos de cada uma das equipas a troca de calhas e a responsabilidade dessa mesma opção. Será pois estratégia  e gestão, que caberá a cada chefe de equipa, personalizada pelo mais experimentado dos pilotos.
Estão então criados os ingredientes para que o slot se transforme numa salutar festa de convívio entre apaixonados e simpatizantes da modalidade, esperando os responsáveis pelo clube, que este venha a ser do agrado dos corajosos aventureiros.
Já está tudo a postos à vossa espera....

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Um Huracan da "Gulf" - Sideways

Agendada para 12 de Fevereiro, está a edição deste fantástico Lamborghini Huracan em série especial  e limitada, sob as côres da "Gulf", por parte da Racer / Sideways. Esta marcante combinação cromática, parece uma vez mais transformar-se numa irresistível atracção....
Poderá aqui observá-lo sobre outro ângulo e admirar ai nda o futuro Ford GT que será o modelo que se lhe seguirá.