terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O Abarth da Gulf - TTS

 A marca TTS que se confunde em edições com a marca BRM , tem feito despertar em nós a apetência pela modalidade à escala 1/24. Tendo iniciado a sua epopeia com os gloriosos modelos de Grupo C e feito incursões pela categoria dos modelos GT e ainda pelos Sport Protótipos dos anos 70, parece ter encontrado outras fontes de maior interesse entre os aficionados, através da aposta em modelos que poucos suspeitariam.
 Os "Muscal Car" Ford Mustang e Chevrolet Camaro, terão porventura sido os causadores de outras apostas mais eficientes no que concerne à penetração de mercados, como tem sido mais recentemente a edição dos pequenos modelos europeus, que terão feito a seu tempo os encantos de muitos dos apaixonados pelo desporto motorizado. O Fiat 1000 Abarth, a par do NSU TT, do Simca 1000 e do Mini que estará para muito breve, são disso exemplo. E enquanto não se vislumbram outros exemplares como o Hillman Imp que representa outro dos ícones dessa época, começam já a chegar notícias de que para breve verá também as luzes da ribalta, o fantástico Ford Escort MKI. Atrás deste, nunca se sabe, mas poderemos prevêr que venham os Alfa Romeo GTA, os BMW 2002, os Ford Capri, enfim, um rol de belos exemplares que de uma forma ou outra, acabarão com toda a certeza por nos deixar presos a esta formula em que apostaram para singrar da melhor forma no panorama mundial dos slot car.

Mas fica também aqui a notícia de que o agora chegado Fiat Abarth, para os menos atentos, é já uma segunda edição. Agora com o número 62 e jantes douradas, distingue-se assim do da primeira versão que surgia com o número 129 e jantes prateadas. Um ou outro stick publicitário marcam também a diferença entre ambos.
O da primeira edição, corresponde em exactidão, à mesma versão do seu irmão mais pequenino da SCX. Contudo, é com alguma mágua que constacto que a representação de menor dimensão, se encontra melhor representada, sobretudo ao nível das jantes.

 Equipado com o mesmo conceito de semi-eixo traseiro que pdermite a existência de câmber nas rodas posteriores.

 Faz-se acompanhar, à semelhança de outras versões, de uma segunda opção para o capôt-motor, tal como se observa nestas duas imagens.

 As referências de ambos, identificam também que se tratam de versões diferentes.

A gafe da NSR - Porsche 908/3

 Culminou com a chegada do segundo Set dos Porsche 908/3 por parte do fabricante NSR, a representação destes modelos participantes na edição de 1970 na prova Targa Flório.
 Ao mesmo nível dos anteriormente editados, acaba por ficar assim completa a histórica equipa dos quatro naipes, com a chegada das "Copas" no modelo branco e das "Espadas" no azul.

O primeiro Set era composto pelos modelos com os números 12 e 40 e agora foi a vez da chegada do 20 e do 36.
 E fecha assim a NSR este feito da Porsche em que em ano de estreia do modelo, consegue através do Porsche número 40 a vitória nessa icónica prova.
Mas afinal, onde está a gafe?

 Temos então referenciados cada um dos Sets como "SET09 1/2" e "SET09 2/2". Até aqui tudo muito bem, porque será o primeiro conjunto de dois modelos da referência 09 e o segundo conjunto igualmente de dois modelos e da mesma referência, 09. Mas quando a restante referência nos indica "Porsche 908/3 - Targa Flório 1970 - #12 - #40" associado a ambas as referências, é que a porca torce o rabo. Isto porque afinal estamos a dizer que em ambas as caixas temos modelos com os mesmos números. Na verdade os números 12 e 40 fazem parte do primeiro Set e no segundo deveriam constar os números 20 e 36. De facto, um lapso inusual e que não deveria ter acontecido, sobretudo em edições tão limitadas, no caso a apenas 449 exemplares.

NSR, mais atenção aos pormenores...

Dodge Viper GTS-R - Revo Slot

O final das 24 Horas de Daytona no ano 2000 foi discutida até ao baixar da bandeira, tendo os vencedores "Beretta/Wendlinger/Dupuy" em Dodge Viper GTS-R levado de vencida, a equipa adversária constituída por "Fellows/Bell/Kneifel" em Chevrolet Corvette C5-R, tendo ambos completado a mesma com o mesmo número de voltas. O terceiro degrau haveria ainda de ser ocupado por modelo igual ao vencedor, tendo o português Ni Amorim como um dos seus pilotos.
A Revo Slot acabaria por reproduzir o modelo com o dorsal 91, o vencedor e com o número 92, aquele que viria a completar a maratona americana no quinto posto. A faltar, regista-se a reprodução justamente daquele em que o português fez parte, com o número 93.
Poderemos afirmar que se encontra um espanto. De tal modo, que a enorme quantidade de erros detectados, parece ficarem camuflados pela ofuscação em que ficamos.
A decoração da totalidade do modelo, faz-se com o recurso a decalques, algo hoje já muito pouco habitual em modelos de slot. Mas uma vez que estes se apresentam com enorme qualidade, não existe por essa razão motivo algum para críticas. Pior será quando começamos a fazer comparações com o modelo real e a´+i, alguns aspectos começam a saltar à vista.

 Esta versão específica de Daytona, não se socorria de faróis nem plásticos amarelos, pelo que tendo a Revo Slot alinhado pela bitóla do que normalmente acontecia neste modelo, acabou por falhar redondamente. Também em cada série de grelhas existentes na parte superior do capôt da frente, antes do primeiro rasgo existe em cada uma delas, existe uma pequenina parede formada por um friso saliente, algo a que também aqui este fabricante não se terá dado ao trabalho de reproduzir.

 Ainda na secção frontal e no mesmo capôt, as cavas das rodas receberam para esta participação um pequeno acrescento que serviria mais como reforço da carroçaria, do que própriamente dum alargamento da carroçaria para cobrir as rodas. Este pormenor pode ser observado com facilidade na imagem inferior. Pode referir-se também que na capota e ao lado da entrada de ar para o habitáculo, deveria encontrar-se uma pequena luz, mas infelizmente não terá sido também reproduzido.

  Relativamente à posição da saída do tubo de escape, este encontra-se muito mal posicionado. Encontrando-se normalmente bastante recuado, tendo-o também assim representado a Revo Slot, neste caso deveria encontrar-se numa posição intermédia relativamente à distância entre rodas. Este erro obrigou também a um reposicionamento dos stikers da "Mopar" e da "Dana".
 No sector traseiro, salta à vista a inexistência de elementos pretos. O radiador existente no local habitual da matrícula, ficou esquecido, surgindo no seu lugar a continuidade das faixas brancas decorativas destes modelos do "Team Oreca". Faz parte do pisca traseiro, a luz de marcha-atrás. Infelizmente, ficou apenas representada a parte laranja dos mesmos. Entre o difusor aerodinâmico existente na parte inferior da traseiras deste Viper e interposto entre este e a parte correspondente ao pára-choques, existem também estreitas aberturas de escoamento de ar. No mini-modelo, estas até surgem representadas, mas encontrando-se na mesma côr vermelha da carroçaria, este efeito acaba por se dissimular.
Pena foi também a falha da lâmina existente na parte inferior das embaladeiras. Lateralmente e no plano mais inferior da carroçaria, existe uma espécie de lâmina preta. Neste modelo, a sua representação acaba grosseiramente por fazer parte da própria carroçaria, ao que nem se deram ao cuidado de a pintar de preto. Se atentarmos à imagem que abaixo se disponibiliza do chassis, percebemos o quão fácil teria sido representar este elemento, caso tivessem prolongado mais para o exterior parte do próprio chassis. Pode alegar-se que nesse caso, iriam ficar a vêr-se as aberturas do aperto do chassis à carroçaria. Mas para que tal não acontecesse, poderiam ter-se socorrido dessas aberturas de encaixe dos parafusos, pela parte interior e não exterior tal como acontece. Como nota final poderemos acrescentar que a representação da marca do fabricante dos pneus, neles próprios, poderia ter abrilhantado ainda mais, esta peça que poderemos mesmo apelidar de soberbo exemplar de colecção.
Mas todos estes erros acabam por se dissimular em tão bonita peça de slot, até porque, estamos perante um Viper que perante muitas outras representações, encontrar-se-à perfeito.
Parabéns Revo Slot.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Volkswagen Drag Bus/Truck - Real Riders

Existe uma espécie de cordão umbilical entre mim e os Volkswagen, sobretudo quando se tem por base as eternas linhas arredondadas tanto do carocha como da eterna "pão de forma", "samba", ou como lhe quisermos chamar.
A Hot Wheels é eximia quando toca à transformação de modelos e tendo os Volkswagen sido de um modo geral, alvo de belos retratos por parte deste fabricante, terão aproveitado também para alguns exercícios de estilo louvavelmente bem conseguidos. É afinal a personalização de um espírito norte americano, apenas conseguido por eles próprios.
E com base nesse espírito, trouxe-nos a Hot Wheels diversas variações sobre a tal "pão de forma" ou Volkswagen T1 como é vulgarmente apelidada, tendo-a introduzido em variadíssimas séries.
A série "Real Riders" foi uma das eleitas para nos fazerem chegar duas dessas variações apoiadas em modelos Dragster, ainda que em anos distintos. A sua distinção ocorre, por se encontrarem decoradas sobe a mesma roupagem cromática.
A combinação do azul arroxeado spectraflame com o amarelo torrado e o vermelho, ao que se junta a parte superior das mesmas a branco, fazem delas exemplares de luxo.
Para mim, duas preciosidades absolutamente irresistíveis e fundamentais num conjunto também ele já vasto de belíssimas Volgswagen Drag Bus ou Drag Truck.
As variantes, também elas se tornam atractivas, mostrando-se em pormenores, absolutamente distintas uma da outra.

domingo, 25 de novembro de 2018

Lamborghini Huracan - Sideways

 A última edição do Lamborghini Huracan introduzida no mercado por parte da Racer / Sideways é um pouco familiar dos portugueses, porque um dos quatro pilotos que o conduziram, é o português Miguel Ramos.
 E talvez seja de entre todas as versões editadas, versão de testes, de apresentação, Team Lazarus e agora este do Team Barwell, aquela que apresenta a mais bonita decoração.


 Existe ainda a bonita versão "Gulf", mas trata-se este de uma edição especial que não corresponde a qualquer modelo que tenha existido.

 Proporciona-nos esta chegada, que o piloto Miguel Ramos veja pela segunda vez um modelo por si tripulado e editado no campo dos modelos de slot cars.
 Anteriormente era a SCX/Scalextric a reproduzir o Chevrolet Corvette deste piloto em que curiosamente a decoração assenta numa série de patrocínios coincidentes. E por falar nos patrocinadores, a "Vodafone" pode vir a criar um novo tema de colecção, já que por parte da Scaleauto, chegou-nos já o Mercedes Benz SLS AMG GT3 com que José Pedro Fontes participou em vários campeonatos e em que sobressai também este patrocinador.