segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Mini paixão - Uma colecção


 Sempre fui um apaixonado pelos Mini e tanto a Scalextric/Superslot como a Scalextric/SCX têm aproveitado e explorado bem esta temática.
A reprodução inglesa é de excelente qualidade enquanto réplica dos modelos verdadeiros, enquanto as versões espanholas se encontram mais capazes no capítulo da dinâmica.
 As versões inglesas primam pela exactidão das réplicas, surgindo em cada um deles os pormenores identificativos de cada uma das versões reais. É notável o trabalho que este fabricante teve na caracterização de cada um, com a aplicação de vários tipos de faróis suplementares e respectiva exacta localização, pára-choques diferenciados, jantes diferentes em desenho e côr e até tampões de combustível de tamanhos diferenciados.
 Pena a última versão editada dos modelos participantes no Rali de Monte Carlo (modelo com dorsal 288), ter fugido aos cromados na grelha e aros dos faróis. Tirando esse pormenor de menor agrado, a colocação em todos eles dos faróis extra e até dos piscas se encontram notávelmente correctas.
 O modelo amarelo corresponde a uma versão de velocidade, razão pela qual se mostra desprovido de acessórios exteriores.
 Pára-choques simples ou reforçados, com castelos ou sem eles, nada foi descurado na procura de os identificarmos com o correspondente modelo real.
 E enquanto num o farol extra não foi esquecido na capota, noutro, é a placa do rali no cimo da mesma que se encontra representada.
 Pára-choques distintos e tampões de combustível de tamanhos diferentes, nada falha nestas deliciosas réplicas.

 E nestas duas imagens torna-se possível observar através da janela lateral traseira, a inclusão no interior dos pneus suplentes na imagem superior e na inferior, a ausência dos mesmos.
 A versão "Movi Cooper" editada nas criações espanholas, acabou por ser igualmente reproduzida na série inglesa.
 Apresentando-se em cada uma das marcas com maquetas distintas, percebem-se com facilidade as diferenças entre eles.
 O modelo espanhol apresenta-se menos proporcionado, menos refinado ao nível das suas linhas e pormenores, sendo na questão estética, largamente batido pelo seu rival britânico.
 A original edição espanhola encontrava-se desprovida das palas que cobrem as rodas, mas a sua revista reedição que acabaria por surgir numa edição limitada e acompanhada de um livro dedicado ao modelo, já as contempla. A sua côr é também ligeiramente mais clara do que na versão original. Outra característica própria desta versão nascida em Espanha, prende-se com a adopção dos faróis suplementares inseridos na grelha, em todos os modelos.

 A dinâmica é distinta entre ambos os fabricantes, definida por conceitos absolutamente díspares em cada um deles. Mas a verdade é que a versão de "nuestros hermanos" é francamente mais agradável e eficaz, permitindo que com eles nos deliciemos e tiremos o máximo partido competitivo. Já o Mini british requer muito mais cautelas, dado o seu menor poder de travagem.

 Mas também a versão vencedora do Rali de Monte Carlo acabaria por ser reproduzida no molde espanhol. Numa edição limitada, a interpretação levou-os a incluir na capota a característica grade onde se inseriam os dois pneus suplentes e que surgira nalgumas classificativas daquela prova monegasca.. E por fascículos da Altaya, acabaria por nos chegar a mesma versão, mas numa opção mais simples, já que a capota acabou por ser reproduzida sem qualquer acessório.

 Mas tal como aconteceu com a versão "Movi Cooper", também aqui na versão de Monte Carlo nos deparamos com a côr vermelha em tonalidades diferentes.
Esta evolução de molde por parte da Scalextric//SCX, acabou por receber um chassis dotado de motorização de caixa fechada, por substituição do motor aberto original.
 A opção de inclusão do íman no chassis, foi também uma novidade. No entanto, embora essa possibilidade de montagem exista, poderá encontrar no seu lugar, apenas um plástico.

sábado, 8 de dezembro de 2018

Doge Viper GTS-R - a segunda geração - Scaleauto

 Baseado na mesma decoração ainda à pouco alvo de um artigo neste Blog através da recente chegada ao mercado do Dodge Viper de primeira geração que o fabricante Revoslot nos trouxe, o modelo já conhecido da Scaleauto, apresenta-se agora vestido com roupagem bem mais condizente com a agressividade que emana das suas linhas.
Mas agora a decoração pertence à sua participação em Watkins Glen do ano de 2014 e não, à sempre mais sonante participação em Daytona, como foi o caso da primeira geração destes poderosos Dodge Viper.
 Encontrando-se muito bem reproduzido, ficou a ganhar bastante relativamente às anteriores decorações conhecidas e que acabavam por desvalorizar as poderosas linhas de que é detentor.
Será disponibilizado no mercado na semana que vai entrar, pelo que os interessados poderão desde já começar a preocupar-se com a sua aquisição.

 Mecânicamente nada de novo a apontar, mas poderemos acrescentar que no capítulo dinâmico se poderá vir a contar com ele na intromissão nas batalhas em que os protagonistas sejam os modelos da categoria GT3.

 Partindo de um conceito muito em voga nos nossos dias, com especial predominância nos Estado Unidos da América, em que se começam a valorizar os carros no seu mais original estado, a Scalextric/Supersolot propõe-nos também dois distintos modelos da marca Volkswagen, baseados nesse mesmo conceito. O pêso dos anos encontra-se perfeitamente reproduzido em ambos, surgindo uma imitação muito realista da natural ferrugem que os carros mal tratados começam a acumular. Embora não se trate de uma inédita iniciativa no seio dos slot car, louva-se o trabalho apresentado.
Parabéns pelo resultado final, mas que me parece não se encontrar completo, já que nem jantes nem pneus, nem tampões parece terem sido alvo da mesma atenção.

Arrancou o Campeonato Clássicos Sport Protótipos - Guimarães Slot Clube

 Arrancou nas esplêndidas instalações do Guimarães Slot Clube o campeonato dirigido aos modelos Clássicos da categoria Sport Protótipos. E enquanto não se disponibiliza a pista de origem Carrera que naquele espaço irá surgir, o palco continuou a ser a pista permanente de origem Ninco que este Clube detém.
 Tendo contado com dezoito presenças, era esperada acesa luta entre os habituais participantes daquele núcleo slotista. Dentro da opção das máquinas dos fabricantes presentemente existentes, era expectável que a opção dos pilotos recaísse maioritáriamente entre a Slot.It, NSR e Thunder Slot. E assim aconteceu, com a surpresa a vir da grande maioria das opções a recair entre os modelos da mais recentemente chegada Thunder Slot. Contudo, duas presenças deixavam também no ar alguma suspeita, pelo desconhecimento do potencial do modelo da NSR em estreia absoluta entre nós, sobretudo pelo confronto ocorrer em pista Ninco, visto o Porsche 908/3 ter já dado provas de elevada valia, quando o terreno se chama Carrera.

 Por parte do fabricante Thunder Slot, a maior parte dos participantes optava pelo Lola T70 MK III, mas era por parte do Lola T 70 Spyder que acabaria por se assistir aos melhores desempenhos.



 Por parte da Slot.It, o registo era mais variado, encontrando-se presentes dois Mc Laren M8D, um Ferrari 312 PB, um Matra-Simca, um Chaparral 2E e um Ford GT40. O fabricante mais mal representado acabava por ser a NSR, onde apenas dois Porsche 908/3 marcavam presença, depositando-se contudo neles, a maior das dúvidas quanto a uma hipotética presença gloriosa.
Uma vez iniciada a prova e recorrendo-se ao sistema de calhas virtuais, a primeira posição acabaria por pertencer surpreendentemente a Rui Mota, na estreia justamente do recente modelo da NSR. José Pedro Vieira impunha igual andamento com o seu Mc'Laren, o que parecia contrariar a tendência dominadora dos modelos da Thunder Slot nas últimas competições abertas a este tipo de modelos. Mas a entrada de Carlos Afonso com o seu Lola Spyder, acabaria por derrotar as veleidades de um modelo em estreia. Impondo soberbo andamento, ficva claro que apenas um verdadeiro azer o poderia deter no assalto ao triunfo nesta prova de estreia de campeonato.
 Mas entre Miguel Guerreiro, Filipe Vinagreiro, Filipe Carreiro e Albano Fernandes, na guerra pela primeira posição fora do pódio, encontrava-se a mais acesa e empolgante luta acontecida nesta jornada, com as posições a serem assumidas pela posição inversa da aqui anunciada. Seria então Albano Fernandes a levar de vencida os seus mais directos adversários, mas a supresa de entre os quatro vinha mais da parte de Filipe Carreiro que demonstrava uma invejável maturidade aquando das lutas directas em pista.
  Uma excelente jornada em que Carlos Afonso se imporia categóricamente e onde parece que os modelos da Thunder Slot terão que se começar a acautelar relativamente à nova criação da NSR.
Uma bela grelha este presente, com especial destaque para a curiosa diversidade de modelos que se fizeram presentes.
A organização esteve à altura, sempre com a preocupação de que os horários fossem escrupulosamente cumpridos.
Parabvéns pois também à organização, que esteve à altura.
Venha a próxima.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Sideways - Mais um Ford Capri

Muito embora a estrela da companhia do fabricante Sideways sejam nos dias de hoje os modelos da categoria GT3, é notório que está longe de se extinguir a temáticas dos Grupo 5. E prova disso, é a chegada de mais um elemento à família dos Ford Capri.

  Tendo esta carroçaria quase não sofrido mutações ao longo da sua existência, é normal que cada uma das novas versões apresentadas mantenha a fidelidade necessária relativamente às suas linhas básicas. O agora chegado não sendo a excepção, corresponde em exactidão ao modelo verdadeiro  com que J. Hamelmann participou no circuito de Zolder no ano de 1981.
A única dúvida que se poderá levantar, prende-se com a tonalidade da côr verde que me parece um pouco escura relativamente à côr original.

Quanto ao resto, mais um Capri que pode gostar-se ou não, mas que vem engrossar mais uma bela família de modelos de slot car, a fazer lembrar a linhagem de Porsche's 956/962 explorada pela rival Slot.It

E entre réplicas de modelos que existiram e edições especiais, contam-se já dez distintas versões, de onde se destacam a edição da "John Player Special" e a primeira versão deste Capri que é simultâneamente o modelo de estreia da série dos Grupo 5.