segunda-feira, 4 de novembro de 2019

A chegar, a nova criação da BRM - Opel Kadett GT/E

Foram já disponibilizadas as primeiras imagens do novo Opel Kadett do fabricante BRM.
Depois de chegados os pequenitos 1300,chegou agora a hora da aposta recair nos gloriosos 2000 de grupo 2, modelos que tiveram como "cabeça de cartaz" o Ford Escort MKI.
Como habitualmente neste fabricante, estes Opel não fugira à regra, apresentando correcções que acabam perfeitamente abafadas pela beleza do conjunto. 
É como é também costume, duma assentada chegam-nos duas versões, em que para além das diferenças de decoração, equipam-se de jantes de distinto desenho, bem como com o spoiler frontal de distinto desenho.
E porque os alargamentos da carroçaria desenhados de forma redonda e sem causarem qualquer obstrução às rodas, arriscaria desde já a dizer, que talvez venha este a ser um dos melhores Gr. 2 que este fabricante editará.


O conceito mecânico mantém-se, relativamente à política optada no Ford Escort, já que relativamente aos 1300 perdem o original cardan do eixo traseiro, perdendo consequentemente o camber desse eixo, mas com a utilização de semi-eixos à frente, o camber é dado aí.
Encontra-se também já na forja, a sua disponibilização em kit.

Toyota JTK 63C - Slot.It

 Com base no Toyota 88C, nasceria pelas mãos duma equipa privada  este modelo que acabaria por receber a designação de JTK 63C, um Grupo C que acabaria depois de algumas alterações estruturais, por receber também uma motorização Ford. E este curioso trabalho, acabaria por ser alvo de atenção do fabricante Slot.It, que acabaria por o reproduzir.
 Dotado de uma côr estranha e um patrocinador pouco dado a ser conhecido, acaba por transformar esta versão pouco apelativa.

 Mas sendo o Toyota 88C o modelo base desta transformação, acabam por repartir exteriormente, quase a totalidade do modelo. Contudo, notam-se ainda que poucas, algumas divergências entre eles.
 E a que mais se fará notar, corresponde à lateral esquerda, onde na versão original existem tomadas de ar de substancial dimensão, surgindo na versão JTK uma parede completamente desprovida de entradas ou saídas de ar. Igualmente desaparecem também, os escapes e a grelha existente junto a estes.

Quanto à existente grelha por onde originalmente respirava o motor Toyota, acaba por dar agora lugar a uma nova tampa com filtros incluídos, que acabam por lhe conferir um aspecto distinto.

 Quanto ao resto tudo se manteve inalterado, tendo esta nova versão sido até demasiado conservadora, à excepção das jantes, mas sendo isso um acessório que em qualquer altura ou em qualquer modelo se pode transformar num objecto diferenciador.
 A secção lateral direita foi mantida tal como na versão que lhe deu origem.

 E assim e antes de se fazer chegar o segundo modelo que participou em Le Mans e incrito pela Toyota em 1989, conseguir a Slot.It preencher mais um espaço com modelos desconhecidos da maioria dos adeptos.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Mais um para a colecção dos portugueses

 Particularmente interessante para portugueses e franceses e sobretudo para os aficionados do campioníssimo do Mundial de Ralis, Sebastien Loeb, surge das edições da Scalextric/Superslot o Mc'Laren 12C da categoria GT3 com que Seb Loeb fez equipa ao volante com Álvaro Parente.
Uma excelente peça de colecção em que pouco haverá a apontar, à excepção de ficar-mos com pena de não se tratar de uma máquina de competição à escala em que se apelaria a uma muito maior eficácia dinâmica.

Mas fica sempre um lugar especial e bem guardado para um modelo que tanto nos diz.

Lola T70 Spyder - Thunder Slot

 A par da edição do Lola T70 MKIII numa das suas versões de Le Mans, a Thunder Slot editou também mais uma das versões do seu T70 Spyder.
Com uma decoração e côr bastante apelativa, esta versão maravilha-nos no imediato. Não se percebe no entanto como foi possível a edição desta versão nesta côr, já que o modelo que participava inscrito com o piloto/patrocinador Roger Mc'Cluskey, vestia-se de um amarelo bastante pálido e nada correspondente ao que a Thunder Slot acabou por nos oferecer.


Outra característica da versão participante e inscrita por este piloto, eram as suas invulgares tomadas de ar existentes sobre o capôt-motor, para respiro dos carburadores. Optaria por um invulgar subterfúgio este fabricante, ao substituir estas curiosas tomadas, por redes que funcionavam como filtro, junto às bocas dos mesmos.

 Mas começa assim a crescer o número de exemplares já disponibilizados, num curioso engrossar de variantes e modelos das gloriosas máquinas de Can-Am.
 Por comparação, percebe-se que ao nível das representações dos motores e escapes, tem havido por parte deste fabricante algum cuidado.

 A imagem inferior permite a observação das redes com que a Thunder Slot dotou esta versão, junto dos carburadores.
 Mas já uns bons anos antes, um outro fabricante se havia debruçado sobre a edição deste mesmo modelo.
 Ainda que de muito duvidosa qualidade ao nível da sua maqueta, onde sobretudo a frente se mostra demasiado incorrecta, a Sloter apresentaria extremosos cuidados na sua representação, recorrendo mesmo a um inusual capôt-motor extraível e de onde se torna possível a observação de uma cuidada representação da parte mecânica.
 Uma côr correcta e uma óptima representação das tomadas de ar para o motor e anteriormente indicadas, são outros dos aspectos a considerar nesta reprodução muito pouco aconselhada para a prática da modalidade.

 E por incrível que possa parecer, esta peça de colecção, anda. No cokpit torna-se possível a observação até dos pedais, muito graças ao extenso pára-brisas que equipa este modelo.

 Apesar de tudo prefiro a versão da Thunder Slot, pois não só anda, como é também uma excelente máquina de competição.

Lola T70 MKIII - Thunder Slot

 Da parte do fabricante Thunder Slot, em tempo de edição em kit do novo Mc'Laren Elva, eis que chega também mais uma versão do seu modelo de lançamento no mundo da modalidade.
Mas trata-se este, após três anteriores lançamentos, do primeiro referente à participação deste modelo na mítica prova de resistência de Le Mans. De relevante importância a referir, encontra-se a incorrecção existente na capota, já que originalmente existem duas deformações que este mini-modelo não apresenta, bem como acabaram por simplificar a existência dos dois pilotos da capota, um na côr vermelha e o outro a verde. Esta representação por parte da Thunder Slot, resume-se à pintura de duas bolinhas nessas côres, preterindo a inclusão física destes dois elementos.

 Quanto ao resto, parece encontrar-se tudo de acordo com a realidade que este modelo representou, para além também, da ausência dos pilotos iluminadores dos números. À frente e abaixo da principal tomada de ar, existem ainda duas outras estreitas tomadas de ar, que obviamente já não esperaríamos que este fabricante as representasse.

 Quanto ao aspecto geral, trata-se de mais um belo modelo decorado sob uma combinação de côres curiosa.