terça-feira, 18 de agosto de 2020

Slot. It surpreende, com mostragem do seu futuro Nissan GT3

A Slot. It mostrou o seu futuro produto, um Nissan GTR da categoria GT3, uma categoria cada vez melhor representada no mundo dos slot car, sobretudo depois das grandes apostas por parte dos concorrentes NSR, Scaleauto e mais recentemente, através da Racer com a sua linha Sideways

 A avaliar pelas imagens disponibilizadas, que nos mostram um produto em plástico injectado, trata-se de uma peça extremamente bem reproduzida, onde não faltou até um filme onde se pode percebe já, o desempenho desta nova máquina, num pequeno primeiro teste. 
Esperemos agora também, que finalmente este fabricante nos surpreenda, com uma carroçaria nascida de moldes de melhor qualidade do que aquela a que nos tem vindo a habituar. 

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Um Escort para os portugueses - Superslot

 Uma curiosidade da Scalextric/Superslot

Este fabricante anuncia para a sua série "Scalextric's Gulf Collections" o Ford Escort RS 2000 MK II do campeonato Classic Super Stock de Portugal e que terá tido como piloto, Rui Azevedo.

Uma boa notícia para os portugueses, apesar da pouca identificação com o sponsor que lhe vai proporcionar o estatuto de estrela e ainda a representação pouco fidedigna do volante do lado direito.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Ferrari F40, o próximo Revoslot

A nova aposta da Revoslot, assenta no fantástico e sempre interessante Ferrari F40. 
E para já são três os modelos que nos chegarão, sempre com a possibilidade de vir-mos mais tarde a ser brindados com mais umas quantas versões. 
Na verdade estamos perante duas carroçarias diferentes, sendo o da "Totip" e o da "Pilot" iguais, apoiados numa carroçaria convencional e o da "Unisys" contemplada com uma carroçaria cujo aileron foi alvo de um aumento e novo desenho. Também as suas jantes são distintas e específicas deste modelo.
Pena este participante de Le Man's não ter recebido também grelhas de escoamento de ar, sobre as cavas das rodas da frente. 
Mas qualquer destas peças, ainda que tendo já sido objecto de reprodução por parte ou da Policar ou da Fly, tem o seu lugar próprio, já que o chassis metálico lhe confere capacidades dinâmicas absolutamente distintas. 

A imagem inferior permite-nos perceber a diferença tanto das jantes, como dos ailerons. 
 

Ai está a novidade da Policar/Slot. It

Se a NSR fez a sua aposta nos modelos de Fórmula 1 com um modelo único, fê-lo apostando na imagem dos fórmulas do século passado. A mesma aposta foi agora feita pela Policar, mas com a imagem dos mesmos, correspondente às máquinas do presente. Embora variando nas côres, trata-se sempre do mesmo modelo. 
Satisfaz-me o que nos é agora dado a observar, pois apesar de máquinas inventadas, encontram-se muito bem conseguidas. 
Curiosa é a aposta mecânica em que se apoiam e que parece não ter convencido os adeptos da Fórmula 1. Isto é, a sua linha dos Fórmula 1 Clássicos, vão ceder o seu conceito mecânico a estes novos bólides. 
Mas a verdade é que os clássicos, parece nunca terem convencido os adeptos dos Slot Car. Posto isto, como reagirão a este aproveitamento mecânico, nestas belezas actuais? Ou será que existe algum condimento como complemento e que proporcione um mais apimentado rendimento? 

Aguardemos então para tentar perceber qual a mais valia que estas preciosidades nos poderão oferecer, no sentido de conseguir captar o interesse competitivo que possam gerar. 

 

Ferrari 312B2, o mais esperado da Policar, finalmente...

Era de facto, o mais esperado. 
Tardou a Policar em conseguir fazer-nos chegar esta verdadeira preciosidade da Ferrari que fez parte das maravilhas da Fórmula 1, decorriam os anos 70 do passado século. 
Ainda por cima, parece estarmos perante uma excelente reprodução, que permitirá mais tarde, a edição de algumas variantes sobre este mesmo modelo. Este contudo, não deixará de representar o 312 B2 mais carismático de todos. 
Inova pela introdução de pneus do tipo slick, o que contraria os até agora habituais pneus de rasgos e tão comuns daquelas épocas, utilizados tanto nos Lotus 72, como nos March 701.

Jacky Ickx é o piloto representado neste monolugar, um piloto que fez parte da sua carreira associado a esta marca transalpina. 
Curiosamente, se este modelo representar a vitória de Jacky Ickx na prova de Zandvoort no ano de 1971, devemos lembrar-nos que tendo-se tratado este, de um Grande Prémio à chuva, então a aposta nos pneus slick pela qual optou a Policar, mostra-se redondamente errada. 
Pena é mesmo a continuação dos "inserts" das jantes se mostrarem tão à face das mesmas, o que desvirtualiza em absoluto a imagem real que estes modelos ostentam. Um erro comum neste fabricante é que não vemos meio de passível correcção.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Lancia Delta S4 da SRC, está quase a chegar

 O fabricante espanhol Slot Racing Company, disponibilizou já a primeira imagem da sua próxima coqueluche. Não se tratando ainda do modelo em formato definitivo, dá no entanto para perceber a pequena maravilha que nos espera, bem à imagem do já sucedido com o fantástico Peugeot 205 Turbo 16 anteriormente editado. E por este andar, palmilhando terrenos dos fantásticos Grupo B, será legítimo começarmos a pensar que o senhor que se segue, poderá muito bem tratar-se de uma das evoluções do Audi Quattro.
Parabens à SRC e às suas belíssimas aposta
s.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Porsche 914/6 GT - Tergal - Slot Racing Company

Dos cinco Porsche 914/6 inscritos na edição de 1971 do Rali de Monte Carlo, apenas o modelo oficial tripulado por Björn Waldgard / Hans Thorzelius conseguiria almejar o final da prova, tendo este, conseguido uma honrosa posição no pódio, muito embora exactamente com o mesmo registo de 6:32:45 segundos estabelecido pela dupla constituída por Jean-Claude Andruet / Michel Vial ao volante de um Alpine Renault A110 1600 e batido pela armada da Renault, igualmente com os fantásticos Alpine A110.
Mas o que se torna hoje notícia é a edição do Modelo levado a essa edição da prova pela dupla espanhola constituída por Jose Fernandez / Juan Fernandez e que a Slot Racing Company nos disponibilizou sob as côres da "Tergal", totalmente equipado com material "Chrono" e munido agora com suspensões no eixo traseiro.
Para o desenvolvimento desta máquina, serviram-se de um novo chassis que apesar de munido de suspensões no eixo traseiro, não dispõe de berço independente para o motor, algo que não se perceberá muito bem, uma vez que este princípio faz já parte da sua política de desenvolvimento dinâmico nalguns dos seus modelo, como o Ford Capri por exemplo.
E este novo chassis trouxe um erro de cotas, já que as rodas traseiras deixaram de se encontrar centradas com as cavas da carroçaria, apresentando-se ligeiramente recuadas relativamente ao correcto local.
Também o conjunto da panela e das duas ponteiras de escape, surgem agora totalmente a preto, quando o tom acinzentado teria sido o mais correcto, como aliás tem sido até aqui apresentado nos anteriores modelos das séries correntes.
E a versão acima descrita que atingiria o pódio nesta mesma edição do rali mais famosos do mundo, faz já parte dos modelos editados e chegados até nós. Contudo, não era possível olhar para ele como um modelo com que pudéssemos participar em competições, com a veleidade de pretender um lugar no topo das classificações, dada a fragilidade do conceito que o equipa de série. Mas é agora possível equipá-lo com uma destas mecânicas, transformando-o numa peça que nos proporcionará alguma ambição.
Mas existem outras opções que permitem o seu apuro dinâmico. Isto claro, com o recurso a chassis 3D, que ao contrário da opção original, aceita berços independentes para motor igualmente em posição inline. E a grande vantagem desta opção, cinge-se ao facto de se poder trabalhar a basculação do conjunto, admitindo ainda uma maior variedade de opções das molas para o efeito de suspensões.
A imagem inferior mostra-nos os dois conceitos de soluções bem diferentes, ainda que ambas válidas.

Mas contra factos não há argumentos e este, será sem dívida um dos mais belos exemplares do 914/6, que surge também com a novidade na carroçaria, de contemplar à frente um conjunto de quatro faróis suplementares até agora não visto em nenhum outro modelo.
A desfeiar, um interior maioritáriamente branco e que descaracteriza em absoluto a sua identidade perante a versão real.
Mas foi mantida a rede/grelha existente logo após o pequeno óculo traseiro e que alberga abaixo de si o motor de seis cilindros que equipava este modelo.
Mas trata-se de mais um belo exemplo deste fabricante, que no sentido de fazer evoluir os seus modelos, proporciona assim aos apreciadores dos seus modelos, que deles desfrutem com um substancial aumento de prazer na sua pilotagem.

Os brinquedos mais antigos.


As primeiras pistas de slot car a popularizarem-se massivamente, foram as do fabricante Scalextric, que se faziam acompanhar de modelos ainda de rudimentar desenvolvimento.
Mas como complemento das pistas, que no geral se resumiam a um simples "O" ou assumiam o formato de um "8", no que seria já uma pista de maior dimensão e mais elevado custo, começavam a surgir os acessórios que complementavam as pistas e que proporcionavam cenários interessantes, ou simplesmente pretendiam representar realidades associadas às corridas dos automóveis.

E nesse propósito, surgiam bancadas, pontes de vários desenhos, inúmeros edifícios de pequena dimensão, torres de televisão e bonecos que permitiam preencher as bancadas, boxes ou até como fazendo parte de cenários envolventes. 
Mas de tudo o que foi surgindo das produções Scalextric, aquela que sempre me marcou foi a chamada "chicane Goodwood", numa clara alusão às histórica chicane existente naquele circuito britânico.
Os modelos mais comuns eram os fraquitos formulas, baptizados pelo fabricante como os "Formula Júnior", apesar de preencherem os seus catálogos da época outros carritos mais capazes e de superiores performances.
E o que aqui se mostra é justamente esse complemento às pistas, a famosa chicane e dois desses formulas, um Porsche e um BRM, que apesar do estado primário dos seus desenvolvimentos, detinham já sistema de direcção interligado com o patilhão, patilhão este que se resumia a um simples pino, mas cujo trem dianteiro permitia ainda a simulação de suspensão, proporcionada por um eixo que funcionava longitudinalmente. 
E é claro que as performances destas mini bombas deixam hoje muito a desejar, mas a seu tempo proporcionaram verdadeiros momentos de pleno êxtase.
Outros tempos, mas o mesmo encanto proporcionado pelas máquinas com que hoje nos babamos, mas cujo espírito ultrapassou o mero lazer, para assumir hoje contornos competitivos levados ao extremo.

Os novos F1 da Policar

Está aí a última criação de origem Policar. Trata-se do Fórmula 1 genérico, uma ideia nascida à imagem do já sucedido pela rival NSR, em que se servindo de um único modelo, poderemos posteriormente reproduzir com alguma imaginação, os F1 actuais. Mas estes são vendidos na côr preta, vermelha, prateada, branca e azul, apresentando-se com a referência Car07. 
A qualidade apresentada, parece prometer. A vêr vamos.... 

sábado, 1 de agosto de 2020

A CORRIDA MAI'LOUCA

AGOSTO NO SLOT CLUBE DO PORTO

Caros Associados e Slotistas.

Neste mês de Agosto, o mês das merecidas férias por excelência e no qual o Slot Clube do Porto se encontra normalmente encerrado, vai abrir portas excepcionalmente no sábado dia 15, para a realização da “corrida MAI’LOUCA em slot” e na qual poderão participar todos e quaisquer modelos, desde que representados à escala 1/32. Tratar-se-à de uma prova de regularidade em que as voltas à pista não poderão ser realizadas abaixo de um tempo previamente estipulado pela organização e que será atempadamente comunicado aos pilotos no próprio dia. No final da mesma, haverá ainda lugar a uma grande surpresa proporcionada a todos os participantes.
O clube vai abrir ao meio dia para que pilotos, máquinas e punhos possam ser devidamente preparados, tendo esta inédita iniciativa início agendado para as 14:30 horas.
Apareça para mais um dia de convívio e muita diversão.

A Direcção do clube aproveita para desejar boas férias a todos.